Ir para conteúdo

Qual é a melhor isca de helice para a Amazonia????


Posts Recomendados

chorei:: Estou nas fraldas, mediante aos gurus que aqui se encontram neste tópico. chorei::

Mas na última pescaria que na qual usei iscas de hélices, não obtive nenhum problema de desgaste físico durante ou depois á pescaria. Os 6,5 dias de pesca foram "suaves".

Vale apresentar a configuração do conjunto utilizado nesta pescaria

vara - Amazon Tucuna III - 6 pés - 36 lbs;

carretilha - Shimano Curado 201 DHSV - 7.0:1;

linha Multifilamento Vexter Dyneema - 0,34 - 49 lbs;

snap glico mod. 100 - 40 lbs

iscas rip roller halloween 5.5, Dr. Hélice da KV e Isca Sumax Amazon King hélice VMC 16,5 cm.

Abraço parceiros :amigo:

caro amigo

Você usou snap glico 40 libras nas iscas de helice?

snap de 40 libras não é um pouco arriscado?

obrigado pela dica

Arlon Calderari

Saudações Arlon

Na opinião do pescador "Sena", não vejo risco nenhum. Pois praticamente equilibrei todo o equipamento entre as 40 libras. Detalhe, em cada isca de hélice tinha um girador(resistência do mesmo não lembro), assim evitava atorção e fadiga da linha no decorrer da pescaria. Pensando pelo lado de uma possível ruptura entre mulit X snap, se for para aconter vou perder o peixe e conseguentemente a isca, não é mesmo?

alegre:: Adrenalina no limite, haja coração parceiro. Os bocudos amazônicos são feras!!!! alegre::

Abração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sena,

Desculpe, amigo, mas tenho que discordar de você. A lógica para equipamento para pesca do tucunaré-açú não é tão linear assim...

O linha, por exemplo. Está escrito lá 49 libras, mas como nosso amigo Eloy já testou, não dá isso na prática... Só o nó reduz essa resistência em 20% ou mais. O desgaste natural de vários dias de pesca, mais as rupturas dos pequenos fios do multifilamento, te trazem também uma redução na resistência. O snap, aposto, também não aguenta as tais 40 libras.

Você já pescou com esse equipamento e teve bom desempenho, mas ou você é um exímio pescador, sangue-frio e habilidoso, ou deu muita sorte de não pegar um bichão nervoso... Um tucunaré de 8 kg arrebenta essa linha e esse snap antes do cara entender o que está acontecendo...

Além disso, acho sua vara pesada demais (36 lbs) para arremessar hélice o dia todo. Sem mencionar o fato de a Fleming não me inspirar a menor confiança... A vara na pesca do tucunaré-açú tem um papel fundamental no arremesso e trabalho das hélices, mas dificilmente quebra com peixe na linha. Já li uma matéria onde um cara tirou um monstro de 11 kg com uma G. Loomis 17 lbs...

Um abraço! :amigo:

chorei:: Estou nas fraldas, mediante aos gurus que aqui se encontram neste tópico. chorei::

Mas na última pescaria que na qual usei iscas de hélices, não obtive nenhum problema de desgaste físico durante ou depois á pescaria. Os 6,5 dias de pesca foram "suaves".

Vale apresentar a configuração do conjunto utilizado nesta pescaria

vara - Amazon Tucuna III - 6 pés - 36 lbs;

carretilha - Shimano Curado 201 DHSV - 7.0:1;

linha Multifilamento Vexter Dyneema - 0,34 - 49 lbs;

snap glico mod. 100 - 40 lbs

iscas rip roller halloween 5.5, Dr. Hélice da KV e Isca Sumax Amazon King hélice VMC 16,5 cm.

