Ir para conteúdo

QUEM JÁ FEZ USO DE CHATA 6M


Posts Recomendados

Boa tarde meus amigos... :good:

Tenho uma curiosidade que está difícil de ser resolvida, pois não tenho conhecimento de nenhuma chata para poder fazer um test drive. seila::

Temos vontade de pedir uma sobre encomenda, pois pescamos em 3 e em um local livre de ondas, blablabla

DÚVIDAS:

As chatas são muito mais estáveis que os demais barcos?

Por ser chata qual o comportamento usando o motor elétrico?

Em um vento fraco como ela se comporta andando no elétrico?

...

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande  marcelao  = ñ vou responder  sobre os efeitos   de uma chata  de 6 mts  c/ motor eletrico  ;  pois ñ sei na pratica  ;  e ñ sei de ninguem  que tenha  tambem  esse conjunto  /

mas  = c/ um motor 15 hp yamaha  95     x  chata  borda baixa  de 6mtrs  ;  que temos aqui   =  voa baixo   =  pegou vento começa  a desandar :gorfei: 

como vç ja sabe   =  ñ suporta ventos  ok ;

 mas voa baixo  ;;;;;;::bassboat::  

tem um topico aqui ; ñ  me lembro onde  =  nosso  amigo rennó  ;  bateu record  c/ uma chatinha    borda baixa ;;;; cadeira eletrica  :gorfei:

  minha duvida parceiro ??  motor elerico da conta ??  uma chata 6mts  ; mais   carga toda ??  

interessante ;  o topico  ; estou acompanhando  joia:::

vamos ver  =  oq a galera tem a dizer ;  né ??  

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo já andei tanto na de 5 como de 6m.  Elas são muito mais estáveis que qualquer barco, motor elétrico toca tranquilo até melhor que outros barcos pois o calado dela é baixo e como normalmente as chatas tem borda média elas sofrem menos influencia de vento . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcelo ; guto  =  

concluindo  aqui  turma =  qdo  eu disse  = desandar c/ vento  ;  quis dizer marolas ;  ondas  ok  

 como guto disse ;  e muitos sabem  =  muito estaveis    ; borda baixa / media  e tals  joia:::

uma duvida marcelao  = vai usar em represas; lago ;   ou rio ??  e c/ qual motor  no caso  ?

abraço galera :good:

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo depiis conversa com o Leonardo  Renno aqui do fórum, acho que ele teve vários modelos de chatas.   Hj as legais são da Mogi Mirim, e a Uai está fazendo também, é um barco difícil de achar pois quase nenhuma fábrica faz mais, forma tds substuídas pelas semichatas, acho que até a Araguia da Levefort saiu de linha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, o Guto já disse tudo ! ! !  mau::

Eu, qdo vender meu conjunto, espero namorar uma chata 5mt, para usar com meu Mariner 8hp, fica TOP se não for usar em maroleiras ! ! !

Gutão, a Levefort ainda faz a Araguaia sim e ainda te da opções de BA (Borta alta) se não me engano ...

eu achei esse site da Central Náutica pesquisando uma vez ! - " http://www.centralnauticagoiania.com.br/sitenovo/2/1/produto.htm "

Nome Boca Máx. Pontal Calado Mín. Máx. Peso Espessura Valor
  CHATA 500 B.B 1,23Mts 0,40cm 0,12cm 08HP 15HP 80Kg 1,50mm R$ 7.740,00
  CHATA 600 B.B 1,23Mts 0,40cm 0,12cm 15HP 40HP 96Kg 1,50mm R$ 9.075,00
  CHATA 500 B.A 1,23Mts 0,50cm 0,12cm 08HP 15HP 99Kg 1,50mm R$ 8.470,00
  CHATA 600 B.A 1,23Mts 0,50cm 0,12cm 15HP 40HP 115Kg 1,50mm R$ 9.440,00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mogi mirim =    faz do  jeito ;   e do seu gosto  marcelo  = conheço ;  é  perto aqui   =  turma da mogi é firmeza  ...... palmas::

troca uma ideia ;  c/ rennó  ; como gutao falou  =  ele conheçe   ;  a turma da mogi  ;   e sabe muito sobre cascos  palmas::

tambem; é   só pedir um orçamento ;  e tabela de preços  =  a mogi manda  por email p/ vç  ;   joia:::

na minha opiniao = melhor custo beneficio  ;;;;;::bassboat::

abraço :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz meus amigos...

O local é o nosso "quintal" onde pescamos a pouco mais de 20 anos rsrsrs. Local é abrigado e quem já leu algum relato meu, sabe que navegamos por pescaria uns 20km/dia no mot elétrico... paia:: isso mesmo 20km em nosso barco velhinho de 6m borda média.

