Ir para conteúdo

Equipamento otimizado para pesca de traíras


Posts Recomendados

Estimados amigos, boa tarde!

Estive fazendo algumas pesquisas pra sintetizar o entendimento de tralha ideal para pesca de Traíras, no entanto, encontrei desencontros de informações no que diz respeito a ação adequada da vara (para molinete), para fazer arremessos - pincho - com isca artificial (frogs).

Alguns sites indicam varas de ação média, outros indicam ação rápida e algumas até ação extra-rápida. No entanto as de ação rápida/extra-rápida não proporcionam um bom trabalho de isca, enquanto que as varas de ação média proporcionam um trabalho de isca ideal.

Por outro lado, as rápidas/extra-rápidas garantem eficiência maior na fisgada, enquanto que as moderadas não têm essa mesma eficiência.

Trabalho de isca VERSUS Eficiência na fisgada. Levando em consideração que ambos os aspectos são muito importantes, principalmente a questão da fisgada, já que a boca da traíra é difícil de perfurar.

Pergunto: Qual é a vara que me proporcionará melhores resultados? Uma de ação rápida/extra-rápida ou uma de ação média?

Encontrei 2 opções prováveis (de até R$ 150). Gostaria da opinião de vocês.

Existem possibilidades de média-rápida também. Enfim, não conheço na prática as diferenças, pois estou me inserindo mais profundamente nesse universo somente agora.

Aproveitando a oportunidade, que tipo de molinete de até R$ 200 eu poderia considerar para gerar um bom equilíbrio nesse conjunto?

Desde já agradeço as contribuições, e se esse tópico for, de alguma forma, inadequado, sem ressentimentos se ele for excluído.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro vara rapida de 6'0 para traíras e de 16lbs por ser necessário uma fisgada potente (isso pescando com frog). Frog nao precisa de muita ação da vara, é toque de baixo para cima... como se fosse jig. Eu pesco em lugar mto sujo, por isso gosto assim. 14lbs só se for em lugar limpo, iria de lubina, so que 6 pes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Rafael, tudo bem?
Nunca pesquei com frogs usando molinete, mas vou tentar ajudar, minha experiencia aonde pesco no Oeste de Santa Catarina normalmente em alagados e desembarcado eu utilizo uma Vara de 6,0 25lbs e ação pesada/fast. Uso 6,0 por estar desembarcado e conseguir um pincho melhor, 25lbs não pelo tamanho das trairas, mas por precisar rebocar elas das estruturas, e prefiro ação fast para a fisgada. Espero ter ajudado, Abraço. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo.

Quanto ao comprimento da vara, acredito que cada um tenha sua preferencia.

Eu utilizo varas de 1,80.

Quanto a libragem uso as de 12 lbs. No máximo 14 lbs. Acima disso vc vai sobredimensionar seu equipamento.

Ação média.

Essas duas são top, mas custam acima dos 150,00 Temers.

Vara Liger - Marine sports

Vara The fash - nakamura - Sumax

Abraços.

Bragatto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorMorais Obrigado! Com tralhas antigas, sem muita técnica e conhecimento, notei que varas muito grandes dificultavam os arremessos precisos. Normalmente os arremessos não são longos, mas sim direcionados, no meio de galhos, etc, e por isso entendi que a melhor opção poderia ser as varas mais curtas, com 5,6 pés, no caso. Eu não entendi a relação da água suja/limpa com a libragem da vara. Tu podes me explicar melhor?

@Francisco Colla Obrigado! Pertinente tua observação quanto as libras a mais para o caso de ter que rebocar os peixes. Interessante.

@Gabriel Bragatto Obrigado! O problema é que eu não consigo gostar de carretilha e estou buscando varas para molinete.

8 horas atrás, RafaelCaye disse:

Aproveitando a oportunidade, que tipo de molinete de até R$ 200 eu poderia considerar para gerar um bom equilíbrio nesse conjunto?

Além disso, a respeito do molinete, o que vocês sugerem? 

