Ir para conteúdo

Tamanho e ou medidas corretas do "Flap" para o Marfim Marino CLX 5.0


Posts Recomendados

Olá galera, bom tenho certeza que tem tópicos existentes sobre isso, mas essa Bíblia é tão generosamente grande, que peço desculpas mas ... gostaria de perguntar qual o tamanho ( e a angulação) corretas do "Flap" para o Marfim Marino 5.0 CLX 40 hp OE ,,,,, Tenho um amigo que trabalha com chapas de inox e eu gostaria de fabricar o meu ! ! ! ou alguém ae levanta a mão e aponta o melhor lugar pra adquirir um par, aqui no interior de São Paulo ....

Lá vou eu na batalha de transformar meu barco para obter mais velocidade quando necessário ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, o flap é um acessório mais que bem vindo nos barcos, mas também pode se tornar um verdadeiro horror se for usado pouca coisa errada.

Flap estático, na teoria ajuda quase sempre, na prática, é quase um desastre ...

 

Vai exigir muitos testes de regulagem, e acredite, se cv testar de novo, vai ter outra regulagem, pq influem diversos fatores, densidade da agua, peso no barco, equilibrio de cargas, onde coloca o tanque e por ai, ou seja, coisas que variam sempre.

 

Aqui vai um video explicando como se usar flaps (e consequentemente como regula-los), veja que ele usa o flap em diferentes alturas conforme as pessoas ficam no casco, agua agitada ou nao, peso, velocidade, etc.... por isso o flap tem que ser móvel, inclusive navegando! Flap estático vc nao regula, e aqueles que vc regula manualmente com a mao pra tras e a cabeca quase ha 15 cm do helice, tb nao é o ideal...

 

https://www.youtube.com/watch?v=l_ZzRhKdDS0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo teste o conjunto antes de pensar em Flap .   Flap é   pro barco cavalgar menos e principalmente atingir  e manter uma velocidade de cruzeiro maior com menor RPM.  Pra velocidade máxima não vai mudar nada .   Os Marfins mais novos vem com flap, porém usam motores até 75hp, acho que o seu Marino como é 1.50 de boca  e pra motor 40hp não necessita e nem vai cavalgar se regular o trim corretamente.  Veja a foto de um de um colega do Fórum 

Traseira.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Ricardo 

 

tenho um Boto 500, com motor 40 Yamaha, ele tem boca de 1,50m e acho que é um casco muito parecido com o seu

 

o Boto tem "flap" mas ele fica quase que na linha do fundo do casco, eu me lembro que quando peguei o barco (zero) nas primeiras voltas ele "cavalgava" mas foi dar um pouquinho (pouco mesmo !!!!) de inclinação que isso já se corrigiu.

 

o seu tem essa característica ? (de cavalgar) 

 

tem fotos e vídeo dele aqui no site, veja: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Tenho um barco da marreco de goiás, siena 500, que veio com flaps estáticos, com um motor mercury 40 EO.

Na navegação utilizo na linha reta ao fundo da embarcação. 

Fiz uma experiência de utilizá-lo abaixo da linha do fundo, mas não foi satisfatório. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow, muito obrigado á todos pelas explicações já deu uma baita luz no subjeto ,,, joia::: Sim Gutão, pra ser exato medindo, ele dá 1,57 (por fora), creio que o mais moderno é maior !

Ok, então meu conjunto ainda não cavalga, sendo que não esta correndo muito, observando-se que, faltam muitos ajustes, exemplo : 

- Velocidade insatisfatória,,, (creio que eu consiga retirar bastante peso do barco substituindo o piso de madeira por alumínio+EVA e retirando algumas cadeiras, cerca 50kg +/- )

- RPM baixo,,, aquela velha historia, vou ter que comprar mais um horímetro/RPM para comparar,,,

- Eu gosto e acho que tenho experiência de ajustar e desmontar o barco e até motores, mas estou bem receioso de "mexer" no 40tão  :suicide:, 3 carburadores tá levantando a dificuldade ao cubo kkkkkkk

Resumindo, não há necessidade de " FLAPS " no momento, agradeço a todos mais uma vez e me desejem boa sorte pois Lá vai eu na via sacra de ajustes e manutenções,  lendo tópicos desse maravilhoso Forum com um mar de informações ! palmas:: Bravoooo

Mas tem uma coisa ! ! !  vou incomodar muita gente perguntando como fazer (eu mesmo) aquele upgrade do 40hp para 50hp, se o Reginaldo (Ti Náutica) estivesse mais perto eu ate levaria pra ele, mas tá muito fora de mão pra mim ,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Ricardo. Tudo tranquilo amigo?

 

Então, caso opte por utilizar ''flap's'', os instale estáticos (sem nenhum efeito, ou seja, na mesma linha do casco). Após isso tente subir o ''trim'' do motor e navegue, caso comece a cavalgar, abaixe um pouco os ''flap's'' (coisa pouca de 0.5 cm em relação ao casco), caso continue cavalgando abaixe um pouco mais e mais até achar o ponto. Caso fique bom tente subir um pouco mais o motor no ''trim'', lembrando que a melhor posição e quando o motor estiver reto, você vai notar isso quando ver que o manche do motor esta ficando em posição horizontal (ao contrario do motor com ''trim''baixo, que deixa o manche com uma certa inclinação), e vá tentando até que chegue a melhor posição.

 

Qual o objetivo do Flap?

 

Permitir que o ''trim'' do motor esteja mais alto, assim melhorando o rendimento do motor pois o eixo da hélice ficara em posição horizontal jogando toda a força diretamente para trás. Além disso ele ajuda a estabilizar a embarcação, melhorar o planeio em velocidade cruzeiro, entre outros...

 

Em 06/07/2016 at 11:36, Plinio Nobrega Borges disse:

Bom dia.

 

Tenho um barco da marreco de goiás, siena 500, que veio com flaps estáticos, com um motor mercury 40 EO.

Na navegação utilizo na linha reta ao fundo da embarcação. 

Fiz uma experiência de utilizá-lo abaixo da linha do fundo, mas não foi satisfatório. 

 

Plinio, se seus ''flap's'' estão na mesma linha do fundo do seu barco, eles não estão tendo nenhuma função. O 'flap' só causa efeito após a linha do fundo do casco, pois se estiver acima, a água não fará nenhum contato e evidentemente nenhum efeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...