Ir para conteúdo

Binoculos... Alguem entende de fato?


Astra-Taranis

Posts Recomendados

Caros, alguem entende de fato de binoculos?

 

o assunto é bastante complexo e tenho pesquisado um pouco mas algumas duvidas surgiram:

 

1- de fato os com zoom sao tao ruins assim? O que eu perco de fato? Vale tanto assim ficar apenas nos fixos ou o zoom compensa a possivel perda?

2- ainda sobre zoom, da tanto defeito assim?

3- precisei pra ver um show e fiquei na duvida: 7x, 10x, 12x ou 15x? Tinha um cara do lado com um 15x (que nao se dispos a emprestar...), disse q dava pra ver normal, sem tremer etc... pra mim o maximo seria um 10x, sendo que ja no 10x, eu teria problemas com peso e tremedeira e falta de visao panoramica... se eu estivesse dentro do estadio, iria num 7x  justamente pra poder aproveitar melhor o palco... estou errado? OU um 10x eh perfeitamente usavel ate um 15x mesmo?

4- um 20x é possivel usar com a mao livre ou apenas com triple? Digo, na pratica. obvio que da pra usar mas na pratica, fica interessante ou eh tanta tremedeira que vc desiste em 4 minutos?

5- com 10x ja é legal usar pra astronomia ou é só ver a lua mesmo e nada mais que isso?

6- pra ter um custo legal enrtre um bino que eu possa buscar um show por exemplo ha cerca de 1 km e dar umas olhadas pro ceu, qual seria a melhor X que deveria comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz pela sua interação de qualidade. 

 

Deveríamos inclusive ensinar esse tipo de abordagem e inteligencia nas escolas... Por pessoas de alto intelecto assim que o Brasil é hoje essa potencia inquestionável e admirada.

 

Por favor, comente mais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.9495b516159102072757fc395820a87d.png

 

Entao Arcer, eu não sei se voce entende de foruns, mas há neste em especíico uma parte apenas para postagens que não se destinam a especificamente pesca. Chama sala de bate papo.

 

E é muito bem frequentado.

 

Ademais, se voce não consegue expandir sua visão, pescaria é um esporte de aventura, ao ar livre, e como tal, muitos sao apaixonados pela visão da natureza, e nisso um binoculo é ítem indispensável.

 

Se ainda achar desnecessário, para muitos navegantes, em especial de rios, represas e mares maiores, o uso de diversos tipos de binóculos são parte cotidiana do mesmo, seja para visualizar um objeto, um ponto de referencia ou simplesmente o melhor caminho frente a uma maré alta, uma barra, ou outro motivo que o vala.

 

Como obviamente você é totalmente a parte do assunto, uma magnificação de 7x a 10x deve ser funcional totalmente ao que chamamos de visão terrestre, ou se precisar explicar melhor: visualizar pássaros, objetos, navios, barras a distancias relativamente próximas... Caso sua necessidade seja focar por exemplo uma maré diferenciada, uma rota pós navio, uma ilha ou a condição de de navegação até um parcel ou plataforma de petroleo, vai precisar de uma magnificação superior a 10x, provavelmente 15x ou 20x ou 25x, mas para isso será necessário outros acessórios...

 

Ou seja.... Este é um local ótimo para eu buscar informações, visto que quem usa diversos modelos ou pelo menos tem experiencia prática (coisa que nao tenho e estou tentando entender) com visualização terrestre, de aves, de bichos, de médio, curto e longo alcance pode me ajudar.

 

Traduzindo: quem usa pra navegar ou pra admirar a natureza, mote deste forum, tem experiencia para me guiar numa compra.

 

Continue interagindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom meu caro @Astra-Taranis aceito suas opiniões divergentes das minhas apesar de não concordar com elas,  prometo que o dia que eu ver  alguém por ai navegando atrás de uns bocudos ou batendo umas iscas com um binóculo pendurado no pescoço vou fazer questão de postar aqui ou melhor tirar foto e publicar aqui, mas é isso ai parceiro sempre que puder  vou da uma olhada em suas publicações pois acho por vezes interessantes, sempre poderei aprender algo com vc ou com outro usuário qualificado aqui do fórum que temos muitos , e não esqueça de colocar umas fotos aqui quando  for pescar o pessoal com certeza vai se interessar por esse tipo de conteúdojoia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entender, entender, não entendo.

