Ir para conteúdo

Alexandre Gomes de Almeida

Membro
  • Postagens

    190
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    7

Histórico de Reputação

  1. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Fabrício Biguá em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Bom dia Senhores!
     
    Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo!
     
    Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g)  e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto.
     
    Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás  e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis.  Reforcei as garateias e splits  com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!!
     
    Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico!
     
    Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk !
     
     
    DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS
     
    - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel !  Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela.
     
    - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos  para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! 
     
    - Glide Baits -  Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos!  Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas.  Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs  e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto  também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado.  Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes!  
     
    CONCLUSÃO
     
    Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk 
    Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados.
    Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada!
    Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! 
     
    Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de  13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! 
     
    Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni  !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk  Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !!
     
    Um grande abraço a todos!! 
     
     
     
     
     
     
  2. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de VitorMorais em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Opa João !!
     
    Estou também nesta mesma pegada em minhas pescarias!!
    Pesco uma vez por ano o tucunaré açu, e sendo assim, tenho que aproveitar ao máximo esta jornada, independentemente de qual região lá de cima estarei pescado! Como escrevi anteriormente, não abro mão das minhas iscas convencionais de FÉ, pegadeiras dos pequenos e dos grandes também, mas também gosto de fazer alguns testes com iscas novas! 
    De todo modo, meu foco esta relacionado  mais com os números de ações de peixes que tenho em um dia de pesca do que no tamanho dos danados ! O troféu ou o 80tão será mera consequência do meu esforço de bater isca durante um dia inteiro ou a semana inteira de pesca. Penso que uma hora ou outra o bichão irá entrar..... Se não entrar, esta tudo bem também  !!!! Se ao final de um dia inteiro de pesca, tiver capturado um bom volume de tucunarés tidos como pequenos, já estarei extremamente satisfeito e feliz. 
    Analisando de forma macro, ou seja, uma semana inteira de pesca, acho que sairei muito mais satisfeito em ter estes 6 dias recheados de capturas de peixes pequenos do que ter apenas uma ou outra captura dos grandes , mesmo que seja os 80tões! 
    Minha pescaria na semana passada foi assim........ Extremamente prazerosa!! Média de 32 peixes embarcados por dia (dupla) entre paquinhas e borboletas (um deles de 59 cm) distribuídos nas quase 12 horas que ficávamos na voadeira pescando! Perdi na semana ao menos uns 4 monstros em ataques de superfície daqueles de cinema,  gerando inevitavelmente aquela decepção momentânea, mas que logo depois e analisando o filme gravado em minha memória, transformava-se  a sensação de "vamos que vai sair um grande".... Aquela gasolina que todos aqui conhecem!
    No meu caso, tenho certeza que todo este animo, esta gasolina e a sensação de que estava tudo bem em perder aquele ou aqueles  gigantes, vieram das capturas dos peixes pequenos, da quantidade de ações que tínhamos durante todo o dia, que geravam aquele gás para continuar pescado naquele calor e cansaço que inevitavelmente nos acomete  !!  Não que eu tenha tido aquele tipo de pescaria dos sonhos, de ataque de tudo quanto é lado, muito pelo contrário, foi uma pescaria muito complicada, mas que com muito esforço, conseguíamos sacar uma certa quantidade de  peixes (a maioria pequenos) de forma espalhada durante o dia todo ! Isto preenchia o nosso tempo e não víamos a hora passar! Exatamente o que eu procuro.....o resto será o bônus de uma semana mais que perfeita !!!
    Esta narrativa foi exatamente o que aconteceu no meu ultimo dia de pescaria! Embora já tivesse pego umas  3 lepas de 70 alto nos dias anteriores, escapou o peixe da minha semana exatamente no 6º e ultimo dias, por volta das 12:00. As perdas anteriores eram prováveis 80tões, mas este ultimo era com certeza um 80 alto!!!! ..... Perdi até o apetite para o almoço KKKK..... Massss - não mais que 30 minutos depois, fui presenteado com um gigante da foto abaixo !!! Aquela gasolina, a paciência, a persistência e a leveza de espírito proporcionada pelos peixes pequenos,  foram ao meu ver a alma do negócio!  Talvez se eu estivesse tentando só os monstros com aquelas iscas gigantes, não teria tido força e animo para pescar na mesma intensidade durante todos os dias, tendo em vista que para todo o nosso o grupo, os bitelos estavam se escondendo!! 
    E onde fica as grandes iscas nesta história? Quase sempre que eu pegava um peixe mesmo que pequeno, e já com o tanque de gasolina cheio novamente, acabava investindo um pouco do meu tempo nas iscas que eu havia levado para testes.  Assim, sem aquela pressão de capturar ao menos um peixe ( qualquer um que seja), conseguia analisar, dentre as iscas grandes (glide baits) que levei, o que fazia ou não sentido para mim, a forma de trabalho de cada uma delas e quais irão retornar para a Amazônia na próxima temporada!  Tenho certeza que um dia pegarei um monstro em alguma destas bigs baits..... Não foi desta vez, mas pela qualidade das mesmas, são ótimas opções que temos disponíveis no mercados, que diga-se, não substituem em nada as nossas já conhecidas iscas velhas de guerra como as  T20, bonnie, rover, vaprax, sara sara, curiscos, biruta, destroyers, hélices, etc...........
    Finalizando, há uma série de variáveis em uma pescaria,  principalmente na amazonia, que poderão impactar na utilização ou não de novas técnicas e iscas. Para meu estilo, mesmo em uma semana relativamente boa, não foi possível insistir da forma que gostaria e havia planejado, sob pena comprometer a efetividade da  minha única semana de pesca que tenho alvará devidamente concedido pela minha esposa !!!!!!!
     
    um grande abraço     
     
     
     



  3. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Kid M em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Opa João !!
     
