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IgorSalata

Dúvida sobre medida de fundo

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Galera boa noite! Entrando no fórum agora! Primeiramente queria agradecer ao pessoal ai que mesmo não sendo membro antes lendo o fórum aqui pude resolver um problema com minha semi chata 5.5m que não dava rotação em um 25, vendo o pessoal aqui comprei um medidor de RPM e pude solucionar o problema dando mais peso na proa aumentando o calado ( somente colocando uma pessoa no primeiro banco ) e aumentando assim 1000 RPM praticamente com sonar batendo 45 km/hr e 5450 RPM...

Resumindo sou um rapaz novo 25 anos no mundo da pesca e náutica a 2, sou completamente apaixonado por tudo isso e bem leigo... Estou com uma condição de vida melhor hoje em dia e estou querendo trocar minha semi chata por um barco bicudo mais estável. Meu pai companheiro de pesca pesa 140 quilos e um barco com 93 de fundo e 1,30 de boca fica totalmente inviável de estabilidade ( quase viramos outro dia com ele tentando mijar pra fora do barco kk )! Sou do PR e olhando as possibilidades mais conhecidas tenho aqui, Fluvimar e Pety.. ( caros de preço no momento atual e sem muita opção de personalizar )

Ambos os barcos para motor 40/50 possuem 1.05 de fundo dessas marcas. O engenheiro deste meu modelo marca pro boat.. ( mesmo não sendo tão renomado não tenho o que reclamar, sem problemas em quase 3 anos com o barco ) me disse que pode fazer um barco sob medida pra mim... ( custo beneficio excelente aqui na região do rio paranapanema )

Pensei em um barco de 1,20 m de fundo com 1,70 de boca. Fundo 2mm e lateral 1,5 ou 1,2 ( primeira dúvida ).. Vocês com muito mais experiência que eu podem me dizer, fica bom em um 40? Não busco velocidade final..

Minha pesca se resume a parte de baixo de usina com agua corrente em início/final de temporada e meio de ano ( frio ) e pesca fechada na represa com corvina e tucunaré. Não tenho o costume de ir em represa com vento e olho muito a previsão antes de ir pescar então dificilmente necessito de velocidade extra rápida contra vento.. 

Minha dúvida é, um barco largo desse, um 40 seria uma boa pedida? Ou partiria pra um 50 mais novo? Yamaha? Mercury? Leio muito aqui o fórum não vejo muito bem o 50 mercury sendo falado! 

Pensei primeiramente em yamaha esquecendo consumo pois na minha cidade por mais que eu seja mecânico automotivo as peças yamaha encontro em qualquer esquina e dificilmente dentro do rio percorro mais que 20 minutos para chegar nos pontos.. 

Finalizando não tenho amigos com motores potentes para testar! Infelizmente a maioria são pessoas mais jovens que estão começando comigo também e todos possuem 15, eu sou o único que possui um 25 até pelo problema peso ocupante.. kk ( por isso recorrendo aqui )

Resumindo, barco extra largo vale a pena pensando em estabilidade/ velocidade consideravel? ( de nada vale total estabilidade andando a 38 por hora com um motor "grande" ) 

Chapa lateral 1,5? 1,2? Fundo largo de 1,20 para estabilidade boa pedida? ( o preço é bem considerável )

Motor yamaha/mercury? 40? 50?

Medida comprimento 5,5 como a maioria para motores maiores ou 6 metros?

Me deem a opnião! 

Vou mostrar as fotos do projeto de uma lanchinha que o rapaz fez com essas medidas, quero somente tirar o console e trazer o banco do viveiro que foi para a popa ao meio e fazer o projeto dessa forma!

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Fala parceiro bom dia! Seja bem vindo para um mondo sem volta ahahaha.

 

Cara vou tentar colaborar um pouco com o conhecimento que eu tenho, eu possuo um calaça gran flash bass com 1,80 de boca e um mercury 50HP.

 

Cara o mercury é muito mais motor que o yamaha, econômico, hoje com manutenção bem difundida no brasil nem cogitava já ia logo para o 50hp, como vc mesmo falou, vc nao anda tuchado, vai economizar horrores de combustível andando a 3/4 de aceleração. a chapa eu iria de 1.5, se seu barco não fica na agua ou em marina e vc transporta ele em carretinha, vai estar sujeito a problemas no rebite e quanto mais grossa a chapa mais resistente é, em termos de navegação, não vai mudar em nada.

 

Abraços e boa pesca

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Parceiro, vai com calma.. .Muita calma... vc ta excitado e decisões assim sempre levam ao erro...

 

Vou tentar passar as MINHAS opiniões, que provavelmente podem ser diferentes de OUTRAS opniões, como do amigo acima. 

 

Nao existe um barco perfeito, um barco ideal, existe um que se aproxima ao que vc precisa. Portanto, vou partir desse princípio ok?

 

Vou usar o teu post e em colocar em caixa alta pra ficar visivel pra vc achar o que eu comentei, nao estou gritando contigo ok ? Só pra ajudar a leitura mesmo...

 

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Galera boa noite! Entrando no fórum agora! Primeiramente queria agradecer ao pessoal ai que mesmo não sendo membro antes lendo o fórum aqui pude resolver um problema com minha semi chata 5.5m que não dava rotação em um 25, vendo o pessoal aqui comprei um medidor de RPM e pude solucionar o problema dando mais peso na proa aumentando o calado ( somente colocando uma pessoa no primeiro banco ) e aumentando assim 1000 RPM praticamente com sonar batendo 45 km/hr e 5450 RPM...

 

ÓTIMO, JÁ ENTENDEU ALGO QUE A MAIORIA NAO ENTENDE: PERFORMANCE ANTES DE MAIS NADA ESTA LIGADO A RPM ATINGIDA PELO MOTOR, SE TEU MOTOR TEM 200HP E NAO ATINGE A RPM CORRETA, VAI ANDAR MENOS QUE UM DE 100HP NO RPM CORRETO. APRENDEU A SEGUNDA COISA IMPORTANTE: DISTRIBUIR O PESO, ISSO É TÃO OU MAIS IMPORTANTE QUE A POTENCIA, ESPECIALMENTE UM PESO MAL DISTRIBUIDO PODE TE AFUNDAR OU PREJUDICAR A PERFORMANCE... 

 

CONCEITOS A SEREM ENTENDIDOS AGORA: TRIM, ALTURA DO MOTOR, PESO VS POTENCIA, HIDRODINAMICA (E ESSA É UMA MATERIA TAO COMPLEXA QUE NEM ENGENHEIROS CONSEGUEM ACERTAR NA MAIORIA DAS VEZES).

