Cuca Pesca Postado Junho 7, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 7, 2019 Cuca Pesca no Rio Manso A técnica por trás de Um Grande Dourado por CucaPesca Para conhecer o destino acesse clicando aqui Berçário de grandes Dourados (Salminus Brasiliensis), o belo e cristalino Rio Manso no Mato Grosso, abriga a subida e desova do “rei do rio”, piraputangas, curimba, lambaris e entre outros peixes do Pantanal brasileiro… Fiz o vôo de São Paulo a Cuiabá, fui recebido pela equipe local e tomei o transfer de apenas 2 horas para a Pousada Rio Manso, a melhor estrutura profissional da região. Na chegada já tive noticias de que, com o atraso das chuvas e da lufada (subida dos peixes e frenesi alimentar), o dourado estava muito manhoso e comendo pouco. Percebi que a tralha deveria estar completa para descobrir o padrão de ataque e entender o tamanho dos peixes para ajustar o equipamento... Batendo papo com amigos e guias locais, encontraríamos uma média de dourados entre 4 à 6kg tidos como normais. Logo dourados de 7 à 12kg seríam excelentes exemplares. E por fim, 13 à 20kg consagrariam grandes trofeus… Observação: Há relatos e imagens que rodaram as mídias sociais com exemplares de dourados entre 15 e 20kg nadando na região! Vou tentar encontrar novamente e postar aqui... Com dicas dos amigos Carlos Dini, Roberto Conti, Sergio Yamauti e outros… Soube que iscas pequenas de 7 à 9cm seriam mais efetivas, principalmente na categoria Twitch Bait sem ratlin (barulho). Então caprichei nas minhas OCL e Araçatubinhas Originais. Ambas em madeira e feitas a mão… Trabalham e arremessam muito fácil. Utilizei varas de alta qualidade da japonesa Major Craft, nos modelos Benkei 14lb e Speedstyle 16lb com tamanho 5’8”e 6”respectivamente. A carretilha ideal foi a Shimano Metanium DC XG, os arremessos ficaram fáceis com a linha fina e top YGK G-Soul X8 PE2.5 (0,27) com impressionantes 45lb de força. O curioso foi o Shock leader de 50lb (YGK Absorber) que aparentemente fica grosseiro, porém necessário para segurar um pouco as secas e rápidas batidas dos dentes dos dourados… Seguindo para a pesca, lembrei das recomendações e o guia Danda (garoto de 22 anos, conhecedor e vem de famílias de guias locais - sabe tudo) já perguntou: -Sua carretilha é rápida? 8 pra cima? -Sim! A minha é 9! -Então trabalhe o mais rápido possível! Não acreditei! Mas realmente o trabalho das iscas tem que ser extremamente rápido. Penso que a água é muito cristalina e o dourado já está acostumado a selecionar e enxergar bem as suas presas. Então ele ataca iscas rápidas sem “pensar” em um puro reflexo instintivo e natural do predador que o é. Para ajudar na efetividade deste ataque certeiro, notei que os maiores exemplares, tanto comigo e em relatos antigos, foram nas iscas de coloração Fire Tiger (verde-limão com dorso preto e detalhes laranja) ou puro Chartreuse (verde-limão). Também testei algo novo em que estava acostumado a usar somente no mar e passarei a utilizar em minhas pescarias de tucunaré: anzol Inline (olho virado) específico para solid plugs de baticasting - iscas sólidas de arremesso. Apliquei pelo menos na traseira das iscas Araçatubinhas 9cm, anzóis VMC S-Superlight Inline 3/0 e o 2/0 nas iscas variadas de 7 e 8cm. Em algumas situações apliquei garatéia VMC n2 6x no meio da isca e o Inline 2/0 ou 3/0 na traseira... Sempre com argola reforçada da cultiva n4 ou 5. Assim, com tudo preparado e ajustado, os melhores pontos são nas rasas (0,30 - 1,5m) cabeceiras das corredeiras (antes de borbulhar a correnteza), buscando passar a isca nas partes escuras e mais fundas, assim como entre as estruturas de algas verdes e nos remansos pós corredeiras. Pesquei apenas 2 dias e meio, com ações variadas de douradinhos e piraputangas que comem nas estruturas de pau e rochas bem rentes à margem - pescaria parecida com de tucunaré. No entanto, com um arremesso longo (lembrando que a água é cristalina e o peixe pode se assuntar com o barco ou nossa presença) em direção ao meio do rio, próximo a cabeceira de uma corredeira, um pouco antes da água começar a correr… Recebi um forte tranco e ataque certeiro do lendário Rei do Rio! Ele saltou apenas uma vez de forma lenta e pesada! O guia já alinhou o barco para descer a corredeira enquanto brigávamos com o peixe e ele "cantou": -Mais de 8kg! Não pesamos o peixe e o valor é apenas um palpite do guia! Emoção e adrenalina disparavam enquanto eu tentava tirar o peixe das pedras. Ele tomava linha sem demonstrar conhecimento de que estava fisgado! O peixe controlava a situação e eu apenas tentava entrar no seu ritmo… Com o peixe sendo trabalhado a uns 10 metros do barco, entramos em um remanso com redemoinho e ali ele ficou, mais parado e pesado! Comecei e trabalhar o peixe e senti ali, a oportunidade de tirar o bicho... Ele tomou fôlego e ameaçou outro salto, porém o cansaço já era nítido após somente a cabeça ter chacoalhado na superfície e reparei que o anzol inline estava no “canivete” do dourado! Já gritei para o guia Danda e parceiro Julivan: -É nosso! Agora não escapa! Fui otimista em dizer isso, pois eu já