Ir para conteúdo

Instalação do sensor do sonar dentro do barco de alumínio


Posts Recomendados

Pascuoti, boa noite.

Seguinte: pelo jeito, depois de tudo o que foi dito aqui neste tópico, o grande segredo é não deixar espaço (nem uma bolinha sequer de ar) entre o transducer e o fundo do casco !

Andei lendo um fórum de caiaqueiros e o pessoal tava sofrendo pra instalar no fundo do caiaque também.

Um colou o transducer num pedaço de Eva e grudou no casco, disse que funcionou, mas se for ver, o Eva tem furos.

Outro fez algo interessante, ele colou um pote sem o fundo mas com tampa no casco do caiaque, vedou ao redor do pote, colou o transducer na tampa, encheu o pote de água e fechou com a tampa, ou seja, o transducer ficou mergulhado na água, entre ele o casco tem água e segundo ele leu perfeitamente.

O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Pascuoti, boa noite.

Seguinte: pelo jeito, depois de tudo o que foi dito aqui neste tópico, o grande segredo é não deixar espaço (nem uma bolinha sequer de ar) entre o transducer e o fundo do casco !

Andei lendo um fórum de caiaqueiros e o pessoal tava sofrendo pra instalar no fundo do caiaque também.

Um colou o transducer num pedaço de Eva e grudou no casco, disse que funcionou, mas se for ver, o Eva tem furos.

Outro fez algo interessante, ele colou um pote sem o fundo mas com tampa no casco do caiaque, vedou ao redor do pote, colou o transducer na tampa, encheu o pote de água e fechou com a tampa, ou seja, o transducer ficou mergulhado na água, entre ele o casco tem água e segundo ele leu perfeitamente.

O que você acha?

 

Então Thiago, a gente precisava entender de que é constituída a onda ou sinal do sonar, se for um pulso magnético coisa do gênero realmente o casco do caiaque não iria impedir sua propagação, já o casco de alumínio talvez influenciasse, mas o Dirk já disse que no dele funciona perfeitamente, então essa onda de propagação do sonar não deve ser magnética... quanto as bolhas, o eva tem micro bolas sim, mas não acho que atrapalharia não, no caso do caiaque para instalar grudado na parte inferior eu acho que o silicone seguraria perfeitamente pois o deslocamento é pequeno em comparação com o barco, o barco tem um arrasto muito maior devido a propulsão do motor.

 

acho que pra vc não ter problemas com as pousadas (dono dos barcos) tenta colar o transducer com dupla face e deixe um pouco de água na popa, faça o teste, eu acho que vai funcionar e vc não vai precisar das outras alternativas, outra coisa vc pesca sozinho? não tem um parceiro junto?, qquer coisa usa o sensor pendurado na água, qdo for se deslocar como vc disse que vai ser bem devagar para tentar achar os poços pede pro parceiro segurar o sensor na flor dágua (10cm) e vc´s vão prospectando o local, como o aparelho na mão ele pode a medida que vc corta o empuxo do motor girar 360 o sonar e aguardar a leitura/varredura.

 

é muita hipótese.

 

Eu uso no suporte, não navego com ele, e parado, no suporte já não vejo tanta eficiência, quem dirá navegando, vc tem que ter em mente que há um leg de tempo entre a varredura, o que vai ser mostrado na tela e o que vc vai conseguir interpretar, até que tudo isso ocorra vc já passou do ponto de leitura, então terá que aumentar a velocidade de leitura e display na tela, para poder ter uma informação mais rápida, porem perderá em qualidade (será muita informação que te deixará confuso) ele vai mostrar diversos pontos como peixe e vc não saberá em que ponto. eu regulo a sonda pra leitura mais lenta possível, assim a atualização da tela é lenta a cada 3 segundos mais ou menos, se estiver navegando já passei pelo que ele estará mostrando faz tempo.

 

unica coisa que confio no sonar: profundidade, temperatura da água e solo, o meu nem estruturas não mostra, já parei em cima de árvores em represa onde as pontas dos galhos estão para fora e ele não mostra a estrutura, acho que teria que ser uma sonda mais top pra essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti... lá vamos nós... vamos ficar fera nesse negócio de fixação de transducer !!! Rs...