 

Resumindo sou um rapaz novo 25 anos no mundo da pesca e náutica a 2, sou completamente apaixonado por tudo isso e bem leigo... Estou com uma condição de vida melhor hoje em dia e estou querendo trocar minha semi chata por um barco bicudo mais estável. Meu pai companheiro de pesca pesa 140 quilos e um barco com 93 de fundo e 1,30 de boca fica totalmente inviável de estabilidade ( quase viramos outro dia com ele tentando mijar pra fora do barco kk )! Sou do PR e olhando as possibilidades mais conhecidas tenho aqui, Fluvimar e Pety.. ( caros de preço no momento atual e sem muita opção de personalizar )

 

PETY= BARCOS RAZOAVEIS, VARIAM MUUITO DE UM PRO OUTRO, FOCO NO PREÇO E EMBARCAÇÕES MENORES

FLUVIMAR= BARCOS EXCELENTES, POUCA VARIAÇÃO, PREÇO MAIOR MAS TB PRODUTO MELHOR. 

 

DISSO VC JA TIRA BOAS CONCLUSOES, NAO QUE O PETY SEJA RUIM, NA MAIORIA DAS VEZES OS PETY SAO MELHORES QUE A MAIORIA DOS BARCOS ENCONTRADOS POR AI, MAS ELES VARIAM MUITO NA QLDD DE FABRICAÇAO, JA OA FLUVIMAR SAO BARCOS DE OTIMO NIVEL, 

 

Ambos os barcos para motor 40/50 possuem 1.05 de fundo dessas marcas. O engenheiro deste meu modelo marca pro boat.. ( mesmo não sendo tão renomado não tenho o que reclamar, sem problemas em quase 3 anos com o barco ) me disse que pode fazer um barco sob medida pra mim... ( custo beneficio excelente aqui na região do rio paranapanema )

Pensei em um barco de 1,20 m de fundo com 1,70 de boca. Fundo 2mm e lateral 1,5 ou 1,2 ( primeira dúvida ).. Vocês com muito mais experiência que eu podem me dizer, fica bom em um 40? Não busco velocidade final..

 

CARO PEQUENO PADAWAN, TEM MUITA COISA ESCRITA AI, CONCEITOS MISTURADOS E SIMPLIFICADOS DE FORMA NAO TAO DIGAMOS "PERFEITA", VAMOS COM CALMA? RESPIRA...

 

PRIMEIRO VAMOS ABORDAR O ASSUNTO CASCO, DEPOIS A MOTORIZAÇÃO.

 

O CASCO EM SI QUE VC TEM, 0,93M DE FUNDO SERA INSTAVEL EM QQR CONDIÇÃO, É MUITO POUCO ASSOALHO, ESPECIALMENTE SE TIVER MENOS QUE 6 METROS. BARCOS MINIMAMENTE ESTÁVEIS COMEÇAM EM 1 METRO.

 

 

DIFERENÇA ENTRE 1 E 1,05? PODE ATE HAVER MAS SERA TAO PQNA QUE NAO VALE O INVESTIMENTO, PENSE DE 1,10 PRA CIMA. 

BARCOS ENTRE 1.10 E 1,15 JA POSSUEM UMA ESTABILIDADE MELHORADA, MAS POSSIVELMENTE TERÃO ARRASTO NA AGUA, DIMINUINDO PERFORMANCE, CASCOS DE 1.15 ATE 1,20, JA COMPENSAM O ARRASTO. ESTRANHO NAO? COMO EU DISSE, HIDRODINAMICA É ALGO BASTANTE COMPLEXO, TD DEPENDE DO DESENHO, DO PESO, DA DISTRIBUICAO DE PESO E DA POTENCIA DISPONIVEL. UM BARCO PODE FICAR PESSIMO COM MOTOR 15 E MARAVILHOSO COM 25, OUTRO BARCO PODE ANDAR MUITO BEM COM 15 E NAO TAO BEM COM 25... OUTROS SAO PESSIMOS DE QQR JEITO....

 

INFELIZMENTE HIDRODINAMICA TEM MUITAS VARIACOES, E É DIFICIL BATER O MARTELO SEM MAIS INFORMACOES.

 

PARTICULARMENTE, IDEAL PRA MIM SERIA 1.10 DE FUNDO E 1,60 DE BOCA, MAIS QUE ISSO DE BOCA, PRA MINHA REALIDADE, É DIFICIL DE GUARDAR, DIFICIL DE VIAJAR, PESA MUITO, OCUPA MUITO ESPACO.

 

MAS SE EU DEIXASSE NUM RANCHO, PROVAVELMENTE EU AUMENTARIA ESSAS MEDIDAS. ABAIXO DE 1,45 DE BOCA JA COMEÇA A FICAR APERTADO, CONSIDERANDO QUE SEU PAI TOMOU MUITO DANONINHO E JA NAO DEVE TER AQUELA AGILIDADE TODA... FORA QUE COMEÇA A FICAR DESCONFORTAVEL PRA QM É SEDENTARIO, NAO TEM AS ARTICULACOES PERFEITAS ETC... 

 

NESSA VISAO, POR EXEMPLO, A GFB COM 1,80 DE BOCA E 1,20 DE FUNDO É UMA EXCELENTE OPCAO.

 

ENTENDA QUE QTO MAIS FUNDO, MAIS ESTAVEL SERA. E TB MAIS ESPACO PRA GUARDAR COISAS VC TERA, O Q TE LEVA PRO CONFORTO.

 

EU DIRIA QUE QQR COISA ENTRE 1,45 A 1,80 DE BOCA VC TA FELIZ...

 

QTO MAIS CHAO, MENOR O CALADO TENDE A FICAR (MAS ISSO VARIA DO PESO): LEMBRE-SE DA LEI DO EMPUXO. MAIOR CALADO=MAIOR ARRASTO.

 

CONTINUANDO O ASSUNTO: CHAPARIA

 

NA TEORIA CHAPA DE 1,2 RESOLVEM PRA 90% DAS PESSOAS, MAS UM BARCO MAIS LARGO, TB VAI SOFRER MAIS, SEJA EM TRANSPORTE, SEJA EM AMARRACAO, EQUILIBRIO ETC... PORTANTO, MINIMO ACEITAVEL SERIA UM 1,5MM, PRA USAR COM 30HP, PRA USAR OCM 40+HP PODE PENSAR EM 2MM .

 

O QUE ISSO MUDA? RIGIDEZ, E NAO TE DEIXAR AFUNDAR EHEHHE UMA CHAPA FINA, VAI DEIXAR O BARCO SUSCETIVEL A RASGOS, TRINCAS, ETC... QQR BATIDA ENFRAQUECE BASTANTE, UMA CHAPA DE 2MM VC PODE BATER NUM TOCO, VIAJAR, AMARRAR E ACELERAR DO JEITO Q QUISER Q NAO TERA PROBLEMAS...

