Ir para conteúdo

Tralha ideal (Ajuda)


Posts Recomendados

Boa tarde amigos pescadores,

Preciso da ajuda de vocês quanto a distribuição da minha tralha. A ideia e montar conjuntos específicos para cada tipo de pescaria que costumo fazer. Queria evitar de levar muitas varas toda vez que vou pescar. Por ter dúvidas se vou precisar delas ou não, acabo levando todas. Além disso, tem a linha que serve pra um e não serve pra outro, etc.

Costumo pescar piapara na rodadinha e na espera, piaçú, pacu, piau, dourado pequeno, pode entrar grande, barbado, pintado, gostaria de começar a pescar tucunare no rio Tietê, aqui eles são pequenos.

Atualmente tenho o seguinte equipamento:

Carretilhas:

Shimano Chronarc 200E7 (sem uso ainda).

Abu Revo STX (sem uso ainda)

Abu 5500 C3 (sem uso ainda)

Abu 6600 C3

Daiwa Millionaire

MS Titan 6000

MS Titan 10000

Varas:

MS Gold Medalion Grafite MC 66MH 6'6" Média Pesada 20-40 gr

MS Evolution 2,10 m Média Pesada 15-30 lb

MS Evolution 1,68 m Média 10-20 lb

MS Evolution 1,68 m Média Leve 8-17 lb

MS Evolution 1,40 m Ultra Leve 6-12 lb

MS Evolution GT 1,98 m Média 20-40 lb mono e multi PE 2-4

Monteiro 2,40 m 10-20 lb

Não sei quando e melhor usar linha multi quando e melhor mono. Caso as varas não sirvam, podem indiciar outras.

Obrigado

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi Thiago, acho que estas questões são bastantes pessoais e sobre o seu equipamento ele tá muito bacana dá para pesca uma grande variedade de peixes com eles. Eu não sou expert no assunto, mas deixo a minha opinião de como faria dado o seu conjunto.

- Monteiro 2,40 m 10-20 lb + Daiwa Millionaire + linha 0,36(ou 0,40)mm mono = piaparas, piauçu, pacu

- MS Evolution 1,40 m Ultra Leve 6-12 lb + MS Titan 6000 + linha multi 0,15(ou 0,19)mm = piau, piapara na rodada

- MS Evolution 1,68 m Média Leve 8-17 lb + MS Titan 10000

- MS Evolution 2,10 m Média Pesada 15-30 lb + Abu 5500 C3 + linha multi 30lbs = peixes de porte médio

- MS Evolution GT 1,98 m Média 20-40 lb mono e multi PE 2-4 + Abu 6600 C3 + linha multi 40lbs-60lbs = peixes de porte médio (barbados e pintados do tietê e oridiuva dá e sobra)

- Shimano Chronarc 200E7 + esta merece uma vara para pescar com artificiais de 14lbs ou 17lbs, uma pesca brasil maestro ou ms green bass + linha de 20lbs power-pro ou daiwa samurai

- Abu Revo STX + também colocaria para pincho almejando peixes maiores com uma vara de 20 lbs + linha multi de 30 ou 40 lbs.

Nada impede de utilizar as suas varas Evolution para pincho, mas estas que citei dará um conforto maior se for pescar o dia inteiro com artificiais. Acho que a idéia principal e equilibrar o conjunto de acordo com o que tem e o peixe que está interessado em pescar, eu vejo bastante este recado em vários meios de comunicação de pesca, tenho praticado está idéia e faz muito sentido, economiza dinheiro e trás mais emoção para a pesca. Sempre levo no máximo 4 conjuntos e pesco com dois, na espera.

Mais um comentário, já pesquei algumas vezes no tietê. Uma pescaria muito bacana é a pesca de porquinho com vara de mão, mas como prefiro molinetes/carretilhas essa pesca vai muito bem com material light ou ultra light. É divertido e ainda rende uns filézinhos de tira gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala FSato!!

Obrigado pelas respostas, tinha perdido a esperança de alguém dar uns pitacos ai na minha tralha pra eu montar os conjuntos. Valeu mesmo pela ajuda. Preciso comprar mesmo as varas para fazer par com as duas carretas novas (cronarch e revo). Vou pesquisar essas duas que me indicou.

Quanto ao porquinho, chamamos também de "zóiudo", rs... Nunca pesquei ele no Tietê apesar do pessoal aqui pescar bastante, moro a 20 km do Tietê, então fica fácil. Aqui no Tietê os peixes que mais pegamos é a corvina, o porquinho e o tucunaré. Tem tilápia muito grande também (até de 4 kilos), mas é mais dificil. O pintado deve até ter mas acredito que seja impossível pegá-lo e dourado também quase não existe.

As barragens e a pesca predatório detonam com tudo, não tem jeito. Daqui a pouco vai sobrar só a corvina nesse Tietê.