    Estou também nesta mesma pegada em minhas pescarias!!
    Pesco uma vez por ano o tucunaré açu, e sendo assim, tenho que aproveitar ao máximo esta jornada, independentemente de qual região lá de cima estarei pescado! Como escrevi anteriormente, não abro mão das minhas iscas convencionais de FÉ, pegadeiras dos pequenos e dos grandes também, mas também gosto de fazer alguns testes com iscas novas! 
    De todo modo, meu foco esta relacionado  mais com os números de ações de peixes que tenho em um dia de pesca do que no tamanho dos danados ! O troféu ou o 80tão será mera consequência do meu esforço de bater isca durante um dia inteiro ou a semana inteira de pesca. Penso que uma hora ou outra o bichão irá entrar..... Se não entrar, esta tudo bem também  !!!! Se ao final de um dia inteiro de pesca, tiver capturado um bom volume de tucunarés tidos como pequenos, já estarei extremamente satisfeito e feliz. 
    Analisando de forma macro, ou seja, uma semana inteira de pesca, acho que sairei muito mais satisfeito em ter estes 6 dias recheados de capturas de peixes pequenos do que ter apenas uma ou outra captura dos grandes , mesmo que seja os 80tões! 
    Minha pescaria na semana passada foi assim........ Extremamente prazerosa!! Média de 32 peixes embarcados por dia (dupla) entre paquinhas e borboletas (um deles de 59 cm) distribuídos nas quase 12 horas que ficávamos na voadeira pescando! Perdi na semana ao menos uns 4 monstros em ataques de superfície daqueles de cinema,  gerando inevitavelmente aquela decepção momentânea, mas que logo depois e analisando o filme gravado em minha memória, transformava-se  a sensação de "vamos que vai sair um grande".... Aquela gasolina que todos aqui conhecem!
    No meu caso, tenho certeza que todo este animo, esta gasolina e a sensação de que estava tudo bem em perder aquele ou aqueles  gigantes, vieram das capturas dos peixes pequenos, da quantidade de ações que tínhamos durante todo o dia, que geravam aquele gás para continuar pescado naquele calor e cansaço que inevitavelmente nos acomete  !!  Não que eu tenha tido aquele tipo de pescaria dos sonhos, de ataque de tudo quanto é lado, muito pelo contrário, foi uma pescaria muito complicada, mas que com muito esforço, conseguíamos sacar uma certa quantidade de  peixes (a maioria pequenos) de forma espalhada durante o dia todo ! Isto preenchia o nosso tempo e não víamos a hora passar! Exatamente o que eu procuro.....o resto será o bônus de uma semana mais que perfeita !!!
    Esta narrativa foi exatamente o que aconteceu no meu ultimo dia de pescaria! Embora já tivesse pego umas  3 lepas de 70 alto nos dias anteriores, escapou o peixe da minha semana exatamente no 6º e ultimo dias, por volta das 12:00. As perdas anteriores eram prováveis 80tões, mas este ultimo era com certeza um 80 alto!!!! ..... Perdi até o apetite para o almoço KKKK..... Massss - não mais que 30 minutos depois, fui presenteado com um gigante da foto abaixo !!! Aquela gasolina, a paciência, a persistência e a leveza de espírito proporcionada pelos peixes pequenos,  foram ao meu ver a alma do negócio!  Talvez se eu estivesse tentando só os monstros com aquelas iscas gigantes, não teria tido força e animo para pescar na mesma intensidade durante todos os dias, tendo em vista que para todo o nosso o grupo, os bitelos estavam se escondendo!! 
    E onde fica as grandes iscas nesta história? Quase sempre que eu pegava um peixe mesmo que pequeno, e já com o tanque de gasolina cheio novamente, acabava investindo um pouco do meu tempo nas iscas que eu havia levado para testes.  Assim, sem aquela pressão de capturar ao menos um peixe ( qualquer um que seja), conseguia analisar, dentre as iscas grandes (glide baits) que levei, o que fazia ou não sentido para mim, a forma de trabalho de cada uma delas e quais irão retornar para a Amazônia na próxima temporada!  Tenho certeza que um dia pegarei um monstro em alguma destas bigs baits..... Não foi desta vez, mas pela qualidade das mesmas, são ótimas opções que temos disponíveis no mercados, que diga-se, não substituem em nada as nossas já conhecidas iscas velhas de guerra como as  T20, bonnie, rover, vaprax, sara sara, curiscos, biruta, destroyers, hélices, etc...........
    Finalizando, há uma série de variáveis em uma pescaria,  principalmente na amazonia, que poderão impactar na utilização ou não de novas técnicas e iscas. Para meu estilo, mesmo em uma semana relativamente boa, não foi possível insistir da forma que gostaria e havia planejado, sob pena comprometer a efetividade da  minha única semana de pesca que tenho alvará devidamente concedido pela minha esposa !!!!!!!
     
    um grande abraço     
     
     
     



  4. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Joao Paulo ML em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Opa João !!
     
    Estou também nesta mesma pegada em minhas pescarias!!
    Pesco uma vez por ano o tucunaré açu, e sendo assim, tenho que aproveitar ao máximo esta jornada, independentemente de qual região lá de cima estarei pescado! Como escrevi anteriormente, não abro mão das minhas iscas convencionais de FÉ, pegadeiras dos pequenos e dos grandes também, mas também gosto de fazer alguns testes com iscas novas! 
    De todo modo, meu foco esta relacionado  mais com os números de ações de peixes que tenho em um dia de pesca do que no tamanho dos danados ! O troféu ou o 80tão será mera consequência do meu esforço de bater isca durante um dia inteiro ou a semana inteira de pesca. Penso que uma hora ou outra o bichão irá entrar..... Se não entrar, esta tudo bem também  !!!! Se ao final de um dia inteiro de pesca, tiver capturado um bom volume de tucunarés tidos como pequenos, já estarei extremamente satisfeito e feliz. 
    Analisando de forma macro, ou seja, uma semana inteira de pesca, acho que sairei muito mais satisfeito em ter estes 6 dias recheados de capturas de peixes pequenos do que ter apenas uma ou outra captura dos grandes , mesmo que seja os 80tões! 
    Minha pescaria na semana passada foi assim........ Extremamente prazerosa!! Média de 32 peixes embarcados por dia (dupla) entre paquinhas e borboletas (um deles de 59 cm) distribuídos nas quase 12 horas que ficávamos na voadeira pescando! Perdi na semana ao menos uns 4 monstros em ataques de superfície daqueles de cinema,  gerando inevitavelmente aquela decepção momentânea, mas que logo depois e analisando o filme gravado em minha memória, transformava-se  a sensação de "vamos que vai sair um grande".... Aquela gasolina que todos aqui conhecem!
    No meu caso, tenho certeza que todo este animo, esta gasolina e a sensação de que estava tudo bem em perder aquele ou aqueles  gigantes, vieram das capturas dos peixes pequenos, da quantidade de ações que tínhamos durante todo o dia, que geravam aquele gás para continuar pescado naquele calor e cansaço que inevitavelmente nos acomete  !!  Não que eu tenha tido aquele tipo de pescaria dos sonhos, de ataque de tudo quanto é lado, muito pelo contrário, foi uma pescaria muito complicada, mas que com muito esforço, conseguíamos sacar uma certa quantidade de  peixes (a maioria pequenos) de forma espalhada durante o dia todo ! Isto preenchia o nosso tempo e não víamos a hora passar! Exatamente o que eu procuro.....o resto será o bônus de uma semana mais que perfeita !!!
    Esta narrativa foi exatamente o que aconteceu no meu ultimo dia de pescaria! Embora já tivesse pego umas  3 lepas de 70 alto nos dias anteriores, escapou o peixe da minha semana exatamente no 6º e ultimo dias, por volta das 12:00. As perdas anteriores eram prováveis 80tões, mas este ultimo era com certeza um 80 alto!!!! ..... Perdi até o apetite para o almoço KKKK..... Massss - não mais que 30 minutos depois, fui presenteado com um gigante da foto abaixo !!! Aquela gasolina, a paciência, a persistência e a leveza de espírito proporcionada pelos peixes pequenos,  foram ao meu ver a alma do negócio!  Talvez se eu estivesse tentando só os monstros com aquelas iscas gigantes, não teria tido força e animo para pescar na mesma intensidade durante todos os dias, tendo em vista que para todo o nosso o grupo, os bitelos estavam se escondendo!! 
    E onde fica as grandes iscas nesta história? Quase sempre que eu pegava um peixe mesmo que pequeno, e já com o tanque de gasolina cheio novamente, acabava investindo um pouco do meu tempo nas iscas que eu havia levado para testes.  Assim, sem aquela pressão de capturar ao menos um peixe ( qualquer um que seja), conseguia analisar, dentre as iscas grandes (glide baits) que levei, o que fazia ou não sentido para mim, a forma de trabalho de cada uma delas e quais irão retornar para a Amazônia na próxima temporada!  Tenho certeza que um dia pegarei um monstro em alguma destas bigs baits..... Não foi desta vez, mas pela qualidade das mesmas, são ótimas opções que temos disponíveis no mercados, que diga-se, não substituem em nada as nossas já conhecidas iscas velhas de guerra como as  T20, bonnie, rover, vaprax, sara sara, curiscos, biruta, destroyers, hélices, etc...........
    Finalizando, há uma série de variáveis em uma pescaria,  principalmente na amazonia, que poderão impactar na utilização ou não de novas técnicas e iscas. Para meu estilo, mesmo em uma semana relativamente boa, não foi possível insistir da forma que gostaria e havia planejado, sob pena comprometer a efetividade da  minha única semana de pesca que tenho alvará devidamente concedido pela minha esposa !!!!!!!
     
    um grande abraço     
     
     
     



  5. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de VitorMorais em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Bom dia Senhores!
     
    Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo!
     
    Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g)  e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto.
     
    Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás  e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis.  Reforcei as garateias e splits  com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!!
     
    Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico!
     
    Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk !
     
     
    DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS
     
    - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel !  Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela.
     
    - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos  para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! 
     
    - Glide Baits -  Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos!  Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas.  Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs  e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto  também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado.  Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes!  
     
    CONCLUSÃO
     
    Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk 
    Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados.
    Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada!
    Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! 
     
    Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de  13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! 
     
    Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni  !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk  Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !!
     
    Um grande abraço a todos!! 
     