 

MAS NEM TD SAO FLORES, QTO MAIS GROSSA MAIS PESO, DE UM LADO O PESO MELHORA A ESTABILIDADE (CENTRO DE GRAVIDADE) DE OUTRO, O PESO TIRA PERFORMANCE.

 

VIA DE REGRA, MOTOR COM 40HP JA EXIGE CHAPA 2MM PRA NAO TER PROBLEMAS EM POUCO TEMPO.

 

DITO ISSO, JA DEU PRA VC PERCEBER QUE QUERENDO CONFORTO + ESTABILIDADE + SEGURANCA = NAO SE IMPORTAR MUITO COM VELOCIDADE, OU AUMENTAR MUITO A POTENCIA... ENTAO JA PARTE DO PRINCIPIO QUE NG AQUI ESTA FALANDO EM VELOCIDADE COMO ATRIBUTO PRINCIPAL OK?

 

AGORA VAMOS FALAR DE TIPOS DE BARCOS. VIA DE REGRA TEMOS:

 

BICO FINO= CORTA MARAVILHOSAMENTE AS ONDAS, MAS NAO TEM TANTA ESTABILIDADE PARADO, INDICADO PRA ONDE TEM ONDAS, MAROLAS, VENTO, REPRESAS

 

SEMI CHATA= CORTA ONDAS RAZOAVELMENTE, MAS GANHA-SE ESTABILIDADE PARADO, INDICADO PRA ONDE TEM ONDAS E MAROLAS CONTROLAVEIS OU O PILOTO É PRUDENTE, REPRESAS

 

CHATA= ODEIA ONDAS MAS PARADO PODE DANCAR TANGO QUE NAO MEXE... = INDICADO PRA ONDE NAO TEM ONDAS, MUITO BOM PRA RIOS ESTREITOS OU ONDE NAO TEM PROBLEMAS COM VENTO, QQR UM PILOTA MUITO BEM MAS QQR CARNEIRINHO AS COSTAS SOFREM.

 

DITO ISSO, EU NO SEU LUGAR, FICARIA COM AS SEMI CHATAS, ESPECIALMENTE, POR CAUSA DO TEU PAI.

 

 

 

Minha pesca se resume a parte de baixo de usina com agua corrente em início/final de temporada e meio de ano ( frio ) e pesca fechada na represa com corvina e tucunaré. Não tenho o costume de ir em represa com vento e olho muito a previsão antes de ir pescar então dificilmente necessito de velocidade extra rápida contra vento.. 

Minha dúvida é, um barco largo desse, um 40 seria uma boa pedida? Ou partiria pra um 50 mais novo? Yamaha? Mercury? Leio muito aqui o fórum não vejo muito bem o 50 mercury sendo falado! 

Pensei primeiramente em yamaha esquecendo consumo pois na minha cidade por mais que eu seja mecânico automotivo as peças yamaha encontro em qualquer esquina e dificilmente dentro do rio percorro mais que 20 minutos para chegar nos pontos.. 

 

BOA PADAWAN: SEMPRE OLHE O CLIMA ANTES, ELE QUE MANDA! FAZENDO ISSO VC PODE IR ATE DE BOIA COM RELATIVA SEGURANÇA!

 

PADAWAN, AQUI VALE O SENSO PRATICO OK ?

 

YAMAHA E MERCURY SAO EXCELENTES MOTORES E VAI ACHAR PEÇA ATE EM PADARIA SEM PAO, PREÇOS PROXIMOS, ETC.

 

PARTICULARMENTE, EU PREFIRO YAMAHA MESMO COM POTENCIA MENOR, A EXPLICAR:

 

1- A DIFERENCA DE VELOCIDADE E POTENCIA NAO É TAO GRITANTE ASSIM PRA QM NAO VAI USAR O DIA TODO ACELERADO,SUBINDO E DESCENDO O RIO POR MAIS DE 1 HORA TODA VEZ.

2- YAMAHA PRA MIM EH MELHOR CONSTRUIDO, PINTURA MELHOR, DESIGN MAIS BONITO, 

3- MERCURY SAO 3 CARBURADORES, 3 MOTIVOS PRA DAR PROBLEMAS.. E DAO! SE VC NAO USA CONSTANTEMENTE, VAI TER PROBLEMAS NA HORA DE LIGAR, ISSO TEM AS CENTENAS RELATOS ASSIM NO FORUM. INFELIZMENTE É O CALCANHAR DE AQUILES DO MERCURY, SE VC USA SEMPRE, DE BOAS, SE NAO LIGA TODA SEMANA, VAI PASSAR RAIVA.

4- YAMAHA EH UM CARBURADOR SO E NUNCA OUVI DE PROBLEMAS, FACIL DE LIGAR E CONFIAVEL. PRA QM USA ESPORADICO MELHOR OPCAO.

 

AHHH ENTAO MERCURY É RUIM? NAAAAOO..

 

ANDA MAIS, BEBE MENOS QUE YAMAHA. ISSO É INEGAVEL, E VC PODE JA COMPRAR O 50HP Q ANDA MELHOR AINDA...

 

MAS É MUITA COISA? NAO... COISA DE UNS 3KMH +- A MAIS E UNS 3 LITROS A MAIS NO FIM DO DIA SE ANDAR MUITO. EU DISSE MUITO!

 

COMO É UM MOTOR PESADO, NAO DA PRA DO NADA TIRAR E POR OUTRO, OU CORRER NA CIDADE SO COM O MOTOR E LEVAR PRO MECANICO E VOLTAR EM 40 MIN ... SAO MOTORES PESADOS E PORTANTO, PODEM FRUSTRAR SUA PESCARIA. PRO MEU USO (E PRA GRANDE MAIORIA QUE VEJO POR AI) O YAMAHA É MAIS FIÁVEL... 

 

 

Finalizando não tenho amigos com motores potentes para testar! Infelizmente a maioria são pessoas mais jovens que estão começando comigo também e todos possuem 15, eu sou o único que possui um 25 até pelo problema peso ocupante.. kk ( por isso recorrendo aqui )

Resumindo, barco extra largo vale a pena pensando em estabilidade/ velocidade consideravel? ( de nada vale total estabilidade andando a 38 por hora com um motor "grande" ) 

 

SIM, BARCO LARGO COMPENSA NA ESTABILDIADE E CONFORTO MAS NAO OLHE SO A BOCA, E SIM O CONJUNTO TODO. A VELOCIDADE DEPENDE DE MUITOS FATORES, COMO DESING, QLDD, CONSTRUCAO, PESO, MOTOR DISPONIVEL ETC..

