Ir para conteúdo

Proibida a venda de tucunaré em manaus


Posts Recomendados

Última vez que estive lá vi muitos tucunaré e Aruanãs sendo comercializados ali no Porto, é uma situação complicada muitos ali precisam vender seus peixes pra sustentar suas famílias, acho que o ideal não seria proibir porque aquilo faz parte da cultura local mas sim fiscalizar pra espécie sentir o mínimo possível, inibir os grandes matadores sem proibir o ribeirinho que tem aquilo como sua fonte de renda.

O problema é se falar em fiscalização séria no país dos "espertos" pra não dizer outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma situação extremamente complexa.... quem garante que reduzindo a exploração do tucunaré não aumentará o consumo de outras espécies causando um desequilíbrio ainda maior??

O consumo de outras carnes (bovina, suína e aviária) passa por inspeção sanitária e controle de todo o meio de produção já a pesca não.

Acredito que a solução seria a ampliação da criação em cativeiro em parceira com a população ribeirinha, municípios e estados. Gerando maior controle sanitário, melhor retorno financeiro e preservação ambiental. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Vitor Quadra disse:

 

Acredito que a solução seria a ampliação da criação em cativeiro em parceira com a população ribeirinha 

A criação em cativeiro parece mesmo ser a solução para preservação das espécies nativas.

O problema da criação em cativeiro é o custo final, eu não entendo do assunto mas sou consumidor e sempre vejo no mercado filés de tilápia a bandeja sendo vendida há $69 o kg às vezes até penso em comprar mas me recuso a pagar quase $70 em um 1kg de um peixe popular, só pra constar paguei nesse mesmo local $50 e poucos reais nesse salmão que deu aproximadamente 2kg!!,

20230717_155224_1.jpg

 

Assim fica difícil às contas fecharem e as coisas darem certo por aqui.

Resumindo: se criar um projeto para criação de peixes naquela região rapidamente os pescados teriam um aumento de no mínimo 300% ai fica difícil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada é simples nesse processo !

image.png.c70383722aa603e6ec68c56c2ec92c5a.png

Mais importante que estabelecer a proibição de comércio com peixes silvestres, é definir uma política de incentivo à criação em cativeiro das espécies !

Vou mais longe, afirmando que uma das possibilidades de aumento de proteínas na alimentação escolar, pode vir do peixe no cativeiro.

A rapidez de crescimento e procriação de algumas espécies (dentre elas a tilápia) permite um fluxo de comercialização contínuo.

Algumas pessoas irão insistir que o "sabor" do criado em cativeiro é diferente do silvestre, e estarão certas nessa afirmação!

Mas hoje em dia qual a repercussão da criação e consumo de frangos na nossa alimentação ? Seria possível sem genética aprimorada ?

Ficando apenas na amostragem comparativa do frango x tilápias, já é tema para muita ponderação...

Aos que não estão "ativos", lembro que a enorme quantidade de salmão consumido no País tem origem chilena, de criação em fazendas...

Quanto maior a demanda de qualidade (não apenas para o peixe), maior será o empenho dos criadores em buscar seu nicho.

Nada contra assar seu peixinho na barranca do rio (um mínimo dentro da cadeia de alimentação ecológica), mas apenas como celebração !

Precisamos SIM, buscar alternativas de criação que permitam nossas matrizes silvestres coexistirem para funções mais nobres - pesca esportiva

Temos sempre um que de hábito cultural, é verdade, mas somos nós próprios que precisamos mudar por conta própria...

Finalizando, vocês se lembram nos primórdios da pesca esportiva, quando Rubinho (Rubens Almeida Prado) soltava os peixes ? Pois é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano de minha parte, a medida foi tomada pelo prefeito de Manaus, ou seja, a área definida é exclusivamente no município do "alcaide" (prefeito). A medida poderá ser estendida para outros municípios, desde que a legislação deles o permita... lembrando SEMPRE que a PESCA ESPORTIVA tem uma boa representatividade (direta ou indiretamente) nas "receitas" dos municípios. Proibição de matar determinadas espécies é salutar a partir de uma fiscalização nos pontos em que os "indivíduos" são comercializados... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre serei a favor e pratica da pesque e solte, desde que seja implantada de forma inclusive e não só punitiva.

Dentro do contexto de Manaus "julgaria" que seria positivo uma lei dessa (Teoria), mas é complexo na prática.

Vamos torcer para que os povos mais humildes sejam ouvidos e respeitados, de forma efetiva incluidos no processo de mudança para uma evolução efetiva e não só mais explocação através de imposições e mais agravamento do sofrimento dos mais necessitados.

 

Vários comentarios acima fico confortavel e esperançoso ao compartilhar das ideias com "Bom senso" de vários amigos pescadores...a Pesca tem futuro sim nesse páis e vamos que vamos cada dia mais aprendendo a incluir todas as categorias e seres humanos em uma evolução saudavel e razoavel para todas as culturas e povos! 


Vamos ser mais feliz Brasil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...