Ir para conteúdo

Vitor Mendonça

Membro
  • Postagens

    43
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Vitor Mendonça postou

  1. Na primeira vez que fui levei 30 iscas, hoje levaria: 03 hélices (hip ou devassa) 03 t20 osso 02 brava verde limão 01 perversa 01 curisco 04 jigs 5/0 a 7/0 (verde limão, amarelo, vermelho e branco) pronto!
  2. Ok. Se vc puder medir a distância do início da madeira até o primeiro pitão e a distância entre os dois pitões você me ajudaria e muito. Desde já agradeço. um forte abraço!
  3. Sim Octávio, eu já tinha visualizado esse post, a questão é saber o local exato da furação do novo pitão. Que fica mais produtivo, com certeza fica. A informação que preciso é a localização exata dos pitões da barriga da isca. Mesmo assim obrigado pela atenção.
  4. Caros, pescadores de plantão, tenho algumas iscas Devassa 140 (modelo antigo - 2 garateias - uma na barriga e outra na hélice). A fabricante Yara começou a produzir a nova Devassa 140 sem a garateia no pitão da hélice e com duas garateias na barriga. Alguém no fórum já tentou transformar a antiga devassa na nova devassa retirando a garateia da hélice, transferindo a mesma para a barriga. Se alguém fez isso favor passar o relato do resultado e se foi preciso relocar a garateia da frente (mais para frente ou mais para trás para obter o resultado desejado). um abraço a todos.
  5. Veja bem, vc está viajando, realizando um sonho, é o seu momento de descontração, muitos esperam um ano inteiro para ir pescar em lugares inóspitos. Nessa hora o que vc menos quer é aborrecimento certo? Então meu amigo vc tem duas escolhas: ou despacha as carretilhas ou leva na bagagem de mão, mas sem linha! Uma única vez tive problemas quanto a isso em S.P (Congonhas), a moça do raio X fez com que eu despachasse e com isso eu quase perdi o voo. Não arrisque levar carretilha abastecida na bagagem de mão jamais! Na época comecei a discutir, falei que até um fio dental poderia ser usado como arma, aí ela mandou eu me queixar na polícia federal.
  6. Parceiro, cheguei do Araguaia dia 26/08, 09 dias de pesca, sendo 5 no Cristalino (fui só pra pegar tucunaré) e 4 dias atrás das prateadas. Resumo: 1º dia de pesca de piraíba - saiu 02 2º dia de pesca de piraíba - saiu 03 3º dia de pesca de piraíba - perdemos duas ações (peixe fisgado, piranha atacou a isca e a linha cortou) 4º dia de pesca de piraíba - perdemos mais duas ações do mesmo jeito em 2012: 05 dias no Teles pires - 01 pirarara e 10 jaus (todos pequenos com menos de 10Kg) em 2013: 10 dias de pesca no Araguaia - 01 piraíba (1,78m) + 11 pirarara (Luis Alves) Guia: Tatinha e Caçula em 2014: 09 dias de pesca no Araguaia - 03 piraíba (1,72m a maior) + 04 pirarara (Luis Alves) Guia: Caçula em 2015: 10 dias de pesca no Araguaia - 01 piraíba (1,56m a maior) + 02 pirarara (Luis Alves) Guia: Caçula e Pit bul em 2016: 09 dias de pesca no Araguaia - 09 piraíba (1,94m , 1,81m, 1,77m as maiores - 7 em São Félix, 01 na Região da Pousada Cristal e 01 no Bandeirantes) + 03 pirarara Guia: Caçula 2017 fui para o Trombetas (fui só atrás de trairão e tucunaré) em 2018: 04 dias de pesca - 05 piraíba (1,80m a maior) - Todas em Luciara Guia Tatinha Resumindo: Pra baixo de Luis Alves a vantagem é o boto não encher o saco, lá quando a vara morga é peixe mesmo! Outra coisa: a pescaria é cansativa mesmo (sol escaldante, recolher 300 metros de linha a cada troca de ponto), mas nunca perdi viajem. Sempre trouxe a foto de uma prateada pelo menos. No ano de 2013 (a primeira que peguei na vida), foi só no último dia que pegamos a bitela. Agora o mais importante mesmo: O guia de pesca. Amigo, sempre pesco com o Caçula e o Tatinha, os caras são feras, se não pegar foi azar mesmo, então pra ter uma pescaria com altíssima chance de pegar peixe eu escolheria o seguinte: Período 08 a 10 dias de pesca meses (1º junho, 2º julho, 3º agosto) Guia: Tatinha ou Caçula (já pesquei com os dois), Teteu, Nica e Coroa pegam peixe d+ também, mas nunca fui com nenhum deles. (todos são irmãos). Então para o presente ficar top eu faria o que está escrito acima. precisando de mais informações é só entrar em contato.