 

VIA DE REGRA, PESSOAL QUE USA O GFB DA CALACA COM MOTOR 30HP NAO ESTA INSATISFEITO, MAS SABE QUE NAO VAI VOAR... FICA ABAIXO DE UM BARCO MENOR CLARO MAS NAO EH DESESPERADORAMENTE LENTO... MAS QM POE UM 40 OU SUPERIOR FICA BEM FELIZ COM O RESULTADO.

 

Chapa lateral 1,5? 1,2? Fundo largo de 1,20 para estabilidade boa pedida? ( o preço é bem considerável )

 

40+hp = 2mm em td... simples assim. dificilmente vai achar um barco com mais de 1,60 m de boca com chapa menor que isso... 

 

sim fundo de 1.20 otimo em estabilidade

 

Motor yamaha/mercury? 40? 50?

 

ja respondido

 

Medida comprimento 5,5 como a maioria para motores maiores ou 6 metros?

 

PREFERENCIA PESSOAL: SEMPRE 6 METROS... TEM DEZENAS DE POSTS MEU ESCLARECENDO ISSO... NAO FAZ SENTIDO VC TEM UMA RAM CABINE EXTENDIDA... JA COMPRA CABINE DUPLA Q SO TEM BENEFICIOS.. A MENOS Q VC TENHA PROBLEMAS SERIOS EM GUARDAR E AI TERA QUE AGUENTAR PROBLEMAS TB EM ESTABILIDADE E SEGURANCA...

 

Me deem a opnião! 

Vou mostrar as fotos do projeto de uma lanchinha que o rapaz fez com essas medidas, quero somente tirar o console e trazer o banco do viveiro que foi para a popa ao meio e fazer o projeto dessa forma!

 

 

PADAWAN, ESSE PROJETO DEVE SER UM FLUVIMAR, SE FOR É UM OTIMO BARCO... MAS PRA Q SER BICO FINO SE VC TA PROCURANDO JUSTAMENTE O OPOSTO ? MAIS ESPACO E MAI CONFORTO E MAIS ESTABILIDADE? A MENOS QUE VC USASSE ISSO NUMA MEGA REPRESA COM ONDAS LETAIS A CADA 4 HORAS, EU NAO IRIA.. EMBORA EU GOSTE EHEHE

 

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Minha opinião amigo:

-Primeiro pro seu pai mijar no barco melhor coisa é uma garrafinha dessas de 2l de desinfetante com alça, corta a ela fecha a tampa e faz um tipo cone,  melhor coisa, eu ja uso isso há anos, levanta põe o bilau lá dentro mija e joga fora lava e boa. 

 -Segundo sobre o barco, sim com 120 de fundo e 170 boca na medida de 5.5m será bem estável, são as mesma medidas do Marfim da Levefort, se for com fundo em V mais raso ou uma Semichata será mais estável ainda,  aí pode até fazer com 110  115 de fundo ,  a boca na minha opinão 1.60 já está ótimo, se for  6m melhor ainda .Porem tem locais que não comportam esse tipo de barco ´devido as marolas, acredito que seja seu caso, ai tem que ser V e bico fino mesmo como represas do Rio Paraná e alguns locais do Rio Grande e Tiete .  

-Terceiro sim um barco nessas medidas um 40 ou 50hp tocará fácil, um motor 40 é muito mais potente que um 25 ou 30 principalmente quando se põe peso. 

- Quarto chapa pra 40\50hp  tem que ser 2mm isso não tem nem conversa, e já põe 1.5mm na lateral .  

-Quinto marca de motor,  eu tive Yamaha 40hp faixa amarela, ja´andei muito no Mercury 40 e no 50 tanto Tohatsu como Mercury 50hp, o Yamaha  é um motor que anda muito bem, mais que o 40hp mercury original, ele tá mais econômico que os anteriores, medi o consumo várias vezes e fica entre 17 a 18 litros/h ,  tem um carburador só facilitando a manutenção,  eu tive por 2 anos e rodei 40horas com ele, o que na minha região deu em média 80 dias de pescarias, sim eu moro a 35min do rio ,  o motor nunca afogou, falhou  , ou qualquer coisa, o câmbio na frente facilita muito , e hoje ele está mais barato que o Mercury  ao contrário da época que tive onde custava R$3mil mais , a pintura, tanque , mangueiras são melhores tb.  O Mercury 40hp tire da lista pois vai comprar um 50 "capado"  , então caso for de Mercury vá no 50hp , o 50hp por ter 3 cilindros ele funciona mais macio e é mais silencioso que Yamaha , ele em litros\h bebe praticamente igual em torno de 17 litros\h  porém andará mais em torno de 3 a 4kmh , ou seja no fim do dia ele beberá menos e chegará na frente , o problema do Mercury, ele não tolera nosso combustível direito, se pegar um combustível ruim  piora mais ainda,  é recorrente esse motor juntar borra nas cubas entupindo giglês ,  e como ele tem 3 carburadores a manutenção é mais dificil,  além de tem que saber equalizar esses carburadores, do Yamaha com 2 chaves e uma escova de dente se necessário vc limpa ele na beira do rio.  Se for de Mercury  esgote as cubas todas vezes que for deixar ele parado ou deixe elas cheias mas funcione o motor pelo menos a cada 15 dias pra minimizar isso.  Entre os dois vai de vc,  minha opinião se for ter um uso mais continuo vá de Mercury, se for ficar tempo parado vá de Yamaha .   Não vá na história que  todas pousadas  e guias hoje  usam  Mercury pois ele é melhor ,  todas pousadas e guias compram ele porque era mais barato, ele não tem nada de inovador a mais são projetos da Tohatsu da década de 90 pintados de preto, eles sim são em sua maioria mais economicos mas pelo projeto , nada de tecnologia , e naõ sou fanboy de nenhuma marca não, tanto que hj temos 1 mercury, 1 tohatsu 1 mariner e 1 yamaha, kkk .  Eu voltei de uma pescaria agora no Xingu que a pousada comprou 10 Yamahas 40hp zero, porque?  Porque hoje ele tá 2mil mais barato que o Mercury, estou vendo uma galera comprando Yamaha 30hp hoje, pelo mesmo motivo, o Mercury tá 19 e o Yamaha 17 . 

