Ir para conteúdo

Tucunaré açu x linha mono


TiWillian

Posts Recomendados

Meus amigos que se aventuram na águas do AM, gostaria de saber se é possível a pesca do tucunaré açu com linha de monofilamento, sei que a grande maioria usa mult pelas suas particularidades, mas antes de existir as mult só tínhamos linhas mono e o pessoal já pescava lá, é possível? 

Existe pós e contras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, sua pergunta é interessante. Agora, mesmo, estou preparando umas iscas tendo em vista que semana que vem estarei indo para amazônia levando um grupo de pesca.

Estou pensando em  colocar um líder com linha 50mm, Asso. Não é fluorcarbono. Sei que estou procurando sarna pra coçar, pois tenho grande chance de perder um belo Açu.Mas, é uma questão de opinião. Qual o problema? Somente um nó a mais. Sobre sua pergunta, de usar ou não usar linha mono posso dizer que, também é uma opção. Nada impede, visto que temos ótimas linhas que aguentam o tranco. A única restrição que eu colocaria é a seguinte: a elasticidade da linha. Quando o anzol ou a garatéia agarra num pau, num obstáculo qualquer, a tendência é puxar, correto? Aí é que mora o perigo. Como a linha é elástica ela faz o efeito estilingue e quando se solta volta com toda a velocidade, com a mesma força que você colocou para puxar. Eu sei de caso em que o pescador colocou a perna na frente para proteger outro pescador e levou uma bela fisgada. Sei de outro caso, pois estava presente, onde o pescador puxou a linha com força e quando esta se soltou, voltou com toda a velocidade merecida, enterrou o anzol na mão, levou uma pedrada do chumbo, teve que soltar o anzol com a faca, sem anestésico, a não ser uma dose de cachaça, berrou igual cabrito e aprendeu a lição. Não vou citar o nome porque o otário era eu. Fora estes transtornos  pode-se usar mono perfeitamente. É uma questão de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível sim a multi apenas facilitou a vida do pescador, como qualquer tecnologia q hoje achamos normal mas que não existia antes e não conseguimos mais viver sem ela, imagino puxar hélice com linha mono deve ser f@da devido a elasticidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, João Biguá disse:

Meu amigo, sua pergunta é interessante. Agora, mesmo, estou preparando umas iscas tendo em vista que semana que vem estarei indo para amazônia levando um grupo de pesca.

Estou pensando em  colocar um líder com linha 50mm, Asso. Não é fluorcarbono. Sei que estou procurando sarna pra coçar, pois tenho grande chance de perder um belo Açu.Mas, é uma questão de opinião. Qual o problema? Somente um nó a mais. Sobre sua pergunta, de usar ou não usar linha mono posso dizer que, também é uma opção. Nada impede, visto que temos ótimas linhas que aguentam o tranco. A única restrição que eu colocaria é a seguinte: a elasticidade da linha. Quando o anzol ou a garatéia agarra num pau, num obstáculo qualquer, a tendência é puxar, correto? Aí é que mora o perigo. Como a linha é elástica ela faz o efeito estilingue e quando se solta volta com toda a velocidade, com a mesma força que você colocou para puxar. Eu sei de caso em que o pescador colocou a perna na frente para proteger outro pescador e levou uma bela fisgada. Sei de outro caso, pois estava presente, onde o pescador puxou a linha com força e quando esta se soltou, voltou com toda a velocidade merecida, enterrou o anzol na mão, levou uma pedrada do chumbo, teve que soltar o anzol com a faca, sem anestésico, a não ser uma dose de cachaça, berrou igual cabrito e aprendeu a lição. Não vou citar o nome porque o otário era eu. Fora estes transtornos  pode-se usar mono perfeitamente. É uma questão de costume.

é , questão de segurança, que expõem a dupla que  está na voadeira em perigo. 

Vale a pena ?????, arriscar tanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2017 em 09:13, Shoji Ito disse:

é , questão de segurança, que expõem a dupla que  está na voadeira em perigo. 

Vale a pena ?????, arriscar tanto

Entedi perfeitamente essa questão da segurança, hoje já fazemos essa pescaria só que com outro tucunaré o azul aqui em GO e também nos deparamos com esse problema da isca enroscar nos galhos, mas até hoje não tivemos nenhum problema, acredito que pela distancia que a isca é arremessada em torno de uns 30 metros (a linha mono tem essa virtude de dar longos arremessos), ai quando dá pra puxar a isca e ela sai do galho volta uns 10 metros nem chegando perto da gente e quando não sai do galho agente vai até a isca e solta com as mãos.

Então fora isso pelo que entendi da sim pra pescar no AM com linha mono, corre o risco de perder aquele grande peixe da pescaria, mas se a preferencia for por esse tipo de linha acredito que o pescador não vá se importar em correr o risco, como disse o Senhor João, hoje temos ótimas linhas mono que aguentam o tranco!

Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já conversei com algumas pessoas que foram pioneiros em AM nos anos 80, eles me disseram que usavam nylon (pq era o que tinham) mas perdiam muitos peixes, que a flexibilidade dificultava a fisgada e também que a linha estourava mais fácil, pela menor resistência do nylon em comparação com a multi. Não sei não, mas penso que a tecnologia veio pra ficar, óbvio que é possível pescar tucunarés com nylon, molinetes paoli e varas de fibra de vidro, quando moleque pesquei muito assim e tirei muitas traíras e dourados com esses equipamentos, mas pra que voltar no tempo? Só se for por puro saudosismo ou então para uma experiência. Se temos equipamentos ultramodernos e altamente sofisticados, para que usar itens que já ficaram para trás? Acho que o nylon deve ser reservado para pescarias nas quais seja apropriado, muitos ainda usam em pesqueiros ou então para as piaparas, acho que na praia ainda se usa também, mas numa pescaria em AM, que está custando bem caro, usar um equipamento tecnologicamente inferior seria dar muita chance pro azar. Penso que o melhor seja usar o que há de mais moderno para pescar por lá, olha só, se o pessoal já está levando drones para AM (coisa que ainda não entendi muito bem o sentido, eu confesso, não sei se vão pra filmar ou pra pescar?) não vejo muito sentido em levar as carretilhas com nylon, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha primeira temporada de Açus na AM lá no ano 2000, o que tinha era Mono...kkkk.

A linha do momento era a STREN.

Na minha opinião, o principal problema era a relação Resistencia x Bitola.

Hj vejo a galera pirando com medo das 50Lbs não aguentar dai lembro que o que dava para usar era 25Lbs sem atrapalhar o arremesso. Peguei açu de 8Kgs com mono.

Como resumo acho que dá pra usar sim, só não acho funcional... mais ai vai de cada um.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...