Ir para conteúdo

Ajuda escolha de molinete


Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem ?!

Todo ano estou fazendo uma pescaria nas represas do rio Teles Pires. Foco é tucunaré, mas sempre entra algumas cachorras de diversos tamanhos. 

A pescaria e feita de caiaque, no ultimo ano utilizei basicamente 3 conjuntos, duas carretilhas, com vara de 17 e 20 lbs, e outro com um molinete symetre 2500 e uma vara de 17 lbs 7 pés.

Agora, duas situações que senti na pescaria, primeira que achei as varas de 17 e 20 lbs pouco esportivas, pois maioria dos tucunas que entravam era de médio porte, porém, se quiser brincar com algum trairão ou cachorras, preciso delas. Segunda situação, a vara de molinete e muito longa e muito ruim de manuseio no caiaque, principalmente quando entra no meio das pauleiras (ponta fica pra fora do caiaque).

Pensando em resolver esses entraves para a pescaria deste ano, pensei em montar um conjunto de molinete mais "finesse" para compensar um pouco outros equipamento um pouca mais pesados. Recentemente adquiri uma vara loki molinete 14 lbs e 6 pés. Aqui que entra a minha duvida, continuo usando esse symetre 2500, ou posso arriscar e levar um nasci 1000 para compor esse conjunto? capacidade de linha do nasci é entorno de 90 a 100 metros de g sol x4 20 lbs (linha que pretendo usar no conjunto).

Nasci 1000 ficaria legal ou arriscado quando entrar um 50 UP? 

normalmente molinete uso para jigs, jig head e colheres.

 

Se alguém puder me dar uma dicam ficarei muito grato!

desde já obrigado, e boas pescarias a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Parzianello disse:

Olá pessoal, tudo bem ?!

Todo ano estou fazendo uma pescaria nas represas do rio Teles Pires. Foco é tucunaré, mas sempre entra algumas cachorras de diversos tamanhos. 

A pescaria e feita de caiaque, no ultimo ano utilizei basicamente 3 conjuntos, duas carretilhas, com vara de 17 e 20 lbs, e outro com um molinete symetre 2500 e uma vara de 17 lbs 7 pés.

Agora, duas situações que senti na pescaria, primeira que achei as varas de 17 e 20 lbs pouco esportivas, pois maioria dos tucunas que entravam era de médio porte, porém, se quiser brincar com algum trairão ou cachorras, preciso delas. Segunda situação, a vara de molinete e muito longa e muito ruim de manuseio no caiaque, principalmente quando entra no meio das pauleiras (ponta fica pra fora do caiaque).

Pensando em resolver esses entraves para a pescaria deste ano, pensei em montar um conjunto de molinete mais "finesse" para compensar um pouco outros equipamento um pouca mais pesados. Recentemente adquiri uma vara loki molinete 14 lbs e 6 pés. Aqui que entra a minha duvida, continuo usando esse symetre 2500, ou posso arriscar e levar um nasci 1000 para compor esse conjunto? capacidade de linha do nasci é entorno de 90 a 100 metros de g sol x4 20 lbs (linha que pretendo usar no conjunto).

Nasci 1000 ficaria legal ou arriscado quando entrar um 50 UP? 

normalmente molinete uso para jigs, jig head e colheres.

 

Se alguém puder me dar uma dicam ficarei muito grato!

desde já obrigado, e boas pescarias a todos.

de caiaque nao manjo nada , mas da uma olhada no que o Fabio baca usa e veja algo similar,Óculos Polarizado Matuto by Fábio Baca ( https://www.anglerbrasil.com.br/vestu... ) Vara Okuma Citrix 8-17lb ( https://www.anglerbrasil.com.br/varas... ) Molinete Daisen Diago 1000 ( https://www.anglerbrasil.com.br/molin... ) Linha YGK XBRAID Upgrade 45lb ( https://www.anglerbrasil.com.br/linha... ) Líder YGK Galis Absorber FC, 35lb (https://www.anglerbrasil.com.br/linha... )

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O molinete 1000, pela própria fragilidade do material, tem um drag menor, então se entrar um cavalo, não vai ter como segurar para ele não entrar galhada adentro.