Pq de uma chata???

R- Queremos um barco o mais simples e estavel possível com espaço suficiente para três pescadores :good:

Já fiz alguns orçamentos antecipado kkk com as modificações necessárias para poder nos atender.

mais ou menos assim 

barco chata 6.png

e como "teria" apenas um banco no meio, o fabricante recomendou que toda a embarcações passe a ser fabricada com chapa 1,5mm totalizando em torno de 95kg.

Tbm temos a intenção de adquirir um motor mercury 8hp para tocar a criança.

(nada de velocidade e sim praticidade) danca::

Por enquanto agradeço a todos joia:::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se for modelo 6m sem plataforma é besteira ter dois bancos   o espaço da 6m com 3 bancos é muito bom , 2 bancos  além de aumentar a espessura vai ter q aumentar os reforços ficando pesada, uma chata 1m de fundo e 1.35 de boca 1.2mm pesa uns 80 a 85kg fica prático pra carregar.   Se der pra personalizar coloque os assentos mais altos mesmo q fiquem perto da borda, as unicas coisa que não gosto das chatinhas são os bancos baixos, judia das costas.      Motor 8hp toca tranquilo, até um 5.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelão,

O Guto já disse tudo. Tive chatas de 5 e 6 metros, borda média, ótimas em desempenho e tranquilidade no embarque e desembarque.

Hoje você deve encontra-las (independentemente da marca) em alumínio soldado. Podem até ser mais caras, mas não vacile. Em nome da durabilidade e da certeza de que não enfrentará infiltrações no futuro, crave nestas.

Abração

Gilbertinho da Amazônia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Guto o que mais procuramos em um barco e não encontramos, é ter espaço para que os três pescadores fiquem equidistantes...

No banco da popa e do meio nós pescamos com cadeiras giratórias já no bco da proa com cadeira com pedestal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Gilbertinho disse:

Marcelão,

O Guto já disse tudo. Tive chatas de 5 e 6 metros, borda média, ótimas em desempenho e tranquilidade no embarque e desembarque.

Hoje você deve encontra-las (independentemente da marca) em alumínio soldado. Podem até ser mais caras, mas não vacile. Em nome da durabilidade e da certeza de que não enfrentará infiltrações no futuro, crave nestas.

Abração

Gilbertinho da Amazônia

Valew a dica :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Marcelo!!!

A vida toda entre outros barcos eu sempre tive chata, já tive duas de 4metros e pelo menos umas 4 chatas de 5 metros. Inclusive foi meu primeiro barco, em 1996, meu pai me deu de presente uma chata Mogi com plataforma de proa, e um elétrico MinnKota 36 libras, (quase não dormi a noite de tanta emoção, tinha 16 anos na época).

Mas de lá pra cá fiquei poucas vezes sem ter uma chatinha. Gosto de chatas, acho leve e muito estável (eu tenho 110 kg) ando pra lá e pra ca e o barco é muito firme na agua,  uso muito para pescar em rios, poitado, ou rodando com artificiais. 

Elas navegam muito bem, são estáveis, mas como você sabe, se der uns carneiros moderados ela bate um pouco, tornando a navegação cansativa, até prefiro ondas maiores que carneiros maiores...kkkkk... porque ondas maiores você entra em 45 graus na onda e passa tranquilo em baixas velocidades. Como o Giovanoni citou, eu consegui incríveis 57km/h descendo o rio sozinho, sem tralha, com uma chata 500 Mogi (78kg) e mercury sea pro.

Eu já pesquei algumas vezes com uma chata 600 de um amigo, é muito boa, espaçosa, estável. Agora eu não te aconselho a fazer uma chata 600 com três bancos apenas, a não ser que sejam três plataformas maiores, desta forma ajudando no travamento do barco. Te digo isso pois um amigo tinha uma chata 500 com tres bancos, e a distribuição de três pescadores ficava ruim, um na popa e dois no banco do meio apertados, pois as chatas em geral tem fundo 1m e boca 1, 30m. E outra pior, no começo era firme com estrutura toda nova, passado uns anos ele torcia, la na popa pilotando você notava ao passar em corredeiras ou ondas, e com isso o barco começou a entrar um pouquinho de agua, tanto que vendeu e comprou outra nova mas com banco do bico mais 3 (4 no total).

Comprei neste mês de janeiro uma chata 500 nova, da UAI Náutica de São Sebastião do Paraíso. Como tenho mais dois barcos, uma Amazonas 550 da Mogi e um 6 metros de bico fino tipo Squalus também da UAI náutica, essa chatinha pretendo deixar la no rancho. 

segue algumas fotos da chata nova.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Rennó disse:

Boa tarde Marcelo!!!

