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Charles

corredeiras Como descer corredeiras com segurança

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Boa tarde amigos! Estive muito tempo parado, mais estou de volta! 

E começo com uma dúvida: Qual a melhor maneira de descer corredeiras com barco e motor de popa? Qual a forma mais segura? Devemos acelerar e passar, levantar um pouco o motor (devido as pedras, destes locais e acelerar), descer em marcha mais lenta (engatado mais devagar). 

A dúvida surgiu pois piloto a muitos anos, mais não havia pego corredeiras ( la no Teles Pires, para ser mais exato), ai fiquei bem apertado. Subir foi tranquilo, motor esta cheio a correnteza ajuda a colocar o barco onde queremos. Problema é descer, pois o barco fica totalmente sem controle, a corrente te empurra e as pedras assustam.

Fiquei sem saber se acelerava com a regulagem que estava e pegar uma pedra e quebrar o motor ou levantar ele um pouco e ai perder um pouco ou todo o controle da direção ou simplismente levantar o motor e deixar descer livre.

Aos experientes, como proceder por favor? Acho de sua importância, tal informação! Obrigado! Charles

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Boa pergunta Charles... Já quebrei o hélice do meu motor passando em corredeira, mesmo ele estando no segundo estágio (um pouco elevado), justamente por isso: a gente não tem controle sobre a direção. Pra subir, vai de boa sim, como você falou. Na segunda vez que tive que descer o mesmo ponto, achei melhor subir de todo o motor e deixar a corredeira meio que "levar" o barco, com dois controlando no remo, desviando das pedras e procurando o melhor lugar. Mas é tenso... sempre. Claro, que existem corredeiras e CORREDEIRAS. E olha que essa que passei não era lá essas coisas... 

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Não tem receita de bolo,   tem corredeira que  tem que descer acelerado  pra fugir das pedras ou ondas, tem corredeiras que tem que enfrentar as ondas pois é lá que está o canal e tem corredeiras que é melhor descer no remo ou na agua rasa do motor pra não acabar com ele nas pedras .   O  maior segredo e saber onde está andando e por onde vai passar,  ideal ir com alguém que conheça o local .  

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5 horas atrás, Andrey W disse:

Boa pergunta Charles... Já quebrei o hélice do meu motor passando em corredeira, mesmo ele estando no segundo estágio (um pouco elevado), justamente por isso: a gente não tem controle sobre a direção. Pra subir, vai de boa sim, como você falou. Na segunda vez que tive que descer o mesmo ponto, achei melhor subir de todo o motor e deixar a corredeira meio que "levar" o barco, com dois controlando no remo, desviando das pedras e procurando o melhor lugar. Mas é tenso... sempre. Claro, que existem corredeiras e CORREDEIRAS. E olha que essa que passei não era lá essas coisas... 

kkk! É verdade meu amigo Andrey! Passei o maior sufoco! A corredeira que estava na reta, dei motor e desci tenso mais desci, morrendo de medo de quebrar o motor, mais as das curvas são muito difíceis, quase que me dei muito mal! Praticamente a gente vira passageiro!

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Eu já sou da opinião,que se for corredeira forte,nem se deve arriscar passar,ou se passar,somente com um guia local muito experiente...Sai bem mais barato pagar a diária de um guia do que se arriscar a perder motor e outros equipamentos,ou pior,perder a própria vida ou a de um parceiro.

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