Acredito que um tamanho 2000 se prestaria melhor, principalmente em se falando de shimano, pois os tamanhos dessa marca são relativamente menores que os daiwa, marine sports, okuma, etc (normalmente os tamanho 1000 da shimano se equivalem aos 500 das outras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira com pé nas costas a intuito de comparação  eu pesco aqui no meu rancho no Rio Pardo Pacus no sistema de batida usando motor elétrico, ou seja com barco solto , Pacu briga muito mais que um Tucunaré , apesar de brigar limpo . Eu utilizo vara Daiwa Revros  15lbs e Molinete Venator 1500 que é mesma capacidade de linha do Nasci 1000, ou  seja 90 a 100m de mono 0.25mm,   já tirei Pacus de até 9kg com esse conjunto , utilizo tb o mesmo conjunto pros Tucunas aqui mas dificilmente aqui eles passam de 45cm.  Tucuna no Teles Pires dificilmente passam de 60cm  ou 4kg  então colega manda ver se vc quer um conjunto mais leve, mesmo porque um Shimano 2500 fica grande pra uma vara de 14lbs.  Só acho que uma linha multi 20lbs é pouco pra tucuna pois ele briga sujo, escolha pelo menos 30lbs e não precisa colocar muita linha ainda mais que vc pesca de caiaque onde os arremessos são mais curtos, minha opinião 60m de linha da pra brigar com qualquer tucuna até seus 4kg 5kg .   Esse ano mesmo vou pro teles pires pescar e meus dois conjuntos serão 2 liger e 2 varas Black Widow 14lbs não precisa mais que isso . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2023 em 17:29, Guto Pinto disse:

Tira com pé nas costas a intuito de comparação  eu pesco aqui no meu rancho no Rio Pardo Pacus no sistema de batida usando motor elétrico, ou seja com barco solto , Pacu briga muito mais que um Tucunaré , apesar de brigar limpo . Eu utilizo vara Daiwa Revros  15lbs e Molinete Venator 1500 que é mesma capacidade de linha do Nasci 1000, ou  seja 90 a 100m de mono 0.25mm,   já tirei Pacus de até 9kg com esse conjunto , utilizo tb o mesmo conjunto pros Tucunas aqui mas dificilmente aqui eles passam de 45cm.  Tucuna no Teles Pires dificilmente passam de 60cm  ou 4kg  então colega manda ver se vc quer um conjunto mais leve, mesmo porque um Shimano 2500 fica grande pra uma vara de 14lbs.  Só acho que uma linha multi 20lbs é pouco pra tucuna pois ele briga sujo, escolha pelo menos 30lbs e não precisa colocar muita linha ainda mais que vc pesca de caiaque onde os arremessos são mais curtos, minha opinião 60m de linha da pra brigar com qualquer tucuna até seus 4kg 5kg .   Esse ano mesmo vou pro teles pires pescar e meus dois conjuntos serão 2 liger e 2 varas Black Widow 14lbs não precisa mais que isso . 

Caro Guto, antes quero deixar claro que respeito sua opinião e sei do grande pescador que vc é. Mas vou explicar porque discordo dela. Como vc disse, pacu briga limpo, eu mesmo uso molinetes tamanho 500 com linha mono 0,25 mm em pesqueiros para brincar com pacus e carpas, alguns passando dos 10 kg e tiro tranquilamente, desde que tenha paciencia.

Porém a pesca do tucuna é diferente, ele é um peixe que se vc não tiver material para segurar as primeiras corridas dele, fatalmente irá enroscar em galhos submersos, pois ele só vive perto deles. O nasci 1000 possui, se não me engano 2,5 kg de drag, o que acho pouco para segurar um tucuna bom. Já o Venator é melhor nesse aspecto, o drag é bem maior, só que ele não está sendo mais vendido. Por isso sugeri um molinete um pouco maior, o 2000 já terá uns 3,5 a 4 kg de drag que será bem melhor para evitar que o tucuna leve a isca para os galhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parzianello,

Acredito que todas as postagens feitas são válidas, embora as características de cada pescador (em termos de preferências) "direcionam" os modelos / marcas.

Sempre fui pescador que usa molinetes, independente do que for pescar. Nada contra as carretilhas, pois se trata mesmo de preferência.

Depois que utilizei molinetes da Ryobi, em particular da linha Zauber, cheguei no meu limite de exigência (em termos de benefício x custo

São precisos, de porte menor, com boa capacidade de linha (para o propósito desejado), ótimo drag - excelentes para o desempenho de pesca esportiva.

