Ir para conteúdo

Seca na Amazônia em 2024 será pior que 2023.... será?...


Posts Recomendados

Escutei esse rumor, baseado em dados históricos, desde ano passado quando voltava da Amazônia...eis que me deparo com recentes noticias;

 

Acabei de ler essa reportagem e gostaria de compartilhar....

 

https://bncamazonas.com.br/municipios/desespero-rios-da-amazonia-comecam-a-vazar-aceleradamente/#google_vignette

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Escutei esse rumor, baseado em dados históricos, desde ano passado quando voltava da Amazônia...eis que me deparo com recentes noticias;

 

Acabei de ler essa reportagem e gostaria de compartilhar....

 

https://bncamazonas.com.br/municipios/desespero-rios-da-amazonia-comecam-a-vazar-aceleradamente/#google_vignette

 

 

 

Aooooow, esse tema é bom demais hahaha

Até tentei abrir a notícia mas não deu certo

 

Olha parceiro, historicamente o mês de junho é o mês que normalmente começa a apresentar vazante no rio negro, então isso não seria uma grande mudança já que sempre aconteceu.

 

O fato principal é que durante o período de cheia 2023/2024, o rio não pegou a quantidade de água esperada e já vamos começa o período de vazante com o nível aproximadamente uns 2m abaixo do normal para a época, isso falando do nível da medição do Rio Negro.

 

Não estou confiante para termos uma seca extrema igual foi a temporada de pesca passada mas acredito que o começo de temporada será muito bom com nível bem seco e que a qualquer momento (nov. e dez.) vamos sentir o impacto do lã nina no norte/nordeste e teremos chuvas mais constantes, elevando o nível dos rios mas isso tb não quer dizer que não será uma boa época para pescaria.

 

Sem contar que, historicamente no mês de novembro já começa a aparecer alguns repiquetes né, então acredito que só irá ser mais acentuado.

 

Resumindo, começo de temporada eu acho que será MUUUITO seco e lã nina vai entrar logo em novembro

 

Bom, é sempre uma caixinha de surpresas haha, posso estar completamente errado sobre a previsão (o que é bem provável para eu morder a língua hahahaha)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PrevisodeSecaAM2024.JPG.059f58487b7ee66f2aeb3d4c65b04f6b.JPG

O que era somente hipótese e apreensão, agora, confirma-se como realidade. Os rios da bacia amazônica começaram a vazar. Pior: a seca começa acelerada.

Para se ter ideia, nos últimos 15 dias, o rio Solimões, principal tributário do Amazonas, maior rio do mundo, desceu 41 centímetros no seu nível.

O mais assustador foi que de ontem para hoje o Solimões baixou 10 centímetros. A descida foi três vezes maior do que o movimento de subida.

Destaque-se que o nível de cheia dos rios na pós-seca histórica de 2023 é muito aquém do normal para esta época do ano. O mês de abril, que sempre foi de muita chuva no inverno amazônico, neste ano não foi assim.

 

Esta é a chamada alarmista que peguei na internet.

Claro os números chegam a causar alguma apreensão, mas não nos esqueçamos que as variações climáticas estão cada vez mais acentuadas.

Não quero dizer com isso, que "não iremos ter seca", muito até pelo contrário ! Contudo vejo isso com maior chance de ocorrer de forma antecipada.

A velocidade que se verifica das águas sendo quase que bombeadas rio abaixo na direção de Manaus, é mesmo sinal que "faltou água" em 2023 (ou no início de 2024). Tivemos sim, um ano de anormalidade em 2023, quando o nível das águas esteve incrivelmente baixo... 

Estive na região de Santa Isabel do Rio Negro, cercado de praias de areias e/ou barrancos com 2 a 3 metros de distância da altura das águas em épocas passadas.

Vamos ter chuvas e repiquetes neste próximo semestre ? Claro que sim ! Não há como evitá-los... Já a intensidade com que ele se pronunciará irá depender do que "El Niña" nos for trazer.

