Ir para conteúdo

Tomada do Engate ! A importancia de uma boa empresa!


Posts Recomendados

É notório aqui no fórum que eu sou um dos mais preocupados com um ítem que por desconhecimento muitos não dão a importancia: carretinhas! Ao meu ver, ela é da mesma importancia ou ainda maior que o próprio barco, visto que sem ela, nada feito e quando ela falha, o desastre é grande.

Assim como a carretinha é importante, o engate e todos seus periféricos é igualmente essencial ser de ótima qualidade (e não se engane 99% dos engates vendidos por aí são no mínimo uma verdadeira bomba pronta pra explodir).

Desta vez vou falar um pouco sobre o a TOMADA DO ENGATE, a grande maioria usa tomadas de plásticos (preto ou cromado) que raramente duram mais que 6 meses sem se despedaçar ou trincar inteira gerando um risco concreto de dano a toda parte eletrica do carro (modulos, ecu, fusiveis, lampadas, etc) ate incendio, o que particularmente eu não recomendo. 

image.jpeg.46b24bec021f2faae89351d60c797396.jpeg

Ha mais de 30 anos uso tomadas de metal, há diversos modelos, normalmente são conhecidas como tomadas de caminhão, seguem alguns modelos:

 

Resultado de imagem para tomada engateResultado de imagem para tomada engate metal

Resultado de imagem para tomada engate bercoimage.jpeg.5aa4ffdfac03bf8beda4d6f12ba5c776.jpeg

 

 

A preferencia pela tomada de metal é simples e clara: elas não acabam nunca, não dão mal contato, são seguras, não quebram e portanto nao causam riscos aos carros (embora sua instalacao precisa ser feita com maior critério).

Em geral todas elas seguem o mesmo padrao: de 5 a 7 pinos onde vc tem o macho e a femea espelhados e se destinam para cada parte da iluminação traseira do automóvel ser replicada para a carreta (que normalmente não possui a ré embora tenha pino destinado, uma pena). Sendo as de metal não cabem nas plasticas e vice versa.

A ABNT tem um padrão destinado as tomadas do engate, mas por puro desconhecimento, dificilmente você vai conseguir ver o padrão em prática, mesmo assim, nao é difícil colocar os pinos em espelhamento em uma emergencia.

Segue um esquema de padrao ABNT : 

berco 1.jpg

berco 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolher uma tomada confiável é imprescindível para ter sossego, eu por exemplo as tomadas berco há 30 anos. São mais de 10 carretas de amigos e familia usando o mesmo produto!

MInha carreta ano 86, ficou 30 anos debaixo de sol e chuva, embora pouco rodada, é uma condição bastante degradante, e fui rever a elétrica da mesma dias atras, notei que é exatamente o mesmo esquema, tamanho, padrao, etc, da minha carreta nova (que tb tem tomada berco), então comecei a deixar td no mesmo padrao para que eu posso utilizar e me deparei com um pequeno trinco na parte de plastico da tomada interna da carreta antiga.

Ainda que não me trouxesse nenhum risco, e mesmo que tivesse bastaria uma simples fita isolante, entrei em contato com a BERCO e prontamente fui atendido pela NAIR que me ajudou a conseguir novas partes internas.

Ter um respaldo desses, mesmo depois de 30 anos que se compra um produto é algo louvável , raro de ver no brasil, ainda mais no mesmo tamanho , ou seja, sei que o produto é bom e terei muito tempo tranquilidade com minhas carretas.

Especialmente num item tao crucial para uma boa viagem.

Fica aqui minha dica sobre tomada de engate, procure um que te atenda, que seja durável e que vc possa confiar sempre, pq se suas luzes estiverem falhando ou com mal contato por causa de uma peça de 15 cm e barata, depois não reclame que teu conjunto de milhares de reais foi perdido ou danificado.

abraco a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra...e q nada. Tem muita gente aí preocupa com a carretinha sim....rsrs 
Inclusive já falamos aqui q ela é até mais importante q o barco em si, pois o número de acidentes envolvendo embarcações durante o transporte chega a ser maior q durante a sua utilização dentro da água.
E acidente na estrada por quebra da carreta pode levar carro pro mato, e coisa muita pior.

Hj uma carreta trucada, de boa marca, com freios, pneus 8 lonas e etc...está custando acima dos R$ 20.000,00. E digo q vale cada centavo pago.

Sobre a tomada...DEUS O LIVRE!!!... Essa empresa q fabrica tomada para durar 30 anos deve estar fechada...kkkkkk...Tem q quebrar a tomada para eles se manterem no mercado...rsrs

Estou brincando...

E hj tem muita, mas muita coisa legal no mercado.

Quem tiver a curiosidade, acesse o link abaixo e se delicie com o q não temos por aqui.

http://www.hopkinstowingsolutions.com/

Eu uso Hopkins há 06 anos e puts...é show de bola. Cheguei, inclusive, a vender uma dúzia destas tomadas aqui no fórum há alguns anos atrás. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hopkins eh top mesmo ! tem umas coisas bem legais ! pode ver q algumas coisas da berco sao iguais da hopkins , algumas tomadas, pinos etc, sinal de q eh bom!

vc esta certissimo, pena q aki no brasil tem essa coisa abominavel de vender NF pra fabricarem carreta , serralheiro de quintal fazendo carreta entre outras coisas q melhor nem comentar pra nao dar ideia!

eu sou chato com minhas carretas! um hora faco um post sobre elas, assim que eu der um tempo faco isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...