     
     
     
     
     
  6. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Anderson Caldana em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Bom dia Senhores!
     
    Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo!
     
    Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g)  e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto.
     
    Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás  e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis.  Reforcei as garateias e splits  com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!!
     
    Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico!
     
    Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk !
     
     
    DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS
     
    - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel !  Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela.
     
    - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos  para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! 
     
    - Glide Baits -  Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos!  Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas.  Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs  e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto  também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado.  Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes!  
     
    CONCLUSÃO
     
    Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk 
    Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados.
    Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada!
    Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! 
     
    Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de  13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! 
     
    Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni  !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk  Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !!
     
    Um grande abraço a todos!! 
     
     
     
     
     
     
  7. Upvote
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Kid M em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Bom dia Senhores!
     
    Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo!
     
    Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g)  e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto.
     
    Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás  e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis.  Reforcei as garateias e splits  com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!!
     
    Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico!
     
    Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk !
     
     
    DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS
     
    - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel !  Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela.
     
    - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos  para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! 
     
    - Glide Baits -  Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos!  Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas.  Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs  e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto  também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado.  Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes!  
     
    CONCLUSÃO
     
    Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk 
    Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados.
    Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada!
    Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! 
     
    Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de  13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! 
     
    Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni  !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk  Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !!
     
    Um grande abraço a todos!! 
     
     
     
     
     
     
  8. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Joao Paulo ML em Tendência ou Modismo? (Big Baits)   
    Bom dia Senhores!
     
    Vou relatar minha experiência ocorrida a menos de uma semana na região de Barcelos. Foram utilizadas algumas iscas que estão na boca do povo, quanto ao tipo e modelo!
     
    Estávamos em 8 pescadores, sendo que meu irmão investiu neste ano em uma Konoflat 160 ( 48 g)  e um outro amigo em uma konoflat 190 ( 84 g), tendo em vista terem escutado relatos de ótimo aproveitamento delas lá no rio Preto.
     
    Eu, acabei levando 5 iscas do tipo Glide Bait, sendo que 3 delas eu tinha comprado na Bass Pro já há uns 2 anos atrás  e 2 novas adquiridas para esta temporada, todas com pesos variando entre 50 g e 58 g, com uma aposta especial (pura fé) na NESSIE 9" da Berkley ! Esta isca é um tipo de soft robusto articulado (bem diferente do material softs que temos aqui no Brasil), muito bem construída, realista e que nada demais !!! Embora pareça grande, 21 cm contando o rabo, na mão ela tem um tamanho muito bem ajustado para os tucunarés já a partir dos azuis.  Reforcei as garateias e splits  com a certeza que iria sair um 80tão em algumas delas!!
     
    Nenhum de nós que iríamos testar estas grandes iscas. investimos em varas para big baits, que diga-se, são caríssimas! Como era nossa primeira experiência com este tipo de isca, não justificaria investir em um equipamento tão especifico!
     
    Como exemplo, eu utilizei uma vara de 6´3 de 20 lbs que usava nos dourados e uma outra 5´8 de 25 lbs, ambas já aposentas e que estavam encostada em casa! Minha lógica era que se estourasse no arremesso em função do peso, não iria doer tanto, pois elas não pertenciam aos meu set de titulares kkkk !
     
     
    DA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA DAS GLIDE BAITS/BIG BAITS
     
    - Feedback do meu amigo que utilizou a KonoFlat 190 - Isca extremamente pesada para se arremessar e trabalhar. Utilizou uma vara de 30 lb ! Acho que mesmo com uma vara mais potente, longos arremessos sempre ficarão comprometido ! O pescador precisa ter disposição para trabalhar esta isca. Ela é grande e volumosa, que mesmo no simples recolhimento ( faz um s bem longo) cansa bastante devido ao peso do arrasto. Trabalhar com toques de ponta de vara então, acho que deve ser doído ! O parceiro do pescador que testou esta isca, brincava que quanto o monstrengo caia na agua, todos os peixes saiam do lago assustados, pois a onda do impacto causava um tsunami KKKK Foi motivo de muitas risadas no deck do barco hotel !  Por outro lado, deve sim pegar bons peixes, pois ela nada bem e tem um formato realista ! De todo modo, pelos relatos deste meu amigo, não é uma isca que eu investiria tão somente pelo tamanho exagerado.... OBS - Não saiu peixe nela.
     
    - Kono flat 160 - Entre a 160 e a 190, a menor é infinitamente mais utilizável! Roubei do meu irmão em alguns momentos  para ver como era. Com certeza não é uma isca que agradará a todos os pescadores devido ao peso! Meu irmão utilizou muito pouco no decorrer da semana por ser uma isca que cansa demais, principalmente se quiser trabalhar com toques de ponta de vara ( muito atrativo - zara na sub superfície de forma errática ). Achei uma boa isca para ser utilizada mais para aqueles longos arremesso no meio do lago. Consigo pesca quase que o dia todo com uma hélice, mas com a Kono 160, depois de uns 30 min já pedi arrego kkkk! Nos momentos que pesquei com ela, utilizei uma vara 5`8 de 25 lbs e foi de boa, conseguindo depois de algum tempo de adaptação, longos arremessos ! Não pegamos nada com ela, mas também não insistimos o necessário principalmente pelas condições de pesca ! Compraria esta isca, mas por enquanto vou continuar "roubando" da caixa do meu irmão! 
     
    - Glide Baits -  Embora sejam iscas (as minhas pelos menos) com 50 e poucas g e entre 17 e 21 cm, são mais fáceis de trabalhar inclusive que a Kono de 160 ! Deslizam com mais facilidade e cansam menos!  Por serem articuladas, uma simples manivelada ou um sutil toque de ponta de vara, ja é o suficiente para dar vida as danadas.  Utilizei no primeiro dia uma vara de 6`3 de 20 lb sem problemas, trabalhando mais na manivela. A partir do segundo dia, troquei por uma vara 5`8 de 25 lbs  e trabalhei mais com toques de ponta de vara variando a velocidade de recolhimento. Gostei mais desta segunda opção. Com cuidado e depois de um certo tempo, consegui longos arremesso e com precisão mas sempre com cuidado para não estourar a vara ! Infelizmente não peguei peixe com elas, mas tive alguns bons ataques na NESSIE 9", mas por azar acabaram escapando! Assim como com a KONO 160, não insisti tanto  também pelas condições de pesca, mas deu para ver que em determinadas situações, ou seja, em um repiquete bravo ou com peixes bem ativos, este tipo de isca pode salvar a pescaria (repiquete) ou proporcionar ataques memoráveis de peixe grande no visual , pois geralmente estas iscas são slow sinking que nadam a um ou dois palmos da superfície! Por fim, entendo que este tipo de isca, que atualmente são tratadas até como uma modalidade de pesca, pode ser mais uma opção dentre as inúmeras que temos disponíveis, porém não substitui as isca já consagradas e "normais" que temos no mercado.  Acho até legal ter uma ou duas boas iscas deste tipo na caixa, pois pegam peixes e dependendo da situação poderão ser bem interessantes!  
     
    CONCLUSÃO
     
    Todas as iscas ( Bigbaits/glidebaits) citadas tem suas vantagens e desvantagens mas todas pegam peixes com toda certeza! Vai muito da insistência, situação de pesca e principalmente da fé de cada pescador kkkk 
    Como dito por alguns amigos do forum, isca boa é a que vai para água e geralmente é a que mais temos fé pelos resultados próprios passados.
    Inicio minhas pescarias com cinco conjuntos montados, sendo que quatro deles sempre estarão com minhas iscas de fé ( hélice RR ou Rocket, T20, Bonnie 107 e Vaprax) e o quinto conjunto com iscas novas em teste e ou iscas para cobrir rebojos, que neste ano foram as glides! Ai durante a pescaria, vou efetuado as trocas conforme a situação encontrada!
    Na semana passada, fiz uma boa pescaria com peixes bem manhosos mas com boas ações durante todos os dias. Mais uma vez minhas iscas de Fé fizeram a minha alegria. Meus 3 maiores tucunas saíram na T20, Bonnie 107 e Vaprax. Na hélice, principalmente na Rocket peguei alguns bons pacas e perdi um gigante que somente o ataque que ficou gravado na memória, minimizou aquela sensação de frustração da perda! 
     
