Ir para conteúdo

MATERIAL DOS ESTRANGEIROS NA AMAZONIA


Luiz Alonso

Posts Recomendados

Só por curiosidade, alguém sabe o material que a galera estrangeira traz para pescar na Amazonia, tipo de carretilha

ou marca/ modelo, ou molinete, quais marcas de varas, libragem, tamanho, iscas etc.

Quem acompanha o forum, sabe do material que a grande maioria usa, seria interessante ter conhecimento

dos materiais dos estrangeiros, porque pelo que sei vem pescadores de nível médio pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o que eu sei, relatado por guias que trabalham com estrangeiros, especialmente da operadora River Plate, bem como de sites americanos e mesmo de material recentemente publicado na revista anual do IGFA de 2011 (elaborado pelo Larry Larsen, dono do fórum peacock bass association http://www.peacockbassassociation.com/h ... n_bio.html), é que eles usam varas de 20 a 40 lbs, longas, de 6'6" a 7", carretilhas de tamanho 200 a 300 (curado 200e7, Chronarch 200E7, Zillion, Curado 300), linhas multi 60 a 80 lbs, iscas de hélice grandes, em sua maioria High Roller 6,25" e 7" e Jigs para as refugadas ou rebojos nas hélices. Alguns usam molinetes de porte grande, mas a maioria usa carretilhas. É um estilo de pesca diferente, com puxadas de hélice laterais, mais compassadas, adequado ao porte físico dos gringos.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

Hoje com a "globalização" esse diferencial já não representa a "diferença" de antes...

O que me parece é que pelo seu poder aquisitivo, as "tralhas" são as consideradas "caras", mas não necessariamente as melhores... De certo modo é compreensível que aqueles que se deslocam para a Amazônia (certamente por um custo diferenciado do nosso - os esquemas de custo são caros) façam investimentos de maior benefício x custo que nós brasileiros, mas não me parece ser assim tão disparatado...

arrow:: Usam linhas de multifilamento - iguais as que também usamos... (Power Pro ou similares) - 80 lb

arrow:: Varas certamente as Falcon, G Loomis e quase sempre customizadas - também temos as customizadas que nada ficam a dever das deles... (pelo menos na minha opinião) - 25 a 40 lb

arrow:: Carretilhas - aí sim, o padrão deles é violento. Quase sempre material recém lançado... (acho difícil fazer equivalências nisso...)

arrow:: Iscas - a enorme maioria é adepta das hélices. E também aqui estamos próximos, pois temos acesso a esse mercado de HighLures, Caribean Lures, Rapalas, Yo-zuri e outras do tipo. Claro que também tem outras que não hélices, mas a predominância são elas, e bem grandes... (só vêm em busca dos dois dígitos...) ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, João e KID M, pelo que sei o uso de varas mais longas, é pelo tipo de trabalho com as iscas sendo a maioria

na horizontal, enquanto os nossos pescadores trabalham na vertical, pra mim de um jeito ou de outro pescar

embarcado com vara longa é dose pra leão.

KIDM, quanto as carretilhas eu discordo um pouco, existem modelos caríssimos, com dezenas de novidades, quantidades absurdas de rolamentos, enfim itens inventados para vender ou fazer frente a outros fabricantes,

já não sabem onde vão enfiar mais rolamentos, enfim , sabemos que em um mecanismo existem realmente

posições em que rolamentos irão fazer a diferença no lançamento e no trabalho de esforço do mecanismo

tanto no recolhimento quanto na briga com o peixe.

Esse é o meu ponto de vista, inclusive em relação a velocidade, acho que tem que haver um equilíbrio para

recolhimento, sem muita perda de força.

Para se ter uma idéia da complexidade da montagem de um mecanismo das nossas carretilhas vai um exemplo.

- diminuir o diâmetro da corôa --------------aumenta a força

- aumentar o diâmetro do pinhão-----------aumenta a força

- diminuir o diãmetro do carretel------------aumenta a força

- aumentar o comprimento da manivela---aumenta a força

Portanto a necessidade de uma montagem de um mecanismo que atenda há tudo tem que ser equilibrada.

desculpe acabei saindo do tópico pois gosto deste assunto.

A minha curiosidade era em relação se os gringos usam carretilhas tão leves e com velocidades altas conforme

a maioria dos nossos pescadores, pois conforme falaram os amigos a pescaria sai muito cara e eles não devem

vir para brincar.

obrigado e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muda também o fato de que muitos americanos preferem pescar sozinhos no barco, somente com o guia. Aí tem espaço de sobre pra usar uma vara longa; que aliás tem suas vantagens.

Uma vara maior ajuda a cansar o peixe mais rápido, lança a isca mais longe.

Eu pretendo levar uma de 6,6 para poppers e zaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o que eu sei, relatado por guias que trabalham com estrangeiros, especialmente da operadora River Plate, bem como de sites americanos e mesmo de material recentemente publicado na revista anual do IGFA de 2011 (elaborado pelo Larry Larsen, dono do fórum peacock bass association http://www.peacockbassassociation.com/h ... n_bio.html), é que eles usam varas de 20 a 40 lbs, longas, de 6'6" a 7", carretilhas de tamanho 200 a 300 (curado 200e7, Chronarch 200E7, Zillion, Curado 300), linhas multi 60 a 80 lbs, iscas de hélice grandes, em sua maioria High Roller 6,25" e 7" e Jigs para as refugadas ou rebojos nas hélices. Alguns usam molinetes de porte grande, mas a maioria usa carretilhas. É um estilo de pesca diferente, com puxadas de hélice laterais, mais compassadas, adequado ao porte físico dos gringos.

Abs. :amigo:

Perfeito... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...