Ir para conteúdo

Hélices com molinete....é possivel?


Posts Recomendados

Moacyr,

O que você me diz então desse molinete que eu citei? A frição dele, segundo os testes do Tackle Tour, é de 15 libras e ele é muito leve! Pode haver algum erro da parte deles?

Kid e Halieuta,

Obrigado pelos esclarecimentos!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr,

O que você me diz então desse molinete que eu citei? A frição dele, segundo os testes do Tackle Tour, é de 15 libras e ele é muito leve! Pode haver algum erro da parte deles?

Kid e Halieuta,

Obrigado pelos esclarecimentos!

Abraços a todos!

O TT e o site mais conceituado no ramo.

E nao ha muito como se enganar neste tipo de teste porque e so por a linha, amarrar a balanca e puxar para ver ate quanto vai.

Apenas observo que o teste deve ter sido feito em um molinete novo, e o desgaste (ou outros fatores) pode fazer essa friccao variar.

Considerando ainda que eles ja relataram varios "probleminhas" em Shimanos, como desgaste prematuro de friccao, ou folga da tampa da metanium; eu observo que nao ha qualquer razao para duvidar deles... (Se houvesse, eu falava logo! ::evil:: vergonha:: legal:: )

Sobre o Stradic, ele e da Shimano e eu nao me interessei em conhecer o molinete por preferir Daiwa; portanto, nao posso falar nada sobre ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sou fã da pesca com molinetes.

Não vejo um vídeo de pesca na Flórida em quê o equipamento não seja o centro das atenções. Acho que é uma questão de popularização do uso e repetição, repetição, repetição, repetição.........até ficar acostumado a pescar com o equipamento.

No mar, em cima de pedras, levando ondada a toda hora e molhando o equipamento, só o molinete aguenta o tranco. Os rolamentos de uma carretilha não aguentam essa exposição intensa à água e colam durante a pescaria. Só o molinete dá conta do recado.

Palmas para o molinete palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando molinetes com capacidade para 170yd de linha 8lb test ( que corresponde ao tamanho 2500 da Daiwa e 2500/3000 da Shimado ), os de maior taxa de recolhimento por volta da manivela, são os fabricados pela Shimano. Vários modelos possuem taxa maior que 30 polegadas por manivelada.

Os demais fabricantes, com raras exceções, Daiwa, Okuma, Penn, Ryobi, Quantum, Abu Garcia, etc., todos possuem taxa de recolhimento inferior a 30 polegadas.

Especificamente e dependendo do modelo: Daiwa ( 28-27pol ), Quantum ( 28-26pol ), Okuma ( 25pol ), Penn ( 29pol ).

A seguir, tabela reunindo os molinetes Shimano com as maiores taxas de recolhimento, disponíveis atualmente no mercado, para a capacidade de linha indicada:

Imagem Postada

Observar que para o propósito do debate, o Sahara, apresenta o menor custo. Todavia possui peso de 9,7oz, que tornará cansativo uma longa jornada de trabalho com a hélice. Mas se a idéia for alternar com uma carretilha, para amenizar ( mudar ) os movimentos repetitivos, pode ser uma alternativa interessante.

Já o recém lançado no mercado americano ( ICAST 2009 ), Stradic CI4, possui taxa de recolhimento de 34 polegadas por volta da manivela e peso de 7oz, porém apresenta menor capacidade de linha. Contudo, creio, suficiente para a pesca do Tucunaré.

Notar ainda, que o número de voltas do carretel por giro da manivela é decorrente de uma relação de engrenagens ( manivela e rotor ). Já a taxa de recolhimento da linha, além de depender da relação das engrenagens, também depende do diâmetro do carretel.

A discussão lançada está interessada na velocidade de recolhimento da linha, dessa forma, é fundamental estabelecer a capacidade do carretel para se fazer comparações.

Mas existe ainda um complicador adicional: A taxa de recolhimento não é constante. Quando o carretel está vazio o diâmetro é mínimo, quando está cheio é máximo. Portanto, a dita vai aumentando com o recolhimento da linha.

Além disso, os fabricantes não informam como fazem a medição da taxa informada ( seria a taxa média? ). Sem esta informação a comparação pode ficar comprometida, já que podem ocorrer diferentes critérios.

Posso também afirmar, que o Stradic FI da Shimano é o molinete mais rápido no quesito recolhimento de linha ( que já experimentei ).

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rogério,

Muito esclarecedores seus comentários! Muito obrigado! Acho que vou comprar um molinete e uma vara para a minha próxima pescaria na Amazônia. Entre o Stradic CI4, o Stradic FI e o Sustain FE, qual você compraria? Entendi que qualquer um deles aguenta o tranco, certo? E vara, alguma recomendação?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

Muito esclarecedores seus comentários! Muito obrigado! Acho que vou comprar um molinete e uma vara para a minha próxima pescaria na Amazônia. Entre o Stradic CI4, o Stradic FI e o Sustain FE, qual você compraria? Entendi que qualquer um deles aguenta o tranco, certo? E vara, alguma recomendação?