A vida toda entre outros barcos eu sempre tive chata, já tive duas de 4metros e pelo menos umas 4 chatas de 5 metros. Inclusive foi meu primeiro barco, em 1996, meu pai me deu de presente uma chata Mogi com plataforma de proa, e um elétrico MinnKota 36 libras, (quase não dormi a noite de tanta emoção, tinha 16 anos na época).

Mas de lá pra cá fiquei poucas vezes sem ter uma chatinha. Gosto de chatas, acho leve e muito estável (eu tenho 110 kg) ando pra lá e pra ca e o barco é muito firme na agua,  uso muito para pescar em rios, poitado, ou rodando com artificiais. 

Elas navegam muito bem, são estáveis, mas como você sabe, se der uns carneiros moderados ela bate um pouco, tornando a navegação cansativa, até prefiro ondas maiores que carneiros maiores...kkkkk... porque ondas maiores você entra em 45 graus na onda e passa tranquilo em baixas velocidades. Como o Giovanoni citou, eu consegui incríveis 57km/h descendo o rio sozinho, sem tralha, com uma chata 500 Mogi (78kg) e mercury sea pro.

Eu já pesquei algumas vezes com uma chata 600 de um amigo, é muito boa, espaçosa, estável. Agora eu não te aconselho a fazer uma chata 600 com três bancos apenas, a não ser que sejam três plataformas maiores, desta forma ajudando no travamento do barco. Te digo isso pois um amigo tinha uma chata 500 com tres bancos, e a distribuição de três pescadores ficava ruim, um na popa e dois no banco do meio apertados, pois as chatas em geral tem fundo 1m e boca 1, 30m. E outra pior, no começo era firme com estrutura toda nova, passado uns anos ele torcia, la na popa pilotando você notava ao passar em corredeiras ou ondas, e com isso o barco começou a entrar um pouquinho de agua, tanto que vendeu e comprou outra nova mas com banco do bico mais 3 (4 no total).

Comprei neste mês de janeiro uma chata 500 nova, da UAI Náutica de São Sebastião do Paraíso. Como tenho mais dois barcos, uma Amazonas 550 da Mogi e um 6 metros de bico fino tipo Squalus também da UAI náutica, essa chatinha pretendo deixar la no rancho. 

segue algumas fotos da chata nova.

Grande Leonardo :good:

Obrigado pelas dicas e já que sitou o Amazonas 550, este tem dois bancos e a plataforma de proa como o da foto?

barco cha semi.png

Já pescou em 3 pessoas nele?

Qual a distância entre o banco do meio e o da popa?

Eliminando a possibilidade da chata 600 este é o substituto. Acho que não teria de fazer nenhuma alteração, más acredito que perco desempenho com motot 8hp em relação às chatas...

:tease:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, a minha é a Super, com 1,50 de boca, 5.5 metros, castelo de proa com 60 cm e plataforma com 1,40m (total 2 m) com cadeira giratória, com dois baús, um porta bateria e ferramentas e o outro um guarda volume. banco do meio simples com viveiro, mas com piso xadrez. Na popa plataforma, com cadeira giratoria, dois baús, um porta bateria e o outro porta tanques.

Já pesquei em três, show!! 

Este barco ficou com os dois espaços de piso com 1,2 metros.

Mas é um barco para 40 hp, no meu nissan 30hp (mesmo sea pro) com duas pessoas mais tralha não passa de 44km h.

20151204_180256.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se for o caso, da pra mandar fazer uma chata de 5.5 ou 6m na configuração interna do meu. Mas lembre, cada plataforma a mais, cada coisa que poe aumenta muito o peso. Meu barco pesa fácil uns 130, 140 kg.

Eu já vi uma chatinha de 5 m com uma plataforminha de 60 cm na proa, banco do meio com 45 cm e o banco traseiro com 50 cm e porta tanque. Da pra pescar em pé sobre eles sem problema. Única questão é ver com o fabricante o travamento com um banco a menos, ainda mais se tratando de um barco de 5.5 ou 6 metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer um barco prático e sem firulas  eu iria na chata 6m standart mesmo,  o Amazonas 600 é bom o espaço é top, mas já é um barco mais reforçado, mais pesado e maior.  Tem um desempenho muito bom com 15 .  Eu tb já tive um Amazonas 500 com 2 bancos , mas era 2mm muito pesado , acabei vendendo

Eu tenho uma Tornado 600 da irmão náutica, barco que uso aqui no Pardo, é bem leve ( 85kg) e estável e vai bem até com um 5hp, pois já usei o meu nela, o espaço entre os bancos é muito bom ,  mas é um barco   mais barato e  mais fraco não é bom colocar em marola e dar pau, aqui como não tenho marola uso ele há 3 anos toda semana e não entra uma gota dágua, ficou muito bom pro meu uso  que pesco sozinho as vezes e sou pesado querendo um barco leve e estável ao mesmo tempo .   Amanhã se for pescar eu meço a distancia entre os bancos

601200_390138074427330_1964238070_n.jpg?

