Ir para conteúdo

Isca de hélice duvidas!!!!!!


André Rocha

Posts Recomendados

A Jennerlure tem uma isca deste jeito (chama-se Stroke HZ ou Stroke Hélice). Não é muito grande, tem uns 12cm, mas é bem encorpada e faz um barulho danado. Só que tem que trabalhar com as paradinhas, num dá pra ser no tchec,thec,thec,thec sem parar.

Tô levando ela pra ver no que que dá.

Abraços

Beto-BH

E eu que achava que sabia sobre iscas de hélice...

Vivendo e aprendendo! Sempre!

Mas já que temos tantos feras à disposição, aproveito para tirar uma dúvida minha...

Por que não usar iscas que combinem um popper com hélices?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOACYR EXISTE UMA ISCA ASSIM, BEM ANTIGA, INCLUSIVE O ROBERTO DUTRA POSTOU UM FORUM SOBRE QUEM A CONHECIA E EU A RECONHECI POIS MEU FALECIDO PAI TINHA COMPRADO UMA, E UMA ISCA DA BAGLEY, CHAMADA SUG´LURE É UM POPPER COM HELICE NA TRASEIRA, E SE VC ACHAR UMA POR AI ME FALE QUE ELA É EXCELENTE E NAO SE ACHA MAIS!!!!

É essa aqui né:

Imagem Postada

Só que para os padroes amazonicos ela é pequena:

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá moacyr eu tenho uma isca da moro deconto que é um popper com uma helice atras!!!!!!! olha realmente ela faz muito barulho e chama bastante atenção!!!!! alias foi nela que peguei meu primeiro bocudo de respeito!!!!!!! depois disso nunca mais usei iscas de helices!!!!!!!!!! abraços!!!

Seria a "Moro Robalo Bait Popper Turbo"? Com 8 cm?

Eu tenho 2 (modificadas, como quase todas as minhas iscas 8) ), e são as iscas de superfície que eu mais uso...

Essa eu uso para dourados; garatéia traseira reforçada (cujo peso a faz boiar com apenas o popper fora d'água, e que a faz "balançar" após cada popada), e com 2 anzóis na ventral:

Imagem Postada

Imagem Postada

Essa eu uso para traíras; com 2 anzóis bem fininhos e largos para facilitar a ferrada, e com um chumbo para lastrear e fazê-la boiar como a isca anterior (chama-se "splash" uma isca com a flutuação regulada deste jeito, a 45 graus da superfície):

Imagem Postada

Desculpa pela foto ruim da última... :roll:

Por isso que eu resolvi perguntar!

Eu não entendo porquê usar hélices sem popper... :shock:

Ou poppers sem hélice (exceto para iscas excessivamente leves, de menos de 7 cm)... :wink:

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f2f35ff40c

Kkk....já gorfei de rir aqui com o Marquinho e com a história da piscina do nosso amigo Beto...kkkkk.... :lol:

O Johnny trabalha rápido igual ao Lance.

Eu, particularmente, não trabalho tão rápido...agora vem a pergunta, mas pq???

Seguinte...

Eu acredito q o peixe ataque a isca nos dois casos, tanto quando está com fome, quanto para afastar seu agressor.

Quando ele está com fome geralmente ele enxaruta (eu acho, não tenho certeza)...e quando ele está com raiva ele dá de lado, de frente, e tals...ele quer é dar pancada, nesse caso ele é geralmente fisgado pelo corpo.

Quanto a velocidade vamos lá.

Um tucunaré com 12Kg ou mais tem no mínimo 15 anos de idade. Isso é fato. Segundo um estudo feito pelo Ibama em parceria com o Rio Negro Lodge, um tucunaré de 8Kg tem em torno de 8 ou 9 anos de idade, então, se vc trabalhar a isca com toda aquela velocidade somente os mais jovens terão disposição para atacá-la.

Esse mais jovens q me refiro são justamente esses entre 7kg e 9Kg. :twisted:

Inúmeras vezes eu perdi bocudos gigantes por conta dos pequenos atirarem na frente dele e tomarem a isca de sua boca. Eu ficava maluco...hehee.. :mrgreen:

Vou lhe dar apenas um exemplo de vários q já ocorreram.

Eu estava pescando com o Lance e joguei a minha isca na boca de um pequeno paranã....Vim trabalhando a minha isca na metade da velocidade q o Lance trabalha, quando um gigante começou a fazer a minha isca surfar na testa dele...Como um raio um féla de um tucuninha veio atravessado, se antecipou e lascou a porrada na minha isca. POOOOWWWW.... :shock:

Imediatamente eu gritei para o Lance arremessar a isca dele sobre a minha, pois o grande estava lá, eu vi o pequeno atacando. Ele rapidamente lançou a sua isca e tomou uma porradona...