Abraço parceiros :amigo:

caro amigo

Você usou snap glico 40 libras nas iscas de helice?

snap de 40 libras não é um pouco arriscado?

obrigado pela dica

Arlon Calderari

Saudações Arlon

Na opinião do pescador "Sena", não vejo risco nenhum. Pois praticamente equilibrei todo o equipamento entre as 40 libras. Detalhe, em cada isca de hélice tinha um girador(resistência do mesmo não lembro), assim evitava atorção e fadiga da linha no decorrer da pescaria. Pensando pelo lado de uma possível ruptura entre mulit X snap, se for para aconter vou perder o peixe e conseguentemente a isca, não é mesmo?

alegre:: Adrenalina no limite, haja coração parceiro. Os bocudos amazônicos são feras!!!! alegre::

Abração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Gustavo joia:::

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela apresentação de seu ponto de vista.

É através destas diversidades de opiniões e informações apresentadas aqui, que podemos avaliar os nossos conceitos e experiências já vividas.

Realmente, eu poderia ter pouco sucesso caso tivesse engatado um exemplar de dois dígitos utilizando esta configuração. Estou cada dia aprendendo algo diferente, sangue frio e habilidoso seila:: Nem tanto né!!!! Ainda não fazem parte do meu perfil. Mas dedicação, persistência atrelados com um pouco de sorte :gorfei: :gorfei:

Lógico, seu tivesse tido a sorte de ser contemplado com essa proeza, bem provável que ficaria "P" caso o bicho escapasse sem mostrar a cara. Em minhas próximas pescarias dos brutos amazônicos estarei muito mais munido de informações e conceitos.

Abração Gustavo :amigo:

Sena,

Desculpe, amigo, mas tenho que discordar de você. A lógica para equipamento para pesca do tucunaré-açú não é tão linear assim...

O linha, por exemplo. Está escrito lá 49 libras, mas como nosso amigo Eloy já testou, não dá isso na prática... Só o nó reduz essa resistência em 20% ou mais. O desgaste natural de vários dias de pesca, mais as rupturas dos pequenos fios do multifilamento, te trazem também uma redução na resistência. O snap, aposto, também não aguenta as tais 40 libras.

Você já pescou com esse equipamento e teve bom desempenho, mas ou você é um exímio pescador, sangue-frio e habilidoso, ou deu muita sorte de não pegar um bichão nervoso... Um tucunaré de 8 kg arrebenta essa linha e esse snap antes do cara entender o que está acontecendo...

Além disso, acho sua vara pesada demais (36 lbs) para arremessar hélice o dia todo. Sem mencionar o fato de a Fleming não me inspirar a menor confiança... A vara na pesca do tucunaré-açú tem um papel fundamental no arremesso e trabalho das hélices, mas dificilmente quebra com peixe na linha. Já li uma matéria onde um cara tirou um monstro de 11 kg com uma G. Loomis 17 lbs...

Um abraço! :amigo:

chorei:: Estou nas fraldas, mediante aos gurus que aqui se encontram neste tópico. chorei::

Mas na última pescaria que na qual usei iscas de hélices, não obtive nenhum problema de desgaste físico durante ou depois á pescaria. Os 6,5 dias de pesca foram "suaves".

Vale apresentar a configuração do conjunto utilizado nesta pescaria

vara - Amazon Tucuna III - 6 pés - 36 lbs;

carretilha - Shimano Curado 201 DHSV - 7.0:1;

linha Multifilamento Vexter Dyneema - 0,34 - 49 lbs;

snap glico mod. 100 - 40 lbs

iscas rip roller halloween 5.5, Dr. Hélice da KV e Isca Sumax Amazon King hélice VMC 16,5 cm.

Abraço parceiros :amigo:

caro amigo

Você usou snap glico 40 libras nas iscas de helice?

snap de 40 libras não é um pouco arriscado?

obrigado pela dica

Arlon Calderari

Saudações Arlon

Na opinião do pescador "Sena", não vejo risco nenhum. Pois praticamente equilibrei todo o equipamento entre as 40 libras. Detalhe, em cada isca de hélice tinha um girador(resistência do mesmo não lembro), assim evitava atorção e fadiga da linha no decorrer da pescaria. Pensando pelo lado de uma possível ruptura entre mulit X snap, se for para aconter vou perder o peixe e conseguentemente a isca, não é mesmo?

alegre:: Adrenalina no limite, haja coração parceiro. Os bocudos amazônicos são feras!!!! alegre::

Abração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sena,

Desculpe, amigo, mas tenho que discordar de você. A lógica para equipamento para pesca do tucunaré-açú não é tão linear assim...

