Ir para conteúdo

Orientação - Tralha para pesca de Traíra


Carlos Sommer

Posts Recomendados

1 hora atrás, Adriano Rohde disse:

Pescadores de traíras! SOS!!!

Sou novato  no  ramo da pesca e acabei comprando  uma vara Lumis Excense de 14 e outra Lubina de 20 libras e carretilha Marine Brisa 11000,  para uso em pesca de traíras de (1kg/3kg) aqui no Sul,  com iscas artificiais. Os meus locais de pesca sao açudes com bastante vegetação (grama boieira e aguapés) aqui no RGS.  

Já comprei as seguintes iscas: Marine Sapito 40 - 4cm - 6g e Yara Crazy Frog - sapo, 5,5cm/11g

 

Vamos as dúvidas:

1)Para cada uma destas varas tenho que colocar um isca artificial com tamanho/peso diverso ou qual devo usar nas varas citadas?

2) Qual o peso/tamanho de iscas artificiais para pesca de traíras no sul em ambiente com muita vegetação, de acordo com as Varas que possuo?

3) Quais são as  iscas "pegadoras " para traíras que indicam (cor, número e onde encontro na web para compra)?

4) Posso  usar um liner de 0.44mm 25lb ou é melhor usar Encastoador com Girador e Snap? 

5) Se recomendado o uso de encastoador com Girador e Snap, uso o de  20Lbs ou 40 lbs?

Algum outro cuidado especial para a montagem das iscas?

Agradeço a ajuda!

 

Amigo ,  vamos lá 

a escolha da vara , linha e secundária a escolha da isca. Eu imagino sempre que a isca que vc arremessa e o principal , depois vem o ambiente ( vegetação , profundidade ). 
Pra ser o mais prático possível eu usaria as iscas no meio da vegetação na vara de 20lb e em locais limpos ( se existirem) na de 14lb respeitando o casting da vara ( limite inferior e superior do peso pra arremesso ). Em geral as montagens pra traira desde hard baits até softs vão de 9-20g. 
Eu não uso cano de aço , uso direto o líder de fluor ou nylon, mas de preferência usaria um líder de diâmetro um pouco mais ( 0,5 -0,55) mas da pra Usar esse aí. So nao uso snap nas montagens com anzol offset com chumbo , aí amarro o líder direto no anzol. 
A linha da carretilha tem q ser multifilamento e em geral de 30lbs pra local mais sujo ( vegetação ) ou iscas mais pesadas. 
Nao vou dar nomes de isca pq cada região ou açude tem suas características mas falando das especificações eu levaria uns frogs de superfície , uma zara clássica tipo zig zarinha 9cm, uma meia água resistente e muitos shads  e criaturas para o fundo ( com chumbo e anzol offset), uma spinnerbait e  Se estiver no limpo uma crankbait de fundo pode dar umas capturas tbem. De forma geral , bem geral e isso . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Marcos Juliano disse:

Amigo ,  vamos lá 

a escolha da vara , linha e secundária a escolha da isca. Eu imagino sempre que a isca que vc arremessa e o principal , depois vem o ambiente ( vegetação , profundidade ). 
Pra ser o mais prático possível eu usaria as iscas no meio da vegetação na vara de 20lb e em locais limpos ( se existirem) na de 14lb respeitando o casting da vara ( limite inferior e superior do peso pra arremesso ). Em geral as montagens pra traira desde hard baits até softs vão de 9-20g. 
Eu não uso cano de aço , uso direto o líder de fluor ou nylon, mas de preferência usaria um líder de diâmetro um pouco mais ( 0,5 -0,55) mas da pra Usar esse aí. So nao uso snap nas montagens com anzol offset com chumbo , aí amarro o líder direto no anzol. 
A linha da carretilha tem q ser multifilamento e em geral de 30lbs pra local mais sujo ( vegetação ) ou iscas mais pesadas. 
Nao vou dar nomes de isca pq cada região ou açude tem suas características mas falando das especificações eu levaria uns frogs de superfície , uma zara clássica tipo zig zarinha 9cm, uma meia água resistente e muitos shads  e criaturas para o fundo ( com chumbo e anzol offset), uma spinnerbait e  Se estiver no limpo uma crankbait de fundo pode dar umas capturas tbem. De forma geral , bem geral e isso . 

Qual o tamanho ideal para o lider? Qual medida ideal de Snap com girador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Adriano Rohde disse:

Qual o tamanho ideal para o lider? Qual medida ideal de Snap com girador?