    Finalizando, cabe a cada um de nós filtrar o que é somente marketing das grande marcas e o que realmente pode ser efetivo para sua pescaria levando-se sempre em conta o estilo e preferências de cada pescador! Meu irmão por exemplo, definitivamente não se adaptou a iscas pesadas ou que tenham mais de  13 cm. No caso dele, depois da Konoflat, acho que será muito difícil ele comprar qualquer outra isca que seja pesada, mesmo que seja um plug de sucesso comprovado. Para outros pescadores, o fator peso e ou tamanho nunca foi ou será um empecilho, fazendo todo o sentido esta última tendência de iscas enormes!! 
     
    Particularmente, não sou muito de agir por impulso na aquisição de materiais, mas sempre acabo adquirindo momentos antes da minha pescaria uma ou outra isca que na minha imaginação salvará aquele dia que nada está pegando kkkkk Estas aquisições não são pautadas em nada por modismo ou lançamentos do ano por ex. Em 2023 comprei uma única isca já lá em Manaus na loja Sucuri. Uma Bomber long 16A, antiga pra cassete, tida como pegadeira, que por um acaso nunca havia entrado no meu radar. Dois ou três dias depois esta isca me rendeu um belo 76 cm lá na boca do rio Cuiuni  !! Agora estou na fase de tentar diminuir a quantidade excessiva de iscas que levo para amazônia.... Coloquei como meta, me desfazer de algumas (varias) iscas compradas no impulso na minha primeira vez com os açus em 2014 e que nunca foram para água. Também estou me condicionando que para cada nova isca adquirida, uma velha terá que sair do estojo! Vamos ver se consigo kkkkkk  Vi uma ideia bem legal que segue a linha daquelas caixas que o pessoal coloca as rolhas de vinho..... em vez de colocar rolhas, os pescadores colocam as iscas aposentadas !!
     
    Um grande abraço a todos!! 
     
     
     
     
     
     
  9. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Fabrício Biguá em Vara para Stick/Zaras na Amazônia - 2025 ! Minha experiência   
    Tarde !!!
     
    Particularmente sempre tive sorte com minhas varas, sejam elas de linha comercial ou customizadas ! As que quebrei até hoje,  foi por bobeada minha, como por ex. tentar desenroscar isca com a ponta da vara ou  varando lagos centrais na amazônico e deixando a ponta para fora do barco !!!
     
    Atualmente, por capricho e oportunidades mercado, todas as varas que utilizo exclusivamente para os tucunarés açus   são customizadas, porém  sem grandes investimentos em relação aos Blanks e afins .....Tudo muito simples e funcional! 
     
    São 5 varas (pesco com 5 conjuntos montados na amazonia kkkkk) 
    - 01 vara com blank da shimano (não sei o nome) e componentes fuji,  de 30 lbs para helices (by marco)
    - 02 varas com blank F3 fisk for fun de 20 lbs e componentes fuji, diagramadas para iscas de até umas 32 g +-.
    - 02 varas desmontadas e customizadas da própria  Enzo de linha comercial de 25 lbs, onde eu troquei todos os componentes, tais como passadores, reel seat, fore grip, cabo, etc. 
     
    Já estou indo para a 3 temporada (a de hélice já será a nona temporada)  com elas e não tenho o que reclamar  !!! Estão dando conta de tirar os pequenos e os grandes,  dentro da normalidade da pesca de açus!!
     
    O que tenho observado é que a indústria esta cada vez mais focada em fabricar equipamentos de pesca, super leves e resistentes, porém como  contra partida, de não aceitarem desaforos em seu manuseio! Correndo tudo bem conforme "manual", o material irá aguentar , mas se algo sair minimamente do convencional, a cagada está feita. Acho que estas quebras inexplicáveis de banks renomados, tem muito a ver com isso, ou seja, não aceitam desaforos desde a sua  montagem até o pega com o peixe, sendo que muita vezes nem percebemos estes deslizes (comuns) por estarmos acostumados até ontem, com branks mais robustos!!! 
     
    Neste mesmo sentido temos também as carretilhas que atualmente chegam a pesar 130 g e são vendidos com indicação para amazonia!! Pergunto..... será que aguenta o pau realmente ? É confiável na situação de uso extremo?  E se aguenta, por quanto tempo?  Na minha humilde opinião, mesmo com toda a tecnologia empregada nestes matérias, não acho crível que uma carretilha de 130 g tenha a mesma durabilidade e resistência que uma shimano, daiwa, abu ou Ms que pesam em sua maioria entre 200 a  220 g aproximadamente!!!
     
    Para finalizar, muita vezes comentemos o erro de olharmos simplesmente para o peso do equipamento que usamos, e esquecemos do principal .... EQUILÍBRIO DO CONJUNTO !!! 
     
    Mais uma vez, na minha modesta opinião, o grande segredo na montagem de um conjunto de pesca ( vara e carretilha) não esta relacionada unicamente à sua leveza, mas sim no seu equilíbrio dentro da modalidade!!! Pescar com um conjunto bem dimensionado, com uma carretilha de 220 g e uma vara de 120 g,  muito vezes nos trará muito mais conforto e  cansará bem menos que com  uma vara de 80gr e com uma carretilha de 130 gr em desequilíbrio!! 
     
    um abraço a todos !!
     
       
  10. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a LucaoCR em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 25/26   
    Tudo bem Alexandre e contigo?

    Legal saber, eu perguntei pois exatamente fechei uma semana pra mim e minha turma no Caurés com o Super Açú pra novembro do ano que vem.

    Que você tenha uma excelente pescaria, pesquei no Caurés em novembro passado com o Amazon Lord e o rio é muito bom. Às vezes parece ficar um pouco fora do radar, por estar abaixo de Barcelos, mas a quantidade de estruturas, barrancos lagos e praias - quando seca - é excelente. 
  11. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de VitorMorais em Vara para Stick/Zaras na Amazônia - 2025 ! Minha experiência   
    Falaa Vitor!!! Beleza ?
     
    Então meu amigo, acho que é a somatória de tudo !! 
    Estou em um grupo de pesca no WhatsApp que tem um rapaz bem experiente e renomado na customização de varas de elite com estes blanks mais diferentões. Ele mesmo menciona que alguns destes blanks são muito fortes e indicados para um determinado tipo de pesca, inclusive bem mais pesada que as de tucunaré açu, porém são extremamente delicados e inadequados para, por ex, se puxar hélice na amazonia. Ele comenta ainda que, na mão, a vara se mostra extremamente confiável e robusta para se puxar hélice, mas na prática, dentro das características reais do blank, uma hora e inevitavelmente irá abrir o bico e deixar o pescador a ver navios !!! KKK
    Talvez o grande equívoco nosso ( pescadores, customizadores e lojistas) esteja ai, ou seja, estamos querendo utilizar uma determinado blanks de forma generalista simplesmente por ser por ex, rápido, leve e com um casting de 40 e poucas gramas para arremessos longos com plugs, sendo que a indicação e características deste mesmo caniço é de ser rápido, leve e para ser utilizado em pesca vertical! 
    Enfim, sempre estamos aprendendo né!!! Com vc eu já aprendi que muito provavelmente não irei fazer uma vara com blank North Fork, mesmo sendo muito bem avaliada KKKKK Vai que né !!!! 
    Vou ficar mesmo com minhas modestas varinhas custom F3 Fish for fun que gosto tanto e que posso cometer algumas barbeiragem lá pela minha 10º cerveja !!!!kkkkkk 
     
    Um grande abraço 
       
  12. Thanks
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de VitorMorais em Vara para Stick/Zaras na Amazônia - 2025 ! Minha experiência   
    Tarde !!!
     
    Particularmente sempre tive sorte com minhas varas, sejam elas de linha comercial ou customizadas ! As que quebrei até hoje,  foi por bobeada minha, como por ex. tentar desenroscar isca com a ponta da vara ou  varando lagos centrais na amazônico e deixando a ponta para fora do barco !!!
     
