Ir para conteúdo

Motor de popa (placa anti cavitação)


Posts Recomendados

Boa noite! Comprei um barco de 5,5 metros e um motor Yamaha 15hp, tudo perfeito mas notei que não estou com muito desempenho e a rotação do motor não está tão alta... Aí vi que a Placa anti cavitação tem que estar no mesmo nível que o fundo do barco, a minha está uns 6 cm para baixo do fundo do barco! Eu vou conseguir subir uns 3,5 cm somente! Ainda vai ficar uns 2,5 cm para baixo do fundo do casco! Essa pequena quantidade funciona? Se eu subir 3,5 cm já ajuda? Vai melhorar a rotação é velocidade? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ql rpm esta conseguindo? em quais condicoes (peso, tralha, ocupantes, etc), qual barco vc esta usando? como esta medindo essa rpm? 

a placa do motor deve estar nivelada ou ate 2,5polegadas abaixo preferencialmente, ou seja, uns 3,5cm a 4 cm... 6 cm esta um pouco baixo demais, mas nao a ponto de diminuir drasticamente o desempenho, estamos falando de que com sorte, levantando, vc vai conseguir entre 1,5 e 2,5kmh a mais, com sorte. ou seja, apenas medindo por gps pra ver essa diferenca e mesmo assim, depende de distribuicao de peso, condicao de navegabiliade etc.

 

isso nao necessariamente ira melhorar a rpm que o motor atinge (pode ate ser que consiga) vai é otimizar o resultado, gerando menos arrasto e melhorar velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As perguntas do Astra são pertinentes, respondendo ajudaria o povo dar umas dicas.  Mas leve uns toquinhos, e vai testanto até ventilar, tem barco que suporta no mesmo nível outros não, normalmente 15 e 25  até uns 3cm abaixo fica ideal.  Fora regulagem de trim e disposição dos companheiros no barco. O passo da helice ajuda tb, acho o passo 11 que vem nos yamahas bolinha muito longo, deve ser bom só em barcos e ocupantes muito leves, pense num passo 9 ou 9.5. Um tacometro ajuda, e meça a velocidade no gps do celular pra ter uma noção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal...

Então, estou usando um barco de 5,5 metros, borda alta, chapa de 1,5 de espessura, estava eu pilotando, peso uns 100 kg, mais um de 90 kg e outro de 70 kg e uma caixa térmica de uns 10kg e tanque cheio... Medi no GPS ele andou na faixa de 25, 27 km/h e só numa vez atingiu 30km/h de velocidade máxima! Os RPMs não medi, mas parecia frouxo sabe? Será que está dentro dos padrões? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao falou q marca, modelo, peso, se eh bico fino ou semi, onde mediu essa velocidade enfim... 

vou considerar que seja um modelo generico, q esses pesos que disse sao estimados e bla bla bla... acho q nao tem muito como fugir disso ai nao, tralha pra 3, bebida pra tres, peso, chapa 1.5, ocupantes de fofos a gordo com um magrelo... ta no esperado, no maximo, se subir o motor vai ganhar os 2,5kmh com muita sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 pessoas e tralha barco 5.5 m, chapa 1.5mm, andando de 25 a 27 se for em represa( água parada)  tá na média pra um Yamaha 15hp não espere muito mais que isso. Se não tiver   hélice reserva, compre um 9 1/4 x 9.5 e faça o teste, provavelmente melhorará, principalmente arrancada. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742212291-925-x-95-helice-motor-popa-yamaha-15hp-sorabo-original-_JM

Já comprei 3 hélices com esse vendedor, sem erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2017 em 23:41, Guto Pinto disse:

3 pessoas e tralha barco 5.5 m, chapa 1.5mm, andando de 25 a 27 se for em represa( água parada)  tá na média pra um Yamaha 15hp não espere muito mais que isso. Se não tiver   hélice reserva, compre um 9 1/4 x 9.5 e faça o teste, provavelmente melhorará, principalmente arrancada. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742212291-925-x-95-helice-motor-popa-yamaha-15hp-sorabo-original-_JM

Já comprei 3 hélices com esse vendedor, sem erro

Guto,
Qual seria o ganho nessa troca....Velocidade ?? Força ??
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz teste por 3 oportunidades,  abaixando o passo 10.5 pra 9 no  Mariner  15hp , de 11 pra 10 no Evinrude 15hp e de 13 pra 12 Mercury Seapro.  O Ganho num barco com 3 pessoas mais tralha foi em torno de 2 a 3km\h fora que a arrancada muda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao  =  estou c/ astra ;  e gutao  ok 

reveja  carga total de navegaçao   x  yamaha 15hp   x  helice   x   altura do motor / placa anti cavitaçao  ;

  vai melhorar    ;  e seu motor  agradece  ;;;;;::bassboat:: 

abraço ; boas pescas  :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...