Ir para conteúdo

GRANDE E PARDO,OS RIOS MAIS VALENTES QUE CONHEÇO


Posts Recomendados

Pessoal,nesses dias 19,20 e 21,mais uma vez pude comprovar o quanto a Natureza é forte,e mesmo em locais que o homem insiste em degradar,ela sempre mostra toda sua força,se regenera e retribui à aqueles que de alguma maneira tentam ajudá-la.

Frequente os rios Grande e Pardo,mais precisamente na região à jusante da hidrelétrica de Porto Colombia,desde 1998....Fiz ali inúmeras excelentes pescarias,algumas das melhores da minha vida,mas por ser uma região de muito fácil acesso e densamente povoada,infelizmente tive que assistir também ao grande maltrato que esses 2 rios sofreram durante esses anos....Devastação de mata ciliar,contaminação das águas do rio Pardo por rejeitos de usinas de cana-de-açúcar,pesca altamente predatória,enfim,inúmeras agressões que só quem viu pode ter noção do tamanho estrago que já foi feito nesse local...E o resultado não poderia ser diferente.Ao passar dos anos os estoques pesqueiros diminuíram e muito.Mesmo tendo casa à beira do rio Grande,houve um período que cheguei a ficar por pelo menos uns 4 anos sem ver uma traira,só pra vocês terem uma noção de como a quantidade de peixes havia diminuído....Mas,certa vez ouvi o Juninho dizendo uma frase muito legal,e que hoje concordo em 100% com ele: Quando alguém lhe pergunta qual o melhor rio que ele já conheceu,ele de imediato responde que é o rio Pardo,rio esse que também banha a cidade que ele mora...Hoje posso dizer o mesmo,no meu caso,o melhor rio que conheci é sem dúvidas o Grande,pois um rio que teve seus aproximados 1300km divididos em 12 reservatórios,nenhuma escada para subida de peixes e sofre diariamente com a pesca predatória,ainda nos enche de alegrias nos presenteando com boas pescarias,só pode mesmo ser um rio "mais que especial"...

E mesmo com todos os problemas citados,posso afirmar que nos últimos 3 anos,por incrível que pareça,tem apresentado uma leve,porém significativa melhora em seus estoques.Não em todas as espécies,mas algumas bem interessantes pra pesca esportiva,vem aparecendo em boa quantidade e tamanho nas linhas dos pescadores...Nunca tinha visto tanto piauçu como vi esse ano na abertura da pesca,período que normalmente mais eles aparecem mesmo...Pacus caranhas também apareceram em grande quantidade,junto aos jurupensens que também tem sido bem comuns de serem fisgados...Corimbas muito grandes deram as caras durante o inverno,os tucunas ficaram super ativos com a chegada da primavera e consequentemente a subida da temperatura da água...E nesse início de setembro começou a tão esperada subida dos peixes de couro,barbados e pintados..Muitos de bom tamanho...Infelizmente toda essa explosão de vida da Natureza acontece em meio à muita matança ainda,seja ela dos pescadores profissionais ou dos amadores,mas quem ama esse rio,como eu,faz sua parte,e consegue usufruir das coisas boas que ele nos oferece.

 

Dessa vez,estávamos eu e meu amigo Cláudio Scarelli....No primeiro dia,19,não saímos pela parte da manhã,pois o vento estava bem forte,impossibilitando a pescaria de rodada que era nosso foco...Resolvemos então sairmos somente as 15:30h,após o vento dar uma acalmada.Mas veja só como são as coisas.Quando digo da valentia do rio Grande,isso se mostra de várias formas ,pois praticamente de frente a cidade de Colombia,num lugar com grande quantidade de barcos,conseguimos num curto espaço de tempo nos divertirmos muito....Briguentos e vitaminados barbados vieram nos dar as boas vindas na pescaria de rodada com lambari de isca....

DSC00434.JPG.5841d6946f9192f771138fbd0ee55bc0.JPGDSC00435.JPG.5d3306fe108288ea5b717efdccfa5ffb.JPGDSC00438.JPG.af685e576c3172c1921800c5c3826550.JPG

 

 

Reparem na quantidade de barcos rodando...

DSC00440.JPG.2f80ac9191f5680676df053cfcd81b94.JPGDSC00443.JPG.e1ca0ad2a88a3d407f25070712291024.JPG

 

Até um mandizão saiu rsrsrs.....

E o rio Grande fecha nosso dia com aquele costumeiro maravilhoso por do Sol....

DSC00447.JPG.edf50d89a950f141a86f2ab92d44d815.JPGDSC00446.JPG.f9391e9a0f0ff3a6942a805dcfac4d70.JPG

 

O segundo dia de pesca também começou tarde,por volta das 9 da manhã,porém dessa vez devido à uma "resenha um pouco alongada demais rsrs" na noite anterior...E mesmo saindo tarde,tendo que enfrentar um forte vento e novamente grande quantidade de barcos na água,novamente os barbados deram show,e apareceram em boa quantidade...Não pegamos nenhum grande exemplar,mas outros barcos conseguiram alguns entre 5 e 6kg,além de pelo menos 2 pintados na faixa de 10kg ou mais que conseguimos ver...