    Atualmente, por capricho e oportunidades mercado, todas as varas que utilizo exclusivamente para os tucunarés açus   são customizadas, porém  sem grandes investimentos em relação aos Blanks e afins .....Tudo muito simples e funcional! 
     
    São 5 varas (pesco com 5 conjuntos montados na amazonia kkkkk) 
    - 01 vara com blank da shimano (não sei o nome) e componentes fuji,  de 30 lbs para helices (by marco)
    - 02 varas com blank F3 fisk for fun de 20 lbs e componentes fuji, diagramadas para iscas de até umas 32 g +-.
    - 02 varas desmontadas e customizadas da própria  Enzo de linha comercial de 25 lbs, onde eu troquei todos os componentes, tais como passadores, reel seat, fore grip, cabo, etc. 
     
    Já estou indo para a 3 temporada (a de hélice já será a nona temporada)  com elas e não tenho o que reclamar  !!! Estão dando conta de tirar os pequenos e os grandes,  dentro da normalidade da pesca de açus!!
     
    O que tenho observado é que a indústria esta cada vez mais focada em fabricar equipamentos de pesca, super leves e resistentes, porém como  contra partida, de não aceitarem desaforos em seu manuseio! Correndo tudo bem conforme "manual", o material irá aguentar , mas se algo sair minimamente do convencional, a cagada está feita. Acho que estas quebras inexplicáveis de banks renomados, tem muito a ver com isso, ou seja, não aceitam desaforos desde a sua  montagem até o pega com o peixe, sendo que muita vezes nem percebemos estes deslizes (comuns) por estarmos acostumados até ontem, com branks mais robustos!!! 
     
    Neste mesmo sentido temos também as carretilhas que atualmente chegam a pesar 130 g e são vendidos com indicação para amazonia!! Pergunto..... será que aguenta o pau realmente ? É confiável na situação de uso extremo?  E se aguenta, por quanto tempo?  Na minha humilde opinião, mesmo com toda a tecnologia empregada nestes matérias, não acho crível que uma carretilha de 130 g tenha a mesma durabilidade e resistência que uma shimano, daiwa, abu ou Ms que pesam em sua maioria entre 200 a  220 g aproximadamente!!!
     
    Para finalizar, muita vezes comentemos o erro de olharmos simplesmente para o peso do equipamento que usamos, e esquecemos do principal .... EQUILÍBRIO DO CONJUNTO !!! 
     
    Mais uma vez, na minha modesta opinião, o grande segredo na montagem de um conjunto de pesca ( vara e carretilha) não esta relacionada unicamente à sua leveza, mas sim no seu equilíbrio dentro da modalidade!!! Pescar com um conjunto bem dimensionado, com uma carretilha de 220 g e uma vara de 120 g,  muito vezes nos trará muito mais conforto e  cansará bem menos que com  uma vara de 80gr e com uma carretilha de 130 gr em desequilíbrio!! 
     
    um abraço a todos !!
     
       
  13. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a VitorMorais em Vara para Stick/Zaras na Amazônia - 2025 ! Minha experiência   
    Fala parceiro, tudo bem? Eu tenho uma R2 de 14 libras, tem uns 8 anos eu acho, fiz com o Jansen, meu xodó para Amarelos. e tenho uma SC III que uso para Helice, fiz com o Waka. Nunca tive problemas. 
     
    Meu relato está mais nas varas atuais. muita coincidencia quebrar 2x com meu amigo e 1x comigo. Será problema do customizador? na hora de resinar? sei lá.. ou esses blanks mais "atuais" exageraram na redução de peso? Eu me considero uma pessoa extremamente cuidadosa. a Ponto de por as varas no colo qdo estou mudando de ponto de pesca para nao bater no barco... 
     
    Enfim, vou levar a North Fork "refeita" esse ano e uma redai silver back, ambas de 20lbs. vamos ver o que acontece.
  14. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a Kid M em Vara para Stick/Zaras na Amazônia - 2025 ! Minha experiência   
    Estou nesse filme!
    Na minha opinião, ter um conjunto equilibrado reduz (e muito) os riscos de quebra da vara.
    Como já foi mencionado, os "descuidos" são maiores que os técnicos !
    Quantas são as varas que se partem no "fechar das portas", "colocação inadequado dentro dos tubos", "irritação com o macaco", etc...
    Estou num grupo "diferente, pois ainda pesco só com molinetes", mas consegui me adaptar (sem invejas das carretilhas) e não fazer feio...
    Cheguei numa etapa em que a substituição de 2 a 3 varas comerciais por uma customizada se tornou uma realidade. Esse é um "up grade" excelente.
    Fazer com que a vara possa ser "construída" dentro dos seus pré-requisitos de conforto e confiança é muito mais que "meio caminho andado".
    Não foi exclusividade, mas as varas preparadas pelo Marco e o Leo da CBM, me trouxeram a buscar (e usar) detalhes até então desconhecidos.
  15. Haha
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a VitorMorais em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 25/26   
    ta secando bem, saiu de 6cm por dia e foi para 8cm. Problema é que nao para de chover... a operação que vamos foi para o Demeni, mas parece que todos foram para lá.. aracá esta ruim tb. Vou dia 11/10, não sei, acho que vamos pegar algo em torno de 420-450. Ainda é muita água... 
     
    Comprei a baby face gerérica da Yara, vou levar para testar.
  16. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Joao Paulo ML em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Boassss, 
     
    No caso deste tópico acho que estamos diante de dois pontos de vista distintos: VALOR E PREÇO!
     
    Não dá para discutir que em relação ao PREÇO, estamos diante de uma montante considerável de dinheiro, acima do que muitos de nós estaríamos dispostos a pagar para uma pescaria. 
     
    Mas se olharmos pelo lado do VALOR, necessariamente teremos que concordar da necessidade de se embutir no PREÇO, toda a estrutura oferecida pela operação, seus investimentos, acordos lícitos realizados, conforto proporcionado, exclusividade, etc... Talvez por este olhar e para alguns pescadores, o VALOR x PREÇO cobrado faça todo o sentido!!! Temos que atentar também que os donos das operações são empresários, tomam riscos para colocar em prática o negócio, e buscam como  em qualquer empresa, auferir lucro.
     
    Nesta mesma linha de entendimento podemos dar como exemplo os Resorts do nosso nordeste..... Temos bons resorts, com cerveja gelada e comida maravilhosa que custam metade de outros hotéis que possuem também a mesma cerveja gelada e comida maravilhosa, porém com alguns diferenciais que impactam ou podem impactar e muito em nossas escolhas. 
     
    Particularmente sou um pescador mais focado em Barcelos ( custo x beneficio) , região esta que vou a 10 anos seguidos. Escolho a operação pelo VALOR/PREÇO X CUSTO BENEFICIO, mas não abro mão de alguns atributos que pelo menos para mim, nada tem a ver com luxo, principalmente com relação a estrutura que a operação oferece, tais como: piloteiros,  alimentação, conforto , segurança e local de pesca ...... Tudo isso tem que ser compatível com o investimento realizado e logicamente com o que estou disposto a gastar!  Amazonia é um lugar inóspito e procuro sempre dirimir os risco que consigo controlar e os que não consigo também kkkkk 
     
    Além de tudo isso, tem também as circunstancias e momento que nos levam a fechar um determinado pacote de pesca... Se eu for com meu pai de 85 anos (forte e saudável graças a Deus), o intuído continuará sendo necessariamente a pescaria, porém com um nível de conforto e segurança ainda um pouco mais afinado para realidade dele!! O pouco mais de luxo talvez seja uma necessidade para que ele possa usufruir com plenitude da pescaria !! Lembrando que o critério LUXO é relativo !! 
     