Snap não precisa ser com girador a não ser q for pescar de spinner, eu uso Snap glico de 40lbs de engate rápido. ( + ou - 1cm) 

acho que leader de 60-80cm e o suficiente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo socorro! Muitas dúvidas na aquisição de tralha...

Para pescar traíra desembarcado,  em açude com bastante vegetação  seria recomendado uma Vara maior, tipo uma  de 7 pés (2,13m), de 40 libras? Tenho 1,87m de  altura

O que acha desta aqui: https://www.mgpesca.com.br/vara-para-carretilha-lumis-new-exsence-cast-7-0-2-13m-40-lbs-exc70402-02-partes-pr-13428-340075.htm

Penso nesta de 40 libras para poder usar uma linha de 0,30, o que acho que não é possível/recomendado com a minha Lubina de 6 pés/20 libras em local com muita grama boieira/aguapés.

Em suma o que me recomenda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2017 em 15:09, Carlos Robaert disse:

Vou dizer o que eu uso:

vara - 5.6" - 10-20 lbs de ação média (hoje compraria uma vara 6" ação rápida)

Molinete - 1000

Linha multi - 0,23

Com esse equipamento já peguei traíra, dourado e até pacu de 4Kg.

Amigo, numa situação de açude com muita vegetação (tomado de grama boieira/aguapés), pescando desembarcado (taipa/barranco) não seria melhor uma vara duns 7 pés com uma libragem de 40 libras para usar linha 0,30? O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2022 em 11:54, Adriano Rohde disse:

Obrigado pelo socorro! Muitas dúvidas na aquisição de tralha...

Para pescar traíra desembarcado,  em açude com bastante vegetação  seria recomendado uma Vara maior, tipo uma  de 7 pés (2,13m), de 40 libras? Tenho 1,87m de  altura

O que acha desta aqui: https://www.mgpesca.com.br/vara-para-carretilha-lumis-new-exsence-cast-7-0-2-13m-40-lbs-exc70402-02-partes-pr-13428-340075.htm

Penso nesta de 40 libras para poder usar uma linha de 0,30, o que acho que não é possível/recomendado com a minha Lubina de 6 pés/20 libras em local com muita grama boieira/aguapés.

Em suma o que me recomenda.

 

Cara 

o mais importante na pescaria de artificiais e a isca. 
Com essa vara de 40lb vc não consegue arremessar uma isca de 10-15g 

portanto pra traira pegaria uma vara de 17lb ou 

maximo 20lb  e colocaria linha de 30lb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos Juliano disse:

Cara 

o mais importante na pescaria de artificiais e a isca. 
Com essa vara de 40lb vc não consegue arremessar uma isca de 10-15g 

portanto pra traira pegaria uma vara de 17lb ou 

maximo 20lb  e colocaria linha de 30lb 

Obrigado. Na verdade, queria dizer 20 libras. E qual a medida da vara para pescar desembarcado com iscas artificiais? melhor uma de 6 pés ou maior que isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Adriano Rohde disse:

Obrigado. Na verdade, queria dizer 20 libras. E qual a medida da vara para pescar desembarcado com iscas artificiais? melhor uma de 6 pés ou maior que isto?

Aí vai de gosto , da isca 

em barranco usaria de 6’ a 6’6”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

É recomendada a troca de garatéias por anzóis nas iscas artificiais para pesca de traíras? Qual a marca de anzól adequado para ser utilizado? Vi pescadores recomendando o anzól owner single hook n.5 o qual possui quase 4cm de altura... será que não seria mais adequado o número 3 (3,5cm de altura)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2023 em 17:39, Adriano Rohde disse:

É recomendada a troca de garatéias por anzóis nas iscas artificiais para pesca de traíras? Qual a marca de anzól adequado para ser utilizado? Vi pescadores recomendando o anzól owner single hook n.5 o qual possui quase 4cm de altura... será que não seria mais adequado o número 3 (3,5cm de altura)?