Valeu mesmo pela ajuda.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia FSato,

Também acho legal, procuro sempre ler o que o pessoal tá comprando e o tipo de pescaria que pretendem fazer, além disso, nos programas de pesca, fico sempre esperando o momento em que o apresentador vai falar do material que tá utilizando, nem todos falam, mas tá valendo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

Além do FSato, alguém poderia dar algumas dicas de equipamento!

Seguinte, tenho algumas varas já (citei no inicio do post). Gostaria agora de adquirir uma vara para pesca de dourados e tucunarés (ou uma vara para cada tipo de pesca ou uma só para os dois caso seja possivel) com isca artificial no São Francisco e Rio Paraná e Tietê.

Os dourados onde pesco no São Francisco não são grandes e os tucunarés do Tietê e Paraná também não.

Além disso, uma linha e iscas artificiais que não devem faltar pra pescar esses 2 peixes.

Pretendo usar uma carreta Abu Garcia Revo STX para pescar eles.

Obrigado e abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guto pela ajuda!!!

Andei pesquisando, já tenho uma Evolution 17 lbs e acho que vou mantê-la para os tucunarés por enquanto até pegar o jeito. O que acham? Agora preciso arrumar uma linha... mono ou multi? Tenho alguns carretéis que comprei nos EUA: Power Pro de 10 lbs, Power Pro de 15 lbs e uma Power Pro Super Slick 8 de 20 lbs. Alguma é sufuciente para os tucunas?

Para a pesca de dourados com isca artificial (pequenos na teoria, pescaria no São Francisco e Paraná) tem a Hunter Fish Z de 25 libras que o Guto falou que custa uns R$ 300,00. Tem a shimano Clarus de 20 lbs que custa R$ 350,00.

A de 20 lbs é muito pouco? Qual linha usar? Mono ou multi e de qual libragem?

Consigo montar um equipo que sirva para os 2 peixes sem prejudicar a esportividade? Tipo a Clarus de 20 lbs com uma linha apropriada?

Desculpa pelo monte de perguntas.

Obrigado.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago comprei recentemente na Paranapesca a Hunter fish Z 25lbs 1.60m por R$170. A Clarus 20lbs dá para os 2 sim, mas pros Tucunas do Sudeste pode ser que perca um pouco a esportividade e será mais dificil arremessar iscas leves, eu utilizo varas de 14lbs no máximo 17. Já pra Dourados mesmo pequenos a necessidade de uma libragem maior e uma vara rápida se deve a boca ossea do peixe pra conseguir cravar as garatéias, uma vara muito lenta e de baixa libragem a chance de perder o troféu é grande, além disso não é raro tanto no São Francisco como no Paranazão sair dourados acima de 5kg. Se quiser uma vara boa e barata pros tucunas é a Albatroz Viper, ganhei recentemente uma de 17lbs de presente, varinha bem acabada, rápida, levíssima pesa 100g e custa R$80. Quanto a linha eu uso aqui no Sudeste multi de 20 a 30lbs, pra Dourados 30-40lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto,

Dei uma olhada mesmo na Paranapesca, tá R$ 170,80 a de 1,60 m mesmo. Essa que custa R$ 300,00 é a de 1,83 m senão me engano que na Paranapesca tá próxima desse preço. Gosto das mais compridas por causa da alavanca.

Acho que darei enfase à de Dourado e como disse vou usar minha evolution de 17 lbs para os tucunas por enquanto.

Vou casar uma hunter Z com uma Abu Garcia Revo STX. Será que fica com?

Agora preciso comprar umas isquinhas artificiais... vou dar uma pesquisada em alguns tópicos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, olha eu denovo!!!

 

Agradeço ao pessoal ai em cima que contribuiu!!!! Já me ajudaram bastante.

 

Alguém mais pra me ajudar a escolher.

 

To procurando ainda uma vara pra dourado para pesca com isca artificial para fazer conjunto com uma Abu Revo STX, vou colocar linha 30 libras. Entrei em contato com o Rômulo, ele tem bastante variedade e o preço é imbatível, sem dúvida.

 

Queria algo esportivo, nada de arrastar o peixe, ao mesmo tempo, uma vara que ferre bem as garatéias e lance bem as iscas. Já pensei numa 17 libras (Intergreen, hunter fish, black widow, liger), numa 20 libras (liger, clarus, intergreen), 25 libras (hunter fish Z, intergreen). Não sei se a 17 libras da conta do recado, se 20 libras seria um meio termo ideal ou se uma 25 libras seria muito pesada. Sera que a 25 libras já não prejudica o lançamento da isca e perco ainda em esportividade, ganhando em segurança na ferrada.

 

Vejo o pessoal pescando com 17 libras, como no relato do amigo Homer em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/31596-dourados-em-tr%C3%AAs-marias-18-11-2013/ e tirando os peixes numa boa, esportividade na veia!

 

O pescador é um bicho indeciso né... se pudesse comprava uma de cada libragem, mas não dá!!!

 

Aguardo ajuda pessoal.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... boa tarde!

 

Alguém mais pra me ajudar a escolher.

