FernandoCesar Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2018 Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa? Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Joao Manoel Leonello Lucas Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2018 Fala amigo tubo bem? Cara vivo uma situação semelhante, tenho o mercury 40 super e deixo ele parafusado no barco, já faz mais de um ano e nunca tive problemas. Minha solução foi fazer um acessório chamado rabo de escorpião, que alivia o peso do espelho do barco deixando o peso na carreta. Ná epoca nao existia no mercado para vender este suporte tinha que mandar fazer, agora já acho no ml para vender. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866033787-suporte-apoio-pmotor-de-popa-carreta-reboque-berco-barco-_JM eu ando com o motor destravado e com uma catraca fina faço com que o peso fique concentrado no suporte e não no motor. Espero poder ter ajudado. Grande abraço. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabrício Biguá Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2018 Fernando....vc deverá distribuir o peso de forma que sobre a bola do engate tenha entre 9% e 15% do peso total do conjunto. Ex: canoa = 150Kg / motor = 50Kg / carreta = 150kg / tanque = 30Kg Isso dará um total de 380Kg....A cabeça do engate deve "empurrar" o engate com um peso de 38Kg/40Kg. Lembre o seguinte, para nós levantarmos a frente da carreta é pesado, mas 40Kg para um carro não é nada. Nunca ande com pouco peso sobre o engate. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Astra-Taranis Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2018 22 horas atrás, FernandoCesar disse: Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa? a questao nao é se pode rabear... eh QDO vai rabear !!! ta cheio de video explicando como isso ocorre, essa semana q passou mesmo um video rodou no zap uma picape acho q s10 foi ultrapassar, a rabeta rabeou, deu L , capotou a s10 q qdo virou ainda acertou um carro no sentido contrario e qse pega uma moto... em menos de 3 segundos acabou com dois carros e uma lanchinha. digo sem medo de errar, 99% das carretas do mercado sao um liiiixxoo ! mal projetadas, mal fabricadas, mal construidas, materia prima ruim, peças de quinta categoria ! inclusive de marcas famosas... nego bate no peito que minha carreta eh isso ou akilo, marca X ou Y e nao ve o obvio: a porcaria que comprou. Isso aliado a desequilibrio, carreta nao alinhada com o carro, vias pessimas (ate mesmo as boas rodovias tem buracos, desniveis, tombamento, entrada e saida de ponte em desnivel etc), mais uma ignorancia sobre como funciona uma carreta, o resultado tem aos montes... eu mesmo ja vi pelo menos uns 10 acidentes de carretinhas e conheco mais uns 50 de tanto conversar a respeito. tem um post meu falando sobre o assunto, procure no forum... de inicio, compre uma carretinha q sirva corretamente no seu barco, se for a correta, ajuste a carreta para ter entre 9 e 15% do peso no engate, exija uma munheca automatica e verifique o peso max suportado dela (maioria ta grafado na lateral), equilibre o barco perfeitamente, no caso da foto ou vc move a barra da roldana ou poe o barco mais pra frente... depois reveja o mesmo procedimento com o motor acoplado e com combustivel no tanque. o suporte nao e um consenso entre os fabricantes, alguns aprovam, outros nao, particularmente eu acho interessante desde que nao seja akeles feitos de mola de mota, pq ai no caso vc ta piorando exponencialmente o problema, motor sempre livre e com calco , amarrado e com suporte acho q eh uma boa. no mais, vai andar com motor preso no barco? diminua drasticamente a velocidade pra evitar porrada em buraco, entrou na estrada de terra, nao passe de 15 20kmh, do contrario, pode esperar problemas... se a estrada for ruim, pode diminuir ainda mais. Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
FernandoCesar Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2018 Obrigado pelas informações Citar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites