Ir para conteúdo

Sandro R. S. Buzatti

Membro
  • Postagens

    53
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Igor Noleto em Entupimento Carburador - Mercury   
    Saudações, 
  2. Like
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Romulo Zogaib em Motor de Popa - Aproveitamento da energia gerada por ele   
    Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar  12 volts e 5 amperes são necessários  perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp  isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum.
     
  3. Like
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Glauco Fortini em Motor MERCURY 40HP com comando. Como pilotar sem power trim?   
    Saudações Marcelo ; eu também tinha na mente que colocar console e comando a distancia seria oneroso e não traria vantagem. em 1998 um amigo viajou para os EUA e trouce um protótipo de painel de comando adaptável a qualquer pequeno barco. solicitou se eu poderia confeccionar e instalar para o barco dele. O painel é tão simples que desenvolvi melhorias e só não coloquei em linha de produção porque utilizei material reciclado que faz parte da ideia e não permitiu galvanizar.  É confeccionado a partir  de  trÊs curvas metálicas de 90° e duas que dependeram do modelo do barco e inclinação do painel que o proprietário  desejar. Utilizei por 15 anos e vendi no equipamento em 2014. Ao contrario do que se pensa é muito mais fácil equilibrar a carga e vazio atinge o planeio muito rápido . á diversas opções de caixas de direção mas da Ultra flex  supera qualquer caixa não hidráulica e consegue comprar no ML .abaixo de r$ 500,00 . Caixa de comando de marchas se possivel compre de uma alavanca porque ela engata a marcha e acelera movendo a alavanca para frente e caso engate por acidente algo na alavanca ela tende a reduzir e não acelerar que é o caso das caixas de duas alavancas. dá para instalar acredito que com R$ 1500,00 a R$ 2000,00 e com certeza aconselho a quem puder que instale. Compre um console e divirta-se. um grande abraço.
  4. Thanks
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Alovisi em Ajuda Motor Mercury 50hp   
    Concordo contigo Guto embora o motor seja Tohatsu quem compra e comercializa é a Mercury devendo zelar pelo seu nome . o problema não é de hoje. a algum tempo li que estes motores foram projetados para funcionar com no máximo 10% de etanol e usamos mais que o dobro. A Mercury deveria resolver este problema , também li que o mercado nacional responde apenas por 1% das vendas nos colocando em enorme desvantagem. Se a Yamaha desenvolveu adequações para nosso combustível os órgãos fiscalizadores deveriam proibir a venda enquanto não houvesse adequação. Sofremos por essa péssima qualidade de combustível.
  5. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Felipe Sousa.´. em Instalação do retificador Yamaha 15   
    saudações; sou eletrotécnico aposentado e gostaria de te ajudar . aqui no sul do pais acredito que 30% dos motores  utilizam a bobina de energia para repor energia da bateria. temos um custo em torno de R$ 50,00 com componentes ,fios e fusivel de proteção. Sei que você tem peças de moto e se possivel venda e compre o material que descreverei e tenho certeza que você ficara feliz.  Em loja de componentes eletrônicos compre : ponte retificadora de 16 amperes ,uma peça que vale uns R$ 20,00 ,quatro terminais de conexão tipo terminal de fiação de  carro, um porta fusivel  de rosquear e fusivel de vidro de 6A, alguns metros de fio vermelho e preto  2 x 1,5mm flexivel tipo  usado em som automotivo, quantidade equivalente a distancia motor a bateria +- 3metros. ,duas garrinhas jacaré para conexão a  bateria ,vermelha + , preta -. fita isolante 1m.  vou descrever o passo a passo para qualquer leigo executar. a ponte retificadora tem que ser fixada em posição afastada das velas ,melhor lado do motor próximo ao carburador. observe que na ponte retificadora tem dois sinais ~~ e outros dois + - . onde tem os dois sinais ~~ ligue os dois fios vindos do motor . no sinal + ligue o fio vermelho para positivo da bateria e no sinal - ligue o fio cor preto ,negativo da bateria. Eu prefiro fixar ao terminal sinal+ uma ponta do porta fusivel e ligar o fio cor vermelha a outra ponta do porta fusivel tendo assim protegido algum curto circuito indesejável. ligue as garrinhas a bateria observando a polaridade + positivo , - negativo antes de ligar o motor para evitar faiscas. Bom trabalho e qualquer duvida solicite. a corrente de recarga é determinada e maxima dividindo os watts da bobina por 12 volts. exemplo .: 60 w quer dizer 60/12 = 5 amperes máximo. 
  6. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em [Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...   
    Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de  reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar  fisicamente peças do motor.  Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para  Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.
  7. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Transformação Mercury 40 para 50   
    Saudações ;como postei para mim valeu como experiência .  O ajuste de ponto para este motor e para o 50hp é 3° negativos em lenta e 18° positivo na aceleração máxima no 40 hp e 24° no 50hp  com a trans formação não ha respeito por estes valores nem em lenta e nem na alta. A lenta fica acelerada e a alta tem que ser limitada pela hélice para não ultrapassar o giro. como 50 Km/h com +- 500 kg dá para obter mantendo ajustes do manual de manutenção da tohatsu optei por ajustes deste manual que está disponível na internet gratuitamente. um grande abraço.  
  8. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Fabio Giovanoni em Upgrade Mercury/Tohatsu 40hp para 50hp   
    Saudações aos amigos do fórum; fazem dois anos que busco dados da transformação sitada acima. concordo com todo o exposto e gostaria de colaborar informando as alterações que fiz buscando melhorar a performance do motor . inicialmente coloco que iniciei a gostosa atividade de navegar na década de 80 como atirador em caçadas aqui no sul do pais.No inicio da década de 90 deixei de ser atirador e passei a navegar e curtir com algum peixe. comecei com um motor monark 7.5 hp e a cada ano fui melhorando com honda 10 hp,monark 14, suzuki 15 ,yamaha 25 hp  meu primeiro zero. usei este motor por 17 anos e foram só alegrias mas  sou obeso e a tralha e companheiros ficava no limite do equipamento. No final de 2014 resolvi trocar barco e motor; houveram muitas opiniões porque a região não é propicia a mais potencia, rios pequenos e baixos, mas conversei com o pessoal da Fluvimar e realizaram algumas alterações no modelo boto lx e acabei comprando com eles. Na hora da troca do motor houve uma enorme decepção com a revenda Yamaha ' Motoryama' que no inicio de 2015 suspendeu as vendas do quarenta por conta da instabilidade do dólar;mesmo tendo garantido prazo de  cinco dias no terceiro dia fui executar o repasse e o funcionário simplesmente disse que o diretor de vendas suspendeu as vendas. Recorri ao senhor João Carlos da Martinelli ;que me socorreu e garantiu o preço do motor mercury 40 hp EO. Recebi tudo ok inclusive com bolsa de bride. Dez o atendimento e a atenção deste diretor de vendas. Lendo esse e outros fóruns vi que o maior problema é a sobra de gasolina nos carburadores e que esse motor só tem sinalização para baixo nivel de óleo e não tem proteção alguma para sobretemperatura . alem é claro dos relógios de rpm / velocidade serem imprecisos. Resolvi fazer adaptações . : 1º . retirei os parafusos de purga dos carburadores fui a um torneiro mecânico que fez três niples adaptadores de mangueira para ligar a tres registros pequenos de bicicleta com motor. que instalei em uma placa lateral dentro do capo do motor. utilizei algumas conexões para saida e uma peira de borracha para suquição . 2º  instalei um sensor de temperatura com programa e relé auxiliar para desligamento  R$ 100,00. O ajuste do rpm deixei em 3 p conforme dica do colega de forum de São João Del Rei. obs.: no yamaha 25 adaptei um sensor de temperatura da termostática do passat que opera em 86° para proteção de sobreaquecimento encima da termostática do motor de popa. Se ajustarmos carburação, ponto , hélice e angulo na popa chegaremos ao rendimento máximo de qualquer motor. retirar mais potencia acredito implicar  na vida útil desta maquina. para chegar a 50 hp temos de realizar muitas trocas e talvez não compense pelos riscos. um grande abraço. observem que a marca mercury tem 50 hp porem mais pesado. Nissan e tohatso entraram com o 50 hp neste mesmo bloco de motor mas não tenho encontrado relatos desses motores. 
  9. Downvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Rodrigo Coutinho em Motor MERCURY 40HP com comando. Como pilotar sem power trim?   