    Quantos as Bass, venho pescando com este tipo de embarcação nos meus últimos 6 anos na região de Barcelos ( uma vez em SIRN que acabei não entrando do Rio Preto devido ao repiquete).  Sempre optei por pescar de Bass tracker mesmo tendo a opção de voadeira convencional. O plus a mais no PREÇO, compensava em função do VALOR que proporcionava, ou seja, muito, mais muito mais conforto em comparação com uma voadeira convencional !!  Mesmo com relação a uma eventual dificuldade de entrar em lagos centrais (o que não ocorreu), a operação ainda disponibilizava as voadeiras para uma eventualidade ( VALOR )!! Podem até achar que é um luxo, mas quem já pescou com este tipo de embarcação sabe que principalmente em 6 dias inteiros de pesca a danada faz uma put@ diferença quanto ao conforto, inclusive termico, além dos deslocamentos no final de uma semana.  
     
    OBS: Tirando esta única semana por ano em Barcelos (alvará concedido pela esposa), minhas outras pescarias são totalmente raiz, com um bote de alumínio, um motor de 15 hp Evinrude com 20 anos, único dono e com pouquíssimas horas de uso, acompanhado por uma churrasqueirinha que eu mesmo fiz e um cooler com cerveja gelada !!! 
     
    Enfim,  não existe certo ou errado ou ainda barato e caro!! Tudo irá depender do perfil de cada um, mesmo porque no pega da pescaria seja no luxo ou raiz, o que vale é a isca na agua e muito suor para conseguir pegar os Tucunas!!!! De qualquer forma, tem gente que ira escolher pescar uma vez a cada dois ou três anos para ir em uma estrutura como esta do tópico e  outras irão preferir pescar duas semanas na temporada pelo preço de uma de R$ 25.000,00 !! Eu prefiro 2 semanas com o preço de uma !!! E VC ? 
     
    Está tudo certo para todo mundo !!!!
     
    abraço a todos 
     
  17. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a Kid M em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Em nada discordando do que foi postado pelo Alexandre, endosso as ressalvas feitas por ele.
    A questão que precisa ser levada em consideração é a frequência que se dispõe para pescarias...
    Quando o espaço entre pescarias são atrelados à realizações anuais, é importante que a pesca seja desfrutada ao máximo.
    Quem gosta de pescar (e isso é uma realidade), busca - dentro do suas prioridades - uma quantidade maior de oportunidades de jogar suas iscas na água.
    Para outros, as pescarias podem ter um cunho de uma aventura, onde embarcar o peixe é uma consequência, não necessariamente a razão do sucesso ou fracasso, já que desfrutam de tudo que os envolve nesses dias mágicos (amigos, geladas, comida boa, natureza, botes e piloteiros confiáveis, etc...)
    Falar de custos, ou melhor, de benefícios desses investimentos é algo inteiramente pessoal!
    Reunir amigos com mesmos objetivos é que resulta em grupos exclusivos, desses que muitos indicam como algo básico para pescar...
    Qual o grau de desejo (necessidade) das pessoas em sair do seu cotidiano em busca de algo que lhes traga satisfação de uma pescaria?
    Para alguns (e aqui temos diversos...), ir pescar perto de casa é um hábito, quase sempre invejado pelos que não tem essa possibilidade.
    Fazer investimentos em pescarias mais frequentes, é uma forma de estabelecer uma distribuição desses bons momentos ao longo do ano (não podem ser caros)
    Juntar "essa grana" (ou o equivalente dela) para uma pescaria anual, é (também) uma forma de canalizar toda a ansiedade e expectativa nesta aventura.
    Não entro no mérito do valor, pois cada um de nós sabe do que pode (ou não) ser investido nisso, mas lembro que tudo é uma opção das pessoas.
    Claro que dinheiro não é para ser "rasgado", daí entender que essas escolhas passam pelas expectativas & demandas desejadas para sua autossatisfação.
    Entendo que os pontos de vista dos frequentadores do FTB são múltiplos, e assim devem permanecer, até porque somos diferentes uns dos outros...
    Finalizando, acrescentaria que com o passar dos anos (falando de idade), há uma tendência das pescarias desejadas migrarem para "mais conforto"...     
     
     
  18. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Postagem padrão Kid!! Foi cirúrgico nas suas colocações!!
  19. Upvote
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Cristiano Rochinha em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Boassss, 
     
    No caso deste tópico acho que estamos diante de dois pontos de vista distintos: VALOR E PREÇO!
     
    Não dá para discutir que em relação ao PREÇO, estamos diante de uma montante considerável de dinheiro, acima do que muitos de nós estaríamos dispostos a pagar para uma pescaria. 
     
    Mas se olharmos pelo lado do VALOR, necessariamente teremos que concordar da necessidade de se embutir no PREÇO, toda a estrutura oferecida pela operação, seus investimentos, acordos lícitos realizados, conforto proporcionado, exclusividade, etc... Talvez por este olhar e para alguns pescadores, o VALOR x PREÇO cobrado faça todo o sentido!!! Temos que atentar também que os donos das operações são empresários, tomam riscos para colocar em prática o negócio, e buscam como  em qualquer empresa, auferir lucro.
     
    Nesta mesma linha de entendimento podemos dar como exemplo os Resorts do nosso nordeste..... Temos bons resorts, com cerveja gelada e comida maravilhosa que custam metade de outros hotéis que possuem também a mesma cerveja gelada e comida maravilhosa, porém com alguns diferenciais que impactam ou podem impactar e muito em nossas escolhas. 
     
    Particularmente sou um pescador mais focado em Barcelos ( custo x beneficio) , região esta que vou a 10 anos seguidos. Escolho a operação pelo VALOR/PREÇO X CUSTO BENEFICIO, mas não abro mão de alguns atributos que pelo menos para mim, nada tem a ver com luxo, principalmente com relação a estrutura que a operação oferece, tais como: piloteiros,  alimentação, conforto , segurança e local de pesca ...... Tudo isso tem que ser compatível com o investimento realizado e logicamente com o que estou disposto a gastar!  Amazonia é um lugar inóspito e procuro sempre dirimir os risco que consigo controlar e os que não consigo também kkkkk 
     
    Além de tudo isso, tem também as circunstancias e momento que nos levam a fechar um determinado pacote de pesca... Se eu for com meu pai de 85 anos (forte e saudável graças a Deus), o intuído continuará sendo necessariamente a pescaria, porém com um nível de conforto e segurança ainda um pouco mais afinado para realidade dele!! O pouco mais de luxo talvez seja uma necessidade para que ele possa usufruir com plenitude da pescaria !! Lembrando que o critério LUXO é relativo !! 
     
    Quantos as Bass, venho pescando com este tipo de embarcação nos meus últimos 6 anos na região de Barcelos ( uma vez em SIRN que acabei não entrando do Rio Preto devido ao repiquete).  Sempre optei por pescar de Bass tracker mesmo tendo a opção de voadeira convencional. O plus a mais no PREÇO, compensava em função do VALOR que proporcionava, ou seja, muito, mais muito mais conforto em comparação com uma voadeira convencional !!  Mesmo com relação a uma eventual dificuldade de entrar em lagos centrais (o que não ocorreu), a operação ainda disponibilizava as voadeiras para uma eventualidade ( VALOR )!! Podem até achar que é um luxo, mas quem já pescou com este tipo de embarcação sabe que principalmente em 6 dias inteiros de pesca a danada faz uma put@ diferença quanto ao conforto, inclusive termico, além dos deslocamentos no final de uma semana.  
     
    OBS: Tirando esta única semana por ano em Barcelos (alvará concedido pela esposa), minhas outras pescarias são totalmente raiz, com um bote de alumínio, um motor de 15 hp Evinrude com 20 anos, único dono e com pouquíssimas horas de uso, acompanhado por uma churrasqueirinha que eu mesmo fiz e um cooler com cerveja gelada !!! 
     
    Enfim,  não existe certo ou errado ou ainda barato e caro!! Tudo irá depender do perfil de cada um, mesmo porque no pega da pescaria seja no luxo ou raiz, o que vale é a isca na agua e muito suor para conseguir pegar os Tucunas!!!! De qualquer forma, tem gente que ira escolher pescar uma vez a cada dois ou três anos para ir em uma estrutura como esta do tópico e  outras irão preferir pescar duas semanas na temporada pelo preço de uma de R$ 25.000,00 !! Eu prefiro 2 semanas com o preço de uma !!! E VC ? 
     
