Ir para conteúdo

Pra vc, qual a definição de uma boa carretilha?


Posts Recomendados

Muitas vezes nos pegamos em dúvida sobre uma determinada carretilha se é boa. Este conceito é tão amplo que seria possível redigir páginas e páginas a respeito do assunto. Neste primeiro questionamento já teremos uma série de opiniões sobre que a melhor carretilha depende da aplicação dela.

Mas independente da aplicação temos alguns conceitos que são imutáveis e não relativos. Por exemplo:

Perda de pintura

Facilidade de adquir riscos

Engrenagens fracas

Distribuição de linha ruim.

Enfim, isto é o que não queremos. E o que nós queremos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joel difícil definr uma carretilha como boa ou ruim. Um equipamento  em que  durabilidade depende muito da forma como é usado, por quem, frequência, manutenção, etc...             Tem carretilha de entrada que pode durar mais que uma top de linha , tudo depende como é manuseada. 

 É generalizar demais falar que uma carretilha com chassi de Aluminio é melhor que uma de Magnésio que é pior que uma de Carbono, que a coroa de Bronze é melhor que a de dura aluminio,   que freio magnético é melhor que centrífugo , etc.  Tudo depende do tipo de pesca, peixe, local, etc... são ínumeros fatores.

Pintura é complicado, a maioria dos casos é por mal uso ou pescador esteja com algum produto seja filtro solar ou combustível na mão, engrenagem fraca também outro quesito, que depende do pescador e manutenção, o caboco vai lá e pesca Pirarara com uma Titanzinha , lógico que vai moer.   Distrbuidor de linha , o que mais se vê é pescador  que vai  encher a carretilha e deixa a sintonia fina solta com carretel jogando distribuindo td errado a linha.  

Acho que o melhor equipamento é o que podemos ter e o que nos trás felicidade.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Guto, vou polemizar um pouco e nos obrigar a pensar.

Numa fábrica de carretilha, ela escreve no certificado de garantia que a carretilha tem uma qualidade variavel porque é muito difícil falar sobre o assunto?

Um fabricante de carro fala a mesma coisa? Nós gostamos mais de uns modelos do que outros. Porque?

Vamos padronizar aquilo que consideramos variável. Por exemplo, o que seria um uso normal ou um uso anormal?

O que difere uma carretilha de entrada ou uma top de linha?

Porque achamos que uma carreta pode se pagar alguns reais e outra milhares de reais.

O que é qualidade implícita ou explícita?

O arremesso seria um item a seconsiderado? Tamanho, peso, manutenção?

Digo isto porque trabalho com indústria que produz equipamentos e temos que definir o que é bom e o que não é bom. O cliente decide o uso que quer fazer.

Por exemplo:

Dimensões

Peso

Operações

Ajustes

Cor, 

Beleza

Temos muito que trocar idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joel , então sem querer gerar polêmica , mas carretilha é igual a carro ou televisão , cada um gosta de algo específico , o que é bom para mim não necessariamente é bom para vc , masss , se tiver dúvidas é ´so procurar nos meus posts os review técnicos de várias carretilhas e lá poderá achar algo mais próximo ao seu gosto , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca me preocupei muito com peso de carretilha e sim com a ergonomia.Não se pode dizer que a antiga Curadinho 100(1)B verdinha, a Scorpion 1000(1) SVS 4x4(roxinha) não são ergonômicas, não arremessem bem ou que sejam frágeis e pesam 232 toneladadas(isso mesmo, 232 g hoje é como se fossem toneladas). Respeito todos os pontos de vista, mas quem não consegue arremessar 3 ou 4 dias com uma carreta bem ergonômica  pesando 232g, deixe a pesca e vai fazer crochê kkkk. Pra mim a carretilha mais coringa é a Scorpion XT 1500(1)-7, pq é linda, miudinha, bom recolhimento, bom arremesso, bom acabamento, material de primeira, pesa 213 toneladas, digo, gramas, pega razoável quantidade de linha e é forte como um touro.Não precisam xingar minha mãe por não valorizar as carretas de 150g rsss..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joel Sobrinho disse:

Numa fábrica de carretilha, ela escreve no certificado de garantia que a carretilha tem uma qualidade variavel  .... qualidade não ... durabilidade ... o que é lógico ...cada um faz uso dele como deseja ( o que nem sempre é dentro da especificação ou de acordo com sua aplicação ) ... 