14725768_914084168727521_890849399692093

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Se quer um barco prático e sem firulas  eu iria na chata 6m standart mesmo,  o Amazonas 600 é bom o espaço é top, mas já é um barco mais reforçado, mais pesado e maior.  Tem um desempenho muito bom com 15 .  Eu tb já tive um Amazonas 500 com 2 bancos , mas era 2mm muito pesado , acabei vendendo

Eu tenho uma Tornado 600 da irmão náutica, barco que uso aqui no Pardo, é bem leve ( 85kg) e estável e vai bem até com um 5hp, pois já usei o meu nela, o espaço entre os bancos é muito bom ,  mas é um barco   mais barato e  mais fraco não é bom colocar em marola e dar pau, aqui como não tenho marola uso ele há 3 anos toda semana e não entra uma gota dágua, ficou muito bom pro meu uso  que pesco sozinho as vezes e sou pesado querendo um barco leve e estável ao mesmo tempo .   Amanhã se for pescar eu meço a distancia entre os bancos

601200_390138074427330_1964238070_n.jpg?

14725768_914084168727521_890849399692093

 

Ô Guto, sei que você é um cara bom demais de pesca, um verdadeiro mestre quando o assunto é pesca e náutica. 

Só um porém: nos meus tempos de pescador enturmado com um bando de malucos, no Pantanal, aprendi que um motor de 5 HP só presta pra bater caipirinha na beira do rio. Eles gozavam dizendo que até dava pra tirar a rabeta e adaptar uma motosserra e assim limpar com mais facilidade a área do acampamento. Maldade, né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKK!!!:gorfei::gorfei::gorfei:

Gilbertinho, aqui na nossa região que é menos favorecida de grandes rios, como no caso do paraíso em que você mora e navega, estes pequenos motores são muito apreciados por muitos aposentados e outros, que possuem um ranchinho na beira de um pequeno e estreito rio, desta forma deixam o barquinho amarrado na beira do rio e toda tarde vão desfrutar de uns minutos de paz em uma boa ceva. Portanto, um motorzinho lerdo deste é melhor que um bom remo, kkkk...e leve para um senhor sozinho carregar. 

Imagine descer um barranco ingrime, as vezes liso, para fazer uma pescaria rápida na ceva, aproveitar para tratar também, das 16;00 às 18;00h, com um motor de 40 a 50 kg, eu com meus 35 anos já passo apertado!! KKKKKK

Aqui um motor 3.3 e 5 hp usado é disputado no tapa nas lojas náuticas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Rennó disse:

KKKKK!!!:gorfei::gorfei::gorfei:

Gilbertinho, aqui na nossa região que é menos favorecida de grandes rios, como no caso do paraíso em que você mora e navega, estes pequenos motores são muito apreciados por muitos aposentados e outros, que possuem um ranchinho na beira de um pequeno e estreito rio, desta forma deixam o barquinho amarrado na beira do rio e toda tarde vão desfrutar de uns minutos de paz em uma boa ceva. Portanto, um motorzinho lerdo deste é melhor que um bom remo, kkkk...e leve para um senhor sozinho carregar. 

Imagine descer um barranco ingrime, as vezes liso, para fazer uma pescaria rápida na ceva, aproveitar para tratar também, das 16;00 às 18;00h, com um motor de 40 a 50 kg, eu com meus 35 anos já passo apertado!! KKKKKK

Aqui um motor 3.3 e 5 hp usado é disputado no tapa nas lojas náuticas!!