    Está tudo certo para todo mundo !!!!
     
    abraço a todos 
     
  20. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de Guilherme Liotti em Novo FLUTUANTE nos rios Amazônicos...   
    Boassss, 
     
    No caso deste tópico acho que estamos diante de dois pontos de vista distintos: VALOR E PREÇO!
     
    Não dá para discutir que em relação ao PREÇO, estamos diante de uma montante considerável de dinheiro, acima do que muitos de nós estaríamos dispostos a pagar para uma pescaria. 
     
    Mas se olharmos pelo lado do VALOR, necessariamente teremos que concordar da necessidade de se embutir no PREÇO, toda a estrutura oferecida pela operação, seus investimentos, acordos lícitos realizados, conforto proporcionado, exclusividade, etc... Talvez por este olhar e para alguns pescadores, o VALOR x PREÇO cobrado faça todo o sentido!!! Temos que atentar também que os donos das operações são empresários, tomam riscos para colocar em prática o negócio, e buscam como  em qualquer empresa, auferir lucro.
     
    Nesta mesma linha de entendimento podemos dar como exemplo os Resorts do nosso nordeste..... Temos bons resorts, com cerveja gelada e comida maravilhosa que custam metade de outros hotéis que possuem também a mesma cerveja gelada e comida maravilhosa, porém com alguns diferenciais que impactam ou podem impactar e muito em nossas escolhas. 
     
    Particularmente sou um pescador mais focado em Barcelos ( custo x beneficio) , região esta que vou a 10 anos seguidos. Escolho a operação pelo VALOR/PREÇO X CUSTO BENEFICIO, mas não abro mão de alguns atributos que pelo menos para mim, nada tem a ver com luxo, principalmente com relação a estrutura que a operação oferece, tais como: piloteiros,  alimentação, conforto , segurança e local de pesca ...... Tudo isso tem que ser compatível com o investimento realizado e logicamente com o que estou disposto a gastar!  Amazonia é um lugar inóspito e procuro sempre dirimir os risco que consigo controlar e os que não consigo também kkkkk 
     
    Além de tudo isso, tem também as circunstancias e momento que nos levam a fechar um determinado pacote de pesca... Se eu for com meu pai de 85 anos (forte e saudável graças a Deus), o intuído continuará sendo necessariamente a pescaria, porém com um nível de conforto e segurança ainda um pouco mais afinado para realidade dele!! O pouco mais de luxo talvez seja uma necessidade para que ele possa usufruir com plenitude da pescaria !! Lembrando que o critério LUXO é relativo !! 
     
    Quantos as Bass, venho pescando com este tipo de embarcação nos meus últimos 6 anos na região de Barcelos ( uma vez em SIRN que acabei não entrando do Rio Preto devido ao repiquete).  Sempre optei por pescar de Bass tracker mesmo tendo a opção de voadeira convencional. O plus a mais no PREÇO, compensava em função do VALOR que proporcionava, ou seja, muito, mais muito mais conforto em comparação com uma voadeira convencional !!  Mesmo com relação a uma eventual dificuldade de entrar em lagos centrais (o que não ocorreu), a operação ainda disponibilizava as voadeiras para uma eventualidade ( VALOR )!! Podem até achar que é um luxo, mas quem já pescou com este tipo de embarcação sabe que principalmente em 6 dias inteiros de pesca a danada faz uma put@ diferença quanto ao conforto, inclusive termico, além dos deslocamentos no final de uma semana.  
     
    OBS: Tirando esta única semana por ano em Barcelos (alvará concedido pela esposa), minhas outras pescarias são totalmente raiz, com um bote de alumínio, um motor de 15 hp Evinrude com 20 anos, único dono e com pouquíssimas horas de uso, acompanhado por uma churrasqueirinha que eu mesmo fiz e um cooler com cerveja gelada !!! 
     
    Enfim,  não existe certo ou errado ou ainda barato e caro!! Tudo irá depender do perfil de cada um, mesmo porque no pega da pescaria seja no luxo ou raiz, o que vale é a isca na agua e muito suor para conseguir pegar os Tucunas!!!! De qualquer forma, tem gente que ira escolher pescar uma vez a cada dois ou três anos para ir em uma estrutura como esta do tópico e  outras irão preferir pescar duas semanas na temporada pelo preço de uma de R$ 25.000,00 !! Eu prefiro 2 semanas com o preço de uma !!! E VC ? 
     
    Está tudo certo para todo mundo !!!!
     
    abraço a todos 
     
  21. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de MarcioPaulo em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Boa tarde mestre Kid!!
     
    Primeiramente, parabéns pelo 32º semana!!  Espero um dia chegar lá !!
     
    Quanto a pescaria, acho que vc foi duas semanas antes que eu, né? Uma turma antes da minha já acampou no Araca um pouco mais para baixo de onde ficamos (Araca x Curunduri) !
     
    Lendo seu primoroso relato, entendi que a pescaria ali na boca do Araca foi melhor que no rio Negro.... Por incrível que pareça meu melhor dia de pesca foi na subida para o acampamento com captura de vários exemplares de respeito, ou seja, na parte baixa do rio os peixes estavam mais ativos que lá pra cima, tanto é que o maior peixe da semana foi capturado na descida do acampamento (quinto dia inteiro de pesca).
     
    Eu fui o único que optou pela Bass tracker ( pelo conforto, espaço e até então maior rapidez na navegação) e graças a Deus não tive qualquer intercorrência ! Um boa novidade é que na minha semana, foram instalados motores de 50HP novinhos nas voadeiras que se transformaram em verdadeiros canhões, andando bem mais que as trackers! Se colocarem aquele piso náutico nas voadeiras, que melhora e muito o conforto térmico para este tipo de embarcação, acho que abandonarei a tracker pois o tempo de navegação de um ponto para outro, principalmente quando se pesca no Rio Negro, será até mais rápido que com as trackers !! 
     
    A Leny é fantástica!!! Mesmo na rusticidade do acampamento, saíram jantares magníficos com direito a pudim quase todos os dias !
     
    Pesquei no Premium em 2022!! Sem comentários !! Diferenciado!! Mas ainda prefiro o Boat pelas possibilidades de pesca, ou seja, temos ao menos 5 afluentes para escolher além do Negrão, ao passo que no Premium ou se pesca no Preto ( se tiver em condições) ou no Negro.
     
    Mas sigamos.....
    Um grande abraço
     
     
  22. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de MarcioPaulo em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Opa Marcio !
     
    Aracá, Demeni, Caurés, Cuiuni/Alegria e Arirarra.
     
    No Premium, podemos considerar também o rio Padauari, porém é uma segunda ou terceira opção para a operação pelos seguintes motivos (segundo alguns guias):
    - Se o Preto estiver pegando agua, há grandes chances do Padauari também estar na mesma situação;
    - O Padauari não é um rio exclusivo, então o Premium irá avaliar se entra nele ou se vai para o Negro, como opção ao Preto enchendo ( geralmente vão para o Negro).
    - Esta preferência do Premium em pescar no Negro e não no Padauari no caso de não dar pesca no Preto, vem da tese que por ele ter agua clara igual ao do Demeni, os peixes são menores, isto é, mais quantidade do que qualidade (trofeu).
     
    um grande abraço
     
       
  23. Like
    Alexandre Gomes de Almeida recebeu reputação de MarcioPaulo em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Pois é.... Segundo informações vindas de Barcelos, o Cuiuni pegou água esta semana e o alta Aracá vem nesta mesma pegada a mais de 15 dias. Quem estava no Cuiuni acabou voltando para o Negro.
     
    Se repararem nas publicações que estão saindo nas redes sociais, sempre tem alguém relatando que a pescaria não esta fácil....peixe somente rebojando sem atacar.... !! Acho que a maioria dos afluentes pegou agua nova nestes últimos dias e devido a isso, pararam de comer !!
     
    Tomara que melhore as condições de pesca daqui para frente !
     