As duas marcas são excelentes, só tem prós e contras. E um ressalvo como vai já gastar um $$ já parta pra um com partida elétrica, uma bateria de 50amp basta, tanto Mercury como o Yamaha vem com partida foriginal.  Um conselho , o Renato Barreto aqui do fórum tem um Fluvimar Boto com 40hp Yamaha  ,  barco muito usado nessas represas , se não me engano são 110cm fundo e 150 boca standart, dá uma perguntada pra ele como é o desempenho e comportamento do barco, as vezes um barco standart fique mais em conta que um projetado,  ou se caso sua região for boa pras semichatas o Calaça Grand flash bass todos  falam bem  dele

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Boa noite meus amigos, lendo os dois comentários pude concretizar uma coisa que me deixa feliz! De motor irei de yamaha 40hp 0 km ( o 50 mercury zero está um pouco fora do meu orçamento ) e como me falaram bem do yamaha atual vou nele!

Sobre o barco temos um dilema... Que envolve custo benefício e credibilidade!

Questão do bico fino e não semi chata. Estou um pouco enjoado do semi chata... Não olho com os mesmos olhos que via quando comprei o meu! hehehehe

Voltando ao dilema, hoje um fluvimar boto 5.5m sem nenhum tipo de acessório com 1.05 de fundo e 1.50 de boca ( segundo medidas do site ) custa R$17.000,00 ( liguei lá ) o que eu acho um exagero e não atende a pedida de algo mais largo e estável.. ( era meu sonho de consumo até colocar todos os acessórios e ele passar dos 22 mil )

Aqui na região além da fluvimar temos a RioNáutica... Para se não souberem o dono era sócio da fluvimar e se desentendeu e surgiu ela... Hoje ela está mais preocupada com venda de jets e fibra enfim... O barco igual ao pretendido... 1,20 de fundo com 1,60 de boca custa a bagatela de R$25.000,00, o que pra mim ja é barbaridade!!!

Agora fica a dúvida?

Devo aguardar os preços aumentarem ou diminuirem para eu tomar uma decisão ou devo arriscar uma marca menos conhecida no mercado e assumir os riscos?

Na pro boat o barco seco sem acessórios com chapa 2mm fundo e 1.5mm laterais ( 1.20m de fundo e 1.60m de boca ) está saindo na casa dos R$14.000,00 o que pra mim já é um preço mais justo e acessível. 

E agora? Qual decisão tomar? Buscar outra marca longe da minha região? Encarar o boto da fluvimar mesmo sendo menor ( nunca vi um calaça aqui na minha região, somente as 3 marcas reinam - proboat, fluvimar e rionáutica )

Me aconselhem pois como falei.. Sou leigo e qualquer decisão nesse momento é perca de dinheiro na certa!

E agradeço a ajuda dos três.. Foram vocês que me ajudaram a um ano quando tive o problema de rotação no atual barco!

😆😆

Saudade de pegar alguns 3 pintas.. Melhor pescaria para mim hehehehe

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7 minutos atrás, IgorSalata disse:

Boa noite meus amigos, lendo os dois comentários pude concretizar uma coisa que me deixa feliz! De motor irei de yamaha 40hp 0 km ( o 50 mercury zero está um pouco fora do meu orçamento ) e como me falaram bem do yamaha atual vou nele!

Sobre o barco temos um dilema... Que envolve custo benefício e credibilidade!

Questão do bico fino e não semi chata. Estou um pouco enjoado do semi chata... Não olho com os mesmos olhos que via quando comprei o meu! hehehehe

Voltando ao dilema, hoje um fluvimar boto 5.5m sem nenhum tipo de acessório com 1.05 de fundo e 1.50 de boca ( segundo medidas do site ) custa R$17.000,00 ( liguei lá ) o que eu acho um exagero e não atende a pedida de algo mais largo e estável.. ( era meu sonho de consumo até colocar todos os acessórios e ele passar dos 22 mil )

Aqui na região além da fluvimar temos a RioNáutica... Para se não souberem o dono era sócio da fluvimar e se desentendeu e surgiu ela... Hoje ela está mais preocupada com venda de jets e fibra enfim... O barco igual ao pretendido... 1,20 de fundo com 1,60 de boca custa a bagatela de R$25.000,00, o que pra mim ja é barbaridade!!!

Agora fica a dúvida?

Devo aguardar os preços aumentarem ou diminuirem para eu tomar uma decisão ou devo arriscar uma marca menos conhecida no mercado e assumir os riscos?

Na pro boat o barco seco sem acessórios com chapa 2mm fundo e 1.5mm laterais ( 1.20m de fundo e 1.60m de boca ) está saindo na casa dos R$14.000,00 o que pra mim já é um preço mais justo e acessível. 

E agora? Qual decisão tomar? Buscar outra marca longe da minha região? Encarar o boto da fluvimar mesmo sendo menor ( nunca vi um calaça aqui na minha região, somente as 3 marcas reinam - proboat, fluvimar e rionáutica )

Me aconselhem pois como falei.. Sou leigo e qualquer decisão nesse momento é perca de dinheiro na certa!

E agradeço a ajuda dos três.. Foram vocês que me ajudaram a um ano quando tive o problema de rotação no atual barco!

😆😆

Saudade de pegar alguns 3 pintas.. Melhor pescaria para mim hehehehe

Se a marca for confiável e acessível a vc quanto a manutenção  e garantia,  excelente, eu mesmo já fiz isso comprei uma barco de uma fábrica aqui na região e  mandei customizar e entregaram aqui, já há 4 anos sem problemas e eu uso demais, melhor que comprar um barco, de longe, correr risco com frete e se tiver problema fica impossível levar a fábrica .   

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QUal seu tipo de pescaria ?

 

Nao falamos sobre isso... Mas vc tem que adequar o teu barco ao estilo de pesca.

 

Por exemplo nao me faz muito sentido um barco plataformado com bico fino, especialmente se o bico por um pouco alto (como referencia, procure os sargos, vc vai entender, eh um exemplo exagerado).

 

Se vc busca locomoçao interna, tb nao me faz sentido um barco plataformado. Se vc carregar muita tranqueira, cooler, malas, bolsas, etc, tb um plataformado pode nao ser a melhor opcao.

 

Se vc pesca mais bait (isca artificial), com certeza um bico fino nao é a melhor opcao.

 

pq? Pq pra quem faz uso dessas coisas quer colocar coisas entre os bancos, quer ter espaço, quer se movimentar no barco todo (e nao so num ponto), quer fazer trabalho de vara (e ai um bico fino complica).

 

Se vc pesca somente apoitado, linguiça, ai faz pouca diferença se é semi ou bico fino. Embora quase sempre o bico fino tem um projeto mais estreito na ponta, comendo espaço.

 

Se vc gosta de subir em "casinhas" , ou qqr tipo de estrutura, esquece o bico fino, pq na hora de subir e descer ele balanca e desliza muito mais, e com 140kg do teu pai, eh pedir pra quebrar uma perna ou se machucar..

