Ir para conteúdo

Não Consigo Usar a Zara Corretamente


Luciano Chiba

Posts Recomendados

Amigo, estou começando com artificial agora... minha primeira pescaria com artificial, que obtive sucesso nao tem 3 semanas.. rs

Comprei uma Zig Zarinha, peguei dicas no forum, no youtube, e um video que me ajudou bastante, foi o do Pesca Para.. Eduardo esta de parabens! Ajudou bastante...

Bom, fui pra piscina do predio aqui... relativamente pequena, cerca de 4 a 5 mts no maximo, e tentei de varias formas... a que eu consegui zarar melhor, foi quando mantive a calma, ponta da vara bem para baixo, e ''reta'' na frente do meu corpo, em direção a isca, fazendo os movimentos de ponta de vara com pulso e dedo indicador auxiliando... foram mais de 2h arremessando, até conseguir ''zarar'' a piscina 5x seguidas, com o nado ''bonito''... Um morador do predio ao lado, ate chegou na janela e perguntou se eu ja tinha pego algumas tilapias.. rs

Amanha pretendo ir ao pesqueiro, que estou acostumado, e treinar... e quem sabe tirar umas dentuças na zara!

Uma isca que estou com dificuldade, que nao consegui acertar o trabalho dela de jeito nenhum, foi o Stick One da MS...

Sou iniciante, mais espero ter ajudado!

Abraços e boa sorte!!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se voce é destro não tem o porque usar manivela do lado direito e segurar a vara com a mão esquerda sendo que a mão que manda é exatamente a direita para dar vida na isca.E sem falar no troca troca de mão a cada arremesso.

No inicio só tinha carretilha com manivela direita. As "esquerdinhas" são +- recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou canhoto, uso carretilha com manivela direita, arremesso com a mão esquerda, não tive muito problema em trabalhar as zaras mesmo sem experiência na pesca com artificiais. Uso uma carretilha Lubina GTO JH, relação 7.1:1, dizem por aí que já é uma relação um pouco mais rápida pra quem tá começando, isso é balela, quem dá a velocidade de recolhimento é a mão que gira a manivela.

Segredo é começar devagar e sempre cuidando com a sincronia do recolhimento com os toques, aí vai acelerando e boa, torna-se algo quase automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou canhoto, uso carretilha com manivela direita, arremesso com a mão esquerda, não tive muito problema em trabalhar as zaras mesmo sem experiência na pesca com artificiais. Uso uma carretilha Lubina GTO JH, relação 7.1:1, dizem por aí que já é uma relação um pouco mais rápida pra quem tá começando, isso é balela, quem dá a velocidade de recolhimento é a mão que gira a manivela.

Segredo é começar devagar e sempre cuidando com a sincronia do recolhimento com os toques, aí vai acelerando e boa, torna-se algo quase automático.

É vero! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Caro Luciano, já estamos em 2014 e talvez você já esteja fazendo bem o trabalho de zara com suas iscas, mas nunca é tarde para se aprender.

Quase tudo que sei sobre pesca aprendi na teoria e pus em prática logo em seguida. O meu maior desafio era as iscas tipo zara. Vendo muitos e muitos vídeos, dicas e relatos, afirmo que são valiosos mesmos, mas sempre a gente descobre se tá certo ou errado é praticando. E o estilo se torna próprio. E foi isso que fiz com as zaras.

No começo, seu punho fica morto de tanto treinar, porém com a repetição, você consegue se adaptar e a dor some.

Ainda estou na fase da quase perfeição, mas chegarei lá.

A mão que segura a vara, no local da carretilha, deve ter uma boa empunhadura e fazer com que a ponta da vara faça aquele movimento de treme-treme, para cima e para baixo. Com o tempo você vai ver que esse movimento da ponta da vara ficará quase na diagnonal, ou seja sua mão ficará quase imóvel para sacudir a ponta da vara. Alguns segundos sacundindo a vara, com a isca na água, você verá que a sua zara começará a dançar, não importa se é destro ou canhoto, apenas o treinamento lhe dirá isso. Veja o caso de grandes pescadores: são destros e usam manivela direita e o movimento é perfeito.

Existem muitas iscas que facilitam esse trabalho, porém as da Heddon, tipo Super Spock, fazem quase que naturalmente o movimento.

Bom, valeu! Espero que tenha ajudado em algo e não tenha falado besteira perto de tantos feras da pesca. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

ALELUIA Luiz Carlos mestre::  mestre:: !!!

Até que enfim alguém falou qual o movimento correto pra zara aplauso:: . Estava com uma dúvida cruel doeu:: se era na horizontal (esquerda pra direita) ou vertical (de cima para baixo).

 

Vou testar na próxima sexta-feira e vamos ver se a zig zarinha 90 "beija o rabo"  rindo3::. Vou ver se adquiro uma Super Spock também, pra ver qual que eu me acostumo mais.

 

Obs: Um grande obrigado ao Luciano por abrir este tópico e a todos que deram inúmeras dicas e macetes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro Silva, espero que tenho conseguido explicar o movimento correto e você tenha realizado a zara. A Zig Zarinha é uma excelente isca, além do chocalho estridente e bem dançarina, aguça os peixes. A Super Spock faz quase que sozinha a zara. Outra coisa: não sei qual vara você tem, se extra-rápida, rápida, moderada ou lenta, mas dê preferência a uma mais moderada (mais flexível), porque a parte do meio até a ponta facilitará o movimento treme-treme que eu havia falado anteriormente. Depois, vc se adaptará a outras de tipos diferentes.

 

Grande abraço, boas zaradas e boa pescaria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tem uma isca da Daiwa senao me engano o nome e pincel, e a zara melhor de trabahar sem duvida nenhuma.. isca topp demaisss.... quem usa essa isca para zarar nunca mais usa outra...

uma dica que notei quando nao sabia zarar bem, quando vc arremessa para frente a isca vem zarando muito melhor, entao para zarar bem, sempre arremessando um pouco para frente...

tenta dar toque de varas longos e recolhimentos mais lentos... com a pratica vc vai pegar bem, e depois que bater um AÇUZAO grande, ai vc vai ficar doido ahahahahaha

 

boas pescarias

 

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Luciano meu colega acredito que tudo foi dito mas chamaria atenção para dois pontos que acredito serem muito impostante .

  1- Veja no vídeo de dicas do Eduardo Monteiro de como "zarar" , acima, detalhe importante de posicionamento do dedo indicador na vara e de como posicionar sua mao no conjunto vara/carretilha  .

       Sem observar esta regra, todo esfôrço ficara no pulso e ai não ha quem aguente pescar mais de 30 min alem de ser mais difícil zarar.

   2- Sou destro, arremesso com a direta e recolho com a canhota . Qualquer inversão ou alteração e' um fracasso. 

        Como falou o Alex e o Magrão, você tem de testar e indentificar qual  e' a "sua praia" com as iscas mais faceis, ja recomendadas .

 Boa sorte e grande abraco . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...