Ir para conteúdo

Dúvida sobre distribuição de peso no barco


Posts Recomendados

Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa?IMG_20180129_064532.jpg.ee5750fe84f0cd33ac17e609cd92a349.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo tubo bem?

 

Cara vivo uma situação semelhante, tenho o mercury 40 super e deixo ele parafusado no barco, já faz mais de um ano e nunca tive problemas. Minha solução foi fazer um acessório chamado rabo de escorpião,  que alivia o peso do espelho do barco deixando o peso na carreta.

 

Ná epoca nao existia no mercado para vender este suporte tinha que mandar fazer, agora já acho no ml para vender.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866033787-suporte-apoio-pmotor-de-popa-carreta-reboque-berco-barco-_JM

 

eu ando com o motor destravado e com uma catraca fina faço com que o peso fique concentrado no suporte e não no motor.

 

Espero poder ter ajudado.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando....vc deverá distribuir o peso de forma que sobre a bola do engate tenha entre 9% e 15% do peso total do conjunto.

Ex: canoa = 150Kg / motor = 50Kg / carreta = 150kg / tanque = 30Kg

Isso dará um total de 380Kg....A cabeça do engate deve "empurrar" o engate com um peso de 38Kg/40Kg.

Lembre o seguinte, para nós levantarmos a frente da carreta é pesado, mas 40Kg para um carro não é nada.

Nunca ande com pouco peso sobre o engate. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, FernandoCesar disse:

Amigos acabei de trocar meu conjunto de barco motor e carreta. Viajava bastante com o conjunto. A dúvida é a seguinte como o motor era 25 Hp sempre levava dentro do barco sobre o eixo da carreta, nunca tive problemas agora vou adquirir um 40 Hp e parafusar na popa, como fica para viajar assim? Existe mesmo o risco da carreta "rabear"? Quanto de peso deixo sobre o engate? Será que danifica mesmo o espelho de popa?IMG_20180129_064532.jpg.ee5750fe84f0cd33ac17e609cd92a349.jpg

a questao nao é se pode rabear... eh QDO vai rabear !!!

 

ta cheio de video explicando como isso ocorre, essa semana q passou mesmo um video rodou no zap uma picape acho q s10 foi ultrapassar, a rabeta rabeou, deu L , capotou a s10 q qdo virou ainda acertou um carro no sentido contrario e qse pega uma moto... em menos de 3 segundos acabou com dois carros e uma lanchinha.

 

digo sem medo de errar, 99% das carretas do mercado sao um liiiixxoo ! mal projetadas, mal fabricadas, mal construidas, materia prima ruim, peças de quinta categoria ! inclusive de marcas famosas... nego bate no peito que minha carreta eh isso ou akilo, marca X ou Y e nao ve o obvio: a porcaria que comprou.

Isso aliado a desequilibrio, carreta nao alinhada com o carro, vias pessimas (ate mesmo as boas rodovias tem buracos, desniveis, tombamento,  entrada e saida de ponte em desnivel etc), mais uma ignorancia sobre como funciona uma carreta, o resultado tem aos montes... eu mesmo ja vi pelo menos uns 10 acidentes de carretinhas e conheco mais uns 50 de tanto conversar a respeito.

 

tem um post meu falando sobre o assunto, procure no forum... 

de inicio, compre uma carretinha q sirva corretamente no seu barco, se for a correta, ajuste a carreta para ter entre 9 e 15% do peso no engate, exija uma munheca automatica e verifique o peso max suportado dela (maioria ta grafado na lateral), equilibre o barco perfeitamente, no caso da foto ou vc move a barra da roldana ou poe o barco mais pra frente... depois reveja o mesmo procedimento com o motor acoplado e com combustivel no tanque.

 

o suporte nao e um consenso entre os fabricantes, alguns aprovam, outros nao, particularmente eu acho interessante desde que nao seja akeles feitos de mola de mota, pq ai no caso vc ta piorando exponencialmente o problema, motor sempre livre e com calco , amarrado e com suporte acho q eh uma boa.

 

no mais, vai andar com motor preso no barco? diminua drasticamente a velocidade pra evitar porrada em buraco, entrou na estrada de terra, nao passe de 15 20kmh, do contrario, pode esperar problemas... se a estrada for ruim, pode diminuir ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...