 

enfim, a escolha nao é visual ou so onde pesca e sim o tipo de uso que fará.

 

sobre onde fazer o barco, isso tem q levar em conta seu poder de compra, nao adianta sonahr com fluvimar e so poder comprar o zeh da esquina...

tb tem que ser realista, comprar um barco sem renome só se for a fabrica pertinho de casa... pq se der problema (e as vezes da..) a dor de cabeça pra ir e voltar com gasolina a 10 reais é de querer vender td e comprar outro...

 se um acabamento de um barco nao te satisfaz ou vc queria TAL barco e nao da pra comprar, espere, junte dinheiro e compre mais pra frente.. pelo simples fato q vc vai sempre se cobrar q qria tal modelo e tal fabricante.. .diferente de uma jeans q custa 100 reais, um barco custa muito caro e tem documentacao etc... nao da pra daqui 1 ano trocar de novo se o $ eh curto.

 

de resto, pesquise antes.. tem muito material de quase todos os modelos aqui no forum, entre nos grupos de zap e pergunte pra qm tem.

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1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

QUal seu tipo de pescaria ?

 

Nao falamos sobre isso... Mas vc tem que adequar o teu barco ao estilo de pesca.

 

Por exemplo nao me faz muito sentido um barco plataformado com bico fino, especialmente se o bico por um pouco alto (como referencia, procure os sargos, vc vai entender, eh um exemplo exagerado).

 

Se vc busca locomoçao interna, tb nao me faz sentido um barco plataformado. Se vc carregar muita tranqueira, cooler, malas, bolsas, etc, tb um plataformado pode nao ser a melhor opcao.

 

Se vc pesca mais bait (isca artificial), com certeza um bico fino nao é a melhor opcao.

 

pq? Pq pra quem faz uso dessas coisas quer colocar coisas entre os bancos, quer ter espaço, quer se movimentar no barco todo (e nao so num ponto), quer fazer trabalho de vara (e ai um bico fino complica).

 

Se vc pesca somente apoitado, linguiça, ai faz pouca diferença se é semi ou bico fino. Embora quase sempre o bico fino tem um projeto mais estreito na ponta, comendo espaço.

 

Se vc gosta de subir em "casinhas" , ou qqr tipo de estrutura, esquece o bico fino, pq na hora de subir e descer ele balanca e desliza muito mais, e com 140kg do teu pai, eh pedir pra quebrar uma perna ou se machucar..

 

enfim, a escolha nao é visual ou so onde pesca e sim o tipo de uso que fará.

 

sobre onde fazer o barco, isso tem q levar em conta seu poder de compra, nao adianta sonahr com fluvimar e so poder comprar o zeh da esquina...

tb tem que ser realista, comprar um barco sem renome só se for a fabrica pertinho de casa... pq se der problema (e as vezes da..) a dor de cabeça pra ir e voltar com gasolina a 10 reais é de querer vender td e comprar outro...

 se um acabamento de um barco nao te satisfaz ou vc queria TAL barco e nao da pra comprar, espere, junte dinheiro e compre mais pra frente.. pelo simples fato q vc vai sempre se cobrar q qria tal modelo e tal fabricante.. .diferente de uma jeans q custa 100 reais, um barco custa muito caro e tem documentacao etc... nao da pra daqui 1 ano trocar de novo se o $ eh curto.

 

de resto, pesquise antes.. tem muito material de quase todos os modelos aqui no forum, entre nos grupos de zap e pergunte pra qm tem.

Astra vc está um pouco enganado ,  no Rio Paraná, Tietê  entre outras Regiões e como o colega é do Paraná deve ter visto muitos, é super comum e até recomendado barcos com bico finos  plataformados para a pesca de tucunaré que é a pescaria que mais se faz ,  aliás é o padrão lá , principalmente em Epitácio ,  barcos 5.5m ou 6m , com 2 bancos sendo o do meio mais largo pra se pescar em pé em cima ,  uma   plataforma grande, bico fino, fundo V mais largo, boca entre 1.50 a 1.60 , popa lavada e um 40 ou 50 espetado atrás, são lugares onde navegar com semichatas é muito desconfortável  e o pessoal que pesca apoitado Piapara , Pacu e Piauçu tb utilizam os mesmos barcos,  pois com agua sempre agitada o barulho das ondas batendo nas semichatas atrapalham .   O ideal é o colega não só ir pelo gosto, mas sim pelo que o pessoal da região costuma usar,  ao não ser claro se for um lugar mais tranquilo , ai sim semichata é mais confortável de se pescar    

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Minha pesca é totalmente generalizada...

Aqui em época boa pesco de tudo na água corrente, mandi na água suja em dias pós chuva, piau 3 pintas em 2 pontos bem certeiros que conheço em épocas que o peixe está comendo e praticamente muito pouco piapara pois elas ficavam antigamente na boca da comporta e ali teve muito rastão e hoje quase não tem peixes.. Em resumo a pesca apoitada aqui só é boa 2 a 3 meses do ano, teve uma época a anos atrás que valia a pena entrar na água corrente para pescar sempre mas hoje praticamente não.

Por isso hoje estou migrando aos poucos para a represa, que é bem larga ao meu ver ( pesco nas costas dela praticamente.. o melhor ponto de tucunaré hoje por exemplo é perto das boias de aviso da comporta ), eu não tive escolha a não ser migrar para a represa para ter alguma ação de peixe.

Faço pouco bait, pesco com iscas vivas ( camarão e lambari ) na maioria das vezes...

Alem disso tudo carrego 4 varas no máximo, uma caixa de isopor com bebida e uma caixa com as coisas de pesca.

Por isso o bico fino, além que a grande maioria aqui 95% utiliza bico fino ( de 10 bicos finos se ve 1 semi chata até mesmo na represa ).

Tenho receio de pegar ventos e marolas.. Ja peguei uma vez na represa ano passado.. de lado elas eram mais altas que a borda do meu barco e de proa com semi chata era quase impossível se locomover ( não cortava bem ) e tive que me abrigar por horas!

Querer eu até quero um fluvimar pela qualidade de acabamento somente que é espetacular! Mas de opção de personalização e as medidas do barco não me agradam... Dinheiro eu consigo aguardar! 

A fábrica da proboat fica a uma hora daqui.. Irei de barco da região mesmo pelo custo benefício! O Guto me encorajou a tentar.. 5 anos de garantia da estrutura e posso personalizar da minha forma.

Irei mandar algumas fotos de um projeto semi chato bem feito da largura que quero e os barcos standard bico fino deles!