O linha, por exemplo. Está escrito lá 49 libras, mas como nosso amigo Eloy já testou, não dá isso na prática... Só o nó reduz essa resistência em 20% ou mais. O desgaste natural de vários dias de pesca, mais as rupturas dos pequenos fios do multifilamento, te trazem também uma redução na resistência. O snap, aposto, também não aguenta as tais 40 libras.

Você já pescou com esse equipamento e teve bom desempenho, mas ou você é um exímio pescador, sangue-frio e habilidoso, ou deu muita sorte de não pegar um bichão nervoso... Um tucunaré de 8 kg arrebenta essa linha e esse snap antes do cara entender o que está acontecendo...

Além disso, acho sua vara pesada demais (36 lbs) para arremessar hélice o dia todo. Sem mencionar o fato de a Fleming não me inspirar a menor confiança... A vara na pesca do tucunaré-açú tem um papel fundamental no arremesso e trabalho das hélices, mas dificilmente quebra com peixe na linha. Já li uma matéria onde um cara tirou um monstro de 11 kg com uma G. Loomis 17 lbs...

Um abraço! :amigo:

Sei que a gente já ta fugindo muito do tema principal... Mas essa fotinha é só pra botar mais lenha na fogueira.

Imagem Postada

Snap 120lbs aberto e garatéia Owner 4x aberta, com um tuca fisgado no meio do lago e tomando linha na medida certa... O peixe ababou escapando sem sair na foto, mas deixou sua marca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos

Imagem Postada

ESTA AI UMA COISA QUE EU NÃO QUERO QUE ACONTEÇA QUANDO FISGAR O MEU TROFÉU !!!!!!!!

A ESPORTIVIDADE É IMPORTANTE, PORÉM SE TRATANDO DOS TUCUNARÉS AMAZÔNICOS NÃO DA PARA BRINCAR.

TODAS AS OPINIÕES SÃO IMPORTANTES

VALEU SENA POR ESQUENTAR O TÓPICO bomba2 bomba2 bomba2 ::tudo::

GRANDE ABRAÇO

ARLON CALDERARI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que seria até então, o "tucunaré da minha vida" foi se embora por causa do snap. Deixou um buraco tão grande na água, que até demorou p fechar :gorfei: :gorfei:

CARO AMIGO

QUAL ERA O SEU EQUIPAMENTO QUANDO O "BITELO" FOI EMBORA?

(LINHA, SNAP, VARA , CARRETILHA) COM AS RESPECTIVAS LIBRAGENS, SE FOR POSSÍVEL.

GRANDE ABRAÇO

ARLON CALDERARI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VIXE AGORA VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO!!!

DEIXA O KID E O FABRICIO APARECEREM POR AQUI DE NOVO,VAI FICAR AQUELA DISCUSSÃO,

KID = 40 LBS

FABRICIO = 65 OU 80 LBS

KID = NOSSA VC VAI PESCAR PIRARARA

FABRICIO = DEIXA UM TUCUNA DE 8 KILOS PEGAR SUA PERVERSINHA BRANCA DE CABEÇA VERMELHA E DAR UM NÓ NA SUA TRALHA, DEPOIS CONVERSAMOS.

KID = NÃO É FORÇA É JEITO!!!

BLA BLA BLA BLA!!!

MEU AMIGO ARLON, UMA COISA POSSO TE DIZER JA PESQUEI COM TUDO QUANTO É TRALHA,

LINHAS 40 50 60 65 70 E 80 LBS

VARAS DE 20 25 30 LBS

5,6 5,8 6,0 6,2 6,6 PÉS

CARRETILHAS PERFIL BAIXO E REDONDO

RAPIDAS E LENTAS

LIDER E SEM LIDER

SNAP E SEM SNAP

E A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI SERVE SÓ PARA MIM, POIS CADA UM TEM A SUA PREFERENCIA.

