Ir para conteúdo

CUSTO BENEFÍCIO DE SE PEGAR UM PEIXE NA AMAZÔNIA

Posts Recomendados

1 hora atrás, Guilherme Stival disse:

o que faz a diferença em uma pescaria é a turma e o estado de espírito que o pescador se encontra

Guilherme,

Nada mais verdadeiro do que o que postou ! Peixe é apenas uma possibilidade e assim deve ser tratado !

Pesco desde 1989 e já vivenciei diversas e inúmeras pescarias, algumas ruins e diversas ótimas...

Por "pior" que fossem os resultados (não só de peixe, mas de organização), sempre concluímos questionando quando seria a próxima...

Isso reforça bastante o que indicou. Tive a sorte (ou oportunidade) de sempre coordenar os grupos de pesca onde estive.

Saber quem faz (ou não) parte do Grupo é o primeiro sinal de que o peixe não é o principal, embora sempre seja um diferencial.

Ter pessoas com perfis de comportamento que se encaixem num propósito comum, sempre foi o caminho do sucesso...

Hoje temos listados (cadastrados) 50 nomes/amigos que buscam participar de novas operações, mas nem sempre é possível (claro, né !)

Privilegiar quem está presente a cada ano é uma forma de permitir que as amizades se tornem cada vez mais fortes e presenciais.

Falando sobre os "troféus" embarcados, todos deverão ter uma ou duas lembranças que se eternizaram nas suas lembranças...

Participar da resenha do final de tarde, onde os fatos e comentários fazem a prévia do jantar, chega ser tão disputado que é difícil encerrar o papo...

Muitos do Grupo já se envolveram com Açús de mais de 80 cm, merecendo a atenção dos demais... e sempre tem os "fominhas" querendo saber "qual a isca" ! 

Mas o que todos (quase todos) demonstram é poder passar o dia jogando iscas, brincando com os companheiros de bote e "tomando uma gelada".

Nada revigora mais que "tropeçar" num cardume de "tucunarés paca" caçando na superfície e perder a conta do número de embarcados...

A "idade" ("senioridade") me permite olhar o passado e me encontrar pescando sem soltar as capturas e poder pensar na minha evolução como pescador

As áreas de pescaria começam a ficar isoladas pela pressão de muitos pescadores e/ou operações de pesca, mas se soubermos fazer nossa parte, funcionará !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Guilherme Stival disse:

Amazônia é pra quem é apaixonado no tucunaré-açú e pela riqueza daquele lugar. Eu depois que conheci nunca mais consegui esquecer. Se tivesse tucunaré-açu em outro lugar com certeza também iria atrás mas não deixaria de pescar na Amazônia. 

Eu já pesquei em rios perto de Manaus (melhor custoxbenefício) e já pesquei em rio exclusivo (alto custo) e posso afirmar: o que faz a diferença em uma pescaria é a turma e o estado de espírito que o pescador se encontra. Não adianta ter dinheiro sobrando e chegar lá sem respeitar a natureza e os companheiros e/ou sem entender a dimensão do que é a Amazônia. O segredo é ser grato por estar lá...o resto é consequência.

Sempre vou atrás do peixe mas nunca fico decepcionado quando não acho; sempre procuro aprender na dificuldade e chegar mais preparado na próxima pescaria. 

Agora em Outubro estou indo pela 7ª vez e sempre faço um esforço financeiro para estar lá e pretendo continuar minha saga até quando Deus permitir.

A Amazônia educa o pescador.

Acho que esse é o sentimento meu amigo. 
Amazônia é paixão e emoção. Não é sobre custo benefício. 
Amazônia é sobre sensações…

Qualquer análise fria vai falar que é melhor ir pra este ou aquele lugar, mas a Amazônia é para os apaixonados. 
Vou um pouco além ainda…

Esse público de gente que vive a Amazônia dessa maneira é que faz com que a semana de pesca seja tão especial. 
É um conjunto de loucos atrás de uma única coisa. Isso une pessoas e propósitos. Isso é especial. 

Link para o comentário

Não dá pra ir pra Amazônia pensando só nos brutos, um grupo de 12 amigos está essa semana numa operação top3 quando se fala em buscar gigantes. Desses 12, 2 são extremamente experientes, cada um dos dois com alguns 80ups na conta em viagens passadas. Nessa semana, nos 2 primeiros dias tiveram cerca de 10 ações de peixe grande e não embarcaram nenhum, linha estourada, split aberto, garateia aberta, peixe que foi pro pau e escapou. Isso tudo com equipamentos top de linha.

Depois do terceiro dia veio um repiquente brabo, mesmo assim a turma tirou 3 80ups que foram pegos por pescadores que nunca tinham ido à Amazônia, dois deles sem nenhuma experência com qualquer tipo de pesca, viajaram com apenas um conjunto comprado semanas antes da pescaria.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...