Claro que as marcas concorrente apresentam seus modelos (tão bons quantos), mas nada me "apeteceu" para uma mudança...

Para não haver dúvida, tenho alguns molinetes Daiwa e Shimano, mas estão ficando "empoeirados".

Pela sua discrição, o 3.000 seria o mais adequado para seus propósitos. Veja o molinete e suas principais características. 

Não são fáceis de serem achados no nosso mercado, mas eles estão nas plataformas do E-bay e Ailexpres

1353264513_RyobiZauber.JPG.4b3b772abab4f4057bbbbc587c699353.JPG  1382126042_DetalhesRyobiZauber.JPG.2251c9e51fc70c0415e12e354dd58836.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leandro Gofert disse:

Caro Guto, antes quero deixar claro que respeito sua opinião e sei do grande pescador que vc é. Mas vou explicar porque discordo dela. Como vc disse, pacu briga limpo, eu mesmo uso molinetes tamanho 500 com linha mono 0,25 mm em pesqueiros para brincar com pacus e carpas, alguns passando dos 10 kg e tiro tranquilamente, desde que tenha paciencia.

Porém a pesca do tucuna é diferente, ele é um peixe que se vc não tiver material para segurar as primeiras corridas dele, fatalmente irá enroscar em galhos submersos, pois ele só vive perto deles. O nasci 1000 possui, se não me engano 2,5 kg de drag, o que acho pouco para segurar um tucuna bom. Já o Venator é melhor nesse aspecto, o drag é bem maior, só que ele não está sendo mais vendido. Por isso sugeri um molinete um pouco maior, o 2000 já terá uns 3,5 a 4 kg de drag que será bem melhor para evitar que o tucuna leve a isca para os galhos.

Pacu nativo é um pouco diferente ,  ja perdi uns  de acabar a linha, kkkkkkkkk de não dar tempo de fazer nada.  Mas o colega quer um conjuntinho mais leve,  pra encaixar numa vara 14lb dificil achar um molinete forte que encaixe bem pra ficar equilibrado e um bom arremesso.  Principalmente os shimanos ,  ideal era um molinete que caiba 110m a 130m de 0.25 e tenha um tamanho e peso bons. Meus shinanos 2500 acho tds grandes e pesados pras varas 12 a 15lb que uso aki.  Acabo por usando alem do venator 1500 os saints urano 1000 e 2000, okuma ceimar 25 e o zeeo 1000 .  Eu sou adepto do ul  pra tucuna amarelo aki até seus 2kg eu uso pra ter idéia um Rapala mini ou truly 500 com vara 6lbs. 

 

FB_IMG_1678108678776.jpg

FB_IMG_1678108689737.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parzianello, se quiser tentar um molinetinho que me surpreendeu positivamente é este Kastking Megatron, tenho dois 2000 e mais um 5000 e tenho feito muitas pescarias no mar pegando carapaus de mais de quilo e diversos outros peixes bons de briga. O drag é muito bom, mas entra naquela coisa dos disco de "carbono made in china" que até já criei um post aqui, se tiver a famigerada lista branca no meio deles, é melhor substituir pelos da Pro Fish Carbon do Marcelo que são muito mais garantidos, pois eles até vão durar, mas pode ser que dê pau logo. Pode ver pelos comentários do pessoal que comprou, veja os modelos do 2000 ou 3000, são modelos bem pequenos mas que cumprem a contento o que se espera deles. inclusive os discos de freio dos Kastking são na mesma medida dos discos do Stradic da Shimano, então fica mais fácil a troca se for necessária.

https://pt.aliexpress.com/item/1005001722414671.html?spm=a2g0o.store_pc_groupList.8148356.13.38f638262GzLk6&pdp_npi=2%40dis!BRL!R%24 450%2C74!R%24 193%2C84!!!!!%402101f4a116781104687037838e8a79!12000017339437591!sh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal muito obrigado pelas dicas e ajuda de vocês. Vi que alguns postaram algumas ótimas dicas de molinete para adquirir, porém ja possuo os modelos mencionados e nao pretendo adquirir outro por agora. Objetivo e tentar formar um conjunto mais equilibrado possível com os equipamentos que ja possuo.

O nasci mil possui um drag de 3 kg, enquanto symetre acho que chega perto dos 5 kg, tbm possuo um revros 2000, mas tem menos drag que o nasci apesar do tamanho próximo.