O pai comprou um... muito bom

tenho muitas dificuldades de usar pelo fato de usar óculos, ele é ótico inteiro, permite algumas observações inusitadas.

Agora admito a fome de pescar ser maior q a de observar :D, mas no caminho do pesqueiro é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Astra-Taranis e @Arcer

 

Na época que eu comprei o meu binóculo, item muito bem vindo nas pescarias, caminhadas na mata e etc,  eu dei uma pesquisada e vi que os bons binóculos tinham que ser BAK-4, pela nitidez desse prisma.

 

Quando vou pescar, sempre levo ele na tralha de pesca e sempre deixo no pescoço ou ao lado, bem perto se precisar pegar ele rapidamente.

Quando pesco, gosto de olhar ao redor, não apenas pra a ponta da vara de pesca o dia todo, para mim não tem sentido isso, aprecio o local inteiro da pesca e tudo em volta.


Com o binóculo, tenho um carson 10X42, vejo os pássaros e já tive a sorte de ver alguns animais na água que estavam bem distantes, graças ao binóculo, pude ver eles bem de perto, como por exemplo jacaré e algumas lontras, essas lontras encima de uma galhadas rio abaixo e comendo peixe, foi uma satisfação ter o binóculo para poder observar.

 

No seu caso, para usar pra ver show também, acho que um binóculo de no máximo 10X estaria bom, como vc disse, um de 7X ou talvez de 8X já estaria ótimo, mas do que isso, já começa a tremer muito na mão.

Eu uso óculos e o binóculo que tenho tem regulagem para isso, então é de boa.

 

Para você ver @Arcer , acabei comprando até câmera de trilha para saber quais animais passam na mata onde costumo pescar de barranco, para minha surpresa, já registrei 8 onças-pardas e inúmeros animais onde pesco e eu não fazia ideia que ali existia tantos animais, pois nunca tinha visto eles.

 

De convido a dar uma chance para a  natureza ao redor do local onde você  pesca, é bem interessante e com certeza ela vai de surpreender.

 

https://youtube.com/c/Natrilhadafauna


Apenas lembrando que se não tem fauna e flora e mata ciliar nos rios, não existe muito o que pescar, o rio acaba assoreando e o fim é trágico para todos, nada de “bocudos”.

 

Até mais ver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Polones disse:

Bom dia @Astra-Taranis e @Arcer

 

Na época que eu comprei o meu binóculo, item muito bem vindo nas pescarias, caminhadas na mata e etc,  eu dei uma pesquisada e vi que os bons binóculos tinham que ser BAK-4, pela nitidez desse prisma.

De fato, em termos gerais, o bak4 é superior bk7, mas pelas pesquisas que tenho feito, alguns bk7 atuais se equivalem ao irmao superior, eu até agora nao sabia dizer o pq, se era luz, claridade, nitidez, contraste, valeu por esclarecer.

3 horas atrás, Polones disse:

 

Quando vou pescar, sempre levo ele na tralha de pesca e sempre deixo no pescoço ou ao lado, bem perto se precisar pegar ele rapidamente.

Quando pesco, gosto de olhar ao redor, não apenas pra a ponta da vara de pesca o dia todo, para mim não tem sentido isso, aprecio o local inteiro da pesca e tudo em volta.

Tb nao fico so vendo a ponta de vara, gosto de curtir o entorno, adoro natureza e pra mim, pescaria é um todo, tem o rio batendo no barco, tem os cheiros, as cores, os sons, e com certeza o binoculo vai ajudar.... Ajudar inclusive a nao ficar andando de  um lado pro outro indo em pontos onde ng ta pescando nada e vc so consegue saber chegando do lado! Vai ajudar um monte em tempo perdido e gasolina desperdiçada ! Nesse sentido, um 10x por estar num barco, certamente é o máximo possivel, sem chances de ser maior que isso...