E O BOM E VC PROCURAR A SUA!!!

UMA COISA POSSO GARANTIR = QUE O BARATO É 'LOCO" E O SISTEMA É BRUTO

KKKKK!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Arlon,

A despeito do muito que é dito ( ou escrito ), é sempre importante considerar :

arrow:: Pescar pode ser algo em que a esportividade seja o principal fator !

arrow:: Cada peixe e a depender de cada região onde estiver, tem uma forma diferente de pegar e levar a isca...

arrow:: Todos nós que já estivemos na Amazônia nos surpreendemos com a força que determinados exemplares demonstraram antes de darem as caras...

arrow:: Também existem casos ( reais ), em que grandes troféus mostraram-se "impotentes" para grandes disputas... ( basta estar ferrado em duas garatéias distintas ).

arrow:: Também é verdade que alguns arranques iniciais são tão intensos que somente com linhas muito fortes e freio bem regulado que se pode ter chance de tentar embarcar o bruto...

Todas essas questões foram muito bem definidas pelo Vini, com quem concordo integralmente, já que a forma e a sensação de captura depende de cada pescador, até porque elas nunca se repetem...

arrow:: Procure a sua, sem medo de ser criticado, pois o que interessa mesmo, é aquela sensação de alegria e coração na boca que é gerada a cada oportunidade em que isso acontece !

arrow:: E tem mais, perder o troféu faz parte do esquema, até para valorizar os que são embarcados... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: doutor::

Caro Arlon,

A despeito do muito que é dito ( ou escrito ), é sempre importante considerar :

arrow:: Pescar pode ser algo em que a esportividade seja o principal fator !

arrow:: Cada peixe e a depender de cada região onde estiver, tem uma forma diferente de pegar e levar a isca...

arrow:: Todos nós que já estivemos na Amazônia nos surpreendemos com a força que determinados exemplares demonstraram antes de darem as caras...

arrow:: Também existem casos ( reais ), em que grandes troféus mostraram-se "impotentes" para grandes disputas... ( basta estar ferrado em duas garatéias distintas ).

arrow:: Também é verdade que alguns arranques iniciais são tão intensos que somente com linhas muito fortes e freio bem regulado que se pode ter chance de tentar embarcar o bruto...

Todas essas questões foram muito bem definidas pelo Vini, com quem concordo integralmente, já que a forma e a sensação de captura depende de cada pescador, até porque elas nunca se repetem...

arrow:: Procure a sua, sem medo de ser criticado, pois o que interessa mesmo, é aquela sensação de alegria e coração na boca que é gerada a cada oportunidade em que isso acontece !

arrow:: E tem mais, perder o troféu faz parte do esquema, até para valorizar os que são embarcados... joia:::

mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor::

Falar mais o q??? MESTRE , com todo respeito e admiração mestre:: doutor:: mestre:: doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: doutor::

Caro Arlon,

A despeito do muito que é dito ( ou escrito ), é sempre importante considerar :

arrow:: Pescar pode ser algo em que a esportividade seja o principal fator !

arrow:: Cada peixe e a depender de cada região onde estiver, tem uma forma diferente de pegar e levar a isca...

arrow:: Todos nós que já estivemos na Amazônia nos surpreendemos com a força que determinados exemplares demonstraram antes de darem as caras...

arrow:: Também existem casos ( reais ), em que grandes troféus mostraram-se "impotentes" para grandes disputas... ( basta estar ferrado em duas garatéias distintas ).

arrow:: Também é verdade que alguns arranques iniciais são tão intensos que somente com linhas muito fortes e freio bem regulado que se pode ter chance de tentar embarcar o bruto...