Terminei antecipando a pescaria de 2024 em um mês, por falta de outras datas (isso rola com 12 meses de antecedência), e aparentemente poderei ser beneficiado dessa alteração. Insisto sempre que ir pescar na Amazônia nunca pode ser considerado ruim ! Pode até ter menos peixe, é verdade, mas a imersão naqueles rios nos mostra o quanto somos ínfimos dentro do sistema. O silêncio noturno, o acordar com o barulho dos papagaios e araras voando e presenciando uma fantástica matiz de cores no amanhecer é tudo de bom ! 

Esqueça essa de "DESESPERO" ! Pense de forma positiva, pois planejar já é parte da pescaria !   

Avatarpescando-1.gif.482f81cdfb1fff961b7a4574155a300e.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano Passado eu iria para Barcelos de Barco Comandante Natal.

Chegamos a comprar o camarote.

O Raul dono do barco nos devolveu o pagto pois não navegou devido ao nivel do rio.

Esse ano estamos planejando air de Barco Natal. O Raul nos disse que esse ano o Nivel do rio no mes de maio esta pior que ano passado e ele nem sabe se irá navegar 

Mesma coisa falaram o Pessoal do Barco Vencedor.

 

Então .......esperar. Não tem que fazer

 

Abrçs aos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem o que um apresentador de televisão daqui de Curitiba sempre falava, ele começou com a previsão do tempo e hoje apresenta o jornal ao meio dia: "É PREVISÃO, E NÃO PRECISÃO!" Vamos botar fé que as coisas podem dar certo, vejam o copo meio cheio e não vazio, afinal de contas, se a vida lhe der limões, faça uma caipirinha e curta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia meus amigos, ressuscitando o tópico....

 

O comportameno do perido enchente esse ano já se demonstra diferente do ano passado, nesse mesmo periodo ano passado já estava vazando e esse ano continua enchendo, tenho acompanhado e as medidas em Barcelos segue subindo em média 3cm por dia.

 

Vamos acompanhar pra ver quando começa a vazar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, TiagoAsa disse:

nesse mesmo periodo ano passado já estava vazando

Fala meu amigo, blz?

sim, as vezes da algumas diferenças de semana mas maioria dos anos em junho já começa a apresentar alguma vazantes (isso acompanhando dos outros anos), as vezes vaza em julho só.

O rio negro já está com cara vai dar uma estabilizada para começar a vazar, ultimas 3 medições não teve alteração no nível né 

vamos acompanhando para ver como vai ser 

 

Vai pescar em que semana por lá?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

Fala meu amigo, blz?

sim, as vezes da algumas diferenças de semana mas maioria dos anos em junho já começa a apresentar alguma vazantes (isso acompanhando dos outros anos), as vezes vaza em julho só.

O rio negro já está com cara vai dar uma estabilizada para começar a vazar, ultimas 3 medições não teve alteração no nível né 

vamos acompanhando para ver como vai ser 

 

Vai pescar em que semana por lá?

abraço

Aooo, acompanhar o nivel só pra gerar assunto... Vou pra SIRN semana de 06 à 12/10.

 

Ta longe.... mas logo chega. 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Vou pra SIRN semana de 06 à 12/10.

coisa linda hein

estarei voltando de Barcelos próximo dessa data

20 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Aooo, acompanhar o nivel só pra gerar assunto

sempre hahaha eu sento para trabalhar e já vou fuçando os sites hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2024 em 20:40, Andre Giampani disse:

Quais sites consigo acompanhar?

https://www.snirh.gov.br/hidrotelemetria/serieHistorica.aspx para ver as medições de Barcelos - medição a cada 15min

 

https://www.portodemanaus.com.br/?pagina=nivel-do-rio-negro-hoje para ver o nível do rio Negro com medição em Manaus - medição apenas 1x ao dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

O Negrão começou a vazar forte na região de SIRN/BARCELOS. Média de 4 cm por dia de sexta p cá!!

De onde essa informação? Nos relatórios da Ana todas estão estáveis Barcelos está com 8.36 subindo 1cm a cada 2 dias. Manaus está estável tb, sobe e desce cm por dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Dudu Chagas disse:

galera, é só baixar o app chamado hidroweb, lá dá pra acompanhar diariamente quase todos os rios sem problema e sem ter que esperar relatório cprm

Exatamente esse que uso para acompanhar e até o momento acompanhando Manaus e Barcelos e sem nada expressivo nem subindo e nem descendo.