 

3 horas atrás, Polones disse:


Com o binóculo, tenho um carson 10X42, vejo os pássaros e já tive a sorte de ver alguns animais na água que estavam bem distantes, graças ao binóculo, pude ver eles bem de perto, como por exemplo jacaré e algumas lontras, essas lontras encima de uma galhadas rio abaixo e comendo peixe, foi uma satisfação ter o binóculo para poder observar.

 

No seu caso, para usar pra ver show também, acho que um binóculo de no máximo 10X estaria bom, como vc disse, um de 7X ou talvez de 8X já estaria ótimo, mas do que isso, já começa a tremer muito na mão.

Eu uso óculos e o binóculo que tenho tem regulagem para isso, então é de boa.

Muito obrigado pelo esclarecimento... tb uso oculos e ter regulagens é primordial! TEnho lido e visto muito sobre as regulagens dele.

 

3 horas atrás, Polones disse:

 

Para você ver @Arcer , acabei comprando até câmera de trilha para saber quais animais passam na mata onde costumo pescar de barranco, para minha surpresa, já registrei 8 onças-pardas e inúmeros animais onde pesco e eu não fazia ideia que ali existia tantos animais, pois nunca tinha visto eles.

 

De convido a dar uma chance para a  natureza ao redor do local onde você  pesca, é bem interessante e com certeza ela vai de surpreender.

 

https://youtube.com/c/Natrilhadafauna


Apenas lembrando que se não tem fauna e flora e mata ciliar nos rios, não existe muito o que pescar, o rio acaba assoreando e o fim é trágico para todos, nada de “bocudos”.

 

Até mais ver.

 

Sabia que eu nao era o unico!!! ehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas confesso que ainda estou interessado no 20x, especialmente pra ver o ceu a noite... um amigo disse q o 20x dele da pra brincar de boa... mas tenho muitas duvidas disso...  pena q os bichinhos sao caros, senao ja teria comprado 2

um 8x outro 15 ou 20x

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

mas confesso que ainda estou interessado no 20x, especialmente pra ver o ceu a noite... um amigo disse q o 20x dele da pra brincar de boa... mas tenho muitas duvidas disso...  pena q os bichinhos sao caros, senao ja teria comprado 2

um 8x outro 15 ou 20x

 

rapaz este topico veio a calhar , sempre gosto de sondar meus colegas de outros barcos quando saimos pra bater tucunare pra ver se tao pegando peixe kk, pensei em comprar um monoculo por ocupar menos espaço mas sao muitas duvidas  ate hoje ainda nao comprei , alguem indica algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vagner disse:

rapaz este topico veio a calhar , sempre gosto de sondar meus colegas de outros barcos quando saimos pra bater tucunare pra ver se tao pegando peixe kk, pensei em comprar um monoculo por ocupar menos espaço mas sao muitas duvidas  ate hoje ainda nao comprei , alguem indica algum

Vagner, se seu unico intuito foi visualizar como ta a pesca dos colegas, o monoculo ou uma luneta é de se pensar. Ainda nao pesquisei sobre elas, por exemplo, luneta de carabinas sao faceis de achar e nao sao caras, mas se nao estou enganado, precisa registro no exercito... mas aquelas lunetas de aventura podem ser uma boa pra vc, pq é bem pqna, facil de por em qqr lugar e nao ocupa espaço... 

 

um problema é que seu foco de visao sera muito restrito, tipo ver um barco com 2 pescadores vai te exigir ficar movimentando pra acha-los e ai te complica a vida... mas é uma boa, ainda vou pesquisar sobre elas..