Obrigado pelas contribuições até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RafaelCaye disse:

@VitorMorais Obrigado! Com tralhas antigas, sem muita técnica e conhecimento, notei que varas muito grandes dificultavam os arremessos precisos. Normalmente os arremessos não são longos, mas sim direcionados, no meio de galhos, etc, e por isso entendi que a melhor opção poderia ser as varas mais curtas, com 5,6 pés, no caso. Eu não entendi a relação da água suja/limpa com a libragem da vara. Tu podes me explicar melhor?

@Francisco Colla Obrigado! Pertinente tua observação quanto as libras a mais para o caso de ter que rebocar os peixes. Interessante.

@Gabriel Bragatto Obrigado! O problema é que eu não consigo gostar de carretilha e estou buscando varas para molinete.

Além disso, a respeito do molinete, o que vocês sugerem? 

Obrigado pelas contribuições até o momento.

Fala parceiro! sim, depende da sua estatura também. eu comecei nas varas 5'6, hoje uso 5'8 e 6'0. a relação é que normalmente você tem que tirar a trairá do enrosco, já que você não está embarcado. se o lugar for muito sujo, uma vara de libragem mais baixa pode não aguentar. Também tem a questão da fisgada "seca" que precisa dar, traíra tem a boca mto dura! perdia muito antes usando vara sem potência ideal para isso, por isso, optei por uma ve 6' ação fast de 17lbs. quanto ao arremesso, eu geralmente jogo na estrutura para fazer o sapo cair na agua naturalmente.. por isso não ligo mto! boa sorte, depois conte para nos como foi.

 

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, VitorMorais disse:

perdia muito antes usando vara sem potência ideal para isso, por isso, optei por uma ve 6' ação fast de 17lbs.

Eu tenho um pouco de dificuldade em entender a relação entre potência e ação. Vocês parecem combinar esses dois aspectos quando precisam mencioná-los. 

A potência ideal para fisgar traíras seria qual (leves, médias, pesadas ou ultra-pesadas)?

Quando se fala em ação, temos: lenta, média ou moderada, rápida e extra-rápida.

Quando que uma vara é lenta e ultra-pesada, por exemplo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, molinete nessa faixa de preço pra mim não tem melhor que um Revros 2000, você acha ate por 200 reais, eu tenho um e uso muito pras trairás só que a minha vara é de ação mais lenta é uma Vara tbm Revros 6´6 12lb que uso pra iscas softs de fundo, é um conjunto muito bom e com muita sensibilidade pra essa finalidade, da pra sentir o peixe acomodando a isca na boca, mas confesso que as vezes perco a fisgada por conta da vara ser muito lenta (mole) e a boca da trairá muito óssea, algumas considerações importantes que devem tbm ser levadas em contas é se você vai pescar embarcado ou desembarcado (meu caso) optei por uma vara maior para pode ter melhores arremessos!

Eu gosto de pescar as vezes com iscas muitos leves e o molinete e a vara de ação lenta ajudam muito a arremessar essas iscas, com carretilha e vara rápida é cabeleira na certa!

Segue abaixo uma aula do Johnny Hoffmann sobre equipamentos para trairás:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RafaelCaye disse:

Eu tenho um pouco de dificuldade em entender a relação entre potência e ação. Vocês parecem combinar esses dois aspectos quando precisam mencioná-los. 

A potência ideal para fisgar traíras seria qual (leves, médias, pesadas ou ultra-pesadas)?

Quando se fala em ação, temos: lenta, média ou moderada, rápida e extra-rápida.

Quando que uma vara é lenta e ultra-pesada, por exemplo? 

Gera confusão mesmo... da uma lida nesse link. explica certinho a diferença entre "ação" e "potência" --> http://www.pescariabrasil.com.br/2010/12/14/conhecendo-sobre-varas-de-pesca/

Essa figura também ajuda a explicar a parte de ação.

 

images.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorMorais Ação eu entendi. É a resposta que a vara gera na puxada. Lenta, vara molenga, resposta lenta. Rápida, vara dura, resposta rápida. Eu li esse artigo que você mencionou há alguns dias, mas potência é algo que não consegui assimilar muito bem ainda. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz que estejas se divertindo com traíras. 😊

O que ficou pendente é o comprimento da vara. No vídeo do Hoffmann ele comenta que deve ser entre 6 a 7 pés. Só que tive uma experiência muito legal com uma vara emprestada de um amigo de 5,6 pés, a Lubina que citei no início do tópico - claro que a situação onde utilizei era pra arremessos curtos. 