 

Quando você disse: "no caso do caiaque para instalar grudado na parte inferior eu acho que o silicone seguraria perfeitamente pois o deslocamento é pequeno em comparação com o barco, o barco tem um arrasto muito maior devido a propulsão do motor".

 

Vendo as fotos que o pessoal postou, ele usaram o eva colado no plastico dentro do caiaque mesmo e não por baixo dele em contato com a água. Fizeram um berço no eva no formato do transducer, colocaram graxa azul e mergulharam o transducer dentro.

 

Esse negócio de pulso magnético... não sei não meu amigo... sou um "zero à esquerda" nestes assuntos.... kkkk. Uma coisa me deixou com dúvidas e tem haver com esse negócio de pulso, quem sabe os mais entendidos podem nos ajudar.

 

Seguinte: se o cara colou um pote no fundo do casco, encheu de água e colocou o transucer por dentro deixando ele a uns 2 cms da chapa, porque que o transducer não lê a chapa e sim o fundo do rio, ou seja, a primeira barreira que existe para a sonda é a chapa e não o fundo do rio, como ela distingue uma coisa da outra ? Tipo do material ? Como funciona isso ?

 

Mesma coisa como quem colou como o Dirk, com massa, nesse caso a massa e a chapa seria uma extensão da sonda, onde ela começaria a ler somente quando encontrasse alguma coisa líquida, ou onde a onda se propaga ?

 

Complicadas essas coisas para um simples pescador....

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti... lá vamos nós... vamos ficar fera nesse negócio de fixação de transducer !!! Rs...

 

Quando você disse: "no caso do caiaque para instalar grudado na parte inferior eu acho que o silicone seguraria perfeitamente pois o deslocamento é pequeno em comparação com o barco, o barco tem um arrasto muito maior devido a propulsão do motor".

 

Vendo as fotos que o pessoal postou, ele usaram o eva colado no plastico dentro do caiaque mesmo e não por baixo dele em contato com a água. Fizeram um berço no eva no formato do transducer, colocaram graxa azul e mergulharam o transducer dentro.

 

Esse negócio de pulso magnético... não sei não meu amigo... sou um "zero à esquerda" nestes assuntos.... kkkk. Uma coisa me deixou com dúvidas e tem haver com esse negócio de pulso, quem sabe os mais entendidos podem nos ajudar.

 

Seguinte: se o cara colou um pote no fundo do casco, encheu de água e colocou o transucer por dentro deixando ele a uns 2 cms da chapa, porque que o transducer não lê a chapa e sim o fundo do rio, ou seja, a primeira barreira que existe para a sonda é a chapa e não o fundo do rio, como ela distingue uma coisa da outra ? Tipo do material ? Como funciona isso ?

 

Mesma coisa como quem colou como o Dirk, com massa, nesse caso a massa e a chapa seria uma extensão da sonda, onde ela começaria a ler somente quando encontrasse alguma coisa líquida, ou onde a onda se propaga ?

 

Complicadas essas coisas para um simples pescador....

 

Abraço.

 

então isso é o X da questão, acho que a a onda tem determinada frequência e ela somente ressoa (retorna para a sonda) qdo xoca com algo na mesma frequencia, tipo o solo, e o que encontrou no caminho. Tem um tópico no fórum em que um dos amigos (acho que foi o Fabricio Bigua) diz que há sondas e conseguem ler a bexiga natatória do peixe, veja ela é cheia de ar e o peixe enche e esvazia ela a medida que quer emergir ou submergir, isso com certeza tem um freqüência que a sonda consegue identificar (as mais modernas e top do mercado) acho que o princípio de funcionamento é esse, então como o casco do caiaque (plástico) ou dos barcos de alumínio e fibra resultam em uma frequência diferente da pré programada para os tipos de solo, a sonda ignora essa leitura, mas isso é mera especulação, é como eu imagino que seja o trabalho da sonda.  seila::

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos pescadores, boa tarde !

 

Testando as possibilidades:

 

Vejam, copiei essa ideia de um site de caiaqueiros que usam essa forma alternativa para instalar o transducer no fundo do caiaque:

 

20140830_145430_zps7b5f9624.jpg

 

Vejam: lata de sorvete com o fundo cortado, grudei o transducer na lateral com fita dupla face 3M.