Embarcamos os dois peixes, e lá estava eu com um bocudinho com quase 7Kg na ponta da linha, e o Lance com um de 10,5Kg na dele...E olha q eu ainda falei pra ele q o grandão não era aquele q ele tinha fisgado... :mrgreen:

Aqui a foto do momento.

Imagem Postada

Ainda pinchamos na boca desse lago por uns 30 minutos mas nada do grandão entrar.

Então...volto a dizer...o gigante é mais lento, tem uma visão pior, e uma disposição pior.

Segundo um dos melhores guias de toda a amazônia, o Zé Bodó, q hoje guia para o barco Santana, os maiores peixes q ele já viu na vida dele foram pegos por pescadores idosos e q não trabalhavam as suas hélices de forma rápida e cadenciada, justamente por também serem mais lentos e menos vigorosos.

Claro q podem haver exceções, mas estou tentando me manter dentro da regra....hehee...

Esse ano estarei levando minha filmadora pra lá...e espero fazer algumas tomadas de ataques...De qualquer forma filmarei o meu trabalho de isca e da turma, assim como a angulação correta e o melhor som q ela pode dar. :wink:

Acho q é isso...Abs, Fabrício Biguá

Posso dar uma sugestão? :idea:

Eu sempre começo trabalhando rápido e fazendo o maior esporro possível (com um popper + hélice, mas acho que serve como comparação).

Depois; eu faço um trabalho ainda esporrento, mas com pequenos intervalos...

E depois eu vou tentando diminuir a velocidade de recolhimento sem prejudicar muito o barulho. Para isto eu uso a "catimba"; popadas mantendo a isca em movimento o maior tempo possível. Para que a linha não seja recolhida rápido, eu deixo a isca mexendo...

E acabo com a catimbinha, dando bastante ?mole? para um ataque!

Em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

Eu considero que o trabalho do popper tem 3 formas básicas:

"a catimbinha (toques rápidos, initerruptos, e bem curtinhos mesmo; como se a isca estivesse se afogando)",

"a catimba (toques curtos a cada 1 ou 2 segundos; mas usando o movimento da isca, enquanto ela volta a sua posição de repouso, para com o mínimo de toques manter a isca em movimento contínuo)";

"popper (verdadeiras porradas de 20 centímetros para que a isca faça todo barulho que pode... e deixar a isca boiar por 2 ou 3 segundos antes da próxima puxada; a isca fica a maior parte do tempo em movimento)"

Obs: penso que:

qualquer destes trabalhos funciona melhor se a isca é do tipo que boia mais na vertical (pode e deve aumentar as garatéias, e até substituir a garatéia ventral por anzol de haste bem curta virado para a frente; desde que se teste a flutuação da isca)... em outras palavras, unindo as vantagens do stick com as do popper

que esta isca sempre deva ser trabalhada com toques secos, variando o recolhimento a cada toque e o intervalo entre os toques. (você tem uma graaande liberdade para trabalhar...)

que esta isca é uma das mais eficientes, produtivas, e "esporrentas" que existe!

esta isca pode ter ou não uma hélice simples associada ao popper, desde que a isca não seja muito pequena (quando o peso da hélice prejudica a flutuação).

Um abraço a todos e boas pescarias!

Em outras palavras, eu sempre começo ?popando?, passo a ?catimbar?, e acabo na ?catimbinha?...

O porquê?

Simples! Um peixe grande escolhe o que comer!

Mas ele também pode ser esperto o suficiente para reconhecer uma isca e não atacar...

Peixes menores têm mesmo a tendência de serem menos exigentes em relação ao seu ?cardápio?...

Enquanto que peixes maiores (ou melhor, mais velhos); podem não atacar uma isca porque ela está rápido demais, por estarem inativos, por reconhecer esta ?presa? como uma isca, ou por acharem que a energia a ser gasta na captura pode não resultar em ?refeição?...

Se o trabalho for rápido, dificulta ao peixe avaliar sua ?presa? antes de atacar; e com isso dificultamos que o peixe refugue...

Um trabalho rápido e esporrento é, portanto, mais adequado para uma primeira abordagem de qualquer lugar promissor!

Mas se ele estiver manhoso; ou o irritamos o suficiente para que ele ataque, ou vamos trabalhando a isca cada vez mais lentamente até que o peixe ache que a isca está ao seu alcance!

Diante do exposto, um trabalho rápido seguido de um trabalho lento é a melhor forma de abordar um lugar promissor!

Bom...; ao menos, é esta é a minha opinião sobre o assunto!

Um abraço a todos!

PS: Eu postei uma resposta com citação no tópico errado porque achei que ia ficar melhor de entender desse jeito...