 

Amigo meu estava em Manaus ontem e disse que o negro esta baixo dentro da normalidade.

 

Provavelmente a baixa desse ano para o negro será diferente do ano passado. Mas natureza é natureza. Continuarmos torcendo para ser uma temporada excelente para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos Pescadores!

Sumido aqui de escrever, mas sempre de olho!

Esse tópico é bom demais.... além das informações valiosas já postadas anteriormente, gostaria de somar outra informação que acho interessante para quem vai para Barcelos ou SIRN.

O Rio Branco está com nível bem cheio, isso é bom para o nível do Rio Negro a montante de onde o Rio Branco desagua no Negro.

Com a chegada das águas do Rio Branco no Negro, gera um aumento do nível do Negro ali naquela região, o que gera, ainda que de maneira discreta, um efeito de represar o Rio Negro...com isso as águas que vem de SGC, SIRN e Barcelos descem com menor velocidade, pois encontram essas águas do Rio Branco fazendo volume.

Acredito que teremos um nível baixo em Barcelos lá para meados de outubro, mas não tão baixo como em 2023. Penso que será o suficiente para permitir uma troca de água melhor entre os lagos centrais e não permitir que a água esquente tanto, afugentando os tucunarés maiores (em 2023 pesquei bem no Rio Negro, mas sem grandes exemplares, acredito que a água quente demais afugentou os gigantes rsrs).

Essa conclusão tem um pouco de otimismo, claro, mas penso que tenha uma certa lógica e está embasada em observações do nível do Rio Negro que já acompanho há cerca de 10 anos.

Vamos torcer, acho que esse ano será top demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Carrão disse:

Boa tarde amigos Pescadores!

Sumido aqui de escrever, mas sempre de olho!

Esse tópico é bom demais.... além das informações valiosas já postadas anteriormente, gostaria de somar outra informação que acho interessante para quem vai para Barcelos ou SIRN.

O Rio Branco está com nível bem cheio, isso é bom para o nível do Rio Negro a montante de onde o Rio Branco desagua no Negro.

Com a chegada das águas do Rio Branco no Negro, gera um aumento do nível do Negro ali naquela região, o que gera, ainda que de maneira discreta, um efeito de represar o Rio Negro...com isso as águas que vem de SGC, SIRN e Barcelos descem com menor velocidade, pois encontram essas águas do Rio Branco fazendo volume.

Acredito que teremos um nível baixo em Barcelos lá para meados de outubro, mas não tão baixo como em 2023. Penso que será o suficiente para permitir uma troca de água melhor entre os lagos centrais e não permitir que a água esquente tanto, afugentando os tucunarés maiores (em 2023 pesquei bem no Rio Negro, mas sem grandes exemplares, acredito que a água quente demais afugentou os gigantes rsrs).

Essa conclusão tem um pouco de otimismo, claro, mas penso que tenha uma certa lógica e está embasada em observações do nível do Rio Negro que já acompanho há cerca de 10 anos.

Vamos torcer, acho que esse ano será top demais!

Isso ai, compartilho do mesmo "achismo" baseado em observações passadas e futuras haha

realmente não tinha levado em conta o rio branco mas faz sentido sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lucas Postali Furlani disse:

Mas o branco nessa data está praticamente igual ao ano passado no mesmo período.

 

Do jeito que está  Final de julho já dá pesca.

Movimento de vazante do Negro em Barcelos já se evidência nos dados de snirh começou a partir de 05/07.

 

Acompanhando.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 17:13, Kid M disse:

Insisto sempre que ir pescar na Amazônia nunca pode ser considerado ruim ! Pode até ter menos peixe, é verdade, mas a imersão naqueles rios nos mostra o quanto somos ínfimos dentro do sistema. O silêncio noturno, o acordar com o barulho dos papagaios e araras voando e presenciando uma fantástica matiz de cores no amanhecer é tudo de bom ! 

Compartilho do mesmo sentimento Kid M, sou apaixonado por aquele lugar... cheio ou seco em novembro estaremos lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...