Ir para conteúdo

[Dúvidas] Mono ou Multi. Qual?


Jonathan Diniz

Posts Recomendados

Ao ponto de vista depende muito do tipo de pesca que vai fazer, no meu caso eu priorizo a multifilamento para carretilhas de perfil baixo por uso elas quase que exclusivamente para pesca de Tucunaré.

Porém tem alguns peixes que necessitam de certa elasticidade para fisgada e ai a mono tem seu lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é assim, primeiro você tem que saber a diferença dessas linhas!

As linhas monofilamento, são linhas que tem uma certa elasticidade, elas são mais resistentes a abrasão, (abrasão é quando você pega e raspa ela numa pedra ou arvore, ela demora mais pra se romper). Elas possuem uma bitola maior com menor residencia (lbs). Ex. Uma linha 0.30mm possui entre 14 a 20lbs no máximo! Um dos maiores problemas com linha mono em carretilhas é a memoria que a linha fica, se nao for uma linha mono qualidade, quando vc tira ela da carretilha ela parece uma mola, isso ocasiona muita cabeleira nos arremessos.

As linhas multifilamentos, sao linhas que possui zero de elasticidade, são menos resistente a abrasão, zero de memoria, e sua bitola é menor com resistência maior. Ex. 0.29mm possui 40lbs. Sao linhas muito mais caras que as monofilamento, mas em minha experiencia eu falo que compensa. Eu uso multi em minhas carretilhas e nos meu molinetes!

Mas uma coisa que você precisa saber, é que pra colocar uma linha multifilamento é indispensável o uso do leader! Um pedaço de linha monofilamento ou fluocarbono de mais ou menos 1 metro na ponta, pois as linhas muilt são coloridas e menos abrasiva, utilizando o leader, você evita que sua linha muilt raspe em paus ou pedras na briga com o peixe.

Na questão do leader, quando se usa uma linha de multifilamento, voce tem zero de elasticidade, se voce colocar um leader 100% fluocarbono, ele tbm tem zero elasticidade! Eu nao aconselho, pois todo conjunto precisa de ao menos 2% de elasticidade pra evitar quebra de equipamento! O Certo é utilizar leader de composição mista, nylon revestido de fluocarbono!

Nao existe um pescaria mais indicada pra se usar a linha multifilamento ou monofilamento e sim qual linha você se adequou mais. Quais linha cabe no seu bolso, quando linha você gostou mais! Pois cada pescador tem sua opinião, tem seu gosto. Voce tem q ir pelo seu! Pegue a experiencia que te proporcionamos aqui com nossos relatos, e leva em pratica pra saber qual o seu gosto!

Como você esta começando, eu fiz assim, depois de ter minha primeira carretilha eu comprei uma linha monofilamento, pra aprender a arremessar. Fiz muita cabeleira apanhei muito! Perdi varas linhas mono. Mais isso nao foi problema porque a linha mono é  baratinha. 

Depois eu comprei um linha multifilamento bem barata, pra ver se eu me acostumava e por ai vai! Hoje só utilizo linha mono pra pesca pacu e piau! o Resto é só muilt! 

Abraçoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, vc deve levar em consideração tudo que o @Lucas Vescovi falou (muito boa a resposta dele !!!), mas tbm existe situações de pesca. Tp, se vc for em um pescaria em rios com muitas pedras, vc deve usar uma linha de mono ou então um leader maior, pelo fato de que a mono resiste mais a abrasão.

Outra coisa é a questão da marca ou da qualidade da linha, vc tem que levar isso em consideração, não adianta gastar barato em uma linha se ela estourar o tempo todo, vc vai ter que comprar outra rápido e ainda vai perder o peixe. Tem um site chamado fishtv.com, lá eles tem um programa chamado fish tv teste, nesse programa ele testa varas e linhas. Vc pode confiar em uma linha que passou nesse programa.

Se vc estiver querendo pescar pirararas no rio araguaia (pescaria pesada em geral), eu acredito que vc deva comprar uma linha de mono com uma bitola maior (cerca de 0,80 ou 0,92mm) pois além de ser mais barata (vc vai gastar bastante para encher uma carretilha de perfil alto para esse tipo de pescaria) vc sem uma resistência maior á paus e pedras, e pirararas correm muito para esses lugares para tentarem escapar, oque acaba raspando na linha, fazendo vc perder muitos metros (la vem a questão do preço de novo). obs: Se vc, mesmo sendo iniciante na pesca, quiser 

Se vc quiser pescar trairas, tucunas ou qualquer peixe com isca artificial, o uso do multifilamento é impresindível, pois ele tem 0 de memória, ou seja, se vc der um toque de ponta de vara a linha vai levar esse toque até a isca com perfeição. Além disso, pelo fato de o multifilamento ser mais fino (em questão de força/bitola), então vc vai ter um arremesso mais longo e preciso. Mas tem de se ressaltar que o uso do leader para esse tipo de pescaria é indispensável, pois alem de proteger o multi a abrasão, o leader tira o efeito do multi na isca (deixando assim com que pareça que a isca está solta) e ainda protege o pescador de situações desagradáveis, como uma garatéia/anzol entrar no multifilamento.

Acredito que no mais é só isso, o resto o Lucas já falou. Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...