Desculpem se a resposta estiver mal-escrita, ou se houverem erros; mas já tá na minha hora e tenho de ir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Moarcyr...eu tb acho q essa sua técnica funciona mesmo...E essa sua observação sobre a atividade do peixe é muito interessante.

Apenas dando um gancho no seu tópico....

Normalmente, e até de forma automática, q vc terá q diminuir as puxadas a medida q a isca vai se aproximando do barco...

Como eu uso linha trançada e vara rapidíssima, se eu não diminuir a velocidade do trabalho a isca vem pulando na superfície...hehee...mas isso não tem nada a ver com a sua observação....

Muito obrigado pela contribuição... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Moarcyr...eu tb acho q essa sua técnica funciona mesmo...E essa sua observação sobre a atividade do peixe é muito interessante.

Apenas dando um gancho no seu tópico....

Normalmente, e até de forma automática, q vc terá q diminuir as puxadas a medida q a isca vai se aproximando do barco...

Como eu uso linha trançada e vara rapidíssima, se eu não diminuir a velocidade do trabalho a isca vem pulando na superfície...hehee...mas isso não tem nada a ver com a sua observação....

Muito obrigado pela contribuição... :wink:

Muito obrigado à você!

Por disponibilizar o fórum, por dividir seus conhecimentos, e por complementar minha resposta (o que você falou tem tudo haver sim!).

Falar nisso, eu também uso linha de multi (com líder, no molinete), e vara rapidíssima...

Eu tinha esquecido de observar esses detalhes que você bem falou!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá moacyr eu tenho uma isca da moro deconto que é um popper com uma helice atras!!!!!!! olha realmente ela faz muito barulho e chama bastante atenção!!!!! alias foi nela que peguei meu primeiro bocudo de respeito!!!!!!! depois disso nunca mais usei iscas de helices!!!!!!!!!! abraços!!!

Seria a "Moro Robalo Bait Popper Turbo"? Com 8 cm?

Eu tenho 2 (modificadas, como quase todas as minhas iscas 8) ), e são as iscas de superfície que eu mais uso...

Essa eu uso para dourados; garatéia traseira reforçada (cujo peso a faz boiar com apenas o popper fora d'água, e que a faz "balançar" após cada popada), e com 2 anzóis na ventral:

Imagem Postada

Imagem Postada

Essa eu uso para traíras; com 2 anzóis bem fininhos e largos para facilitar a ferrada, e com um chumbo para lastrear e fazê-la boiar como a isca anterior (chama-se "splash" uma isca com a flutuação regulada deste jeito, a 45 graus da superfície):

Imagem Postada

Desculpa pela foto ruim da última... :roll:

Por isso que eu resolvi perguntar!

Eu não entendo porquê usar hélices sem popper... :shock:

Ou poppers sem hélice (exceto para iscas excessivamente leves, de menos de 7 cm)... :wink:

Um abraço a todos!

grande moacyr sao essas iscas mesmo as que eu me referia!!!!!!!!! agora nunca tinha visto e nem ouvido falar sobre essas modificações que vc fez!!!!! funcionam realmente?????? eu pra falar a verdade sou meio medroso em modificar as iscas e elas nao fucionarem adequadamente!!!! abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande moacyr sao essas iscas mesmo as que eu me referia!!!!!!!!! agora nunca tinha visto e nem ouvido falar sobre essas modificações que vc fez!!!!! funcionam realmente?????? eu pra falar a verdade sou meio medroso em modificar as iscas e elas nao fucionarem adequadamente!!!! abraços!!!!

Se você não tiver certeza do que está fazendo, eu lhe aconselho a nem tentar mesmo...

Agora; se você dominar a física envolvida no trabalho das iscas artificiais, e tiver paciência para testar várias modificações antes de achar o "novo equilíbrio ideal"; é show usar iscas modificadas! Pode nem ser melhor ou pior que o original, mas podem ser mais adequadas ao seu uso específico!

Por exemplo, as modificações mostradas da postagem anterior; em que a mesma isca foi adaptada à situações diferentes de pesca, traíra e dourado.

Mas... Se você usar a isca com garatéias finas para dourado, ao primeiro que pegar a isca as garatéias abrem...

E se você usar a isca para dourado com traíras, é quase certo que você irá perder todas que atacarem a isca...

Para falar a verdade, a grande maioria dos pescadores olha com grande desconfiança essas modificações...

Mas eu vejo na prática que elas funcionam! Mas digo e repito, você deve saber o que está fazendo para que dê certo; ainda assim, digo que não é tão difícil quanto parece...

Modificar as garatéias, como no exemplo, é só o começo! Complica quando você vai mexer com o equilíbrio das iscas...

Alguns detalhes a mais sobre as modificações que eu faço nas minhas iscas (e como o pessoal reagiu a essas modificações) em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... .php?t=344

Um abraço; e espero ter sido esclarecedor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...