Ir para conteúdo

Motor Evinrude 35 hp 3 cilindros!!


Posts Recomendados

Salve salve galqera !!!

Pessoal, alguém já teve o Jhonson / Evinrude 3 cilindros? Sabem me dizer se é um motor econômico e andador?

Encontrei um em ótimas condições, com partida e Power trim original, muito conservado!!! Opinem por gentileza!!!

 

Sei que é descontinuado o motor e peças são um pouco difícil de encontrar, mas está bem conservado e acredito que vai tempo ainda dando aquela manutenção merecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ariel já andei, e aqui onde pesco na epoca do clube náutico no fim década de 90  tinha vários montados em lanchinhas ,  ele é  silencioso,  bebia menos que o Evinrude 30hp  e andava bem mais, puxava esqui fácil naquelas lanchas mistral de 5 ou 5,5m.  Os contra vc mesmo já citou motor saiu muito pouco tempo acredito que de 96 a 2000 . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Ariel já andei, e aqui onde pesco na epoca do clube náutico no fim década de 90  tinha vários montados em lanchinhas ,  ele é  silencioso,  bebia menos que o Evinrude 30hp  e andava bem mais, puxava esqui fácil naquelas lanchas mistral de 5 ou 5,5m.  Os contra vc mesmo já citou motor saiu muito pouco tempo acredito que de 96 a 2000 . 

Grande Guto!!! Isso mesmo, o que estou pegando é 2000, comentaram que gasta como um Sea pro só que anda mais, da para confiar nessa informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Ariel Strey disse:

Grande Guto!!! Isso mesmo, o que estou pegando é 2000, comentaram que gasta como um Sea pro só que anda mais, da para confiar nessa informação?

Igual Seapro não sei acho dificil , pode ser se o Seapro tiver com um peso excesivo andando esguelado esse 35 beba menos pq é mais forte. Mas era mais economico que os evinrude 30hp sim . Mas que anda mais sim com certeza alias ele anda bem proximo do 40. Lembro que fui numa pousada no Grande na decada de 90 e o dono tinha um desse no manche ele deixava longe o Suzuki 30 que era o motor que mais andava lá na epoca. Mas o bichinho é bruto pesa 68kg. Se não me engano esse 35 com trim e comando ate vinha com helice de 4 pás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Igual Seapro não sei acho dificil , pode ser se o Seapro tiver com um peso excesivo andando esguelado esse 35 beba menos pq é mais forte. Mas era mais economico que os evinrude 30hp sim . Mas que anda mais sim com certeza alias ele anda bem proximo do 40. Lembro que fui numa pousada no Grande na decada de 90 e o dono tinha um desse no manche ele deixava longe o Suzuki 30 que era o motor que mais andava lá na epoca. Mas o bichinho é bruto pesa 68kg. Se não me engano esse 35 com trim e comando ate vinha com helice de 4 pás. 

Obrigado mais uma vez pelo conhecimento Guto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Nao confunda evinrude com mercury ehhehe

 

mercury 30/ seapro eh outra coisa dum evinrude….

 

 

Sim sim ... Já tive Mercury, inclusive 4 tempos e 2 tempos ... Já tive evinrude 15, 25 só falta esse 35 para lista ... Kkkk mas como comentei, foi oque comentaram comigo .... Como nunca tive o 35 fiquei curioso para saber se era vdd ou não, visto que já conheço o Sea pro ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 14/03/2023 em 22:11, Guto Pinto disse:

Igual Seapro não sei acho dificil , pode ser se o Seapro tiver com um peso excesivo andando esguelado esse 35 beba menos pq é mais forte. Mas era mais economico que os evinrude 30hp sim . Mas que anda mais sim com certeza alias ele anda bem proximo do 40. Lembro que fui numa pousada no Grande na decada de 90 e o dono tinha um desse no manche ele deixava longe o Suzuki 30 que era o motor que mais andava lá na epoca. Mas o bichinho é bruto pesa 68kg. Se não me engano esse 35 com trim e comando ate vinha com helice de 4 pás. 

O Guto, a hélice de 4 pás anda.mais que a de 3 pás?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu caro, vc esta cainda na arapuca de simplificar uma das ciencias menos exatas que existem...

 

diria que nao devem haver nem 400 pessoas no mundo altamente especializadas em helices.