Todas essas questões foram muito bem definidas pelo Vini, com quem concordo integralmente, já que a forma e a sensação de captura depende de cada pescador, até porque elas nunca se repetem...

arrow:: Procure a sua, sem medo de ser criticado, pois o que interessa mesmo, é aquela sensação de alegria e coração na boca que é gerada a cada oportunidade em que isso acontece !

arrow:: E tem mais, perder o troféu faz parte do esquema, até para valorizar os que são embarcados... joia:::

mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor::

Falar mais o q??? MESTRE , com todo respeito e admiração mestre:: doutor:: mestre:: doutor::

Vou enfernizar mais... ::evil:: Meu dois dígitos está passeando tranquilamente pelos rios da Amazônia, com uma Ripholler de 6,5 " na boca, depois de arrebentar uma linha de 65 lbs "power pro", arrancar a minha vara 2 vezes, da minha mão, uma Amazon Tucuna II, de 36 lbs, 10 metros dentro dos molongós e o piloteiro atrás. chorei:: chorei:: chorei:: chorei:: doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra apimentar ainda mais o debate, hehehe, em janeiro desse ano, qdo fui a Barcelos pela primeira vez (não sem antes abeberar-me dos conhecimentos dos mestres do FTB, é claro), levei a tralha que então considerei adequada, varas 5'8", rápidas, 25 lbs, linha Power Pro 65 lbs, snaps capella grande reforçado, iscas com garatéias Owner 4X ou VMC 3x (pq a Owner dói no bolso, bem mais que na boca do tucuna, rsrsrs), e nenhum peixe escapou por falha do equipamento, os que fisguei eu embarquei. joia:::

Mas, e aí vem o X da questão, o pessoal que estava no Barco Hotel, em sua maioria, compunham uma turma de SP, entre os quais 2 pescadores usaram, por toda a pescaria, varas 17 lbs e linhas multi 15 e 20 lbs. Eles embarcaram peixes de até 5 kg, não pegaram nenhum bitelão, mas sempre garantiram a todos que não embarcaram nenhum monstro pq ele não apareceu, não por falha no equipamento. oloko::

Tá certo que eles pegaram os açus de até 5 kg no limpo, a maioria no meio dos lagos, eu, e aí vai a minha opinião pessoal, acho que se entrasse um de 8 kgs pra cima arrebentaria com tudo, pois o meu maior peixe (esse do avatar), com 8,5 kgs, levou muita linha, tentou ir pra pauleira mas eu consegui segurar o bitelo, acho que pelo equipamento relativamente reforçado.

Mas fica a questão, será que esses 2 pescadores de SP não estariam sendo os mais esportivos do grupo? Será que eu não estava jogando sujo com os açus? Acho até que não, pq o pessoal já está usando linhas de 80 a 100 lbs, os americanos usam varas 6'6" e carretilhas Curado 300 e Abu Revo Toro... negativo::

Acho que, pelo que andam usando, meu equipamento já pode ser considerado mediano e estou sendo, sim, esportivo, afinal se, nesse ano, eu conseguir fiscar um dois dígitos vou estar com o mesmo equipamento, dando até uma chance pro açu, mas não tanta assim, afinal, usar linhas de 15 a 20 libras já é dar muita chance pro inimigo, hehehehehe :gorfei:

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro João Luiz,

Linha de 15 ou 20 lb é correr risco demais...

Mas trabalhar com uma de 40 ou até 50 lb é perfeitamente viável !

Tenho certeza de que o Fabrício não vai compactuar com essa tese, MAS a esportividade da pescaria passa também por "correr alguns riscos" !

Insisto - mais uma vez - que os estilos e/ou expectativas das pessoas que pescam são diferentes, mesmo quando todas elas estão a fim de pegar peixe...

Para algumas contudo, pegar um de dois dígitos é menos importante do que a "forma" de como embarcá-los... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arlon Não tenho mais o que complementar. Os Mestres, gurus, presidentes, e veacos já falaram tudo. Agora só para dar uma pequena atiçada.

Arlon vai com fé e não se estresse muito com o equipamento pois tenho certeza que tu ta levando o ideal. Eu fui apenas um vez na Amazônia e tive o enorme prazer e sorte de pegar o meu peixe de 2 dígitos numa isca de hélice, e a captura foi toda registrada em vídeo desde o arremesso até o momento de pesar o monstro.