Um fabricante de carro fala a mesma coisa? Nós gostamos mais de uns modelos do que outros. Porque? ... uai !? ( ó Freud aí ! ) ... gosto cada um tem o seu ... o que seria do mundo se todos fossem iguais ? ...

Vamos padronizar aquilo que consideramos variável. Por exemplo, o que seria um uso normal ou um uso anormal? ... como vc quer padronizar algo variável ?? ...uso normal = dentro das especificações/aplicação ... uso anormal = fora das especificações/aplicação ...

O que difere uma carretilha de entrada ou uma top de linha?  ... qualidade de material , de construção e inovações tecnológicas ... etc ...

Porque achamos que uma carreta pode se pagar alguns reais e outra milhares de reais. ... gosto , vontade . coerência e sobretudo possibilidade ...pescar é satisfazer o ego ... 

O que é qualidade implícita ou explícita? ... implícita é aquela te te satisfaz e é de acordo com sua aplicação ... explícita é aquela que vc constata de fato , que nem sempre é de acordo com sua aplicação ( que vc deseja ) ...

O arremesso seria um item a ser considerado? Tamanho, peso, manutenção? ... com certeza , afinal procuramos um produto de acordo com sua aplicação e que tenha performance a altura de sua expectativa ( o que é estritamente pessoal .... ou variável ... rsrssr ) ....

Digo isto porque trabalho com indústria que produz equipamentos e temos que definir o que é bom e o que não é bom. O cliente decide o uso que quer fazer. ... com certeza ... só o cliente sabe a aplicação que terá o produto adquirido , o que é bom na sua concepção ( explícito ) , nem sempre é de acordo com a expectativa do cliente ( implícito ) ...

Por exemplo:

Dimensões

Peso

Operações

Ajustes

Cor, 

Beleza

Temos muito que trocar idéias. ... de uma coisa tão subjetiva ? ... ( implícito - explícito - gosto - aplicação - vontade - possibilidade ) ???? .... isso é coisa de Freudiano ... rsrsrrs

* Freud foi um cara que escreveu um livro de um comportamento que todos sabiam ... mas ninguém se dava conta .... rsrsrs ... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2016 at 22:33, João Reis disse:

Nunca me preocupei muito com peso de carretilha e sim com a ergonomia.Não se pode dizer que a antiga Curadinho 100(1)B verdinha, a Scorpion 1000(1) SVS 4x4(roxinha) não são ergonômicas, não arremessem bem ou que sejam frágeis e pesam 232 toneladadas(isso mesmo, 232 g hoje é como se fossem toneladas). Respeito todos os pontos de vista, mas quem não consegue arremessar 3 ou 4 dias com uma carreta bem ergonômica  pesando 232g, deixe a pesca e vai fazer crochê kkkk. Pra mim a carretilha mais coringa é a Scorpion XT 1500(1)-7, pq é linda, miudinha, bom recolhimento, bom arremesso, bom acabamento, material de primeira, pesa 213 toneladas, digo, gramas, pega razoável quantidade de linha e é forte como um touro.Não precisam xingar minha mãe por não valorizar as carretas de 150g rsss..

Kkkkk concordo contigo. Nego às vezes reclama de pescar com carretilha de 230 gramas mas não reclama de levantar lata de Skol o dia todo. Vai entender 😂😂😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo com o Guto, vai do que meu bolso pode comprar e do gosto e isso varia muito.