 

20140830_145441_zps79699950.jpg

 

O transducer fica a uns 2 cm do fundo. A ideia é grudar a lata de sorvete no fundo do casco com alguma massa de forma que fique vedada.

 

20140830_145526_zpsdfbb522d.jpg

 

20140830_145505_zps9ab2e281.jpg

 

Depois, encher de água e tampar.

 

20140830_145824_zpsa66d0dec.jpg

 

A dúvida é: que tipo de massa que seca de um dia para o outro ? Depois ela sai do fundo do barco ? (barco alugado).

 

Sera que a fita dupla face 3M segura na agua, isso posso testar aqui tambem.

 

O que me dizem ?  Alguem ja viu ou fez algo parecido ?

 

Pascuoti até deu a ideia de colar o transducer no fundo do barco com fita dupla face 3M. Estive olhando e a superficie do transducer é curva, será que dá certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos pescadores, boa tarde !

 

Testando as possibilidades:

 

Vejam, copiei essa ideia de um site de caiaqueiros que usam essa forma alternativa para instalar o transducer no fundo do caiaque:

 

20140830_145430_zps7b5f9624.jpg

 

Vejam: lata de sorvete com o fundo cortado, grudei o transducer na lateral com fita dupla face 3M.

 

20140830_145441_zps79699950.jpg

 

O transducer fica a uns 2 cm do fundo. A ideia é grudar a lata de sorvete no fundo do casco com alguma massa de forma que fique vedada.

 

20140830_145526_zpsdfbb522d.jpg

 

20140830_145505_zps9ab2e281.jpg

 

Depois, encher de água e tampar.

 

20140830_145824_zpsa66d0dec.jpg

 

A dúvida é: que tipo de massa que seca de um dia para o outro ? Depois ela sai do fundo do barco ? (barco alugado).

 

Sera que a fita dupla face 3M segura na agua, isso posso testar aqui tambem.

 

O que me dizem ?  Alguem ja viu ou fez algo parecido ?

 

Pascuoti até deu a ideia de colar o transducer no fundo do barco com fita dupla face 3M. Estive olhando e a superficie do transducer é curva, será que dá certo ?

 

 

 

Thiago, será que o silicone não resolve? Se for pra fixar só um dia...

 

Interessante esse método com vasilha de sorvete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já fez teste de leitura sem cortar o fundo do pote de sorvete?

 

Como as "ondas" do transducer atravessam o alumínio, será que não atravessariam com o pote de sorvete junto? Com o pote colado no alumínio e não tenha ar entre os dois seila::

 

SÓ MESMO FAZENDO O TESTE  

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

A ideia quando cortei o fundo do pote é eliminar a possibilidade de sobrar espaço (ar) entre o fundo do pote e o fundo do barco, ainda mais porque o pote do sorvete tem o fundo irregular. Outra possibilidade que vou testar é usando um tubo de PVC, consigo prender o transducer com um "enforca gato" na lateral do tudo através de 2 furos e colar ele no fundo do barco com massa de calafetar ou mesmo silicone. Com o tubo de PVC fica mais rígido, o pote de sorvete é mais maleável, o que pode sofrer deformação com a trepidação na popa.

 

Vou testar in loco mesmo... vamos ver no que dá !

 

Uma dúvida grande que surgiu é a seguinte: porque o transducer lê o fundo do rio e não a chapa de alumínio ? Qual a explicação técnica para isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

A ideia quando cortei o fundo do pote é eliminar a possibilidade de sobrar espaço (ar) entre o fundo do pote e o fundo do barco, ainda mais porque o pote do sorvete tem o fundo irregular. Outra possibilidade que vou testar é usando um tubo de PVC, consigo prender o transducer com um "enforca gato" na lateral do tudo através de 2 furos e colar ele no fundo do barco com massa de calafetar ou mesmo silicone. Com o tubo de PVC fica mais rígido, o pote de sorvete é mais maleável, o que pode sofrer deformação com a trepidação na popa.

 

Vou testar in loco mesmo... vamos ver no que dá !

 

Uma dúvida grande que surgiu é a seguinte: porque o transducer lê o fundo do rio e não a chapa de alumínio ? Qual a explicação técnica para isso ?