Vou acabar tentando seguir a dica do Guto, e usar o nasci 1000 como primeira opção, mas não descartando as dicas dos demais, irei deixar o symetre pronto no banco de reservas, caso eu sinta que o nasci não esteja dando conta do recado, faço a mudança na pescaria mesmo.

Acho que vou acabar tbm aumentado a libragem da linha, tinha intencao de usar uma de 20 lbs, mas partirei para uma de 30. 

Pensando em usar uma linha de maior bitola no molinete, melhor partir para uma 8x? ou continuo com 4X?

vou ter maior distância de arremesso com a 8x?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Parzianello disse:

Pessoal muito obrigado pelas dicas e ajuda de vocês. Vi que alguns postaram algumas ótimas dicas de molinete para adquirir, porém ja possuo os modelos mencionados e nao pretendo adquirir outro por agora. Objetivo e tentar formar um conjunto mais equilibrado possível com os equipamentos que ja possuo.

O nasci mil possui um drag de 3 kg, enquanto symetre acho que chega perto dos 5 kg, tbm possuo um revros 2000, mas tem menos drag que o nasci apesar do tamanho próximo.

Vou acabar tentando seguir a dica do Guto, e usar o nasci 1000 como primeira opção, mas não descartando as dicas dos demais, irei deixar o symetre pronto no banco de reservas, caso eu sinta que o nasci não esteja dando conta do recado, faço a mudança na pescaria mesmo.

Acho que vou acabar tbm aumentado a libragem da linha, tinha intencao de usar uma de 20 lbs, mas partirei para uma de 30. 

Pensando em usar uma linha de maior bitola no molinete, melhor partir para uma 8x? ou continuo com 4X?

vou ter maior distância de arremesso com a 8x?

 

8x arremessa mais 4x mais resistente a abrasão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2023 em 14:55, Parzianello disse:

Pessoal muito obrigado pelas dicas e ajuda de vocês. Vi que alguns postaram algumas ótimas dicas de molinete para adquirir, porém ja possuo os modelos mencionados e nao pretendo adquirir outro por agora. Objetivo e tentar formar um conjunto mais equilibrado possível com os equipamentos que ja possuo.

O nasci mil possui um drag de 3 kg, enquanto symetre acho que chega perto dos 5 kg, tbm possuo um revros 2000, mas tem menos drag que o nasci apesar do tamanho próximo.

Vou acabar tentando seguir a dica do Guto, e usar o nasci 1000 como primeira opção, mas não descartando as dicas dos demais, irei deixar o symetre pronto no banco de reservas, caso eu sinta que o nasci não esteja dando conta do recado, faço a mudança na pescaria mesmo.

Acho que vou acabar tbm aumentado a libragem da linha, tinha intencao de usar uma de 20 lbs, mas partirei para uma de 30. 

Pensando em usar uma linha de maior bitola no molinete, melhor partir para uma 8x? ou continuo com 4X?

vou ter maior distância de arremesso com a 8x?

 

Dentro todo contexto, já bati muita cabeça nessas questões rsrs... mas uma linha que adaptei para molinetes nessa mesma finalidade foi a Max Force PE 8X 300m / 0,24mm - 26 Lbs, "fininha" e "lisa" além de forte e barata, consegui enfim superar meus arremessos num patamar satisfatório para diversão sem stress com iscas artificiais e peixes nessa faixa;

 

Uma conclusão pessoal é que molinete e bem menos "tolerante" com linhas grossas que "carretilhas", proporcionalmente falando... tipo você coloca uma linha 0,30 numa liger que ela arremessa legal, embora caiba pouquinha linha né, mas coloca uma linha 0,30 num molinete 1000 para você ver....passa raiva o dia todo rsrs... uma "zuadeira" no ouvido e arremessos de 15 (Forçado rs) metros kkkkk

Então minha sugestão é como não tem nada perfeito, mas no seu caso como a proposta é melhor esportividade e prazer na pescaria arrisco diminuir o molinete e a libra da linha proporcionalmente, ficará mais satisfeito certamente e terá uma pescaria mais prazerosa dentro de seu propósito... mesmo se estourar um "peixão" uma vez ou outra, mas garantirá uma bela historia para contar depois kkkk afinal as melhores estorias são as dos peixes que "perdemos"....rsrs...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...