Ir para conteúdo

Pesca com ULTRALIGHT !?!?


Posts Recomendados

E ae galera... bom, no quesito " Molinete ", qual a opinião de quem usa, ou já usou, os Micro Molinetes para pesca de Ultralight ???

Qual é o " Melhor " ?

Qual o melhor " Custo Benefício " ?

Há um tempo atrás, um amigo conseguiu a façanha de conseguir "tirar" uma PATINGA de quase 6 Kg com um conjunto Ultralight ... Acredito dar uma emoção de arrebentar o coração, imagina ver aquela linha fininha se esvaindo do carretel .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo o @Jorel mandou a real e eu o Renato seguimos esta mesma linha. Dimensionar o equipamento é o que há. Ontem peguei pequenos tucunas em um Redai Viking de 14lb é a emoção foi sensacional e sem cansar o peixe de forma exagerada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Barreto disse:

Concordo com o Jorel, o equipamento tem que ser bem dimensionado para os tamanhos dos peixes, para não se prorrogar por muito tempo a briga...pois pode se matar o peixe por fadiga...como esse exemplo do teu amigo, que pegou uma PATINGA de quase 6 Kg com um conjunto Ultralight...nesse caso o equipo estava sub-dimensionado.

Uma Patinga de 6kg com um bom equipamento UL não demora nem 5 minutos para tirar da água, por favor né!

Uma coisa é pescar tambaqui e tambacu, pirarara com UL, outra é pegar Patinga, Pacu e afins. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GilliamGatto disse:

Uma Patinga de 6kg com um bom equipamento UL não demora nem 5 minutos para tirar da água, por favor né!

Uma coisa é pescar tambaqui e tambacu, pirarara com UL, outra é pegar Patinga, Pacu e afins. 

Concordo plenamente. Peixes nessa faixa de peso o material UL tira de letra e proporciona boa briga, sem causar a tal "fadiga"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, a pergunta não foi se você deveria usar ou não os materiais Ul e sim em relação aos materiais... Deixo aqui minha contribuição: além dos equipamentos mencionados pelo GilliamGatto, dê uma olhada no novo Daiwa Revros e Bg 10! Em relação às varas, pra mim não tem melhor custo benefício do que as do Jean, da Amental Fishing!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pescaria ultra-light invadiu os pesqueiros e caiu no gosto dos pescadores

 
13 de dezembro de 2015 by Fishingtur
pes23_UL_1
 

Mais do que uma simples modalidade de pesca, é um novo conceito de emoção na pescaria, que está invadindo os pesqueiros de todo o País

Texto e Fotos: Jean Fabricio Coqui, equipe Fishingtur

Pesco desde os 6 anos, mas, por um período, deixei de me interessar pela pesca. Acredito que isso tenha ocorrido numa época em que quase não havia pesqueiros esportivos. Os que existiam, ou eram pagos por cota ou por quilo de pescado. Nesse período ainda, eu usava varas de ação média-pesada, algumas variando entre 25lb e 40lb, para a pesca de fundo. Era algo muito além do recomendado! Nesse época, para sentir a emoção de uma boa briga, o peixe tinha que ser de muito bom porte.

A partir daí, comecei a transformar algumas varas de mão, lisas, com medidas de até 5,40m, nas minhas primeiras ultra-lights. Mesmo meio quadradas, desmontava e formava outras varas, mesclando gomos e ações diferentes, em carbono e fibra de vidro. Quebrei muitas! Mas 99% de tudo o que sei hoje sobre desenvolvimento de varas, eu aprendi em cima de testes práticos, observação, leitura e muitos testes.

Quando errava, começava de novo, corrigia e avançava. Até que dei conta que isso me satisfazia por completo, que supria a minha necessidade em esportividade, e decidi criar a Amental Fishing. De lá para cá, já são 12 anos confeccionando materiais ultra-lights, sempre aperfeiçoando e desenvolvendo varas novas, utilizando materiais mais resistentes e montando conjuntos cada vez mais equilibrados, ideais para aguentar os “monstros” da modalidade ultra-light com o máximo de emoção.

Eu sempre gostei de desafios. Hoje respiro isso e, para mim, ultra-light é a condição ideal para se pescar peixes que estão confinados em pesqueiros, sem as estruturas naturais das quais poderiam usar a seu favor. Dessa forma, transformo uma simples pescaria em um verdadeiro duelo.

pes23_UL_2-1.jpg?resize=640%2C426

Dentro dessa modalidade existem inúmeras variantes e finalidades, a começar pelas varas. Os equipamentos que fabrico são de 4lb-6lb, sem utilização de cabo de EVA ou cortiça. Isso por que não quero perder a sensibilidade do material durante a briga. A ressonância que a linha faz, perde-se com o uso do cabo. A intenção é forçar o material ao extremo, com a linha quase no ponto de rompimento, a vara quase no ponto de quebrar e o molinete travado, quase que no máximo, para que o peixe não passe muito tempo brigando. Mesmo com peixes de 20kg ou mais, a briga não passa de 20 minutos. É tudo muito intenso.

Deve-se sempre respeitar o peixe, para que ele não morra após uma briga muito longa. Explico: Quando o peixe cansa em excesso e se estressa, há o risco de que ele saia nadando lentamente quando liberado, vá para o fundo do lago e morra devido à acidulação lática em sua musculatura. O que queremos é justamente o contrário, queremos fair-play, dando condição ao peixe de escapar e fugir, ou ao menos uma boa recuperação pós-luta. Queremos uma briga sem sequelas.