 

Essa é uma boa pergunta. Acho que é porque o sensor emite ondas que devem chegar até o fundo e essas ondas só podem ser recebidas e lidas a partir de uma determinada distância. Quando uso meu sonar e fico a cerca de 0,40m do fundo ele ainda lê perfeitamente. Se for mais raso do que isso, a sonda não lê mais (sofre interferências e o ecrã começa a piscar). Acho que é o mesmo princípio (a leitura depende de uma distância mínima - se for menos do que ela, não há leitura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pescadores !

 

Dúvidas:

 

Vou instalar o transducer da forma como descrevi nos últimos posts usando um recipiente, colando-o no fundo do barco e enchendo ele com água.

 

A dúvida que surgiu agora é a seguinte:

 

Olhem o desenho abaixo (fiz no paint, então, não levem em consideração o acabamento, rs...):

 

PosiccedilatildeoTransducer_zpsea92885c.

É melhor utilizar a opção 1 colando o recipiente no meio do barco, ou seja, ficando paralelo em relação ao fundo ou pode ser feito com a opção 2, mesmo não ficando paralelo ao fundo do rio ? Essa opção atrapalha de alguma forma a leitura da sonda e a forma como ela exibe as informações na tela ?

 

Esse outro desenho diz respeito também a posição onde deveria colar o recipiente com o transducer:

 

PosiccedilatildeoTransducer1_zps1a6504fa

 

O melhor local (onde a leitura em teoria ficaria correta) é colar o recipiente com o transducer próximo ao banco do piloteiro ? No meio entre o banco e a parede onde fixa o motor ? Ou pode ser colado próximo à parede onde fixa o motor ? Sera que colando próximo à parede onde fixa o motor as bolhas e turbulência do motor podem atrapalhar a leitura ?

 

Se coubesse, colocaria no interior do banco do piloto, o problema é que no interior do banco mal há lugar pra colocar o tanque, quanto menos o recipiente com o transducer !

 

Obrigado.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma boa pergunta. Acho que é porque o sensor emite ondas que devem chegar até o fundo e essas ondas só podem ser recebidas e lidas a partir de uma determinada distância. Quando uso meu sonar e fico a cerca de 0,40m do fundo ele ainda lê perfeitamente. Se for mais raso do que isso, a sonda não lê mais (sofre interferências e o ecrã começa a piscar). Acho que é o mesmo princípio (a leitura depende de uma distância mínima - se for menos do que ela, não há leitura).

poxa Dirk, será que o meu está com alguma configuração diferente do seu, o meu o ecrã começa a piscar e para de ler com 1,8 mts já conferi os avisos de profundidade rasa e profunda e estão com valores ex.: 0,50 p/ raso e 9 mts p/ fundo e mesmo assim ele para de ler ao chegar a 1,8 mts para menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pescadores !

 

Dúvidas:

 

Vou instalar o transducer da forma como descrevi nos últimos posts usando um recipiente, colando-o no fundo do barco e enchendo ele com água.

 

A dúvida que surgiu agora é a seguinte:

 

Olhem o desenho abaixo (fiz no paint, então, não levem em consideração o acabamento, rs...):

 

PosiccedilatildeoTransducer_zpsea92885c.

É melhor utilizar a opção 1 colando o recipiente no meio do barco, ou seja, ficando paralelo em relação ao fundo ou pode ser feito com a opção 2, mesmo não ficando paralelo ao fundo do rio ? Essa opção atrapalha de alguma forma a leitura da sonda e a forma como ela exibe as informações na tela ?

 

Esse outro desenho diz respeito também a posição onde deveria colar o recipiente com o transducer:

 

PosiccedilatildeoTransducer1_zps1a6504fa

 

O melhor local (onde a leitura em teoria ficaria correta) é colar o recipiente com o transducer próximo ao banco do piloteiro ? No meio entre o banco e a parede onde fixa o motor ? Ou pode ser colado próximo à parede onde fixa o motor ? Sera que colando próximo à parede onde fixa o motor as bolhas e turbulência do motor podem atrapalhar a leitura ?

 

Se coubesse, colocaria no interior do banco do piloto, o problema é que no interior do banco mal há lugar pra colocar o tanque, quanto menos o recipiente com o transducer !

 

Obrigado.