DSC00452.JPG.350d3167b9937a9690171a1b16d191c5.JPGDSC00453.JPG.5e68312252dd33ecc985c91479c51210.JPG1.jpeg.189bd36c3af131f31d160d68ef24e8ac.jpeg2.jpeg.c58a0aadf874bbbcb2432364e9cfc5e8.jpeg

 

O terceiro dia foi o único que conseguimos ter um "dia completo de pescaria"...

Na parte da manhã novamente atrás dos barbados...Além deles,pegamos 2 jurupensens também...

DSC00463.JPG.3f0095ec026880a7fd49994afb6065d7.JPGDSC00464.JPG.a95994f844438dad95a75f21b8bbd939.JPG

 

 

Na parte da tarde resolvemos subir o rio Pardo,rodar em locais de pedreira e águas rasas usando tuvira de isca, pois tínhamos notícias de dourados e pintados por aquelas bandas....E eram verdadeiras as notícias.....Eles apareceram,e conseguimos embarcar 2 dourados e 2 pintados,todos pequenos,porém a sensação de ver essas espécies sobrevivendo e procriando praticamente no nosso quintal é maravilhosa....E ainda vou lhes contar uma história de pescador que acho que nenhum de vocês ouviu:OS MAIORES PEIXES ESCAPARAM :gorfei::gorfei::gorfei:.......Acreditem se quiseram,mas perdemos 2 dourados de muito respeito,amarelões daqueles dignos de várias e várias fotos...Mas........mas....Pescaria sempre tem o mas.......kkkkkk

DSC00468.JPG.2bc261b25c8f3f5b53501976616f8bad.JPGDSC00470.JPG.e43004b34c76575e4f5a79383f9a7fe7.JPGDSC00471.JPG.6c88af79abb7e03a139f620b777291d1.JPGDSC00473.JPG.230015bd91d6b217149fc63b8f2b79ce.JPGDSC00477.JPG.53d727f511dbde399406360d20d6bcbf.JPGDSC00479.JPG.9d3db51c56793575973e9d3c3bfa17e4.JPG

 

 

E mais um dia terminou dourado...

sol.JPG.12e9b1a15ae2b1ffdfa81f5f8c434063.JPGsol_(1).JPG.8257b3b329bfdaa457190bc616e6fdab.JPG

 

É isso aí amigos...Menos de 2 dias e meio de pescaria,e os rios Grande e Pardo mais uma vez mostraram sua valentia.

Embarcamos 2 barbados e 2 jurupensens pra consumo e soltamos aproximadamente 25 peixes.....

A Natureza mais uma vez prova que faz a parte dela..Quem sabe,um dia,nós humanos também consigamos.

Abraços!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Essa região surpreende pena  o pesque solte ser uma excessão na regão. Pescaria Top.  Fim de outubro vou dar um pulo lá também

Estarei lá entre dos dias 20 e 23....Quem sabe tomamos uma cervejada por lá...Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Cristiano,

 

O Rio Grande (antes dos barramentos) talvez tenha sido um dos rios mais piscosos do país... Há relatos fantásticos, especialmente de dourados capturadospalmas::pelas turmas dos pés na cova !! 

No tempo que militei mais na área ambiental estive na estação de FURNAS e lá me informaram que os repovoamentos com sucesso só ocorriam no Rio Pardo. A partir de então passaram a priorizar o Rio Pardo... Se a turma entender a importância de preservar os dourados, pintados e piracanjubas soltos no Rio Pardo acredito que ainda terás mais alegrias que as relatadas neste post.

Tenho muita vontade de ir aí na tua região e conhecer melhor este trabalho de Furnas e dar uma pescadinha, nem que seja de corvinas!!!  kkkkk

abração e parabéns pelo post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, JCKruel disse:

Grande Cristiano,

 

O Rio Grande (antes dos barramentos) talvez tenha sido um dos rios mais piscosos do país... Há relatos fantásticos, especialmente de dourados capturadospalmas::pelas turmas dos pés na cova !! 

No tempo que militei mais na área ambiental estive na estação de FURNAS e lá me informaram que os repovoamentos com sucesso só ocorriam no Rio Pardo. A partir de então passaram a priorizar o Rio Pardo... Se a turma entender a importância de preservar os dourados, pintados e piracanjubas soltos no Rio Pardo acredito que ainda terás mais alegrias que as relatadas neste post.

Tenho muita vontade de ir aí na tua região e conhecer melhor este trabalho de Furnas e dar uma pescadinha, nem que seja de corvinas!!!  kkkkk

abração e parabéns pelo post.

Obrigado Kruel,fico grato pelas palavras...

Quanto à vir pra essa região,o convite está feito!!!!

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria raiz... top demais!!! Rios que já fizeram a alegria e muitos pescadores e continuam fazendo, valentemente.

Quanto aos maiores dourados que escaparam... eu penso que são esses que ficam e nossa memória e nos fazem voltar novamente pra tentar capturá-los. 

Valeu pelo relato, Cristiano!

Abraxxx

 

Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Eduardo Sone disse:

Pescaria raiz... top demais!!! Rios que já fizeram a alegria e muitos pescadores e continuam fazendo, valentemente.

Quanto aos maiores dourados que escaparam... eu penso que são esses que ficam e nossa memória e nos fazem voltar novamente pra tentar capturá-los. 

Valeu pelo relato, Cristiano!

Abraxxx

 

Sone

Exatamente...Não é a toa que conseguiram chegar a ficar grandes...

Muito obrigado Sone...Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...