Muito embora aqui na reportagem contenha fotos com peixes de maior porte, assim como em meus vídeos, na real o ultra-light tem por finalidade proporcionar maior índice de capturas. Pegamos mais peixes que outras modalidades e destacamos algumas razões para isso: sensibilidade, apresentação da isca, leveza do material, equilíbrio do conjunto, peixes cada vez mais manhosos devido a reiteradas capturas, entre outras.
O ponto da massa (isca) também é fundamental, assim como o tipo de massa e o local escolhido para a sua pescaria ultra-light. Saiba que a chance de você engatar um peixe grande – somando todos esses fatores – é enorme, pois até para os exemplares mais manhosos, a isca com aspecto de solta no fundo do lago é irresistível!

Conceito ultra-light

Praticidade com a tralha, necessidade de poucos itens para realizar uma pescaria e poucas variações de isca, são fatores que tornam fáceis as mudanças de local quando se deseja fazer a pescaria em mais de um ponto. Eu utilizo em minhas pescarias uma cadeira de porte baixo, uma mochila para meus suportes, uma caixa de pesca com anzóis (10cm x 4cm), um tubo porta varas para até 16 varas desmontadas, alicate, tesoura, pano e um guarda-sol.
Pesco sempre com 4 varas, o que me permite testar todas as variantes até descobrir a qual distância o peixe está mais ativo. Esses arremessos variam de 3 a 50 metros, sendo que o material permite, nas configurações indicadas, arremessos de 50 metros usando apenas o peso da massa. Este é um grande diferencial da pescaria ultra-light, que ocorre com a menor intervenção possível no meio.

pes23_UL_3

A linhada utilizada é montada usando apenas o anzol atado. A linha fica sem encastoado, porém, pode-se usar um empate, desde que pequeno. Atualmente o mercado possui alguns modelos extremamente versáteis, que não passam de 4 cm, fabricados em arame inoxidável. O empate evita o corte e também não atrapalha o interesse do peixe, pois é possível cobrir ele todo com a bola de massa. Isso mesmo, uso grandes bolotas de massa! Esta é outra dica legal, pois dessa forma não é preciso cevar e o cheiro da massa, que dispersa muito bem durante a descida em direção ao fundo, atrai o peixe com facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, boa noite

 Pra finalizar, nosso amigo Walter fez uma viagem de pescaria dos sonhos, li na Bíblia do Pescador, acho q de 2005 ou sei lá uma passagem q uma turma passou pelo rio Roosevelt, foi adrenalina pura , pescaram açus,piraíbas e jaús, loucura pra sonhar.

 Esta semana nosso amigo postou imagens e fotos dos trofeus pescados.

 Da vontade de chorar, nada de nada uma aventura pra sei lá o q !

 É isto aí aos equilibrados e grandes pescadores, com seus equipamentos de primei

ro mundo, última geração , tudo TOP DE LINHA.

 Vc sabe o que estes pensam da quota zero, é pra inglês dormir.

 No Brasil os grandes estão desaparecendo, graças aos  " fishing mans" 

 Graças ao Jean, os peixes estão e vão ter uma chance.

Abç

 

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2016 at 11:08, Ricardo Arrais disse:

E ae galera... bom, no quesito " Molinete ", qual a opinião de quem usa, ou já usou, os Micro Molinetes para pesca de Ultralight ???

Qual é o " Melhor " ?

Qual o melhor " Custo Benefício " ?

Há um tempo atrás, um amigo conseguiu a façanha de conseguir "tirar" uma PATINGA de quase 6 Kg com um conjunto Ultralight ... Acredito dar uma emoção de arrebentar o coração, imagina ver aquela linha fininha se esvaindo do carretel .

 

Ricardo, tenho usado um Saint Truly 500. Estou mto satisfeito, molinete mto bem acabado, macio, com um bom drag e embobina mto bem uma linha multi 0,10mm

Para ajudar aos membros do forum, fiz ate um review desse molinetinho, segue aqui se quiser dar uma olhada: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/40633-review-molinete-saint-truly-500/

Espero ter ajudado! Abcxxxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Andre slompo disse:

Cheguei atrasado, mas pensou no rapala mini thrust 500?

Não tinha pensado não, valeu Andre vou pesquisar... :good:

 

8 horas atrás, Miguel Simmons disse:

Ricardo, tenho usado um Saint Truly 500. Estou mto satisfeito, molinete mto bem acabado, macio, com um bom drag e embobina mto bem uma linha multi 0,10mm

Para ajudar aos membros do forum, fiz ate um review desse molinetinho, segue aqui se quiser dar uma olhada: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/40633-review-molinete-saint-truly-500/

Espero ter ajudado! Abcxxxxxx

Obrigado Miguel, vou la ver o review ... :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Jean não me recomendou o Tiga . O motivo ( se eu não me engano ) é que a manopla é muito ruim ou algo do tipo .

 

Já eu sempre usei os Jokers e sempre deram conta . Tenho o vermelho , azul e amarelo .

O defeito de todos eles é que quebram a "chapinha" que faz a fricção ser ponto a ponto . Eles tbm descascam os acabamentos cromados em exceção ao vermelho ( só vi acontecer isso com o azul e o amarelo ) . No mais importante que são as engrenagens nunca deram problema .

 

Tbm ouço bons comentários do Altima e Cardinal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...