  7. Boa tarde parceiro. Pesco no Araguaia há alguns anos, no Rio das Mortes (uma vez), mas posso te dizer uma coisa: os guias de lá são fãs de colocar muita linha na água! Eu pescava com Penn 345 e tekotta 800, tirei muito peixe com essas carretilhas, mas também passei aperto d+ quando entra piraíba acima de 1,80m. Se vc pescar com uma Tyrnos 50 ou uma Penn VSW (carretilhas com redução e que pegam 400m de mono no carretel), você vai observar que os guias deixam cerca de 200m de linha dentro do rio e que ainda sobra muita linha no carretel para trabalhar o peixe. Tá certo que vc falou em pirararas, mas tem hora que as piraíbas comem no canto e aí o "carreirão" da bicha é tenso, se não tiver linha vc terá que correr atrás do peixe e já vi muita gente perdendo peixe grande por causa disso. Minhas Penn 345 e Tekotta 800 estão aposentadas! Isso mesmo aposentadas! São ótimas, mas pra mim, não tem capacidade de linha confortável para encarar o Araguaia e seu afluentes. Linha eu aconselho 0,92mm Max Force e troque todo carretel ao menor dano na linha! Não vale a pena economizar nessa hora! Eu levo cerca de 1000 metros/ carretilha para pescar 7 dias. Pesco com uma cama de 0,80mm de multi na cama (+ ou - 120m) e outros 330m de mono 0,92mm (isso porque um carretel de 1000m dá para 3 recargas). O nó eu uso o Albright encavalado e não tive problemas quanto arrebentar na emenda. Eu gosto, é um indicador de que a linha está acabando! Espero ter ajudado. Um abraço. (no ano que estive no Rio das Mortes pegamos 9 piraíbas, a maior de 1,94m) saiu uma de 2,20m em um barco próximo ao nosso. Melhor pecar por excesso do que por falta!
  8. Meu amigo, no meu modesto arsenal de pesca pesada tenho: 02 pen 310 gt2 (ainda tá com o distribuidor) 04 pen 345 gt2 (arranquei todos os distribuidores) 02 shimano tekota 800 (arranquei todos os distribuidores) 3 Tyrnos 50 II speeds (não vem com distribuidor) Ou seja, o distribuidor para pesca pesada é praticamente um inconveniente, não aguente, quebra muito fácil e ainda por cima pode causar acidente quando o barco sobe o rio em velocidade para soltar as iscas você pode prender o dedo quando o distribuidor fica indo de um lado para o outro. Já vi isso acontecer com um parceiro e o guia teve que cortar o distribuidor no alicate. O cara urrava de dor! Como disseram vc acostuma rápido, rápido! Um abraço.
  9. Amigo, a giant é um excelente custo benefício, mas aposentei minhas duas depois que mandei fazer três varas 80 - 120 lbs em customizadores. É caro? Sim, mais ou menos 1.500,00 reais cada vara, mas é outro nível de material! Não abro mão! Só que isso vai do bolso! Quando fui a primeira vez em 2012, o orçamento tava apertado, então fui de Pen 345GT2 e Giat cat fish, hoje pesco com 3 conjuntos de Tyrnos 50 II speeds + varas Custom by Marco (levíssimas e valentes) pode perguntar ao Caçula do Grupo Só Piraíba que ele vai te confirmar, ele fala assim pra mim: "parceiro essa vara é Top d + nunca vi nada igual!!!" ; e linha pode usar a max force 0,92mm. Usava só Super Raiglon, mas o preço do dólar não ajuda mais! Portanto se puder economiza no natal, pede verba no aniversário, mas investe numa custom. Precisando estamos aí.