    Saudações Marcelo ; eu também tinha na mente que colocar console e comando a distancia seria oneroso e não traria vantagem. em 1998 um amigo viajou para os EUA e trouce um protótipo de painel de comando adaptável a qualquer pequeno barco. solicitou se eu poderia confeccionar e instalar para o barco dele. O painel é tão simples que desenvolvi melhorias e só não coloquei em linha de produção porque utilizei material reciclado que faz parte da ideia e não permitiu galvanizar.  É confeccionado a partir  de  trÊs curvas metálicas de 90° e duas que dependeram do modelo do barco e inclinação do painel que o proprietário  desejar. Utilizei por 15 anos e vendi no equipamento em 2014. Ao contrario do que se pensa é muito mais fácil equilibrar a carga e vazio atinge o planeio muito rápido . á diversas opções de caixas de direção mas da Ultra flex  supera qualquer caixa não hidráulica e consegue comprar no ML .abaixo de r$ 500,00 . Caixa de comando de marchas se possivel compre de uma alavanca porque ela engata a marcha e acelera movendo a alavanca para frente e caso engate por acidente algo na alavanca ela tende a reduzir e não acelerar que é o caso das caixas de duas alavancas. dá para instalar acredito que com R$ 1500,00 a R$ 2000,00 e com certeza aconselho a quem puder que instale. Compre um console e divirta-se. um grande abraço.
  10. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Transformação Mercury 40 para 50   
    Saudações ;como postei para mim valeu como experiência .  O ajuste de ponto para este motor e para o 50hp é 3° negativos em lenta e 18° positivo na aceleração máxima no 40 hp e 24° no 50hp  com a trans formação não ha respeito por estes valores nem em lenta e nem na alta. A lenta fica acelerada e a alta tem que ser limitada pela hélice para não ultrapassar o giro. como 50 Km/h com +- 500 kg dá para obter mantendo ajustes do manual de manutenção da tohatsu optei por ajustes deste manual que está disponível na internet gratuitamente. um grande abraço.  
  11. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Joao Manoel Leonello Lucas em Transformação Mercury 40 para 50   
    Saudações Marcelo . O Guto me indicou que devido a distancia e a custos valeria a pena comprar as instruções para transformação no site da TI naútica. comprei e o custo foi de R$ 149,00 e acabei não executando a referida transformação porque acredito que o resultado acarretara menor vida útil do motor. Como vinha pesquisando e discutindo muito com mecânicos aqui do sul do país consegui ajustes satisfatórios sem alterar  ajustes de ponto e aceleração feitos pelas instruções da TI . Sei que foram feitas inúmeras transformações mas não concordo . Consegui 50 km/h em gps com casco Fluvimar boto lx 5,50m x 1,15 m ,215 kg ,carga de 220kg. total 435kg.  Feliz alteração e posta o resultado depois para conhecermos. Você é de longe também quem sabe não vale a pena tentar fazer você mesmo ,é muito fácil.
  12. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Reginaldo Ti Náutica em [Transformação do 40hp Mercury p/ 50hp] FAÇA VOCÊ MESMO   
    Saudações sr. Reginaldo; gostei muito da clareza com que expõe o conteúdo do curso o seu profissional Julio. É muito conciso. enviei email  para contato TI. Sou eletrotécnico de formação e eletromecânico de vocação ; surgiram algumas duvidas e se possível solicite ao sr. Julio para dar um parecer. Hoje fiz algumas verificações com relação ao exposto no curso e esta sendo muito proveitoso .Muito obrigado por esta iniciativa de transmitir conhecimento e experiência .  
  13. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti recebeu reputação de Reginaldo Ti Náutica em [Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...   
    Saudações aos amigos deste fórum; obrigado pela dica Guto, comprei o curso que voce indicou e não transformei o motor ainda porque como descrevi anteriormente sou perfeccionista e para melhorar com técnica solicitei ao sr. Julio ,mecânico da TI alguns esclarecimentos com referência a ponto e temperatura das velas.  Acredito que temos de evoluir  porque  ha muitos  pontos a discutir não somente alcançar  velocidade final maior. Exemplo .: este fim de  semana naveguei  com diversos barcos de 40 hp ,YAMAHA ,MERCURY, TOHATSU, e com quatro adultos e uma criança corri  na frente mantendo 5200 rpm e o amigo que vinha tocando o yamaha 40  falou que estava dificil me alcançar. então concluo que para superar  ajustes feitos anteriormente realmente tem que ter muito conhecimento para melhorar sem comprometer durabilidade e integridade do motor.
     
  14. Upvote
    Sandro R. S. Buzatti deu reputação a Vladimir Chatalov em Nova porcentagem de etanol   
    ola pessoal , no manual do mercury eles recomendam a premiun e no manual de serviço tohatsu tambem e la no manual de serviço tohatsu ensinam a transformar 40 para 50 e facil eu fiz e ficou otimo.
×
×
  • Criar Novo...