havia perdido uma média de 7 peixes para um embarcado durante os dois dias. Lá veio o animal com a cabeça refletindo o forte amarelo, lembrando ouro, rente a superfície e pranchando ao lado do barco. Julivan - parceiro de pesca e dono da pousada - imediatamente apoiou o shock leader com uma mão e travou o grip na boca do peixe e o embarcou! Confesso que fazia tempo que não ficava nervoso com um peixe. Rodo o Brasil e o mundo atrás de peixes variados, mas devido a toda técnica empregada, expectativa, dificuldade vencida e também por ter perdido um animal similar a este 30 minutos antes… Fiquei tremendo para tirar a foto... Julivan foi o fotografo deste belo peixe com minha Canon T3i, equipada com lente 10-18mm. Além de ser o proprietário da Pousada Rio Manso, foi excelente parceiro de pesca e demonstrou que todos seus rígidos projetos de preservação local estão no caminho certo e já podem colocar sim, o Rio Manso como o melhor destino para a pesca de dourados e piraputangas do Brasil. Espero que tenham gostado e comente para incentivar o trabalho! Grato Diego Juliana e Leandro Gofert reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoTucunare Postado Junho 7, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 7, 2019 Show cuca... douradao largo!!!!... Deus não conta os dias que passamos pescando!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Junho 7, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 7, 2019 Nem precisava dizer para comentar, más sei como é... Muito TOP Cuca!!! show mesmo e para quem gosta de mentalizar como é uma situação desta de pesca então O relato ficou tão bom que vivenciei o momento Adoro relatos de pescaria e este será revisto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Gofert Postado Junho 7, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 7, 2019 Parabéns pelo belo relato e pelo douradão... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vicente_SennaJR Postado Junho 10, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 Que beleza, Cuca. Parabéns pela pescaria e relato. Irei em final de julho para o MANSO e também farei dois dias e meio de pesca. Você usou a METANIUM DC. Vou levar uma SCORPION DC7, CURADO 71 XG e CITICA 201 HG. Minha intenção é usar varas 15, 17 e 20 Lbs, sendo que a 15 para a DC7 e a CURADO coma 17. A CÍTICA pretendo deixar de reserva. Acha boas opções? Obrigado por compartilhar sua experiência no MANSO. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Amaral Postado Junho 10, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 Show de peixe e de relato, Cuca! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Junho 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 21 horas atrás, Vicente_SennaJR disse: Que beleza, Cuca. Parabéns pela pescaria e relato. Irei em final de julho para o MANSO e também farei dois dias e meio de pesca. Você usou a METANIUM DC. Vou levar uma SCORPION DC7, CURADO 71 XG e CITICA 201 HG. Minha intenção é usar varas 15, 17 e 20 Lbs, sendo que a 15 para a DC7 e a CURADO coma 17. A CÍTICA pretendo deixar de reserva. Acha boas opções? Obrigado por compartilhar sua experiência no MANSO. Abraço Excelente opções! Conjuntos e equilibrados... Sugiro usar linha fina e suava de bom arremesso! Cuidado com o "fina"! PE2.5 pra cima... Não recomendo linhas grosseiras de 40lb+ pq reduzem muito o arremesso... MAS CLARO QUE FUNCIONA! Lembre-se dos anzois inline (olho virado)! Faz a diferença! abs e grato por comentar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Junho 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 10 horas atrás, Octávio Amaral disse: Show de peixe e de relato, Cuca! Parabéns! Agradeço o comentário! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Junho 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 Em 07/06/2019 em 18:33, Marcelo Terra disse: Nem precisava dizer para comentar, más sei como é... Muito TOP Cuca!!! show mesmo e para quem gosta de mentalizar como é uma situação desta de pesca então O relato ficou tão bom que vivenciei o momento Adoro relatos de pescaria e este será revisto Que bom! Fico feliz que gostou e se imaginou lá dentro rio! Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Junho 10, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2019 Em 07/06/2019 em 18:19, FabianoTucunare disse: Show cuca... douradao largo!!!!... Deus não conta os dias que passamos pescando!!!! Em 07/06/2019 em 19:24, Leandro Gofert disse: Parabéns pelo belo relato e pelo douradão... GRATOOOOOO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vicente_SennaJR Postado Junho 11, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 11, 2019 2 horas atrás, Cuca Pesca disse: Excelente opções! Conjuntos e equilibrados... Sugiro usar linha fina e suava de bom arremesso! Cuidado com o "fina"! PE2.5 pra cima... Não recomendo linhas grosseiras de 40lb+ pq reduzem muito o arremesso... MAS CLARO QUE FUNCIONA! Lembre-se dos anzois inline (olho virado)! Faz a diferença! abs e grato por comentar Vou usar linha 30 lbs em todas as carretas, com leader de fluorcarbono de 0,70 mm. Anzóis in line já comprados. Abraço e obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vicente_SennaJR Postado Junho 12, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 12, 2019 Amigo, me diz uma coisa. Linha 20 lbs é pouco? Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cuca Pesca Postado Junho 18, 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 18, 2019 Em 12/06/2019 em 19:51, Vicente_SennaJR disse: Amigo, me diz uma coisa. Linha 20 lbs é pouco? Abs No geral não! Mas tem o peixe bruto e acho arriscado... Por isso recomendei uma linha que tem diâmetro relativamente baixo com boa libragem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Henrique Módolo Postado Agosto 2, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 2, 2019 Boa noite , Parabéns Cuca saberia dizer qual a melhor época pra pegar os bichões? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vicente_SennaJR Postado Agosto 4, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 4, 2019 Em 02/08/2019 em 19:34, João Henrique Módolo disse: Boa noite , Parabéns Cuca saberia dizer qual a melhor época pra pegar os bichões? Amigo, Estive minha só mês passado de 25 a 28 de julho, com.ima turma e foi bem divertido. Fiquei no Rancho Do Mano, lugar excelente, que recomendo em todos os sentidos. Conversando com o Alysson, dono do local e com os piloteiros, me informaram que o MANSO tem pescaria o ano todo, mas dependendo da sua preferência, tem meses mais indicados. Se você prefere pescaria de pincho, com iscas artificiais, como eu, os melhores meses são fevereiro e março, que é quando se inicia a temporada, o que não significa que nos outros meses vocês você não conseguirá pegar peixes nessa modalidade. Mas, se assim.como eu, você curte todo tilonde pescaria, o MANSO tem diversão o ano todo. Sem dúvida a modalidade mais produtiva é de rodada, utilizando-se iscas vivas. Nessa minha estada no MANSO saíram muitos peixes com mais de 8kg, verdadeiros monstros, lindos, esportivos, brigadores, brutos, a grande maioria na pesca de rodada. Da nossa turma eu fui o único que do seguiu tirar um peixe na artificial . Acho que principalmente fato de ter tentado mais que os outros, por gostar mais deste tipo de pescaria. Fora tudo isso, o lugar é lindo. O rio é maravilhoso, com águas cristalinas. Com certeza voltarei. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Henrique Módolo Postado Agosto 5, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2019 Muito obrigado Vicente Gosto muito das iscas artificiais; vou me organizar para esse período Muito obrigado Grande abraço Boas pescarias (Soltando sempre) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Agosto 5, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2019 Em 04/08/2019 em 10:31, Vicente_SennaJR disse: Amigo, Estive minha só mês passado de 25 a 28 de julho, com.ima turma e foi bem divertido. Fiquei no Rancho Do Mano, lugar excelente, que recomendo em todos os sentidos. Conversando com o Alysson, dono do local e com os piloteiros, me informaram que o MANSO tem pescaria o ano todo, mas dependendo da sua preferência, tem meses mais indicados. Se você prefere pescaria de pincho, com iscas artificiais, como eu, os melhores meses são fevereiro e março, que é quando se inicia a temporada, o que não significa que nos outros meses vocês você não conseguirá pegar peixes nessa modalidade. Mas, se assim.como eu, você curte todo tilonde pescaria, o MANSO tem diversão o ano todo. Sem dúvida a modalidade mais produtiva é de rodada, utilizando-se iscas vivas. Nessa minha estada no MANSO saíram muitos peixes com mais de 8kg, verdadeiros monstros, lindos, esportivos, brigadores, brutos, a grande maioria na pesca de rodada. Da nossa turma eu fui o único que do seguiu tirar um peixe na artificial . Acho que principalmente fato de ter tentado mais que os outros, por gostar mais deste tipo de pescaria. Fora tudo isso, o lugar é lindo. O rio é maravilhoso, com águas cristalinas. Com certeza voltarei. Abraço Vicente,como o Alisson mesmo já te disse,tem pesca o ano todo,mas em fevereiro e março costuma dar mais resultado no pincho porque normalmente são os únicos meses que a água não está tão cristalina...No restante do ano,devido a falta de chuva,a água fica translúcida demais,isso faz com que os peixes refuguem mais devido a visibilidade bem maior.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vicente_SennaJR Postado Agosto 5, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2019 Agora, Cristiano Rochinha disse: Vicente,como o Alisson mesmo já te disse,tem pesca o ano todo,mas em fevereiro e março costuma dar mais resultado no pincho porque normalmente são os únicos meses que a água não está tão cristalina...No restante do ano,devido a falta de chuva,a água fica translúcida demais,isso faz com que os peixes refuguem mais devido a visibilidade bem maior.... Exatamente isso. Nesses meses a água não está tão cristalina. Alia-se a isso o fato se ser início de temporada. Grande lugar para se pescar. Nunca havia pescado dourados e foi incrível. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.