  10. Meu amigo não sei se vc já comprou o material, mas quer uma carretilha máquina com um recolhimento fantástico é a Tyrnos 50 II speeds, é pau pra toda, obra cabe uns 400 metros de 0,90mm o recolhimento dela é 4.5 (se não me engano) e é bem mais barata que a VSW 50. As shimano são mais macias que as Pen, tenho 3 Tyrnos e não troco por outra para pesca de piraíba. Já me falaram bem da Macaira da Okuma, mas não pequei com ela. Peguei 8 piraíbas agora no final de agosto, todas com as Tyrnos. No mercado livre até pouco tempo atrás estava 2.3 mil. Não abra mão de pelo menos 350 m de 0,90mm de capacidade ok? Faz toda a diferença. qualquer dúvida estamos a sua disposição.
  11. Parceiro, já vi que vc já adquiriu a carretilha, pois bem, quando fui comprar material pesado em 2012, passei pelo mesmo dilema! Pois pesco com manivela esquerda. Comprei 2 pen 310 esquerdas e 2 345 GT2 manivela direita (todas já aposentadas). Resultado: na pesca pesada eu não vi problema em pescar com a manivela direita, hoje não tenho problema em pescar com as minhas TYRNOS 50 ( manivela direita), pra pescar no Araguaia vc precisa é de capacidade de linha! Esquece esse lance de manivela! Pelo menos 350 metros de 0,90mm. Não pesque com carretilha com menos linha! Estou te falando isso, pois no final de agosto agora peguei 8 piraíbas: 1,15m; 1,32m; 1,42m; 1,56m; 1,65m; 1,77m; 1,81m; e 1,94m, fora as pirararas. Quanto mais longe do barco a isca melhor! Coloque 100m de multifilamento 0,80 ou 0,90 na cama e 330m de mono por cima, assim 1000 m interligados dão para 3 cargas de reposição, pois vc só trocará a mono, a multi permanece ok? Já para carretilha perfil baixo eu não consigo enrolar com a manivela direita, parece que estou aleijado! Só pesco com esquerda mesmo! Para falar da vara existem inúmeras propostas, depende do seu bolso! Quer gastar pouco Giant Cat fish, podendo gastar mais manda fazer uma customizada, nunca vi nada igual, é comparar um corola com uma ferrari, ou seja os dois são excelentes, mas ferrari é ferrari! Qualquer dúvida estamos aí!
  12. Olá caros amigos. Só para dar meu testemunho. Desde 2013 vou ao Araguaia todos os anos, um ou duas vezes por ano. Já fui em abril, maio, junho, julho, vou agora em agosto e também já estive no final de outubro. Bom, que o boto é um saco, todo mundo sabe, mas ficar sem pescar nem peixe pequeno eu acho que é falha do guia. Nunca perdi pescada lá! Lógico que sempre tem uma melhor! já fui em pescarias de pegar 11 pirararas e 1 piraíba de 1,80m em 7 dias de pesca, sendo que os 4 primeiros só deram boto e peixe pequeno, já os 3 últimos dias foram os dias de ação bruta, cheguei a pegar 5 pirararas em 3h de pesca, nem parecia o mesmo rio. Cachorras, douradas, corvinas e bicudas sempre peguei e com fartura tanto na artificial quanto com isca natural! Portanto o que posso dizer é o seguinte! A lua influencia, nível do rio influencia, época influencia, virada de tempo influencia mais ainda e a escolha do guia errado acaba com sua pescaria. Em agosto vou pescar 12 dias, não tenho local definido! Vou chegar e L.A e vamos atras do peixe, esteja ele ali ou em Luciara, vamos procurar até achar, portanto quem te leva pra pegar peixe onde ele estiver é o guia de pesca, ele representa 90% do sucesso de sua pescaria. Guia meia-boca é furada na certa! Essa pirarara que seguro na foto é 95% do guia e 5% minha, pois o rio estava cheio e ela pegou no meio do rio, agarrou numa pauleira que eu puxava de um lado e ela puxava do outro, por mim eu cortava a linha, pois não via solução. O Caçula disse assim: "parceiro nós vamos tirar o peixe, fique tranquilo!" Cara foram 90 minutos jogando a poita perto da galhada submersa até pescar a linha no fundo e conseguir pegar o peixe. Mérito todo do guia. Não desista do Araguaia, simplesmente escolha uma boa data, boa lua, e um excelente guia! Não vai ter erro! Um grande abraço.
