Ir para conteúdo

pescaria no araguaia em Xambioá - To


Posts Recomendados

Fabricio vai depender de quanto você quer gastar, mas no geral pra pesca com artificiais uma carretilha perfil baixo e uma vara de 12 a 17 libras vai te atender bem, já pra pesca com isca viva vai depender dos peixes que você vai querer pescar, se for os de couro tem que ser um equipamento pesado pois a briga nas pedras é muito dificio e geralmente o peixe ganha, falo isso porque com os jaús na região da cidade de Peixe-TO não é facio brigar com eles e é o mesmo rio só que em locais diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TiWillian disse:

Fabricio vai depender de quanto você quer gastar, mas no geral pra pesca com artificiais uma carretilha perfil baixo e uma vara de 12 a 17 libras vai te atender bem, já pra pesca com isca viva vai depender dos peixes que você vai querer pescar, se for os de couro tem que ser um equipamento pesado pois a briga nas pedras é muito dificio e geralmente o peixe ganha, falo isso porque com os jaús na região da cidade de Peixe-TO não é facio brigar com eles e é o mesmo rio só que em locais diferentes.

Willian,apenas uma observação,apesar das 2 regiões terem características bem parecidas,não se trata do mesmo rio...Em Peixe é o Tocantins,e Xambioá é o Araguaia mesmo....Mas quase no encontro dos 2,portanto é quase a mesma coisa.

Agora sobre a pergunta do Fabricio,Xambioá ainda tem pouca pesca esportiva,acredito que é pequena a estrutura de pesca nessa região,seja de guias como de pousadas,pelo menos é muito menor que subindo o Araguaia,no estado de Goiás....Em Xambioá já temos um Araguaia  diferente do que estamos acostumados em GO,principalmente pelas corredeiras e pedras que existem nessa região,por isso,eu levaria antes de mais nada um bom leader de fluorcarbono na casa de 0,52mm a 0,62mm,já que a pesca com artificiais nessa região será principalmente de douradas e cachorras nesses pedrais....Iscas de meia água costumam dar mais resultado do que superfície nessas situações e uma carretilha com recolhimento rápido também pode ajudar.Para peixes de couro,nessa região a incidência de pirararas e piraíbas já é um pouco menor do que rio acima,principalmente pela pesca comercial que ainda existe,mas eles estão lá,e com sorte,algum jaú também pode dar as caras...Linhas monofilamento 0,90mm e anzóis 10/0 a 12/0 encastoados com um bom aço,e no meu ver,não se precisa de tanta linha nas carretilhas como estamos acostumados rio acima,já que quando se pesca em locais de pedra,não se solta tanta linha como fazemos nos estirões do Araguaia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu Xará. Nem de longe tenho a experiência dos companheiros acima, mas no ano passado pesquisei muito sobre carretilhas de perfil pesado para pesca no Araguaia (Região da barra com o Rio Cristalino) e posso afirmar uma coisa: Utilize linha 0,92, mesmo na pesca de pirarara. De preferência para carretilhas que caibam muita linha principalmente em regiões onde os botos atentam muito, pois nesse caso o guia chega a soltar mais de 100m de linha até apoitar.

Infelizmente não levei uma carretilha adequada e tive uma linha 0,82 estourada por um grande troféu que ficou só no pensamento. Se não pretende praticar a pesca dos grandes de couro com frequência, uma boa sugestão é alugar esse equipamento nas pousadas, pois o custo alto destes não justifica se não utilizar sempre.

Espero ter ajudado.

Um abraço e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os peixes de couro do Araguaia, acho que os melhores custos e benefícios em se tratando de carretilhas são: tekota 800 e penn senator 9/0 (15), linha max force 0,92 (30), varas parrudas e que não acabem com sua coluna (opte por varas de 1,80 para cima e com capacidade de no mínimo 80 libras de verdade kkkkk).

Para os demais peixes, atenção as pedras, portanto utilize bons líderes de fluorocarbono com medida de 0,52 mm para mais...

Boa pescaria  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...