William Issami Miyada Postado 19 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 19 horas atrás Boa tarde! Estamos trocando o rotor de um motor Yamaha 15HP DMS (quadrado) ano 93, de um amigo. Tenho um igual ano 95, e falando com o mecânico de minha confiança, que também trocou a mesma peça no meu motor, indicou instalar o rotor original da Suzuki, que é o mesmo instalado atualmente no meu motor. Na minha região o rotor original Yamaha custa R$250,00 o Suzuki custa R$310,00. Segundo o mecânico, o da Suzuki tem a borracha mais rígida e puxa mais água. No meu motor realmente ele joga bastante água pelo jato indicador, mas isso não implicaria na mudança de temperatura ideal para o funcionamento? Existe algum prejuízo por mudança de temperatura de trabalho do motor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gelsinho Postado 18 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 18 horas atrás (editado) 1 hora atrás, William Issami Miyada disse: Boa tarde! Estamos trocando o rotor de um motor Yamaha 15HP DMS (quadrado) ano 93, de um amigo. Tenho um igual ano 95, e falando com o mecânico de minha confiança, que também trocou a mesma peça no meu motor, indicou instalar o rotor original da Suzuki, que é o mesmo instalado atualmente no meu motor. Na minha região o rotor original Yamaha custa R$250,00 o Suzuki custa R$310,00. Segundo o mecânico, o da Suzuki tem a borracha mais rígida e puxa mais água. No meu motor realmente ele joga bastante água pelo jato indicador, mas isso não implicaria na mudança de temperatura ideal para o funcionamento? Existe algum prejuízo por mudança de temperatura de trabalho do Boa noite! Até onde eu sei quem manten a temperatura ideal de trabalho do motor é a válvula de temperatura, então logo sair mais agua no jato não mudaria nada na temperatura ja que é a válvula que é responsável Editado 18 horas atrás por Gelsinho Esqueci de escrever William Issami Miyada reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 18 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 horas atrás 8 minutos atrás, Gelsinho disse: Boa noite! Até onde eu sei quem manten a temperatura ideal de trabalho do motor é a válvula de temperatura, então logo sair mais agua no jato não mudaria nada na temperatura ja que é a válvula que é responsável Nem sabia que esses motores tinham válvula termostática, então não tem problemas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 16 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 16 horas atrás Use original mesmo. William Issami Miyada reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás concordo com o guto, use a original.... 210 numa peça idiota eh caro, mas 210 num negocio que garante teu motor funcionando e nao fundido, eh barato demais. eu particularmente, neste local, prefiro uma borracha mais maleavel. e sim, o motor tem tipo uma cebolinha... William Issami Miyada reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 4 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás 21 minutos atrás, Astra-Taranis disse: concordo com o guto, use a original.... 210 numa peça idiota eh caro, mas 210 num negocio que garante teu motor funcionando e nao fundido, eh barato demais. eu particularmente, neste local, prefiro uma borracha mais maleavel. e sim, o motor tem tipo uma cebolinha... Meu colega vai colocar a original Yamaha nesse daí. No meu vou manter o da Suzuki, que creio também ser uma peça de excelente qualidade, original de outra marca. Não terá problemas, já que o motor tem válvula termostática. O jato de água saindo forte é bonito de ver, o da Yamaha sai bem mais fraquinho mesmo. Na próxima revisão o mecânico deve conferir e ver como está, se não tiver diferença vou colocando o da Suzuki, que me agradou mais. Até os anúncios de venda do rotor da Suzuki já trazem que também se aplica ao 15HP Yamaha DM. As medidas são idênticas, só a borracha que é mais firme mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás Problema é o corpo da bomba é igual? As vezes um material diferente ou 1mm pode causar um dano no corpo q tem q trocar o rotor e a bomba. Rotor original Yamaha dura mais de 5 anos se tiver um uso contínuo em locais que não tem areia, do meu 30hp q é 2018 é original ainda. Se a pressão tiver ruim e o rotor é novo tem outras causas como o copo da bomba, galerias internas obstruídas e valvula termostatica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás 20251209_165904.mp4 Olha pressão em lenta do Yamaha 15 que era do meu pai ano 93 com rotor original Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 3 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 3 horas atrás 4 minutos atrás, Guto Pinto disse: 20251209_165904.mp4 20.37 MB · 0 downloads Olha pressão do Yamaha 15 meu 93 com rotor original Ta muito bom esse esguicho aí, o meu com rotor Suzuki na lenta é pouca coisa mais forte, quando acela sai um jato beeeem forte. Esse outro que estamos trocando aqui na lenta parece que tá cuspindo ao inves de esguichar assim. E o rotor tá inteiro, só tá com as abas tortas, sem maleabilidade. Vou perguntar sobre o corpo da bomba se é igual. O mecânico me garantiu que funciona melhor, que já faz isso há muitos anos. O da Suzuki é até mais caro que o original Yamaha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 3 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 3 horas atrás ninguem discute a qualidade do original suzuki, sem duvidas é excelente ! mas concordo com o guto, as vezes 1mm.. mais ou menos maleavel, muda a refrigeracao ou aumenta o desgaste da peça ou do copinho... Enfim, nada que seja de outro mundo, mas diferente do projeto original. e nao se esqueca, mais agua pelo jato pode parecer otimo mas tb diz que esta refrigerando mais, e o motor tem faixa ideal de temperatura, pra baixo da faixa consome mais e anda menos, pra cima, funde... William Issami Miyada reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 3 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 3 horas atrás 1 minuto atrás, Astra-Taranis disse: ninguem discute a qualidade do original suzuki, sem duvidas é excelente ! mas concordo com o guto, as vezes 1mm.. mais ou menos maleavel, muda a refrigeracao ou aumenta o desgaste da peça ou do copinho... Enfim, nada que seja de outro mundo, mas diferente do projeto original. e nao se esqueca, mais agua pelo jato pode parecer otimo mas tb diz que esta refrigerando mais, e o motor tem faixa ideal de temperatura, pra baixo da faixa consome mais e anda menos, pra cima, funde... Também pensei nisso, mas em tese a válvula termostatica fecha em baixa temperatura e a água deve circular em outros dutos, mantendo a temperatura ideal de funcionamento. A única dúvida agora é se aumenta o desgaste do corpo do rotor, mas pra isso deveria ter um Suzuki aberto pra comparar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Issami Miyada Postado 3 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 3 horas atrás 51 minutos atrás, Guto Pinto disse: Problema é o corpo da bomba é igual? As vezes um material diferente ou 1mm pode causar um dano no corpo q tem q trocar o rotor e a bomba. Rotor original Yamaha dura mais de 5 anos se tiver um uso contínuo em locais que não tem areia, do meu 30hp q é 2018 é original ainda. Se a pressão tiver ruim e o rotor é novo tem outras causas como o copo da bomba, galerias internas obstruídas e valvula termostatica Falei com o mecânico, as medidas são iguais. A carcaça do rotor Suzuki é de aço inox, o da Yamaha apesar de ser de plástico é bom, mas internamente ambos tem um reparo de metal, que é feito para trocar quando há desgaste. Caso haja folga, e só trocar esse reparo, que segundo o mecânico, em pouco uso, dificilmente ele se desgasta. O que não dá é usar rotor barato, esses que esfarelam, quebram, derretem e grudam em tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.