  13. Olha parceiro, se vc está com medo da vara não aguentar, pode ter certeza que ela aguenta o tranco!!! A diferença é quanto vc vai cansar com uma vara mais lenta, pois vc puxa e a vara enverga, mas não reboca tanto o peixe, já a vara rápida e mais dura é diferente o trabalho, cansa bem menos, mas como disse a giant aguenta o tranco sim. Agora quando quiser falar com o pessoal da Custom by Marco é só ligar: Telefone: (11) 4122-2820 Whatsapp: +55 (11) 94200-6650 Cel. TIM: +55 (11) 98210-3662 Nextel: (11) 7878-3814 - ID 84*99434 / 7878-3816 - ID 84*99433 a varinha é cara, mas vale cada centavo! um abraço e boa pescada.
  14. Alex, eu tenho duas Giant, duas Black Max, duas evolution 80lbs e três varas customizadas pela Custom by Marco. Veja bem, a Giant tem um excelente custo benefício, mas tanto ela quanto a Black Max (que tem um acabamento melhor, pelo menos em relação à 1ª giant fabricada) tem um trabalho muito lento, já peguei pirararas enormes e piraíba de 1,80m com giant, mas depois que customizei uma vara bem mais rápida o trabalho de rebocar o peixe ficou muito melhor, portanto se quer saber se vai aguentar? Vai sim, com certeza a giant aguenta o tranco! Mas o trabalho lento dela cansa bem o pescador, mas isso é muito particular, tem pescador que adora vara que enverga toda vida. Como pescador de peixe de couro eu prefiro varas rápidas. Se estiver disposto a pagar mais caro manda fazer uma vara pra você, vale cada centavo!
  15. OLÁ PESSOAL, PESCO SEMPRE NO ARAGUAIA PIRAÍBAS E PIRARARAS E UMA DAS LINHAS COM O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO 0,92mm, AO MEU VER, É A DAIYAMA MAX FORCE, LINHA JAPONESA. ESTOU EM UM GRANDE DILEMA, POIS NO MERCADO LIVRE ESTÃO VENDENDO A MESMA LINHA MADE IN PARAGUAY PELA METADE DO PREÇO. POIS BEM, ALGUÉM JÁ COMPROU ESSA LINHA FABRICADA POR LÁ E VIU ALGUMA DIFERENÇA NA PERFORMANCE DA MESMA?
  16. Parceiro, tem no mercado livre curado hg nova com recolhimento de 7.2 e drag muito bom na faixa de 750 reais. Eu tenho duas e gosto muito delas.
  17. Meu amigo eu iria de Shimano Metanium XG, apesar de ser mais cara um pouco, mas o fato de recolher quase um metro por giro de manivela é fantástico. Depois que comprei a primeira em março desse ano fiquei fã dela! Pescava com duas curados 201 E7, que são rápidas, mas praticamente as aposentei! Shimano Metanium XG: Recolhimento, drag, peso e arremesso - tudo de bom! Triste é saber que fato do dólar estar alto aumenta muito o custo das carretilhas. Espero ter ajudado. um grande abraço.
  18. Essa questão é muito pessoal, portanto vou relatar minha. Pesco com carretilha pesada com manivela direita, pois não há com a manivela esquerda (pelo menos as que eu gosto de usar Shimano tyrnos 50, tekotta 800 e penn 345gt2), porém carretilha para pesca leve e média uso o seguinte conceito: se você arremessa com a mão direita, tente se acostumar com a manivela esquerda, pois é mais prático e não precisa trocar de mão a vara após cada arremesso. Vejo muitos pescadores conceituados como Nakamura, Joel Datena entre outros que arremessam com a direita e logo após o arremesso trocam a vara de mão para poder começar o trabalho da isca, ou seja não há problema os caras pescam muito mesmo, mas como eu disse acho somente questão de praticidade arremessar com uma mão e enrolar com a outra, fora o fato de que a maior força ao meu ver deve ser feita pela alavanca na vara, porém tudo é questão de costume. Não há fórmula, somente conforto, cada um escolhe o seu. Espero ter ajudado. Grande abraço.