     
  24. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a Kid M em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Pois é Alexandre, repetiram a estratégia usada com o nosso Grupo.
    Muito do que você descreve, foi vivenciado na nossa pescaria.
    Entendo que estiveram no Super Açu Boat (8 pescadores), partindo de Barcelos.
    Assim como vocês, As iscas de fundo (jigs, e "meia águas/twitch") foram as que funcionaram melhor.
    Tivemos algumas "emoções" de "peixe grande" nas beiradas das praias  areias, mas as garateias e anzóis "in line" não tiveram êxito.
    A comida do Super Açu (cozinheira Leny) é impecável ! As bebidas não ficam atrás - SHOW
    Tivemos alguns problemas com os botes e motores de 60 HP's, mas deve ter sido algo pontual. 
    Pescar no rio Negro é sempre uma festa, independentemente dos troféus embarcados...
    Caso não tenha ido no Super Açu Premium (que opera em SIRN com 16 pescadores) é algo a ser programado.
    Também é show !
     
     
     
     Nosso relato que foi postado !
     Fomos à Barcelos enfrentar as condições de pesca - Out 2024 - Relatos de pescaria (água doce) - Fórum Turma do Biguá
     
  25. Like
    Alexandre Gomes de Almeida deu reputação a Marcos Ide em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25   
    Como previsto o nível do Rio Negro começou a baixar depois de atingir 3,04 no dia 12/10. Hoje, 16/10 14h o nível estava em 2,88. Acho que atingimos o período de estabilidade, com descidas e subidas sem uma grande variação no nível.do rio. Tomara que não baixe de 2m como no ano passado. Tem uma turma de amigos subindo o Negrão e estão postando fotos de belos 70 UP. Semana que vem estarei lá no Caurés e na medida do possível postarei notícias aqui. Abraços
     
    Últimos 5 anos
     
    2019/20
    2020/21
    2021/22
    2022/23
    .2023/24
    .2024/25
    Média desde 2007
    Semana atual/ Semana ant. 2023/2024
    Semana atual/ Semana ant. 2024/2025
    9-set
    6,69
    5,10
    7,36
    6,58
    4,61
    4,09
    5,77
    -1,13
    -0,84
    16-set
    5,92
    4,40
    6,90
    6,15
    3,37
    3,58
    5,13
    -1,24
    -0,51
    23-set
    5,28
    3,80
    6,44
    5,78
    2,79
    3,06
    4,66
    -0,58
    -0,52
    30-set
    4,57
    3,50
    5,99
    5,14
    2,70
    2,58
    4,26
    -0,09
    -0,48
    7-out
    4,24
    3,50
    5,82
    4,22
    2,44
    2,80
    3,99
    -0,26
    0,22
    14-out
    4,09
    3,60
    5,48
    3,50
    2,08
    2,99
    3,74
    -0,36
    0,19
    21-out
    4,18
    3,70
    5,16
    3,23
    1,73
     
    3,62
    -0,35
     
    28-out
    4,44
    3,40
    4,90
    3,42
    1,92
     
    3,63
    0,19
     
    4-nov
    4,38
    3,40
    4,72
    3,72
    2,12
     
    3,63
    0,20
     
    11-nov
    4,07
    3,50
    4,84
    4,26
    1,86
     
    3,55
    -0,26
     
    18-nov
    4,06
    4,00
    5,04
    4,33
    1,84
     
    3,50
    -0,02
     
    25-nov
    4,50
    4,30
    5,26
    4,17
    2,40
     
    3,61
    0,56
     
    2-dez
    4,53
    4,30
    5,30
    4,53
    2,38
     
    3,65
    -0,02
     
    9-dez
    4,20
    4,40
    5,26
    4,84
    2,53
     
    3,67
    0,15
     
    16-dez
    3,90
    4,60
    5,34
    4,77
    2,58
     
    3,59
    0,05
     
    23-dez
    4,10
    4,60
    5,58
    4,57
    3,06
     
    3,68
    0,48
     
    30-dez
    4,42
    4,80
    5,82
    4,22
    3,32
     
    3,91
    0,26
     
    6-jan
    4,80
    5,00
    5,78
    3,77
    3,45
     
    4,03
    0,13
     
    13-jan
    4,60
    5,20
    5,40
    3,68
    3,40
     
    4,10
    -0,05
     
    20-jan
    4,00
    5,60
    4,58
    4,28
    3,16
     
    4,09
    -0,24
     
    27-jan
    3,70
    5,80
    3,82
    4,75
    3,05
     
    4,06
    -0,11
     
    3-fev
    3,63
    5,90
    4,14
    4,96
    2,93
     
    4,04
    -0,12
     
    10-fev
    3,20
    5,80
    4,04
    4,77
    2,56
     
    3,91
    -0,37
     
    17-fev
    2,80
    5,60
    3,94
    4,52
    2,51
     
    3,88
    -0,05
     
    24-fev
    2,50
    5,30
    4,63
    4,85
    2,81
     
    4,00
    0,30
     
    3-mar
    2,40
    4,90
    4,98
    5,44
    2,81
     
    4,12
    0,00
     
    10-mar
    2,80
    5,00
    5,43
    5,64
    2,40
     
    4,25
    -0,41
     
    17-mar
    3,14
    5,30
    6,02
    5,61
    2,46
     
    4,47
    0,06
     
    24-mar
    3,32
    5,60
    6,56
    5,74
    2,66
     
    4,65
    0,20
     
    31-mar
    3,49
    5,90
    7,08
    5,63
    2,97
     
    4,88
    0,31
     
    7-abr
    3,61
    6,30
    7,68
    5,34
    3,25
     
    5,24
    0,28
     
    14-abr
    4,47
    7,00
    8,06
    5,40
    3,88
     
    5,60
    0,63
     
    21-abr
    5,19
    7,70
    8,42
    5,42
    4,36
     
    5,93
    0,48
     
    28-abr
    5,90
    8,20
    8,55
    5,70
    4,54
     
    6,32
    0,18
     
    5-mai
    6,32
    8,60
    8,76
    6,22
    4,85
     
    6,78
    0,31
     
    12-mai
    6,84
    8,90
    8,96
    6,59
    5,13
     
    7,29
    0,28
     
    19-mai
    7,56
    9,40
    9,20
    6,82
    5,29
     
    7,74
    0,16
     
    26-mai
    8,31
    9,70
    9,43
    7,27
    6,24
     
    8,15
    0,95
     
    2-jun
    8,75
    10,00
    9,84
    7,71
    7,00
     
    8,46
    0,76
     
    9-jun
    9,50
    10,00
    10,20
    7,98
    7,50
     
    8,63
    0,50
     
    16-jun
    9,80
    10,30
    10,43
    8,00
    7,92
     
    8,83
    0,42
     
    23-jun
    9,00
    10,40
    10,52
    7,88
    8,24
     
    8,89
    0,32
     
    30-jun
    9,00
    10,30
    10,46
    7,64
    8,35
     
    8,91
    0,11
     
    7-jul
    9,00
    10,20
    10,24
    7,41
    8,29
     
    8,91
    -0,06
     
    14-jul
    9,20
    10,00
    9,88
    7,16
    8,02
     
    8,85
    -0,27
     
    21-jul
    9,10
    9,70
    9,66
    7,13
    7,74
     
    8,73
    -0,28
     
    28-jul
    8,70
    9,40
    9,48
    7,04
    7,44
     
    8,55
    -0,30
     
    4-ago
    8,40
    9,20
    9,27
    6,96
    7,12
     
    8,30
    -0,32
     
    11-ago
    7,90
    8,90
    8,96
    6,93
    6,78
     
    7,97
    -0,34
     
    18-ago
    7,30
    8,60
    8,53
    6,78
    6,34
     
    7,57
    -0,44
     
    25-ago
    6,70
    8,30
    7,96
    6,38
    5,72
     
    7,04
    -0,62
     
    1-set
    6,00
    7,90
    7,27
    5,74
    4,93
     
    6,53
    -0,79
     

     
    Comparando com o ano passado

     
    nivel Rio Negro Barcelos 2007 2025.xlsx

×
×
  • Criar Novo...