Link do vídeo:

E o equipamento utilizado por mim foi uma vara de 25 Lbs Customizada por mim mesmo, linha 65Lbs, Rip Roller 5.5 halloween e Snap de 100 Lbs da Berkley. E como pode ver, deu conta do Recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra apimentar ainda mais o debate, hehehe, em janeiro desse ano, qdo fui a Barcelos pela primeira vez (não sem antes abeberar-me dos conhecimentos dos mestres do FTB, é claro), levei a tralha que então considerei adequada, varas 5'8", rápidas, 25 lbs, linha Power Pro 65 lbs, snaps capella grande reforçado, iscas com garatéias Owner 4X ou VMC 3x (pq a Owner dói no bolso, bem mais que na boca do tucuna, rsrsrs), e nenhum peixe escapou por falha do equipamento, os que fisguei eu embarquei. joia:::

Mas, e aí vem o X da questão, o pessoal que estava no Barco Hotel, em sua maioria, compunham uma turma de SP, entre os quais 2 pescadores usaram, por toda a pescaria, varas 17 lbs e linhas multi 15 e 20 lbs. Eles embarcaram peixes de até 5 kg, não pegaram nenhum bitelão, mas sempre garantiram a todos que não embarcaram nenhum monstro pq ele não apareceu, não por falha no equipamento. oloko::

Tá certo que eles pegaram os açus de até 5 kg no limpo, a maioria no meio dos lagos, eu, e aí vai a minha opinião pessoal, acho que se entrasse um de 8 kgs pra cima arrebentaria com tudo, pois o meu maior peixe (esse do avatar), com 8,5 kgs, levou muita linha, tentou ir pra pauleira mas eu consegui segurar o bitelo, acho que pelo equipamento relativamente reforçado.

Mas fica a questão, será que esses 2 pescadores de SP não estariam sendo os mais esportivos do grupo? Será que eu não estava jogando sujo com os açus? Acho até que não, pq o pessoal já está usando linhas de 80 a 100 lbs, os americanos usam varas 6'6" e carretilhas Curado 300 e Abu Revo Toro... negativo::

Acho que, pelo que andam usando, meu equipamento já pode ser considerado mediano e estou sendo, sim, esportivo, afinal se, nesse ano, eu conseguir fiscar um dois dígitos vou estar com o mesmo equipamento, dando até uma chance pro açu, mas não tanta assim, afinal, usar linhas de 15 a 20 libras já é dar muita chance pro inimigo, hehehehehe :gorfei:

Abs.

O problema é que às vezes ser muito esportivo provoca o rompimento da linha e o peixe fica com a isca presa na garganta, ou na cara e pode acabar morrendo, enquanto que se a gente consegue tirá-lo com o equipamento mais pesado, a chance pode ser menor, e no final ele vai voltar para a água só assustado e sem piercing na cara. Olha, é uma humilde opinião.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos

ACREDITO SER MUITO RELEVANTE O QUE NOSSO AMIGO AIRTON FALOU.

ACABAMOS APENAS OLHANDO PELO NOSSO LADO E ESQUECEMOS DO BEM ESTAR DO "INIMIGO" !!! FAZEMOS ISSO QUANDO:

NOS "ENROLAMOS" EM SOLTAR O PEIXE.

FICAMOS "PASSANDO A MÃO NO PEIXE, PREJUDICANDO SUA MUCOSA O QUE PODE OCASIONAR O APARECIMENTO DE FUNGOS E OUTROS FATORES QUE PODEM SER FATAIS AO PEIXE.

QUANDO SEGURAMOS O PEIXE PELO RABO (FORA DA ÁGUA), O QUE PROVOCA O DESLOCAMENTO DE SUA "ESPINHA"(NORMALMENTE EM PEIXES GRANDES), O QUE PODE GERAR SUA MORTE OU ALGUMA COMPLICAÇÃO.

E AGORA O QUE MAIS ME AFLIGE!!!!