  19. CAROS AMIGOS, em meados de 2012 eu e meu irmão pegamos um avião de Vitória - ES para Congonhas - SP, não houve problemas quanto as duas maletas de carretilhas abastecidas com linhas multi e monofilamento que levei como bagagem de mão ( RS12.000,00 valor estimado das 14 carretilhas), porém de SP para Cuiabá o negócio foi outro. Quase perdi o voo depois de muita discussão com o pessoal da máquina de raio X do aeroporto. A atendente disse o seguinte: "O senhor já se cortou com uma linha dessas? Pois então isso pode ser usado como arma, portanto tem que despachar na parte de baixo do avião, se não está satisfeito procure seus direitos e convença o pessoal da Polícia Federal no saguão do primeiro andar". Final da história, como faltavam apenas 15 minutos para o embarque tive que correr e despachar as maletas, senão não poderia embarcar. Depois dessa para não passar raiva levo as carretilhas desabastecidas e as abasteço quando chego ao lugar da pescaria. É chato? É, porém você evita passar raiva, perder o voo e estragar a pescaria. Nunca mais levo carretilha abastecida, pois o atendimento do pessoal nos aeroportos é horrível, salvo raras exceções.
  20. A melhor opção é ter as duas, pois as melhores características delas as completam, isso porque a Penn tem capacidade bem maior de linha, ou seja, para a linhada que fica mais longe do barco. Já na linhada mais próxima coloque a Tekotta, ao meu ver mais macia, mais gostosa de ser manuseada porém com menos linha. Isso só é válido para pescarias onde a isca é colocada no local e o barco sobe rio acima. Já na pescaria de arremesso aí não tem outra alternativa, tem que ser a Tekotta, pois o arremesso é bem melhor que o da Penn. Mas como os nossos amigos disseram as duas são excelentes carretas.
  21. AMIGO, VOU FAZER UM BREVE RELATO PRA VOCÊ. Pesquei 20 anos com molinete, quando descobri a tal "carretilha" não quis saber mais dos molinetes, porém não os descartei porque em alguns casos eles são insubstituíveis. Exemplo, pescar no barranco onde tem muita sujeira (galhos, arbustos e mato) na beirada atrapalhando o manuseio da tralha, ou seja, onde é fácil o anzol ou garateia agarrar na hora do arremesso; isso é fatal se você estiver com carretilha, vai dar cabeleira mesmo; nessa hora prefiro o bom e velho molinete. Em situação de vento extremamente forte também prefiro o molinete. Mas vai a dica, tem gente que não adapta de maneira nenhuma à carretilha, portanto compre um conjunto baratinho mesmo pra você aprender o manuseio. Leve alguns carreteis a mais de linhas baratas, pois a cabeleira no início é certa (Existem vários vídeos na net de como calibrar a carretilha e usá-la). Quando comprei meu primeiro kit (curado 201E7 + vara Hunter fish de carbono sólido + linha Owner 0,33mm) tive prejuízo logo na primeira pescaria, pois a linha é cara e perdi o carretel de 300m praticamente no primeiro final de semana com o conjunto devido às cabeleiras, ou seja, o equipamento era muito superior ao pescador!!! Hoje tenho 14 carretilhas (pesca pesada, média-pesada, média, leve-média e leve) todos os conjuntos hoje que tenho são de primeira (penn, daiwa, shimano e abu garcia), mas como disse hoje eu tenho estreita intimidade com o material. Pescar tucunaré com artificial é uma delícia ( principalmente na superfície), mas trabalhar a isca não é tão fácil logo de cara, precisa de treino, veja muitos vídeos, cada isca tem seu trabalho!!! Portanto leve em consideração fazer a pesca com isca viva (lambaris, piabas). Com 200,00, acho que dá pra comprar um material para ter uma experiência, já quanto a marcas aí são inúmeras, vale a pena você dar uma ida em alguma loja de pesca pra sentir a pegada do conjunto e tirar suas conclusões, lembre-se compre linhas baratas (no início aconselho monofilamento) a libragem de vara é a 17lbs mesmo já citadas por colegas acima!!! Agora se for comprar as iscas artificiais também que foram citadas o orçamento vai estourar e muito!!! Aproveite que é natal e peça aos parentes verba adicional para comprar as iscas e cai matando no treinamento de arremessos e trabalhos com isca artificial. Essa é a minha dica, seja feliz com a carretilha, mas não despreze o molinete, uma hora ele te salva!!! um grande abraço!
  22. Caro colega vale a pena comprar desde que sempre vc adicione o valor de 60% a mais e ainda sim valha a pena, eu já trouxe 6 carretilhas da shimano e só me taxaram na última, mesmo assim ela saiu 300 reais mais em conta. Quanto aos vendedores olhe a reputação de venda, proceda como no mercado livre que não há erro, outra coisa seria avaliar se mandam para o Brasil, condição world wilde, ou seja mandam para todo o mundo. No mais se não me engano existe tutorial de compra no ebay no fórum.