Thiago

Thiago tentei fazer alguns teste para te ajudar mas o resultado não foi o que eu esperava.

 

bem o meu é garmim echo 150

 

instalei ele no aquário em casa, bem o meu como referi acima avisa/pisca com 1,8 mts então ele não fez leitura de raso e nem dos peixes.

 

ele mostrou a temperatura da água e o fundo de pedregulho.

 

fiz o teste dele direto na água e dele dentro de um pote de plástico com água o que acredito simularia o casco de um caiaque, o sinal de leitura foi exatamente o mesmo.

 

qto a deixar sem água não deve dar certo, nunca havia ouvido, mas com ele na mão percebi que ele vibra e emiti um ruído quando faz a leitura, logo ele deve aquecer, deixei ele sobre o aparadouro de granito onde fica instalado o aquário e ele sai do local com a vibração.

 

eu acho que o seu esquema com o pote de sorvete vai funcionar corretamente, eu arriscaria colocar dentro do banco do piloto ou dentro do viveiro, assim vc não corre o risco de acabar pisando no pote seja por desatenção ou por desequilíbro. eu sei que o tanque é meio grande e atrapalha, mas pensemos, não é só o pote, tem a fiação, tem a bateria, então pra não esbarrar melhor vc colocar dentro do banco.

 

cola com silicone, preenche bem aquela borda que vai ficar no fundo e acredito que o resultado será excelente, lembrando que não pode mexer dentro de no mínimo 2 horas, mas depois disso acredito que já possa colocar água nele.

 

eu estive até pensando, nesse esquema do pote, se não cortar o fundo, vc pode colocar água até cobrir o transducer, ainda assim o pote vai ficar quase ou mais da metade preenchido de ar, daria para colocar o pote na água do rio, sem interferência do casco, só não vai dar pra andar com o barco.

 

bem, agora é partir para os testes.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti !

Agradeço pelos testes que fez no aquário, bom saber que colocando dentro do recipiente com água, o sinal foi o mesmo ! Fico mais esperançoso.

Abandonei o pote de sorvete (rs...). Cortei um tubo de PVC de 10 cm de diâmetro, furei a lateral, onde vou prender o transducer, vou colocar uma tampa também. Colei ele numa superfície em casa com silicone e depois de 1 hora e meia "carquei" água dentro dele. Nada de vazar, ficou muito bom. Agora, semana que vem, vamos aos testes.

 

Como disse, dentro do banco do piloto (barco alugado) mal cabe o tanque de gasolina, por isso questionei vocês sobre qual o melhor local ali entre o banco e a parede de fixação do motor. Pra colocar o transducer no interior do banco, vou ter que deixar o tanque pra fora, acredito.

 

Também não sei se a angulação do fundo do barco pode atrapalhar a leitura se eu colocar o transducer mais pra lateral.

 

Nas fotos que o Dirk colocou, não dá pra ter uma ideia mais ou menos se ele esta no meio ou na lateral do barco.

 

Logo ele aparece ai pra nos dizer !

 

Abraço.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, bom dia !

 

Entendi, no meu caso, como vou colocá-lo dentro de um recipiente e encher de água, vou tentar colar o recipiente bem no meio do barco então. Mesmo que exista ali uma angulação maior, o silicone preenche essa diferença e ele ficará reto.

 

Agora em relação à posição dele levando em conta o comprimento do barco, você colocou o seu dentro do banco né ! Vi que você tem bastante espaço ali, coisa que não consigo num barco alugado.

 

To pensando em colocar ele bem encostado no banco do piloto (espaço entre o banco e a parede onde fixa o motor), o que acha ?

 

Aproveitando: com relação à quantidade de água dentro do recipiente... o tranducer pode ficar mergulhado na água por inteiro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, bom dia !

 

Entendi, no meu caso, como vou colocá-lo dentro de um recipiente e encher de água, vou tentar colar o recipiente bem no meio do barco então. Mesmo que exista ali uma angulação maior, o silicone preenche essa diferença e ele ficará reto.

 

Agora em relação à posição dele levando em conta o comprimento do barco, você colocou o seu dentro do banco né ! Vi que você tem bastante espaço ali, coisa que não consigo num barco alugado.

 

To pensando em colocar ele bem encostado no banco do piloto (espaço entre o banco e a parede onde fixa o motor), o que acha ?