 

Se a embraer que é a mais tecnologica empresa do país e talvez a igualmente empresa aerea mais tecnologica do mundo, consegue produzir ou se interessa em tal feito , deixando isso nas maos de quem realmente manja, imagina a gente aqui.

 

Ha inúmeras variações numa mesma helice, como raco, ou rack, diametro, passo, fator de desvio, desenho,utilidade entre tantos outros, que certamente, reduzir pra 2, 3 ou 4 pás vai acabar te colocando num erro e custo gigantesco.

 

E isso não é demérito, falha, falta de estudo ou qqr coisa assim de qm qr q fale aqui no forum, é que realmente é algo complicado.

 

Uma helice de 3 pás pode ser muito melhor que uma de 4. Em todos os sentidos. Desde que bem projetada para aquele motor.

 

E pode ser que seu motor nao tenha capacidade (potencia bruta) pra conseguir extrair ou menos daquele desenho fantastico ...

 

Mas vamos la, vamos excluir todas as variantes do assunto e simplificar para numeros de pas.

 

Na teoria, qto menos pas, maior sera a velocidade obtida, pois ela gera menos arrasto e consegue deslocar mais massa (agua) em alta velocidade.

 

Mais pás, aumenta consideravelmente o arrasto e diminui a qtdd de deslocamento.

 

Entao pq nao usamos 2 pas? ou 1? pq a vibração gerada é muito grande, como precisa de mais rpm pra deslocar mais massa, precisa de mais motor, logo consumo maior.

 

Entao pq tem barcos com 4 ou 5 pas? Pq assim consegue-se diminuir o rpm do motor e consequentemente da helice, permitindo que em baixa rpm ela desloque a mesma qtdd de massa (mas em alta rpm inverte a equacao), assim se consegue ir mais longe com menos combustivel, mas demora mais.

 

Ahhh mas meu vizinho tinha uma bassboat com 5 mil cavalos e 3 jegues em cima, com 3 pas, mudou rpa 4 pas e andou mais. entao vc  é burro e merece ficar quieto.

 

Calma lá amiguinho, um motor de 5 mil cavalos, puxando um barco de 300kilos, nao sofrera nenhuma perde de força ao usar 4 pás. Mas conseguira planar mais rapido, andar em rpm menor com a mesma velocidade media (cruzeiro) e a helice foi desenhada para compensar a perca de cavitacao ou performance.

 

Pode ser que a helice de 3 pas nao era adequada pro peso, pode ser mil coisas...

 

Em resumo, nao da pra cravar um resultado.

 

Na pratica, motores de baixa cilindrada (e aqui coloco qqr coisa abaixo de 150hp), irao render melhor com 3 pas, a nao ser que vc ande com muito peso, em distancias muito longas (tipo carregar 10 toneis de 100 litros de gasolina, por 18 horas seguidas rio acima), onde chegar 1 ou2 horas a mais ou a menos nao fara a menor diferenca.

 

Pra pescadores, e nessa sua potencia ai, vai de 3 pas e seja feliz.

 

Comece a estudar sobre raco ou rack, diametro, passo, materiais , q vale muito mais a pena (tem textos meus no forum rpa ajudar).

 

deixo maiores explicacoes pro guto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um vídeo no YouTube o cara testou as hélices de 3 e 4 pás.

A de 3 pás atingiu velocidade final de 57km/h, a de 4 pás atingiu velocidade final de 54km/h mas com o planeio mais rápido!

Motor 50 Hp Mercury no manche, barco semi chato, descendo o rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Lairto disse:

Vi um vídeo no YouTube o cara testou as hélices de 3 e 4 pás.

A de 3 pás atingiu velocidade final de 57km/h, a de 4 pás atingiu velocidade final de 54km/h mas com o planeio mais rápido!

Motor 50 Hp Mercury no manche, barco semi chato, descendo o rio.

Fala mestre Lairto, também vi esse vídeo, foi aí que surgiu a minha dúvida...rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ariel se vc cita o 35hp 3cil. Muitas lanchinhas aki no fim dos 90 usavam ele, e boa parte com helice 4 pás, elas  levantavam esqui  facilmente. E os 3 pás nesse motor maioria vinham helice de inox de fabrica.  Eu primeiro motor foi um Mercury 7.5hp e ele vinha com helice 2 pás,  depois mudei pra 3 pás, bixinho mudou da agua pro vinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...