Nós plugs ( iscas duras de Plastico ou madeira) vc pode trocar Garateia por anzol in line. O tamanho do anzol depende mais do tamanho da isca do que da traira ou tamanho do peixe que vc vai pescar. Não adianta colocar um anzol grande e a isca não nadar direito. 
Para as iscas soft vc vai usar anzol invariavelmente , Pode ser o offset ou jighead , geralmente com tamanho de metade da isca soft 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2023 em 09:49, Marcos Juliano disse:

Nós plugs ( iscas duras de Plastico ou madeira) vc pode trocar Garateia por anzol in line. O tamanho do anzol depende mais do tamanho da isca do que da traira ou tamanho do peixe que vc vai pescar. Não adianta colocar um anzol grande e a isca não nadar direito. 
Para as iscas soft vc vai usar anzol invariavelmente , Pode ser o offset ou jighead , geralmente com tamanho de metade da isca soft 

Valeu pelas dicas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Leader de Fluorcarbono tem que ser na mesma libragem da linha multifilamento? Estou usando um leader 0,70 da CROW (76lb) com a multifilmaneto Fiber Flex de 0x23mm/28lb e quando faço o nó SF tem trancado nos passadores da vara? Qual a  mm máxima do Leader para linhas de multi até uns 0,27mm para pesca de traíra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2023 em 12:18, Adriano Rohde disse:

O Leader de Fluorcarbono tem que ser na mesma libragem da linha multifilamento? Estou usando um leader 0,70 da CROW (76lb) com a multifilmaneto Fiber Flex de 0x23mm/28lb e quando faço o nó SF tem trancado nos passadores da vara? Qual a  mm máxima do Leader para linhas de multi até uns 0,27mm para pesca de traíra?

Eu usei  leader vexter 0.57mm pra trairão   em 4 pescarias que fiz num afluente do xingu   e saiu ate uns de 9kg e num perdi nenhum, acho que pra traira comum um leader 0.47 a 0.52mm dá e sobra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 29/08/2017 em 10:46, Carlos Sommer disse:

Pescadores, gostaria da ajuda de vocês para montar uma tralha para pesca de Traíras de pequeno porte (até 1Kg, no máximo). Minhas dúvidas são as seguintes:

Vara - Quais especificações de vara é recomendada? Me refiro a: Ação (média ou pesada) / Tamanho / Lbs

Linha - Qual medida de linha multi é mais adequada para essa pescaria?

Iscas - Pretendo usar basicamente iscas Soft (X-Frog - superfície, médio e fundo também), mas cabem outras sugestões se houver;

Outras informações:

- Carretilha: usarei minha Scorpion 201, creio que seja adequada para essa pescaria;

- Investimento: pretendo gastar no máximo R$ 200,00 na vara (Me interessei pela Lumis Excense 5,6" de ação média, 2 partes) - Caso alguém conheça, aceito palpites rsrs

- Tenho 1,60m, caso influencie na decisão do tamanho da vara;

Caso possam ajudar, ficarei grato!

 

Amigo, depois de algumas proezas e sempre pescando em meio a lagos e açudes com muita estrutura não abro mão de uma Vara de 20 lbs (Gosto muito de  uma Rapala Tineidae 17/20lb com 1,83m. Outra coisa, se tem bastante estrutra aconselho ir numa linha de multifilamento com 30 libs e colocar um metro de leader de fluorcarbono (evita que a linha se desgaste nas estruturas). O tamanho da vara que indico é para pesca de barranco (desembarcado). Se for embarcado poderia ser alguma coisa menor. Iscas: tem que ver o que o peixe está indo no dia...podem estar na flor dágua, em média superficío ao fundo. Levar um pouco de tudo para ir experiementando e não ser pego de surpresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já fez a experiência em pesca com local com muita vegetação usar uma isca de superfície popper substituindo as garatéias por anzol antienrosco? Será que rola alguma captura com menos trancamento da isca nas estruturas? Aliás. tocando neste tema, alguma indicação nova de iscas para local com bastante estrutura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/02/2024 em 16:55, Adriano Rohde disse:

Alguém já fez a experiência em pesca com local com muita vegetação usar uma isca de superfície popper substituindo as garatéias por anzol antienrosco? Será que rola alguma captura com menos trancamento da isca nas estruturas? Aliás. tocando neste tema, alguma indicação nova de iscas para local com bastante estrutura?

Olá Adriano,


Ter resgatado esse tópico de tanto tempo me trouxe boas lembranças. Foi nessa época

que comecei a pescar com iscas artificiais. Bons momentos, e muita coisa mudou desde então rsrs.

 

Acho que essa troca deve ajudar a reduzir um pouco os enroscos, mas sinceramente não sei se mudaria de forma significativa. Acho que o melhor caminho continua sendo as iscas softs. Sei que as iscas da BigOnes possuem um material mais forte, até um pouco ruim de passar nos Jigs e Offsets, mas em contrapartida aguentar melhor passar pelas estruturas sem tarracar nos matos, e também resistem melhor às mordidas.

 

Se fizer a troca e der resultado, poste aqui pra nós! Abraço 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...