  23. Caro amigo pescador, o planejamento para essas viagens é de suma importância, pois só assim provavelmente não encontraremos nenhum contra-tempo. Dá uma ligada pro pessoal do grupo só piraíbas, agendei minha pesca ano passado com 2 guias para dia 16 de junho de 2013, não vejo a hora de chegar, nem dormindo direito eu estou. Mas voltando ao assunto, liguei em agosto e reservei a data prevista com o pagamento de 30% tanto do trabalho do guia e também a mesma porcentagem para a pousada mediante a contrato, acredito que desse modo não haverá imprevistos, liguei para o guia e para pousada nessa última segundo para perguntyar se estava tudo ok e graças a Deus até agora tudo caminha bem; pescarei por 10 dias ininterruptos, haja coração, pois bem, no final de junho coloco no fórum as minhas avaliações quanto a pousada e atendimento dos guias. Já me falaram muito mal sobre guias no Araguaia, é a minha primeira vez lá, estou acostumado com o teles Pires onde o tratamento é VIP, porém aqui mesmo no fórum eu tive excelentes informações do pessoal do só piraíbas, o Carocinho mesmo pode te dar maiores detalhes, ele conhece o povo de lá e pesca com eles. um grande abraço e que tudo se resolva, pois pescaria frustada dói mais que coração partido!
  24. PAULO CESAR, UMA BOA DICA É SEMPRE VOCÊ PESCAR NESTAS REGIÕES COM GUIAS EXPERIENTES, EXPERIENTES MESMO, POIS ELES SABEM O MELHOR LUGAR, MELHOR HORÁRIO E MELHOR ISCA; CADA LUGAR TEM AS SUAS "MANHAS", ISCA DE UMA REGIÃO NEM SEMPRE É BOA PARA OUTRA, PORÉM ACHO QUE NO CASO DO SURUBIM E A CACHARA TANTO A TUVIRA QUANTO O MINHOCUÇU SÃO FATAIS. COMO MATERIAL EU USO CARRETILHA ABU GARCIA 6600 C4 VARA DE PELO MENOS 30LB OU 40 LB (DEPENDE DO LOCAL SE TEM MUITA ESTRUTURA), LINHA 52MM SUPER RAIGLON, ANZOL 6, 7 OU 8/0, E ENCASTOADO DE AÇO FLEXÍVEL 75LB. MAS COMO EU DISSE O SUCESSO MESMO VIRÁ SE O GUIA FOR BOM E QUISER TE LEVAR AOS PONTOS IDEAIS, ISSO EU FALO PORQUE TEM GUIA QUE QUANDO VOCÊ FALA QUE VAI MATAR OS PEIXES PRA COLOCAR EM ISOPOR ELES SÓ VÃO TE LEVAR PRA FURADA, POIS COMO O MAIOR LUCRO DELES É A PESCA ESPORTIVA, O MAIOR LUCRO É O CLIENTE SATISFEITO E PEIXE DEVOLVIDO À AGUA PARA PODER SER FISGADO POSTERIORMENTE E FAZER A ALEGRIA DE OUTRO CLIENTE. JÁ PESQUEI EM LUGARES ONDE FISGUEI UM JAÚ E ELE TINHA MAIS DUAS MARCAS RECENTES DE ANZOL NA BOCA, OU SEJA PILOTEIRO NENHUM QUER LEVAR CLIENTE PRA ACABAR COM O GANHA PÃO DELE NÃO, PORTANTO SEJA BEM ENFÁTICO EM FALAR QUE SUA INTENÇÃO É SÓ FOTOGRAFAR O BICHÃO E DEVOLVE-LO PRA ÁGUA. OUTRA COISA, TRÊS MARIAS SOFREU MUITA PRESSÃO DE PESCA PREDATÓRIA, POSSO ESTAR ERRADO, MAS O PESSOAL DA MINHA REGIÃO QUE PESCOU NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS POR LÁ DESCARTOU, PELO MENOS POR UM TEMPO, 3 MARIAS COMO OPÇÃO DE PESCA. DAQUI A POUCO CHEGA OS PESCADORES QUE ENTENDEM BEM MAIS DO QUE EU. UM GRANDE ABRAÇO!
×
×
  • Criar Novo...