Ir para conteúdo

[Imagem e Nomes] Todos os rios do Médio/Alto Rio Negro - AM


Posts Recomendados

Grande Beto,

Boa provocação !

Tenho um palpite que os recordes estão ( e estarão sempre ) em locais onde a natureza lhes oferecer melhor proteção e fartura, o que no caso da Amazônia, e em particular na região do Negro, é algo muito genérico, pois os lugares favoráveis se multiplicam sempre ! Anima-me sobremodo ir a essa região, onde a "vida" parece estar em constante ebolição, quer pela presença dos milhares de peixes de aquário que são sempre vistos, quer pela vegetação das margens sempre pródiga a belezas e locais de desova de presas e predadores ! Essa região do Amazonas é absolutamente fantástica !

Voltando ao questionamento feito, entendo que os "estuários" que desovam essa vida no Negro são ( e serão sempre ) os pontos em que os "brutos" estarão presentes ! Apesar da fartura, a "sobrevivência" dos grandes troféus está sempre condicionada a fatores climáticos e de oportunidade, e certamente de experiência acumulada de ano para ano...

Claro que uma pesca extrativista ou intensa ao extremo, coloca em risco esse desenvolvimento e crescimento das espécies, mas isso chega a ser "meio inconcebível" quando se depara com o que se encontra na região, com tantos afluentes inteiramente apropriados para essa continuidade... ( mas ao lembramo-nos o que foi o Pantanal, já permite-nos ter receio de algo parecido por lá também... ).

Assim, não vejo "grande vantagem" em "rios distantes" ou mesmo em "terras indígenas".

arrow:: Acredito que essa região que vai de Barcelos à Santa Isabel do Rio Negro ( com seus diversos afluentes ) é - e será por muito tempo - a candidata aos grandes troféus de tucunaré açu aqui no nosso País ! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito complexo pescar em todos esses rios, pra não dizer impossível. surtei::

Acima do Téa, temos as TI, Terras Indígenas...e lá a pesca não é permitida.

Aliada a isso, toda aquela região da "cabeça do cachorro", dizem as más linguas, é rota de tráfico de drogas...e navegar nequeles rios pode ser um risco sem precedentes. A vontade de pescar lá é grande...mas acho q não tenho coragem. Frio::

Outra coisa...acima de SI, encontraremos centenas de tribos indígenas...e os caras destroem tudo...então, apesar da distância, não sei se a coisa é tão boa quanto imaginamos. medo::

Logo no baixo Rio Negro..temos o Unini, Papagaio e Jaú...nesses a pesca está proibida. O Unini por conta dos conflitos...e os demais por se tratarem de Área de Proteção Ambiental....então....esqueçam...hehee... Naonao::

Já os rios do Japurá...tenho tb minhas dúvidas....Rios de água branca tem mais vida, mais peixes, mais pescadores profissionais...e todos aqueles rios de água preta q caem no Japurá, são muito curtos...o q facilitaria o acesso de suas cabeçeiras por pescadores profissionais.

Não é à tôa q a sobra é justamente o local onde se reunem a maior parte dos operadores.

Dizem as más linguas que os índios de Maraã/Japurá, estão atravessando pelo varadouro do Jurubaixi e pescando do lado de cá...Lascando o lago do Colombiano...Eu não sei se isso é verdade...mas tá dada a dica.

Todos os demais rios da região são fantásticos...Só não sou fã dos afluentes do Rio Branco, q apesar de possuirem uma maior quantidade de bocudos, conseguir fisgar peixes acima das 22lb é quase q impossível.

Já na região de Barcelos / SI, na última temporada, pelo menos uns 20 ou 30 peixes acima de 22lb foram devidamente fotografados e postados nos fóruns de pesca.

Agora...q meu objetivo de vida é conhecer o máximo possível de todos esses rios aí, isso é...hehee..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas pretensões são mais humildes. Gostaria de pescar este ano em um afluente da margem direita, pois só pesquei até então nos da esquerda vergonha::

Eu nunca pesquei em um afluente... ::medo:: Só no negrão...

Minha pretenção é pescar num afluente esse ano! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vontade não falta ...

Agora concretizando o que o Fabrício disse ... acima de SI, o negócio é feio, segundo guias locais.

Ocorre tem a exploracao de mineradores que te abordam e te levam tudo !

Barco , motor, material ... etc !

Todo cuidado é pouco

Vamos pescar =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As imagens já estão devidamente gravadas em meu PC e , principalmente em minha mente, independente em qual destes rios eu estiver da próxima vez, não vai ter dor no braço ou qualquer outr coisa que me impedirá de separar mais um bruto destas águas...

A cabeça ferve...

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como localizar o nomes desses rios pelo Google Earth?

No Google Earth tem esses nomes? Precisa ativar alguma coisa para aparecer os nomes? No meu não aparece...

Gostaria de ver no mapa acima também, Barcelos e Santa Isabel (Localizadas)

Talvez até as coordenadas da boca de entrada (foz) de cada afluente do Negro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,muito legal o post. joia:::

Faz qualquer pescador sonhar e traçar objetivos.

Sempre tive curiosidade em relação ao Japurá e afluentes,até conhecer um cara que já fez muita pesca profissional por aquelas bandas.A informação me desanimou,segundo ele tem bastante peixe,mas tucunarés de porte menor,tipo a região do Sucunduri.

Também acho um p....risco tentar algum rio na Cabeça de Cachorro,mas que dá uma coceira........ :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Quanto as tribos e comunidades,às vezes,uma boa conversa e com antecedência pode aparar algumas diferenças.Mas só às vezes...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como localizar o nomes desses rios pelo Google Earth?

No Google Earth tem esses nomes? Precisa ativar alguma coisa para aparecer os nomes? No meu não aparece...

Gostaria de ver no mapa acima também, Barcelos e Santa Isabel (Localizadas)

Talvez até as coordenadas da boca de entrada (foz) de cada afluente do Negro...

Opa Beto,

beleza?Consegui só rios e afluentes principais tipo Cuini,Demeni e etc..;alguns nomes simplesmente não aparecem mesmo,já tentei e também não consegui.Talvez não façam parte do cadastro de busca do Google,sei lá?!

Se vc descobrir alguma coisa informa aí por favor.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vontade não falta ...

Agora concretizando o que o Fabrício disse ... acima de SI, o negócio é feio, segundo guias locais.

Ocorre tem a exploracao de mineradores que te abordam e te levam tudo !

Barco , motor, material ... etc !

Todo cuidado é pouco

Vamos pescar =D

Fala Felipe,

beleza?Em alguns lugares realmente o perigo de perder o material é grande,tá cheio de história a esse respeito.Mas também tem muita "lenda". bang::

Tem operador que fica com essa justificativa,botando medo em tudo que é pescador, para não ter que ir tão longe($$$), pescar numa área que ele não domine ou simplesmente com medo de perder o cliente p um concorrente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoal...

Dá uma olhada no mapa Interativo que encontrei fuçando na net!!

muita água ::tudo::

http://www2.snirh.gov.br/home/webmap/vi ... 7eeb058c51

utilize o campo de pesquisa (campo superior direito) para procurar o rio ou a cidade que vocês quiserem.

ou é só clicar em cima e aparece todas as informações do rio.

Muito Bacana, é aparecer os lagos com coordenadas.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...