 

por eqto, como meu objetivo é abrir o campo de visao, os monoculos nao entraram na brincadeira... mas vou pesquisar tb

 

quais suas duvidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vagner disse:

rapaz este topico veio a calhar , sempre gosto de sondar meus colegas de outros barcos quando saimos pra bater tucunare pra ver se tao pegando peixe kk, pensei em comprar um monoculo por ocupar menos espaço mas sao muitas duvidas  ate hoje ainda nao comprei , alguem indica algum

Uso um monóculo, ideal para deixar no porta luvas do barco! Aqui temos o problema com roubos a barco por muambeiros e a fiscalização da marinha paraguaia, e o monóculo ajuda a identificar se é a Marinha (o que não tem problema se estiver com a permissão) ou se são os ladrões a barco (q levam o barco e nos jogam na aagua)! Também ajuda a avistar as estruturas próximo ao barranco, ja que se aproximar demoraria muito devido a quantidade d paus no caminho,,, enfim o monóculo é simples mas ajuda muito!!,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rodrigoiguassu disse:

Uso um monóculo, ideal para deixar no porta luvas do barco! Aqui temos o problema com roubos a barco por muambeiros e a fiscalização da marinha paraguaia, e o monóculo ajuda a identificar se é a Marinha (o que não tem problema se estiver com a permissão) ou se são os ladrões a barco (q levam o barco e nos jogam na aagua)! Também ajuda a avistar as estruturas próximo ao barranco, ja que se aproximar demoraria muito devido a quantidade d paus no caminho,,, enfim o monóculo é simples mas ajuda muito!!,

qual voce usa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar compilar o maximo de informação que eu consegui obter, acho que brincando li um punhado de review e assisti uns 70-90 videos a respeito....

 

se essas informações estão corretas? Nao sei, aceito correções facilmente... Mas por eqto é o que eu consegui levantar. Pra isso vou dividir em topicos (o Arcer vai me excomungar):

 

1- Preços, afinal é a primeira coisa que vc vai ver e vai se deparar com diferenças absurdas e o que isso representa

2- marcas, complementa acima

3- magnificação (aumento)

4- usos na pratica (treme ou nao, serve ou nao)

5- questoes importantes a serem analisadas (objetiva, pupila, regulagens, qualidade, aberrações cromáticas, prismas, zoom, etc)

6- juntando as questoes 3,4,5 e voltando a falar sobre o uso (publico alvo)

 

 

Entao vamos lá (de novo, aceito correções, interações, reviews, etc.)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Vagner, se seu unico intuito foi visualizar como ta a pesca dos colegas, o monoculo ou uma luneta é de se pensar. Ainda nao pesquisei sobre elas, por exemplo, luneta de carabinas sao faceis de achar e nao sao caras, mas se nao estou enganado, precisa registro no exercito... mas aquelas lunetas de aventura podem ser uma boa pra vc, pq é bem pqna, facil de por em qqr lugar e nao ocupa espaço... 

 

um problema é que seu foco de visao sera muito restrito, tipo ver um barco com 2 pescadores vai te exigir ficar movimentando pra acha-los e ai te complica a vida... mas é uma boa, ainda vou pesquisar sobre elas..

 

por eqto, como meu objetivo é abrir o campo de visao, os monoculos nao entraram na brincadeira... mas vou pesquisar tb

 

quais suas duvidas?

Lunetas para espingarda que suportam até 35 joules não precisa de registro no Exército. Acima disso não sei dizer,de qualquer forma são difíceis de achar. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Preços, afinal é a primeira coisa que vc vai ver e vai se deparar com diferenças absurdas e o que isso representa

 

Acho que aqui todos começam a sua pesquisa, inevitável. E depois de pesquisar muito, vc se depara com uma triste realidade: vivemos no Brasil (valeu tds os políticos), onde vai pagar um absurdo, num ítem considerado infantil, enquanto lá fora com o mesmo valor, compraria um profissional .

 

Isso é importante dizer pq vc acaba caindo em marcas nada confiáveis, onde vc pode pegar 2 produtos iguais e um chegar legal e o outro cheio de defeitos e aí é dor de cabeça, devolução, frustração etc.