Abraço!

Só pra por lenha na fogueira!

Não uso molinete pra isca de hélice pq a porrada do tucunaré em hélice é violenta e os molinetes não resistem!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk Vai ter gente querendo me matar!

Mas deixa eu relatar uma cena que precensiei...

Num lago bem proximo a Barcelos ví um Stradic da Shimano de meu parceiro ser dividido ao meio por uma porrada de um tucunaré. O tucunaré arrebentou a haste do molinete na porrada da isca. Não esqueço a cena... Tentamos ainda embarcar o peixe com a linha na mão mas ele acabou escapando...

Ele trabalhava uma rip roller 6 1/2 com perfeição no molinete e seu freio estava bem regulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

Muito esclarecedores seus comentários! Muito obrigado! Acho que vou comprar um molinete e uma vara para a minha próxima pescaria na Amazônia. Entre o Stradic CI4, o Stradic FI e o Sustain FE, qual você compraria? Entendi que qualquer um deles aguenta o tranco, certo? E vara, alguma recomendação?

Abraço!

Gustavo, o CI4 é equipamento recém lançado e as informações ainda são poucas. Este molinete é fabricado com fibra de carbono ( CI = Carbon Infusion ) que segundo a Shimano, seria material mais resistente e mais leve.

Os relatos sobre a performance ainda são incipientes. Todavia, já existem outros modelos sendo lançados no mercado japonês com este material.

Se você se impressionou com o relato do Betão acima, opte pelo Sahara, que é um molinete mais robusto e que dificilmente, vai lhe deixar " com a linha na mão ". Além disso, é a opção mais econômica para a sua pretensão.

Quanto à vara, recomendo 25lb, rápida, com o tamanho de sua preferência ( 5.3 a 5.7ft seria uma recomendação de caráter geral. Como sou alto, me sinto confortável com varas de 6ft ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Grande Betão,

Já que você colocou o molinte, digo o caso, no mato, confesso que o Stradic partiu-se em minhas mãos - esta dupla de pesca todo ano tem estórias.

Modesto como sempre você esqueceu de dizer que nesta manhã os peixes estavam quietos e só começaram a se "bulir" depois que você os acordou e matou a pau com as hélices, nas quais é o professor dentre os Mocorongos. O inocente aqui ainda estava de popper.

Até agora tenho dúvidas qual o meu erro, ou se o molinete ter mais de 05 anos possa ter influenciado, mas o fato é que a sensação na hora não é das mais agradáveis.

Gosto muito do Stradic e já estou procurando outro, ou seja vou continuar fiel a este excelente molinete. No caso das hélices pode ser que, por precaução, utilize o Ryob, mais robusto no geral e não tão pesado.

Quem acha o Stradic leve, pode usar o Symetre, também da Shimano, melhor custo benefício e de excelente desempenho.

O Fato é que dá sim para pescar de Hélice com Molinete, o que você perde na rapidez do arremesso ganha recolhendo a linha com maior velocidade.

Agora ao lado do Betão com Carretilha e Hélice, é covardia.

Forte abraço,

Marcos Traíra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Betão,

Já que você colocou o molinte, digo o caso, no mato, confesso que o Stradic partiu-se em minhas mãos - esta dupla de pesca todo ano tem estórias.

Modesto como sempre você esqueceu de dizer que nesta manhã os peixes estavam quietos e só começaram a se "bulir" depois que você os acordou e matou a pau com as hélices, nas quais é o professor dentre os Mocorongos. O inocente aqui ainda estava de popper.

Até agora tenho dúvidas qual o meu erro, ou se o molinete ter mais de 05 anos possa ter influenciado, mas o fato é que a sensação na hora não é das mais agradáveis.

Gosto muito do Stradic e já estou procurando outro, ou seja vou continuar fiel a este excelente molinete. No caso das hélices pode ser que, por precaução, utilize o Ryob, mais robusto no geral e não tão pesado.

Quem acha o Stradic leve, pode usar o Symetre, também da Shimano, melhor custo benefício e de excelente desempenho.

O Fato é que dá sim para pescar de Hélice com Molinete, o que você perde na rapidez do arremesso ganha recolhendo a linha com maior velocidade.

Agora ao lado do Betão com Carretilha e Hélice, é covardia.

Forte abraço,

Marcos Traíra.

Valeu parceiro! Sinto não estar presente na pescaria deste ano. A gente sempre aprontava algumas aos 45 do segundo tempo...srrsrs

Mas não esqueça esse ano de reforçar a caixa com mais umas rip rollers daquelas!!!! "Vamo fazer barulho!!!!"

Abração,

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...