Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Pessoal,acabei de ver essa matéria no face.

Índigena é baleado ao tentar impedir entrada de barco de pesca no Rio Uneiuxi em Santa Isabel do Rio Negro (AM)

indio-e-baleado-ao-tentar-impedir-entrad

Durante confronto entre indígenas que tentavam impedir a entrada de um barco de pesca esportiva em área restrita, um índio da etnia baré foi baleado e preso nesta sexta-feira (16) em Santa Isabel do Rio Negro (AM).

Contrariando recomendação do Ministério Público Federal, um barco de turismo de pesca esportiva da empresa Amazon Sport Fishing, entrou com pescadores no rio Uneiuxi, dentro da Terra Indígena Jurubaxi-Téa, habitada por dez etnias, o que gerou o confronto.

Segundo a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) ao Ministério Público Federal, índios abordaram o barco e questionaram a sua presença no local, porém, durante a discussão, policiais que acompanhavam a embarcação dispararam contra os índios, da etnia baré, quando um deles, Arlindo Nogueira, foi atingido no braço e preso.

Já na versão do gerente operacional da Amazon Sport Fishing, Daniel Napoli relatada ao jornal Folha de São Paulo, os índios cortaram a corda e levaram um dos barcos de pesca atados ao barco-hotel. A empresa teria então acionado a polícia, que foi até a aldeia. No local, a equipe de policiais civis e PMs teria sido recebida a pedradas, momento em que na confusão, o indígena teria sido baleado.

A pedido do MPF, a Justiça Federal determinou aos governos estadual e federal o deslocamento de policiais para assegurar a ordem e acompanhar as investigações. Além disso, proibiu a empresa Amazon Sport de entrar na terra indígena.

indio-e-baleado-ao-tentar-impedir-entrad

Segundo o gerente da embarcação, a empresa possui autorização da Prefeitura de Santa Isabel para pescar na área e que paga o equivalente a R$ 250,00 por pescador. Ele ainda disse que o processo de demarcação de terra ainda está inconcluso e acusou ONGs de manipularem os índios e de se beneficiar de acordos de pesca com outras empresas privadas de pesca esportiva.

Determinação judicial
A justiça acatou o pedido do MPF e deferiu o envio de forças de segurança do Exército, Polícia Federal e Polícia Militar no prazo de 24 horas. Em pedido, o Ministério Público pediu, ainda, que os policiais envolvidos no caso e representantes da empresa Amazon Sport Fishing se abstenham de entrar na referida terra indígena e também na área de proteção ambiental Tapuruquara, até que os fatos sejam esclarecidos.

Fonte: http://www.pescamadora.com.br/2018/11/indigena-e-baleado-ao-tentar-impedir-entrada-de-barco-de-pesca-no-rio-uneiuxi-em-santa-isabel-do-rio-negro-am/?fbclid=IwAR2kzOrYIOmVibNrIr3A_SU2Web4EPb4M9-IbzBOj-3bcKEmWlOZyCz2EKo

 

Com certeza o pessoal que acompanha esses processos lá em SIRN já deve ter mais detalhes sobre o ocorrido...Acho que seria interessante se alguém possuir mais informações,passar aqui,até mesmo porque ainda estamos em plena temporada de pesca,e muitos pescadores ainda devem dirigir-se pra lá pelos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano...até agora só chegou a proibição de subida nos afluentes de SIRN...

Hj circulou o vídeo do ribeirinho voando pra cima da submetralhadora do policial e o policial tentando segurar a arma. Alguns tiros foram disparados ao chão, mas por sorte, apenas o ribeirinho teve um ferimento leve.

Confesso que estranhei um pouco o fato do policial estar a paisana. Se for Policial Civil, deveria estar com colete identificação e, se for Militar, tinha q estar fardado...mas fato é q o ribeirinho não morreu pq o operador do armamento é muito ruim de tiro. É sério, ele tinha q ter atirado para neutralizar o agressor. Sabe pq?!?! Se o ribeirinho toma a arma dele, o resultado seria catastrófico.

3CB48389-3D6B-46B5-B720-7F96FA7C72ED.jpeg

B9D0F8FE-219F-460E-9E85-53D431D7AC30.jpeg

Bem, estamos acompanhando o andamento dos fatos mas, como tudo neste País, só o errado que é ouvido e tem razão. Olha só como esse Folha de São Paulo é um jornaleco de merd@...O ribeirinho não foi baleado pq tentou impedir a entrada do barco...na verdade ele foi baleado pq se atracou com um agente armado do Estado que está lá para resolver a situação. doeu::

Mas agora acredito que uma definição de tudo irá ocorrer nos próximos dias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...