Ir para conteúdo

Azul ou amarelo?


Posts Recomendados

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Macedo, quando o vi na água logo pensei no azul pelo tamanho mas quando embarquei meu parceiro virou e falou: que amarelão..hehe aí fiquei na minha e fiquei na dúvida..

As nadadeiras na água tinha um leve tom de azul mas sobresaia o amarelo do corpo.

Vlw.

Carlos, as nadadeiras dorsais não eram azuis na água ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o azul , a agua muda um pouco as cores dos peixes, ve o caso do açu do rio Negro e o açu da região do Madeira, o pacu da região do miranda, e o de porto murtinho etc etc.

olhe este açú, foto do tempo que não existia digital é véinha hehehehehehehh

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcão.. to aprendendo muiito nesse tópico...

P.S.: Naquele tempo não existia as digitais mas já existia varinha Top heim.. ó essa aí na sua mão..

Vlw.

Abs.

É o azul , a agua muda um pouco as cores dos peixes, ve o caso do açu do rio Negro e o açu da região do Madeira, o pacu da região do miranda, e o de porto murtinho etc etc.

olhe este açú, foto do tempo que não existia digital é véinha hehehehehehehh

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... creio eu ser um amarelão, as listras, cores, pintas, nadadeiras são modificações dos padrões devido a água, Ph, temperatura.... e os amigos azuis que pulam cerca as vezes.

Vários fatores poderiam mudar as características originais, e se é mestiço, as características genéticas do azul encontradas nele são muito fracas agora...

AMARELO!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlw léo. joia:::

Bom... creio eu ser um amarelão, as listras, cores, pintas, nadadeiras são modificações dos padrões devido a água, Ph, temperatura.... e os amigos azuis que pulam cerca as vezes.

Vários fatores poderiam mudar as características originais, e se é mestiço, as características genéticas do azul encontradas nele são muito fracas agora...

AMARELO!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos!

Pedi ajuda a um famodo ictiólogo e amigo nosso, o Alec Zeinad, segue abaixo a resposta dele, segue também a foto do Cichla Kelberi e do Cichla Monoculus.

Espero ter ajudo ou atrapalhado tudo de vez! hehehehe

Para confundir tudo de vez li que o Cichla kelberi era classificado até pouco tempo como variação do Cichla monoculuso, hoje já é considerado uma espécie de Tucunaré!

"Rodrigo,

Parece que se trata de C. kelberi e não C. monoculus, embora estas duas espécies estejam muito proximamente relacionadas. Ela ocorre naturalmente na bacia do Tocantins e lá recebe o nome de tucunaré-pitanga.

Abraço,

Alec"

Cichla Monolucus

Imagem Postada

Cichla Kelberi

Imagem Postada

E agora qual é???? heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gambatti, eu mesmo olhei rapidamente da primeira vez e achei que fosse um amarelo, após o alerta do meu irmão vi melhor e concordo que seja um azul, inclusive para mim está bem claro que se trata de um azul, agora vou discordar absolutamente do Alec, o pitanga não é mesmo, pitanga eu já peguei bastante, no Araguaia e Ilha do Bananal e é exatamente este da segunda foto, meio acizentado com a papada bem rosa, visualmente o mais afastado do tucunaré em dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos.....queria lembra-los que existem 14 espécies de Tucunaré e que, pelo menos para mim, ainda não identificaram todas as espécies e, para piorar a bagunça, acredito que existem cruzamentos, mesmo que hibridos, de espécies diferentes.

A ictióloga Katiane Mara Ferreira e Kullander publicaram um trabalho em 2006 dividindo as duas espécies de Tucunaré, Cichla ocellaris e Cichla temensis em 14 espécies:

01 - Cichla intermedia

02 - Cichla jariina

03 - Cichla kelberi

04 - Cichla melaniae

05 - Cichla monoculis

06 - Cichla nigromaculata

07 - Cichla ocellaris

08 - Cichla orinocensis

09 - Cichla pinima

10 - Cichla piquiti

11 - Cichla pleosona

12 - Cichla thyrorus

13 - Cichla vazzoleri

14 - Cichla temensis

Nitidamente o animal na foto é um Cichlisifodam-se sestudo

ou melhor, é tatu com cobra.

Isso é facil de ser observado pois o ocelo tem uma variação pigmentar adstringente e as listras verticais, uma variação pigmantar distrigente, decrescente no sentido antero posterior caudal, caracteristica esta não encontrada no Cichla Ocellaris. Além disso, as apficações nos orificios nasais não se ocluem eliminando de vez a possibilidade de ser cichla Temensis.

Espero ter esclarecido de vez essa dúvida

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos.....queria lembra-los que existem 14 espécies de Tucunaré e que, pelo menos para mim, ainda não identificaram todas as espécies e, para piorar a bagunça, acredito que existem cruzamentos, mesmo que hibridos, de espécies diferentes.

A ictióloga Katiane Mara Ferreira e Kullander publicaram um trabalho em 2006 dividindo as duas espécies de Tucunaré, Cichla ocellaris e Cichla temensis em 14 espécies:

01 - Cichla intermedia

02 - Cichla jariina

03 - Cichla kelberi

04 - Cichla melaniae

05 - Cichla monoculis

06 - Cichla nigromaculata

07 - Cichla ocellaris

08 - Cichla orinocensis

09 - Cichla pinima

10 - Cichla piquiti

11 - Cichla pleosona

12 - Cichla thyrorus

13 - Cichla vazzoleri

14 - Cichla temensis

Nitidamente o animal na foto é um Cichlisifodam-se sestudo

ou melhor, é tatu com cobra.

Isso é facil de ser observado pois o ocelo tem uma variação pigmentar adstringente e as listras verticais, uma variação pigmantar distrigente, decrescente no sentido antero posterior caudal, caracteristica esta não encontrada no Cichla Ocellaris. Além disso, as apficações nos orificios nasais não se ocluem eliminando de vez a possibilidade de ser cichla Temensis.

Espero ter esclarecido de vez essa dúvida

Abraços

Beto

Professor é professor !!!!!!!!!!!1 mestre:: mestre:: mestre:: mestre::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...