Prefiro as carretilhas mais leves, com certeza para mim é um diferencial na escolha, , no quartel carreguei fuzil, de farda e coturno o dia todo e faço novamente quando precisar, mas na pesca prefiro as carretilhas mais leves, é meu gosto e minha opinião aaa não faço crochê não, tomo cerveja, mas faço 500 arremessos em um dia e não tomo nem 20 latas de cerveja no mesmo dia.

Em tempo: respeto com toda certeza quem prefere carretilha de 232 tons e não vou mandar ir carpir data.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa é vce "preferir" carretas mais leves ...... outra coisa é vce afirmar que 230 gms é pesada pra pincho ....

amazonas ou na costeira uso tranquilamente uma Zillion .... pra robalos prefiro uma Alphas .... 

tudo em seu devido lugar ... legal:: ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Armando Ito disse:

uma coisa é vce "preferir" carretas mais leves ...... outra coisa é vce afirmar que 230 gms é pesada pra pincho ....

amazonas ou na costeira uso tranquilamente uma Zillion .... pra robalos prefiro uma Alphas .... 

tudo em seu devido lugar ... legal:: ....

Sim por isso disse que "prefiro" carretilhas mais leves, já que o espaço é democrático e o amigo pediu opiniões.

Também pesco uma semana com uma zilion ou uma tatula sem problema, mas "prefiro" as leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o conceito de melhor carretilha vai variar de um pescador para outro, e depende do tipo de pesca que ele mais pratica.  Com o tempo vc vai moldando o que quer e o que não quer em uma carreta, vai definindo as marcas que mais confia...para pescarias de bait aqui no Sudeste, como não temos grandes exemplares,  eu priorizo o peso, durabilidade e confiabilidade, facilidade de manutenção (eu mesmo faço a limpeza e lubrificação das minhas)  e sistema de freio (prefiro carretilhas com freio centrifugo por serem mais soltas)...se for pra Amazônia, pesca de Dourados e peixe de couro na rodada, já priorizo carretilhas mais parrudas, deixando a questão peso em segundo plano....fora isso acho que é só perfumaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Alfredo Dias - Godô disse:

Também concordo com o Guto, vai do que meu bolso pode comprar e do gosto e isso varia muito.

Prefiro as carretilhas mais leves, com certeza para mim é um diferencial na escolha, , no quartel carreguei fuzil, de farda e coturno o dia todo e faço novamente quando precisar, mas na pesca prefiro as carretilhas mais leves, é meu gosto e minha opinião aaa não faço crochê não, tomo cerveja, mas faço 500 arremessos em um dia e não tomo nem 20 latas de cerveja no mesmo dia.

Em tempo: respeto com toda certeza quem prefere carretilha de 232 tons e não vou mandar ir carpir data.

Kkkkkkk...Carpir data, quanto tempo não via ou ouvia essa expressão, pra falar a verdade desde 1989 quando morei em Rondônia e os sulistas que moravam por lá falavam isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, bom dia. Estou lendo todos os comentários e estou achando ótimo. Como são interessante as opiniões. Vou colocar mais uma. Tenho uma Lubina Black Widow zerinho!!!! Também tenho uma Abu 4600 que o Chedid deu uma "tunada" nela. Ficou somente excelente.

Uma tem uns 25 anos é uma barrica a outra ultra moderna de lançamento, perfil extra baixo e muito leve.

Depois da tunada, só uso minha barrica.

Porque arremessa muito bem, é resistente e não fico preocupado. Cabe muita linha. E o peso? Nem lembro disto.

Mas não posso dizer que a Lubina é ruim. Tb não posso dizer que a Abu é a melhor.

Fica a característica subjetiva  de gosto pessoal.

Depois pretendo fazer um resumo é tabelar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Joel , tranquilo . 

Também pesco com uma Abu no pincho , só que a 5600 . Nas minhas pescarias de traíra só me da alegria essa carreta .