 

To procurando ainda uma vara pra dourado para pesca com isca artificial para fazer conjunto com uma Abu Revo STX, vou colocar linha 30 libras. Entrei em contato com o Rômulo, ele tem bastante variedade e o preço é imbatível, sem dúvida.

 

Queria algo esportivo, nada de arrastar o peixe, ao mesmo tempo, uma vara que ferre bem as garatéias e lance bem as iscas. Já pensei numa 17 libras (Intergreen, hunter fish, black widow, liger), numa 20 libras (liger, clarus, intergreen), 25 libras (hunter fish Z, intergreen). Não sei se a 17 libras da conta do recado, se 20 libras seria um meio termo ideal ou se uma 25 libras seria muito pesada.

 

Vejo o pessoal pescando com 17 libras, como no relato do amigo Homer em: http://www.turmadobi...as-18-11-2013/ e tirando os peixes numa boa, esportividade na veia!

 

Vejam esse outro vídeo onde eles testam a Intergreen 17 libras... www.youtube.com/watch?v=9H8XBPcRv30

 

Em relação ao preço... pode ser algo até R$ 500,00. Ou daria pra arriscar e comprar uma de 25 (Hunter Fish Z) e uma 17 libras (Intergreen), passaria um pouco dos R$ 500,00, mas tá valendo.

 

Aguardo ajuda pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,já que você assim como eu gosta de varas mais compridas lhe indico a vara shimano crucial para dourados,tenho uma 25 lbs e ela é extra rápida,e um colega comprou uma de 20 lbs que é rápida,são varas muito bem acabadas e super leves para seu tamanho,no meu ponto de vista foram feitas para pesca de dourados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Fernando pela ajuda... pensei em alguma da shimano... tava de olho na Clarus, mais em conta que a crucial e a compre (essa giram em torno de R$ 500,00 enquanto a Clarus por uns R$ 350,00). Andei dando uma pesquisada e falam muito bem da Intergreen também. Vou dar uma pesquisada melhor nessa crucial.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Thiago?

 

Eu uso linhas mult daiwa samurai 8fios 29mm 40lb.  alegre::

 

Desculpe pela opinião, más esta história de rebocar o peixe, depende do pescador e não da linha. Pego peixes pequenos e brinco tranquilo com a 29mm e fico tranquilo pq quando entra o troféu terei mais chances.

 

Quando comecei a utilizar as linhas samurai, comprei se não me engano 20lb depois 30lb e só fiquei na 40lb pq não arrebentam em arremessos.

 

Muita gente acha um absurdo 40lb - más para quem já experimentou sabe, são ótimas nos arremessos e finas comparado a outras marcas.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, bom dia!

Não tem que pedir desculpas pela sua opinião, longe disso! Na verdade, preciso de mais e mais opiniões e a sua é muito bem vinda!

Quando disse "rebocar o peixe", falava em relação à vara, fico na dúvida se uma 25 lbs não seria demais, se uma 20 lbs tá de bom tamanho ou uma 17 lbs é muito pouco. Apesar de que vi o Homer, num relato aqui no FTB, pescando dourado em 3 Marias com uma Intergreen 17 lbs e tirando os peixes numa boa. Vou no São Francisco também, local cheio de pedra e rio muito raso.

 

Quanto à linha, também é minha dúvida... pensei numa de 30 libras, mas não sei qual marca também. É a primeira vez que vou usar multi na vida.... hehehe, nunca arremessei com essa linha, pra pescar dourado (as iscas são mais pesadas que as do tucuna), sua opinião é importante pois levarei em consideração a de 40 lbs a partir de agora. Vou colocar numa Revo STX.

 

Agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Thiago?

 

Eu uso linhas mult daiwa samurai 8fios 29mm 40lb.  alegre::

 

Desculpe pela opinião, más esta história de rebocar o peixe, depende do pescador e não da linha. Pego peixes pequenos e brinco tranquilo com a 29mm e fico tranquilo pq quando entra o troféu terei mais chances.

 

Quando comecei a utilizar as linhas samurai, comprei se não me engano 20lb depois 30lb e só fiquei na 40lb pq não arrebentam em arremessos.

 

Muita gente acha um absurdo 40lb - más para quem já experimentou sabe, são ótimas nos arremessos e finas comparado a outras marcas.

 

:amigo:

mestre::

 

Disse tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a questão das varas, gostaria de opinar sobre os dourados, porém hj em dia aqui no Tietezão eles sumiram ou estão escondidos  :gorfei:

 

Agora para pesca de tucuna aqui no sudeste, eu utilizo vara 17lb e recomendo 25lb caso for puxar hélices.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a questão das varas, gostaria de opinar sobre os dourados, porém hj em dia aqui no Tietezão eles sumiram ou estão escondidos  :gorfei:

 

Agora para pesca de tucuna aqui no sudeste, eu utilizo vara 17lb e recomendo 25lb caso for puxar hélices.

 

:amigo:

Valeu Marcelo,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...