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Homer

Amaciando motor Mercury Optimax 150 HP

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Bom dia, Pessoal.

Vamos pegar uma Quest 268 com motor 150 HP e estamos com dúvida quanto ao procedimento de amaciamento do motor.

Vocês tem algumas dicas?

Segue o que o Manual do Motor fala:

Procedimento de Amaciamento do Motor

! CUIDADO

Podem ocorrer danos graves caso o Procedimento de Amaciamento do Motor não seja seguido.

MISTURA DE GASOLINA/ÓLEO DO PERÍODO DE AMACIAMENTO

NOTA: Não use gasolina e óleo pré-misturados durante o período de amaciamento. Use gasolina comum

durante e após o período de amaciamento do motor.

O procedimento de amaciamento do motor de popa OptiMax é importante para garantir o desempenho

adequado e a máxima vida útil do motor. O procedimento de amaciamento descrito a seguir permite que ocorra

o desgaste uniforme das peças internas do motor. O procedimento de amaciamento incorreto pode reduzir a

vida útil do motor.

O motor recebe automaticamente óleo extra durante as primeiras horas de operação. Para a maioria dos

proprietários de barcos, esse modo de óleo extra estará concluído em cerca de dez horas.

PROCEDIMENTO DE AMACIAMENTO

1. Durante a primeira hora de operação, deixe o motor aquecer durante 30 a 60 segundos.

[*:12117t8a]a. Faça o motor trabalhar em várias velocidades de aceleração, na maior parte do tempo entre 3000

e 4500 RPMs ou a três quartos da aceleração.

[*:12117t8a]b. Mude a velocidade do motor a cada dois minutos e evite a operação contínua em marcha lenta por

mais de dez minutos. Utilizar aceleração máxima por períodos de até dez segundos é aceitável.

[*:12117t8a]c. Durante a operação, evite ajustar a compensação do motor de popa (para cima) além da posição

de compensação vertical.

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Em 30/08/2012 at 08:46, Homer disse:

Bom dia, Pessoal.

Vamos pegar uma Quest 268 com motor 150 HP e estamos com dúvida quanto ao procedimento de amaciamento do motor.

Vocês tem algumas dicas?

Segue o que o Manual do Motor fala:

Procedimento de Amaciamento do Motor

! CUIDADO

Podem ocorrer danos graves caso o Procedimento de Amaciamento do Motor não seja seguido.

MISTURA DE GASOLINA/ÓLEO DO PERÍODO DE AMACIAMENTO

NOTA: Não use gasolina e óleo pré-misturados durante o período de amaciamento. Use gasolina comum

durante e após o período de amaciamento do motor.

O procedimento de amaciamento do motor de popa OptiMax é importante para garantir o desempenho

adequado e a máxima vida útil do motor. O procedimento de amaciamento descrito a seguir permite que ocorra

o desgaste uniforme das peças internas do motor. O procedimento de amaciamento incorreto pode reduzir a

vida útil do motor.

O motor recebe automaticamente óleo extra durante as primeiras horas de operação. Para a maioria dos

proprietários de barcos, esse modo de óleo extra estará concluído em cerca de dez horas.

PROCEDIMENTO DE AMACIAMENTO

1. Durante a primeira hora de operação, deixe o motor aquecer durante 30 a 60 segundos.

[*:12117t8a]a. Faça o motor trabalhar em várias velocidades de aceleração, na maior parte do tempo entre 3000

e 4500 RPMs ou a três quartos da aceleração.

[*:12117t8a]b. Mude a velocidade do motor a cada dois minutos e evite a operação contínua em marcha lenta por

mais de dez minutos. Utilizar aceleração máxima por períodos de até dez segundos é aceitável.

[*:12117t8a]c. Durante a operação, evite ajustar a compensação do motor de popa (para cima) além da posição

de compensação vertical.

Márcio, tenho um Evinrude E-Tec 115, a tecnologia de ambos é muito semelhante. O procedimento recomendado pela fábrica é correto, nessa altura do campeonato você já deve ter seguido. Mas o que sempre me preocupou (tenho outros motores) é a má qualidade da nossa gasolina, devido ao acréscimo de álcool e detergentes, que respondem por sérios danos em toda a linha do combustível e ferram bicos, carburadores e cubas. Há algum tempo, aprendi a eliminar tudo isso da gasolina, tornando-a pura, embora perca 30% do volume comprado nesse procedimento. Na verdade, a eliminação dos elementos acrescidos é que responde por essa perda, mas o fato é que se obtém um melhor desempenho e economia de combustível, sem falar em despesas com reparos e manutenção. Acho que vc sabe como fazer, mas caso não saiba, cite este post que lhe passo a "receita", é demasiadamente fácil.

Abraço do Gilbertinho, pescador de lobó graúdo da Amazônia.    

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retirar o alcool da gasolina vc da pre detonacao do motor, frita teus pistoes, carboniza o motor, pode ate furar o pistao se fizer por muito tempo. alem de poluir mais e consumir mais (por estar fora de ponto).

motores eletronicos, conseguem ate certo ponto compensar isso, motores carburados nao.

 

motores que vem pro BR, ja vem tropicalizado pra adicao do alcool. deve-se apenas esgotar corretamente a gasolina.

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Amigo, use conforme o manual. Os Mercury Optimax no período de amaciamento dosam o óleo optimax conforme necessita, lógico que em uma quantidade maior. Não se assuste se ele consumir mais óleo no começo. É assim mesmo.

Não inventa moda e não escute os mecânicos de internet.

Única coisa que tu pode fazer de diferente é usar uma gasolina Podium, mas não tem necessidade.

Quando vou ficar um bom tempo sem usar o meu optimax, por recomendação do meu mecânico da Mercury, esgoto o tanque e coloco uns 20 litros de Podium e deixo funcionando no orelhão por uns 15 minutos para ficar no sistema.

Porém já vi em vários casos, o smartcraft apitar e dizer que tem água na gasolina, porém é o processo que ocorre pela mudança na gasolina. Quando tu voltar a usar comum (pode completar o tanque normalmente), esse aviso vai apagar. Diferente dos motores 300 que só rodam no Podium.

O meu nunca apitou, mas já vi 115 apitar.

 

Qualquer dúvida, te passo no pv o telefone do meu mecânico, o Rodrigo Fantin da Mazocco Náutica de Toledo - Pr.

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