 

Dito isso, o correto seria termos a disposição ao menos 2 modelos, um pra visualização terrestre (animais, shows, pescaria, esporte, enfim, coisas mais mundanas literalmente) e outro pra uma brincadeira mais séria, bem mais diferenciado, forte e parrudo, pra explorar o céu....

 

"aiinn Astra, mas binoculo pra ver estrelas? melhor um telescopio..."

 

Nao... Nem sempre caro amiguxo, toda vez que vc aumenta a magnificação, diminuirá o campo de visão, ou seja, quanto mais potente, menor é o espacinho do céu que irá enxergar, então a menos que vc já entenda do assunto e seja muito preciso onde apontar, nao vai ver nada alem de preto. Um bino te dará chance de ver muito mais coisas (mas mais longe) e curtir mais, especialmente em cia de outras pessoas.

 

Dito isso, voce olha os preços e até os xing ling de baixa qualidade (pq tem os de alta qualidade), já partem de um preço doloroso, especialmente, qdo sabe q as chances de vir uma porcaria sao altas

 

Meio que limita (até pra qm tem $ sobrando)o que voce vai comprar, pq nenhum iniciante vai sair gastando 4 mil reais em binoculo sem nunca ter colocado a mao num. Portanto, saiba que voce não terá um ítem  que seja coringa, que funcione para todas as ocasiões. Logo, pense muito bem no que vai gastar.

 

 

2- marcas, complementa acima

 

invarialvelmente vc vai cair nas marcas (na data de hoje):

lelong (atual it blue)

celestron

bushnell

tasco

meade

olympus

entre outras...

 

Na data de hoje a celestron é a mais indicada, por ser mais facil de achar e pelo preço intermediario... Não é perfeita, ta longe disso, mas te entrega conformidade, qualidade, baixos ou nenhum problema, robustes e prismas e lentes de qualidade.

 

A lelong é simplesmente a mais falada, xing lingão da vida, pode vir algo legal, pode vir uma porcaria, e nao acredite nas especificacoes, tem normalmente muito menos do que diz a embalagem (por exemplo metade ou menos do aumento divulgado), so que tb tb menos da metade do preço (e mesmo assim é caro!!!!! bem caro!!!)

 

Meade: nao vi reviews

 

bushnell, tasco, olympus, nautica, etc: esquece, paga caro por um lelong mais bonitinho.

 

SInceramente, fiquei doido nos lelong, o preço é pagável, ainda mais para algo que vou usar pouco, é fácil comprar (diferente do celestron e outras marcas que nenhuma tem representação aqui), tem preço e (quando nao vem zuado), entrega uma boa experiencia... Só que é aquilo: nao custa 10 reais entao é bom gastar só uma vez, como há muitos relatos de baixa qualidade, fora um monte de questoes duvidosas, descartei e no fim acho que tambem irão.

 

Te resta fazer muita pesquisa e acabar no alexpress ehehhe

 

 

3- magnificação (aumento)

Aqui é o ponto de maiores questionamentos, afinal todos queremos algo o mais coringa possível.

 

Vejamos a realidade:

 

um olho humano tem ate 6x de aumento, portanto, 6x ou menos, nao esta te ajudando em nada....

de 7x a 15x, estão os binoculos mais usáveis, ou seja, pra visão terrestre.

 

qto maior o aumento, menos vc ve "panoramicamente", ou seja, mais focado estará a visão e obviamente, maior a dificuldade em se focalizar em algo, vulgo: vai tremer pra kct...

 

Entao pra facilitar, resumo assim:

 

7 ou 8x: eh pra passeio desprentensioso, andar na mata ou ir em teatros etc, onde precisa ter visao ampla e muito aumento so vai te atrapalhar, vc nao vai achar um passarinho ha 2 km, e sim no maximo uns 50m coim muita sorte, assim como um teatro.. entao é isso...

 

10x: medida ideal pra maioria das coisas, ou seja, pra algo relativamente perto e tambem pra umas enxergadas maiores, como as que ja comentamos nas respostas acima... é definitivamente a medida mais fácil de usar, mas aqui já te exige pelo menos um pouco de paciencia e maos mais firmes.

