Ir para conteúdo

Problema Motor Elétrico Phantom


Posts Recomendados

Bom dia pessoal. Meu motor elétrico (phantom 54lb) parou de funcionar de repente,vou relatar o ocorrido caso alguém tenha tido o msm problema e possa me ajudar (procurei alguém que faça reparo aqui na cidade mas não tem).

Ontem ao tentar acioná-lo ele engatava apenas a segunda marcha de ré. Ai eu engatava pra frente e ele não ia,dava apenas uma mexida para a frente e travava. Depois parou de engatar a ré tb,dava só esse "jogo" entre a mudança da ré e marcha pra frente e depois travou de vez. A impressão é de que tem algo impedindo a rotação. Desmontei a helice mas não observei nada. 

Se alguém tiver uma luz,agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe... bem, vou dar meu pitaco, porque pode ser um monte de coisa. Mas primeiramente, tire o hélice e deixe com o eixo pra cima e jogue um bom jato de WD 40 ou outro desengripante no eixo... deixando um tempo pra ele escorrer pra dentro. Provavelmente o retentor pode estar detonado o que deixou entrar ou água ou mesmo alguma linha pra dentro da carcaça... depois de um tempo, tente ligar o motor pra ver no que dá...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Beto, Pode ser problema na Chave seletora de velocidade...Nos motores Phanton com o tempo de uso costumam dar mesmo problema nessa peça. Eu já tive esse problema no meu.  Se por acaso for esse mesmo o problema, a noticia boa é que essa peça é fácil de encontrar nas boas lojas de pesca e no ML.

http://www.juninhopesca.com.br/produto/nautica/acessorios-para-motores-eletricos/2993-chave-seletora-motor-phantom-344454-lbs

 

chavephantom-220-9078.jpg

chave-seletora-phantom-dig-detalhe-1173.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrey,tentei o WD mas não adiantou. Tirei a helice e não há linha e pelo que observei não há espaço para a linha passar pra dentro da carcaça (a parte em formato de "torpedo"). 

Renato,esta foi minha primeira suspeita mesmo! Mas o que é estranho é que ele dá uma giradinha (uns 2cm) e trava..parece que "engata" mas alguma coisa impede que continue girando. O pior é que não descobri ninguém aqui que saiba mexer nesses motores para verificar se é a chave seletora ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver habilidade manual desmonte a chave, às vezes solta o contato e ai é fácil de concertar.

Problemas com equipamentos de pesca vale a pena tentar você mesmo arrumar, não em si pela

economia mas porque numa pescaria pode ser a diferença de um dia aproveitável para um dia perdido.

Lembre-se que na água não tem esquina nem oficina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto vá desmontando e tirando fotos, a principio quando abrir a cabeça já pode achar fio solto ou oxidado.

Esqueci de falar que pode até ser o cabo de alimentação, mesmo super flexível ele pode se romper, quando isto ocorre a carbonização interna

da capa pode conduzir um pouco até romper definitivamente.

Com as fotos fica mais fácil ajudar e a remontar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2016 at 11:31, BetoLaureto disse:

Bom dia pessoal. Meu motor elétrico (phantom 54lb) parou de funcionar de repente,vou relatar o ocorrido caso alguém tenha tido o msm problema e possa me ajudar (procurei alguém que faça reparo aqui na cidade mas não tem).

Ontem ao tentar acioná-lo ele engatava apenas a segunda marcha de ré. Ai eu engatava pra frente e ele não ia,dava apenas uma mexida para a frente e travava. Depois parou de engatar a ré tb,dava só esse "jogo" entre a mudança da ré e marcha pra frente e depois travou de vez. A impressão é de que tem algo impedindo a rotação. Desmontei a helice mas não observei nada. 

Se alguém tiver uma luz,agradeço!

Beto, aqui vai meus 2 centavos, adquiri uma vez um motor Phanton 54, (barato pois estava travado),,, Observe se, qdo vç o liga ele fica energizado como se estivesse com a heliçe presa ! se por alguma queda, pancada na parte inferior (motor), o que pode acontecer é que o MAGNETO (imã) que é colado nas paredes do case, póde lascar um pedaço e travar a rotatividade do motor, o pedaço pode ser retirado desde que seja pequeno, pois a única coisa que vai acarretar é a perda de 1 ou 2 libras de força !!! a desmontagem cuidadosa pode ser feita por qualquer um, com paciência e fotos !!!

OBS : SE O MOTOR NAO FICA ENERGIZADO TENTANDO VIRAR, MAIS PROVAVEL SER PROBLEMA NA CHAVE SELETORA MESMO ! ! ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...