 

Aproveitando: com relação à quantidade de água dentro do recipiente... o tranducer pode ficar mergulhado na água por inteiro ?

 

Na verdade, Thiago, o sensor ficou exatamente nesse espaço que você está pensando. Como fiz modificações na popa do barco (popa lavada), ficou parecendo que o sensor ficou no banco do piloto. No meu caso, com a popa lavada foi estendido o banco do piloto. Nas fotos, você poderá constatar que o sensor está bem próximo ao espelho de popa (na parte interna).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Bom dia !

Venho dar meu relato sobre a instalação do sonar no fundo do casco usando um tubo de PVC. Da forma como descrevi anteriormente no decorrero do tópico, cortei um tubo de PVC de uns 10 cms de raio por uns 20 cm de altura. Colei ele no fundo do casco do barco de alumínio com silicone e fixei o transducer dentro dele com um "enforca gato", coloquei água dentro do tubo até o transducer ficar submerso e consegui fazer a leitura do fundo do rio normalmente.

 

Assim, fica a sugestão para quem desejar fazê-lo.

 

Não tirei fotos, da próxima vez tiro e coloco aqui no tópico.

 

Obrigado a todos que de alguma forma ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece bem simplah!

Tava lembrando de vc hoje Thiago...

To pra fixar o meu de alguma forma e vou testar assim como voce antes de partir para fixacao externa...

O cano ja tenho aqui na fazenda, so falta o silicone que acabou.

Uma duvida... O transducer ficou suspenso dentro do cano apenas preso pelo enforca gato (bracadeira) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meu amigo Lênio !

Você que me ajudou bastante, agradeço.

 

Vamos lá:

 

"... O transducer ficou suspenso dentro do cano apenas preso pelo enforca gato (bracadeira) ?""

 

Veja as fotos:

 

20140906_122602_zps8a168e6d.jpg

 

20140906_1232211_zps121c7d8c.jpg

 

20140906_123214_zpsbc132c80.jpg

 

20140906_123927_zps9c13544b.jpg

 

O transducer ficou a uns 2 cm do fundo do casco, enchi o tubo de água e foi só alegria, leu normalmente.

 

Parecia criança quando pensa em algo, trabalha nisso e vê funcionando, foi muito legal (sensação boa).

 

A única coisa que preciso fazer agora é entender melhor todas as funcionalidades dele, outra coisa interessante é que quando deixava em 200 KHz, a sonda não tremia, deixando em 77 KHz, a sonda tremia, ou o contrário disso, não me lembro.

 

Quanto à localização dele, veja foto abaixo:

 

PosiccedilatildeoTransducer1_zpseabc718b

 

Coloquei exatamente onde está o circulo com o número 1 dentro, lado esquerdo de quem pilota, no espaço entre o banco do piloto e o motor.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mto bacana cara... Engenhoca curiosa e, pelo visto, eficiente! Parabens!

Tenho o material aqui e vou fazer e testar no domingo...

Qndo vc diz que a sonda Tremia, vc se refere ao que? Imagem? Nao entendi...

To achando q vou instalar logo abaixo do banco do piloto o mais proximo possivel da parte traseira. Fico pensando da inclinacao do piso atrapalhar...

E no seu projeto, no final, foi so colar o fundo neh?

Abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio,

A sonda mesmo tremia, como se um celular estivesse sobre a mesa no modo "vibra". A imagem era perfeita.

 

Outra coisa importante que aconteceu, em baixa velocidade, a imagem era muito nítida, em alta velocidade, a imagem ficava toda embaçada, muito embora a marcação de profundidade continuava normal. Parecia um tipo de interferência, não sei se pelo fato do barco ser meio antigão e a popa vibrar bastante.

 

Também pensei que a inclinação pudesse atrapalhar, mas funcionou sim. Só não coloquei no meio porque coloquei o tanque de gasolina ali, o barco era antigo, não tinha lugar pra colocar ele dentro do banco do piloto, então tive que deixar ele atrás.

 

Você pode preparar o tubo com o transducer e colar depois sim, ou colar primeiro o tubo e depois colocar o transducer. Eu colei primeiro, deixei secar e depois coloquei o transducer.

 

Depois você fala se deu certo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...