Engraçado , já cometei isso em outro fórum e só faltou me crucificarem  , tamanho pecado eu tenho cometido em pescar com uma carretilha assim , só levei paulada comentando isso  kkkkkkkkk .

Parabéns pela Abu , eu curto muito a minha joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Como aqui ninguém é juiz e o que gostamos é de trocar experiencia, tentei fazer um apanhado geral das respostas até o momento e tive um resultado interessante. Cada amigo colocou o seu ponto de vista, preferencia e gosto. considerei todos os resultados sem retirar nenhum, somente quando repetido, e olha o que deu:

As considerações que fazemos na escolha da nossa carreta:

freio  magnético  ou centrifugo  ou ambos
pinturas resistente a solventes, por exemplo óleo e gasolina
carreta no tamanho certo para o tipo de pesca e peixe
serviço do distribuído de linha
peso da carretilha 
ergonomia x tamanho das mão
tamanho da carretilha
quantidade de linha
Resistência mecânica
permite o uso alem das especificações
gostos particulares, valores pessoais
Inovações tecnológicas
satisfação do ego
Qualidade que atende as especificação de catálogo
qualidade que atende ao que você deseja fazer
Capacidade de arremesso
Valores da carretilha e tamanho do bolso
marcas e modelos específicos
Facilidade de manutenção

Anderson luis ribeiro blas

Chedid deu um trato na minha, com a troca dos rolamento e limpeza. Nos primeiros arremessos fica estranho, mas foi coisa de minutos, ela esta imbatível, muito, muito boa.

Abraços a todos e espero que tenham tido um bom feriado com cheiro de peixe.

gostaria de receber mais opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim

 

1º valor

2º peso (se grana nao fosse problema seria primeira opçao)

3º freio (centrífugo me dou melhor, das que eu tive em todas tirei o magnetico)

4º fricção, precisa ser bem regular, por preferencia troco por discos de carbono e isso da opçao de mais "aguas"

5º e nao menos importante, de nada adianta ter a carreta preferida se a vara nao casar no conjunto, vara boa é arremesso garantido com praticamente qualquer carreta bem regulada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Joel, nada a comentar de ruim sobre os comentários acima. Minha sugestão é você identificar o melhor conjunto (carretilha + vara + linha) para o tipo de peixe que você vai pescar.

Isso pode resultar em até mais de um conjunto ideal,  se você estiver pescando matrinxã e pirarara, mas com a identificação,  você restringe o universo de escolha e ajuda tambem na indicação de um equipamento correto por alguem mais experiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que uma caretilha confiável, ergonomica, que vc conheça bem, (Inclusive a manutenção) proporcione bons e precisos arremessos, seja uma excelente opção, não adianta nada ter equipamentos caros e faltar habilidade com o equipamento. A harmonia entre o pescador x equipamento aliado a um bom custo, proporcionará uma excepcional pescaria sempre.

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudando um pouco o foco do post.

Coloquem aqui opiniões de carretilhas leves e que cada um prefere. Sendo assim da para ter base de qual está sendo a preferida.

Eu por ex tenho uma contender tourneament e gosto muito dela. Já minha curado 300 ñ uso muito pq acho ela pesada para pescar com artificial é inapropriada para pesca de peixes maiores. Gostaria da opinião de vcs para adquirir uma nova máquina. Estou pesquisando e to gostando muito das referências da Zillion.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois excelentes comentários, vejamos, Identificar a carreta com a vara e linha e com o peixe objetivo da pesca. 

Escolher uma carreta que já conhece, boa mecanicamente, com bons arremessos. O preço nem sempre é indicativo. 

Se não conheço nenhuma, como faço para iniciar?  Leio , aprendo, comparo etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pesca é muito ampla,  uma boa carretilha vai depender das condições de pesca,  ambiente, tamanho de peixe, e quanto você esta disposto a investir. Uma carretilha pode ser excelente para uma pescaria como ruim para outra. Carretilha boa é aquela q pega peixe:gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...