Ação deve ser média ou rápida e potência imagino que deve ser média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pescador....ja utilizei a lubina x 20 lbs...é  uma boa vara pelo preço, agora to com uma daiwa revros 6 pes 15 lbs e um molinete revros 2000....feriado passado  usei esse conjunto, peguei umas 6 trairas media pra pequena no spiner e me surpreendi, nao perdi nenhuma fisgada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2018 em 13:21, RafaelCaye disse:

@VitorMorais Ação eu entendi. É a resposta que a vara gera na puxada. Lenta, vara molenga, resposta lenta. Rápida, vara dura, resposta rápida. Eu li esse artigo que você mencionou há alguns dias, mas potência é algo que não consegui assimilar muito bem ainda. Valeu!

Potência é a força que a vara faz para voltar ao seu estado normal quando é envergada. Uma vara 10 libras oferece pouca resistência e você tem que regular a fricção para que a vara não passe do seu limite de envergadura. Uma vara 25 libras tem muito mais potência e a fricção poderá ser mais fechada sem correr o risco de quebrar a vara. 

A Lubina certamente vai te atender, esquece a exssence, a minha foi o prazo de chegar e eu vender, vara desbalanceda com muito peso na ponta. Depois que vendi peguei uma Revros 15 libras 6 pés pra fazer conjunto com um Venator 1500, aí ficou bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batista Entendido. A potência não é algo aparentemente perceptível, como a ação. 

Estou decidido em montar esse set para pesca de traíras:

  • Vara MS Lubina X 6.0' 16 lbs
  • Molinete MS Venator 1000
  • Iscas Soft e Frogs

Já dá pra brincar bastante. rsrs...

Valeu pela ajuda, pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Joao Paulo Stracke disse:

Fala pescador....ja utilizei a lubina x 20 lbs...é  uma boa vara pelo preço, agora to com uma daiwa revros 6 pes 15 lbs e um molinete revros 2000....feriado passado  usei esse conjunto, peguei umas 6 trairas media pra pequena no spiner e me surpreendi, nao perdi nenhuma fisgada.

Quais iscas spinners você utiliza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, RafaelCaye disse:

@Batista Entendido. A potência não é algo aparentemente perceptível, como a ação. 

Estou decidido em montar esse set para pesca de traíras:

  • Vara MS Lubina X 6.0' 16 lbs
  • Molinete MS Venator 1000
  • Iscas Soft e Frogs

Já dá pra brincar bastante. rsrs...

Valeu pela ajuda, pessoal!

Boas escolhas, será que um 1500 não seria mais interessante? Com multifilamento 15 libras fica bem bacana.

piyOer7.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o 1500 só é maior no carretel e no peso, confere? De resto é a mesma coisa que o 1000.

Andei comprando um rolo de 500m de multifilamento no AliExpress de 30 lb, hahahaha... acho que exagerei um pouco. De repente compro outro rolo de 15 lb, já que é bem bom de preço: https://pt.aliexpress.com/item/LineThink-GOAL-500M-100-PE-Spectra-Dyneema-Braid-line-X4Strands-Braided-Fishing-Line-Free-Shipping/1698856870.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, RafaelCaye disse:

Acho que o 1500 só é maior no carretel e no peso, confere? De resto é a mesma coisa que o 1000.

Andei comprando um rolo de 500m de multifilamento no AliExpress de 30 lb, hahahaha... acho que exagerei um pouco. De repente compro outro rolo de 15 lb, já que é bem bom de preço: https://pt.aliexpress.com/item/LineThink-GOAL-500M-100-PE-Spectra-Dyneema-Braid-line-X4Strands-Braided-Fishing-Line-Free-Shipping/1698856870.html

0 1000 é molinete micro, menor do que o Altima micro, cabe 100 metros de linha 016. Como no seu post usou a palavra "otimizar" suponho que queira um conjunto mais equilibrado, coisa que dificilmente vai acontecer com um Venator 1000 e uma vara Lubina 16 libras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...