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Nem olhei de onde o colega eh… se ele anda em paranazao tem q ser bico fino mesmo, chapa 2mm e popa lavada… nao tem muito o q ver…

 

fiquei atento ao q ele falou q nao tem problema dom marolas e todos por perto usam 15hp…. Tava inaginando um rio tranquilo.

 

falou q o pessoal da regiao eh inexperiente, paranazao eh pra qm manja.

 

de ele vai pea esses lugares, concordo com vc …. E no caso nem inventa muito: fluvimar na cabeca! La nao eh pra inventar  moda…

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Na verdade o rio aqui é Paranapanema, um fluente do Paranazão, mas segue o mesmo padrão! Em comportas aonde existe a represa as marolas são violentas, eu só não entro na água mesmo porque olho muito o tempo então só com tempo bom e sem vento... 

E na parte corrente abaixo da usina com ou sem vento por ser mais estreito é mais tranquilo, somente se o vento vir do contra mas ainda assim da pra ficar na água!

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17 horas atrás, Guto Pinto disse:

Minha opinião amigo:

-Primeiro pro seu pai mijar no barco melhor coisa é uma garrafinha dessas de 2l de desinfetante com alça, corta a ela fecha a tampa e faz um tipo cone,  melhor coisa, eu ja uso isso há anos, levanta põe o bilau lá dentro mija e joga fora lava e boa. 

 -Segundo sobre o barco, sim com 120 de fundo e 170 boca na medida de 5.5m será bem estável, são as mesma medidas do Marfim da Levefort, se for com fundo em V mais raso ou uma Semichata será mais estável ainda,  aí pode até fazer com 110  115 de fundo ,  a boca na minha opinão 1.60 já está ótimo, se for  6m melhor ainda .Porem tem locais que não comportam esse tipo de barco ´devido as marolas, acredito que seja seu caso, ai tem que ser V e bico fino mesmo como represas do Rio Paraná e alguns locais do Rio Grande e Tiete .  

-Terceiro sim um barco nessas medidas um 40 ou 50hp tocará fácil, um motor 40 é muito mais potente que um 25 ou 30 principalmente quando se põe peso. 

- Quarto chapa pra 40\50hp  tem que ser 2mm isso não tem nem conversa, e já põe 1.5mm na lateral .  

-Quinto marca de motor,  eu tive Yamaha 40hp faixa amarela, ja´andei muito no Mercury 40 e no 50 tanto Tohatsu como Mercury 50hp, o Yamaha  é um motor que anda muito bem, mais que o 40hp mercury original, ele tá mais econômico que os anteriores, medi o consumo várias vezes e fica entre 17 a 18 litros/h ,  tem um carburador só facilitando a manutenção,  eu tive por 2 anos e rodei 40horas com ele, o que na minha região deu em média 80 dias de pescarias, sim eu moro a 35min do rio ,  o motor nunca afogou, falhou  , ou qualquer coisa, o câmbio na frente facilita muito , e hoje ele está mais barato que o Mercury  ao contrário da época que tive onde custava R$3mil mais , a pintura, tanque , mangueiras são melhores tb.  O Mercury 40hp tire da lista pois vai comprar um 50 "capado"  , então caso for de Mercury vá no 50hp , o 50hp por ter 3 cilindros ele funciona mais macio e é mais silencioso que Yamaha , ele em litros\h bebe praticamente igual em torno de 17 litros\h  porém andará mais em torno de 3 a 4kmh , ou seja no fim do dia ele beberá menos e chegará na frente , o problema do Mercury, ele não tolera nosso combustível direito, se pegar um combustível ruim  piora mais ainda,  é recorrente esse motor juntar borra nas cubas entupindo giglês ,  e como ele tem 3 carburadores a manutenção é mais dificil,  além de tem que saber equalizar esses carburadores, do Yamaha com 2 chaves e uma escova de dente se necessário vc limpa ele na beira do rio.  Se for de Mercury  esgote as cubas todas vezes que for deixar ele parado ou deixe elas cheias mas funcione o motor pelo menos a cada 15 dias pra minimizar isso.  Entre os dois vai de vc,  minha opinião se for ter um uso mais continuo vá de Mercury, se for ficar tempo parado vá de Yamaha .   Não vá na história que  todas pousadas  e guias hoje  usam  Mercury pois ele é melhor ,  todas pousadas e guias compram ele porque era mais barato, ele não tem nada de inovador a mais são projetos da Tohatsu da década de 90 pintados de preto, eles sim são em sua maioria mais economicos mas pelo projeto , nada de tecnologia , e naõ sou fanboy de nenhuma marca não, tanto que hj temos 1 mercury, 1 tohatsu 1 mariner e 1 yamaha, kkk .  Eu voltei de uma pescaria agora no Xingu que a pousada comprou 10 Yamahas 40hp zero, porque?  Porque hoje ele tá 2mil mais barato que o Mercury, estou vendo uma galera comprando Yamaha 30hp hoje, pelo mesmo motivo, o Mercury tá 19 e o Yamaha 17 . 

As duas marcas são excelentes, só tem prós e contras. E um ressalvo como vai já gastar um $$ já parta pra um com partida elétrica, uma bateria de 50amp basta, tanto Mercury como o Yamaha vem com partida foriginal.  Um conselho , o Renato Barreto aqui do fórum tem um Fluvimar Boto com 40hp Yamaha  ,  barco muito usado nessas represas , se não me engano são 110cm fundo e 150 boca standart, dá uma perguntada pra ele como é o desempenho e comportamento do barco, as vezes um barco standart fique mais em conta que um projetado,  ou se caso sua região for boa pras semichatas o Calaça Grand flash bass todos  falam bem  dele

Concordo com tudo aí que o Guto escreveu, já tive o Mercury 40HP - 3 Cil. e atualmente estou com o Yamaha 40HP, ambos foram tirados zero na loja, posso falar que colocando todos os pros e os contras, a melhor opção é o Yamaha.  Acho o Mercury só é vantajoso para pousadas, guias ou para quem usa o motor semanalmente, se deixar ele parado muito tempo sem esgotar totalmente a cuba dos três carburadores, quando for usar vai dar BO.  Tirei o meu Yamaha em 2016 e ele nunca foi para uma oficina fazer nada, a única manutenção que eu mesmo faço é trocar o óleo da rabeta a cada 6 meses, já o Mercury periodicamente precisava visitar um mecânico, com algum probleminha.