Amigo, você está coberto de razão. Adoro um cinquinho para adentrar os lagos de boca franca e os igarapés da região quando invento de ir pescar, e ainda quebra o galho quando o levo como barco de apoio nas longas viagens de trabalho que faço, cobrindo de 600 a 800 quilômetros de rio numa só tacada. É que não resisti à tentação de brincar com você por causa do cinquinho, espero que me perdoe. Ah, me enquadro perfeitamente no perfil que você traçou dos usuários habituais dos pequenos motores: tenho quase 70 anos, sou aposentado, tenho 2 casas na beira de rios (Xeriuini e Jufari). A diferença é que meus outros barcos (lanchas), apesar de não serem tão grandes (6 e 7,50 m), são estruturados para permitir o pouso de até 4 pessoas e cozinhar, já os banhos e as necessidades fisiológicas 1 e 2 vão direto pro rio. Logo abaixo, vou postar imagens da mais recente incorporação náutica, a caçulinha Marajó 5 m, que comprei bem surrada e a redesenhei por completo, em minha casa mesmo, já que tenho os meios para tanto. Fica um tanto descaracterizada da original,  mas irá me proteger bem do sol e da chuva em minhas viagens, e ainda dá pra 2 pessoas dormirem, sem prejuízo da pesca nossa de cada dia.

Vai um abração.      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o assunto central do tópico tá pra lá de consolidado, ao menos no meu entender. Mas um aspecto nas postagens despertou meu interesse em comentá-lo. Trata-se do número de bancos, questões estruturais e porta-trecos em geral. Pois bem. na minha idade (quase 70), qualquer obstáculo no convés representa sério risco de tombos e acidentes, e é isso mesmo que os bancos transversais constituem. Nada como andar livremente pelo convés, independentemente do tamanho do barco. Pior ainda se o cara estiver "mamado", aí não importa a idade, vacilou, vai pra água ou pro alumínio. Tenho 4 lanchas entre 5 e 7 metros, e a única que tinha bancos transversais é a Marajó das fotos. Suprimi a parte central dos bancos, deixando um piso plano central, em alumínio xadrez, tudo sem prejuízo estrutural, visto que há cavernames bem dimensionados sob o piso e ainda construí o casario em alumínio soldado com janelas e porta em acrílico e estamos finalizando o insulfilm. O banco traseiro é rebatível, e quando colocado no sentido longitudinal do barco, sobre as partes restantes dos bancos originais, dá uma ótima cama, ou melhor, duas. O pequeno deck de popa é dotado de sanefa, que se estende lateralmente quebrando o efeito do sol e das chuvas laterais. Enfim, transformei-a basicamente em um barco utilitário, que experimentarei na próxima viagem para o Rio Negro, passando por 7 comunidades ribeirinhas no trajeto de 700 km ida e volta. Vou deixar "gente grande" em casa, tocados por motores 115 e 270 HP, mais espero que o conjunto Marajó-Mercury 40 zerado não me decepcione.

Fica um abração proceis todos.    

 

IMG_20170203_131315666.jpgIMG_20170203_131524157.jpgIMG_20170203_131420086.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5hp quando ia no rancho pescar sozinho usava direto, o bicho ficava até na caçamba da camionete, saia do trabalho ia no Pardo colocava ele no meu outro barco de 7m que já ficava no rio e  ia pescar Piaparas e Piaus, motor 5hp é show, lógico não serve pra colocar num Rio onde navega muita distância, largos ou barcos pesados, mas aqui como na região do Renno é muito mais fácil vender um 5 ou 8 hp do que um 25, aliás o que tem de 25 parado pra vender aqui não é brincadeira. 

13590363_1047388655358925_70747776111821

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meus amigos joia:::

Deixa eu tentar explicar um pouco mais... :tease:

Esta chata ou semi-chata que estamos planejando é para substituir o velho barco de guerra que temos na fazenda de um amigo.  

Este barco não irá ser transportado em rodovias, apenas dentro da propriedade. Outra coisa é que, lá não temos que ficar se deslocando por água JÁ DESEMBARCAMOS NA CARA DO GOL danca::e por isso não há necessidade de motor de popa potente. Pros amigos terem uma ideia, em muitas pescarias o TROFÉU é fisgado no próprio local de desembarque.

É um braço do Tietê "estreito" abrigado do vento/ondas e por praticamente pescarmos em 3 pessoas é que estamos levantando a questão de ter um barco com 2 bancos + a plataforma proa (pequena) tudo simples.

O barco que temos atualmente tem esta configuração:

barco normal.png

 

Uma chata original ficaria assim:

barco chata normal.png

O que estamos planejando:

barco chata ideal.png

Conforme solicitei para um conceituado fabricante, o mesmo disse ser melhor confeccionar o barco com chapa 1,5mm para suprir a retirada de um dos bancos original.

Nosso amigo Leonardo Rennó deu uma dica muito bacana (fazer os bancos um pouco mais largo para aumentar a eficiência do travamento).

No final das contas o valor do barco fica próximo a muitos barcos bem "conceituados".

Outra pergunta que faço aos amigos, é a seguinte:

Existe algum barco de série que poderia nos proporcionar pescar em 3 pessoas e que as mesmas fiquem equidistantes?

Valew galera :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...