O MAU USO DO ALICATE "BOGA GRIP":

AS PESSOAS AO SEGURAREM O PEIXE "DE FRENTE" COM 45 GRAUS,ACABAM POR ATRAVESSAR O QUE EM "NÓS" SERIA O QUEIXO. O QUE É ABSURDO, POIS COM UM CUIDADO E INTELIGÊNCIA O PROBLEMA SE MOSTRA OBVIO.

DOU ÊNFASE A ISSO POIS ESSE TIPO DE FOTO TEIMA EM APARECER NOS RELATOS (DE FORMA GERAL).

FUGIMOS UM POUCO DO TEMA PORÉM NÃO VEJO PROBLEMA........

GRANDE ABRAÇO A TODOS

ARLON CALDERARI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, quanto à questão do peixe com as garatéias presas na boca, já ouvi de muitos guias experimentados em Amazônia e outros lugares que o peixe, quando a linha arrebenta, solta-se facilmente das garatéias com os movimentos que faz na água, ou mesmo prendendo uma das garatéias da isca na pauleira. Também já me disseram que as garatéias, como não são inox, em pouco tempo enferrujam e acabam liberando o peixe.

Não sei se tais informações procedem, efetivamente, mas as ouvi de gente bastante experimentada na pesca dos grandes troféus.

Mas, de qq modo, reitero que não sou tão esportivo assim, hehehe, ao ponto de usar linhas multifilamentos de 15 ou 20 libras com os grandes açus, deixo as linhas mais finas, mas nem tanto (30 lbs) para a pesca dos douradões nas corredeiras, onde a briga é bruta também, até mesmo superando, em força, a briga dos açus, mas é uma briga limpa, pois não existem as estruturas subaquáticas que tanto complicam a pescaria dos tucunarés amazônicos.

Abs.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro João Luiz,

Todas as afirmações que fez são corretas !

Não são poucas as iscas que se apresentam flutuando nas pescarias amazônicas em que participei ! Grande parte delas já com as garatéias comprometidas e pedaços de linha ( normalmente monofilamento ) amarradas !

A capacidade dos tucunas de "cuspirem" essas garatéias que lhes atormentam a boca é muito grande !

Também a questão das garatéias de ferro ( em vez de aço ) é - tecnicamente - uma verdade, já que nas pescarias de peixes de bico ( marlin. etc... ), cada vez mais se utiliza anzois que são próprios para permaneceram cravados nas bocas dos peixes, já que sua decomposição é acelerada pela presença do sal... nos rios, essa deteriorização deve acontecer de forma bem mais lenta...

Isso contudo não invalida a realidade que muitos dos tucunas que ficam com "enfeites" na boca, terminam não resistindo e acabam por morrer... ( faz parte ) ! anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, quem nunca viu um desses, acha que é mentira. No meu relato da última pescaria em SIRN, tem um pedaço lá que fala de um peixe que atacou um tucunarézinho combalido... Foi exatamente isso que aconteceu!!! O buraco que ele deixou na água demorou a fechar!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

O que seria até então, o "tucunaré da minha vida" foi se embora por causa do snap. Deixou um buraco tão grande na água, que até demorou p fechar :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, concordo com tudo que foi dito!!! Cada um com seu cada qual! Só uma questão: tralha leve demais desgasta o peixe, levando-o muita vezes à exaustão. Se ele for liberado e logo depois atacado (lembrando que os predadores preferem presas debilitadas), ele não tem o recurso da sua explosão física, ficando à mercê de botos, jacaré, etc...

Eu já pesquei na Amazônia umas 10 vezes, em regiões distintas. No Negrão eu já fui três vezes. Deus, na Sua infinita bondade, me permite ir pescar por lá sempre que eu quero e posso (minha patroa é que não deixa eu ir mais :gorfei: :gorfei: :gorfei: ). Sei que posso pegar um peixe maior na próxima pescaria! Só que eu fico p... da vida mau:: diabo:: ::nada:: Conada bang:: bomba2 oloko:: ::evil:: quando perco um peixe fisgado!!! Afinal, eu gasto uma fortuna, um tempo danado, pra ir lá e PEGAR o peixa, não ver ele escapar!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...