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18 horas atrás, Guto Pinto disse:

Um conselho , o Renato Barreto aqui do fórum tem um Fluvimar Boto com 40hp Yamaha  ,  barco muito usado nessas represas , se não me engano são 110cm fundo e 150 boca standart, dá uma perguntada pra ele como é o desempenho e comportamento do barco, as vezes um barco standart fique mais em conta que um projetado,  ou se caso sua região for boa pras semichatas o Calaça Grand flash bass todos  falam bem  dele

Ainda estou com esse conjunto, e muito satisfeito com ele, navego em represas do Tietê e no Paranazão e o barco transmite muito segurança na navegação, mesmo em dias de vento com marolas.... Antes desse conjunto eu tinha um Marfim 5.5 TR da Levefort com um Mercury 40, e esse atual que eu tenho é bem superior em tudo, principalmente no acabamento.  Se alguém se interessar, tem as especificações e fotos desse conjunto aqui no forum, nesse link:   

 

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Fala Renato tudo beleza? Hoje andei em um boto da RioNautica ( cheguei faz uma hora da pescaria ), como comentei ali em cima é o mesmo boto da fluvimar, eram sócios etc.. expliquei! Falar pra você que eu ainda não senti total estabilidade como eu queria? Tem a mesma configuração que o seu! 1.10 de fundo mas se medir livre da 1.05 de fundo... Fui com um colega meu que é dono do barracão da minha empresa! Primeira vez pescando com ele também! Enfim! Liguei na Fluvimar o modelo 6 metros do teu barco hoje está na casa dos R$19.500,00 .

O proboat que comentei é até conhecido no tiete ( sigo um cara que pesca corvina e vi vários barcos da marca nos videos )... A maioria deles tem como marcação na lateral "PRO 550" "PRO 600" escrito... Me pediu R$16.500,00 por um barco com 1,25 ( livre 1,20 m ) de fundo e 1,60 de boca, com plataforma popa e proa e suporte para cadeira popa e proa também, viveiro largo e o mais importante chapa piso em tudo... Tudo o que queria de acessório!

Agora estou tentado.. Pego algo mais "confiável" como fluvimar que sei que posso contar com o que precisar e que não terei problemas de acabamento, ou arrisco o proboat ( moro perto da fábrica ) com acabamento inferior em alguns aspectos mas muito mais completo de acessórios... 

Ainda estou na labuta de encontrar alguém por mais que eu não tenha amizade que tenha um barco um pouco mais largo que o boto pra ver se a diferença é tão gritante assim como já ouvi ou é só papo...

Infelizmente barcos com medidas de 1,20 já são modelos em formato de lancha e estou tendo dificuldade de encontrar aqui na região.. Também não sei se o 40 perde muito desempenho com essas medidas! 

Sobre o motor felizmente tirei um 40 zero na yamaha ontem a tarde! Fui la preencher a papelada e por infelicidade não tinha em estoque! Mas me deram um prazo de 2 semanas para me entregarem!

Hoje com partida me saiu R$20.000,00 financiado ( 24 mil ) dado de entrada 6 mil e o restante em 36 vezes... Não era o que queria ( financiar ) mas o barco está mais caro do que imaginava...

Sigo na labuta agora de encontrar um barco mais largo para testar! Se alguem aqui souber quem tenha um barco nessas medidas e com motorização parecida e puderem me avisar iria ficar muito feliz de trocar uma ideia!

Preciso ter certeza do que quero pois querendo ou não o conjunto é o preço de um carro popular! O que pra quem ta começando a vida como eu é um pouco complicado ( principalmente a esposa ) kkkk

 

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19 minutos atrás, IgorSalata disse:

Fala Renato tudo beleza? Hoje andei em um boto da RioNautica ( cheguei faz uma hora da pescaria ), como comentei ali em cima é o mesmo boto da fluvimar, eram sócios etc.. expliquei! Falar pra você que eu ainda não senti total estabilidade como eu queria? Tem a mesma configuração que o seu! 1.10 de fundo mas se medir livre da 1.05 de fundo... Fui com um colega meu que é dono do barracão da minha empresa! Primeira vez pescando com ele também! Enfim! Liguei na Fluvimar o modelo 6 metros do teu barco hoje está na casa dos R$19.500,00 .

O proboat que comentei é até conhecido no tiete ( sigo um cara que pesca corvina e vi vários barcos da marca nos videos )... A maioria deles tem como marcação na lateral "PRO 550" "PRO 600" escrito... Me pediu R$16.500,00 por um barco com 1,25 ( livre 1,20 m ) de fundo e 1,60 de boca, com plataforma popa e proa e suporte para cadeira popa e proa também, viveiro largo e o mais importante chapa piso em tudo... Tudo o que queria de acessório!

Agora estou tentado.. Pego algo mais "confiável" como fluvimar que sei que posso contar com o que precisar e que não terei problemas de acabamento, ou arrisco o proboat ( moro perto da fábrica ) com acabamento inferior em alguns aspectos mas muito mais completo de acessórios... 

Ainda estou na labuta de encontrar alguém por mais que eu não tenha amizade que tenha um barco um pouco mais largo que o boto pra ver se a diferença é tão gritante assim como já ouvi ou é só papo...

Infelizmente barcos com medidas de 1,20 já são modelos em formato de lancha e estou tendo dificuldade de encontrar aqui na região.. Também não sei se o 40 perde muito desempenho com essas medidas! 

Sobre o motor felizmente tirei um 40 zero na yamaha ontem a tarde! Fui la preencher a papelada e por infelicidade não tinha em estoque! Mas me deram um prazo de 2 semanas para me entregarem!

Hoje com partida me saiu R$20.000,00 financiado ( 24 mil ) dado de entrada 6 mil e o restante em 36 vezes... Não era o que queria ( financiar ) mas o barco está mais caro do que imaginava...

Sigo na labuta agora de encontrar um barco mais largo para testar! Se alguem aqui souber quem tenha um barco nessas medidas e com motorização parecida e puderem me avisar iria ficar muito feliz de trocar uma ideia!

Preciso ter certeza do que quero pois querendo ou não o conjunto é o preço de um carro popular! O que pra quem ta começando a vida como eu é um pouco complicado ( principalmente a esposa ) kkkk

 

Olá Igor, realmente os preços de barcos e motores subiram muito, e segundo as lojas e fabricantes o motivo da alta foi a pandemia, aumento das matérias primas e o dólar alto.  Mas o jeito é pesquisar com calma e chorar uns descontos com a fabricas de barco, mas pelo menos o motor já está garantido né, já é meio caminho andado.   Abraços e boas negociações! legal::

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Boa noite amigo, pense também no valor de revenda, caso algum dia você precisar se desfazer ou até fazer um upgrade. Vá em marcas renomadas do mercado, pois terá facilidade maior em fazer negócio e também em possível depreciação. Como os valores subiram muito a tendência é que não valorizem ao longo do tempo igual ocorreu há um tempo atrás. 

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