Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Flávio Martins

Fato curioso, eu num sabia... motos x carros

Posts Recomendados

Se lhe perguntarem se uma moto polui mais do que um carro vc. iria responder o que?

Eu respondi que um carro polui mais pela queima de combustivel e quebrei a cara...

Aqui no Ceará estão realizando a fiscalização fumaça preta, onde verificam os níveis de poluição das viaturas. E em um bate papo com os Jeepeiros daqui o camarada falou que a moto polui mais que carro. Depois de muitas duvidas ele motrou para a turma.

Segue o texto:

Em 2000, uma motocicleta nova emitia quantidade mais de 16 vezes maior de monóxido de carbono (CO): 12 gramas por quilômetro rodado para 0,73 grama por quilômetro de um automóvel. Em 2006, esse índice baixou para 2,3 em motos contra 0,33 dos carros. Os dados referem-se a motos com motores de 150 cilindradas ou menos e são da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A empresa possui o único laboratório do país para balizar as políticas federais do setor.

Homero Carvalho lembrou que "a moto nova ainda emite sete vezes mais monóxido de carbono do que o veículo novo, mas esse número já foi pior, 20, 30 vezes [a mais]?. E que o controle das emissões veiculares começou em 1987, com os de quatro rodas, "porque era a frota dominante, mas no início dos anos 2000 já era notável a presença das motocicletas nas nossas ruas?.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noti...867530337/view

Como se sabe, as motos são atualmente grande fonte de poluição do ar, chegando a emitir sete vezes mais gases tóxicos do que um carro zero-quilômetro.

De acordo com o Promot (Programa de Controle da Poluição por Motociclos e Veículos Similares), em 2009, estes veículos devem atender aos seguintes limites de emissão de poluentes:

Monóxido de Carbono: passa de 5,5 g/km para 2,0 g/km

Hidrocarbonetos

Motos < 150cc: 1,2 g/km para 0,8 g/km

Motos > 150cc: 1,0 g/km para 0,3 g/km

Óxidos de Nitrogênio: 0,3 g/km para 0,15 g/km

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/15148.html

As motocicletas, em seu conjunto, emitem 16 vezes mais hidrocarbonetos, três vezes mais monóxido de carbono e uma quantidade "desproporcionalmente alta" de outros poluentes do ar, quando comparadas com os carros de passageiros. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores suíços e publicado no último exemplar do jornal Environmental Science & Technology.

http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010125060109

Ela gasta menos combustivel, mais o efeito dos gases é muito pior do que o de carro. O que acontece é que nos carros diesels, a fumaça preta chama logo a atenção (principalmente dos motoqueiros que veem atrás, eles fecham logo o capacete). Se tirassem o enxofre do diesel, já teriamos uma bela redução da poluição por veículos diesel. Mas isso encareceria o diesel, e como a Petrobrás tem toda concorrência do mundo no Brasil. Tornaria o Diesel praticamente o mesmo preço da gasolina (se bem que hoje se encontra Diesel a R$ 2.09 e Gasolina por R$ 2.18 , o que geraria protestos, já que o diesel tem menor carga tributária e teoricamente custa menos na fabricação.

Mais sobre enxofre no Diesel:

A resolução 315 do Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2002, estabeleceu que o diesel brasileiro teria que ter 50 partes de enxofre por milhão.

Este é um movimento mundial e, comparado ao produto de outros países, o nosso é um lixo só. Nos Estados Unidos, há anos, já foi atingido o nível de 50 partes por milhão (ppm).

Agora se busca a meta de 15 partes por milhão. Na Europa, a meta hoje é de 10 ppm. No Brasil, o diesel tem 500 partes de enxofre por milhão nas grandes cidades e 2.000 no interior do país. A gasolina tem 1.000 ppm. Porém o diesel preocupa mais porque é um composto mais pesado; as partículas emitidas são mais danosas à saúde humana.

Este diesel cheio de enxofre é o principal culpado pela poluição gerada pelo trânsito. A poluição causa várias doenças respiratórias e até câncer de pulmão; 5% dos casos são causados pela poluição. No mundo, 2 milhões de pessoas morrem por ano com doenças decorrentes da poluição do ar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que nos automóveis a pesquisa e a evolução tecnológica é infinitamente superior.

Hoje todos os carros possuem injeção eletrônica, catalizadores, módulos digitais e outras modernidades que se traduzem em eficiência na queima do combustível, o que gera motores com melhor performance e menor emissão de poluentes.

Isto ainda não acontece com as motos, principalmente de baixa cilindrada tida como econômicas, por enquanto.

Abração joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto é discutido muito em SP já que o número de motos é imenso aqui! O problema maior é que falta vontade política para mudar isto de uma vez por todas.

Abraçosç.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...