 

12-15x, aqui a brincadeira começa a ficar mais restritiva, não muito pelo aumento em si, que de 12 seria possível usar apenas manualmente, e de 15 já começa a ser interessante o uso do triple porem ainda possivel de usar com as mãos, mas sim pq na pratica, modelos assim ja começam a ficar pesados, ja tem construção mais robusta e portanto, a tremedeira começa a ficar mais aparente... (veja estou falando em relaçoes objetivas e oculares perfeitas, isso explico depois ok?).

 

Na pratica os binoculos mais serios nessa faixa ja se tornam mais astronomicos, sendo mais pesados e exigindo triple, o que inviabiliza o uso manual... Isso genericamente falando (explico melhor depois).

 

acima de 15x: aí já entramos numa faixa de seriedade maior, exigindo triple, conhecimento de uso, o que procurar etc.

 

Nesses casos acima, considerei uma relação perfeita entre as lentas objetivas e oculares. A relacao entre elas, vai resultar em algumas coisas:

 

1- peso e praticidade: qto maior o aumento mais necessidade vc tera de ter uma objetiva maior, isso gera peso e mais espaço, criando mais custos e dificuldade pra estabilizar, logo, vc precisa estar ciente que pra uso geral aumentos menores sao ideias, pra uso astronomico lentes maiores te prejudicam na versatilidade... Nao tem como escapar disso.

2- diametro da pupila: aqui é uma relacao que nao sei ao bem explicar, mas na pratica, muitos aumentos com pqna lenta objetiva, te faz nao conseguir enxergar na totalidade, seus olhos nao captam td e amplifica a tremedeira e distorções... Enfim, há uma relação mágica entre objetivas e aumento, não que voce nao possa usar sem essa relação mágica mas vai ter poucos beneficios na pratica e tornar o uso incomodo.

 

Relacões magicas (carece de maiores pesquisas):

10x50

12x60

15x75

20x80

25x85 ou 25x100

 

NAda impede de vc usar algo diferente, por exemplo:

20x50, 12x80, 10x100 etc... só que o resultado final dessas magnificações tendem a ser na prática nao a melhor relação pela quantidade de luz que é captado versus a qtdd de aumento realizada, gernado distorçoes, seja no objeto ou nas cores ou nas dimensoes... 

 

Por exemplo 20x50 é algo relativamente facil de encontrar, é uma medida mais comercial que de fato prática, pois 20x, ja vai fazer vc ver td mais tremido e exige uma qtdd de luz que uma lente de 50mm nao eh capaz de entregar... Só que é facil de vender, é facil produzir e custa barato, entao é facil encontrar pra comprar... 

 

Nao que vc nao vai enxergar nada, só não é o ideal... Voce fica meio que num limbo entre o aumento e luz captada, ou um ou outro vai te frustrar em algum momento.

 

MAs sim, dá pra usar, e sim, pode ser que vc veja mais que um 10x50 ... 

 

Ahhh mas eu tb quero ver estrelas, a lua e o firmamento ... Só que nao quero comprar triple, nao quero um treco que pesa absurdo e custe uma viagem pra praia com a familia por 10 dias... 

 

Ok, eu tb nao quero, ja da pra ver bastante coisa com 7 ou 8x... um 10x vc ve mais ainda.. 

 

Mas entao pq nao pegar um 12 ou 15x? pq normalmente esses modelos estoa num patamar de preço que assusta iniciantes e alguns vao exigir triplé.

 

Entao eu comprar um 20x50 que consigo usar com as maos, nao custa caro e tem qualidade.... Sim, é uma opcao.. mas vai ter que aguentar a tremedeira tb.,..

 

 

Ta com raiva? cansou de ler? calma ainda tem os com zoom...

 

Os mais normais de encontrar tem entre 10 e 30x com 50mm de objetiva.. Ok ja sabemos que nao é o ideal a objetiva, mas alem disso, normalemnte tem mais peças internas que se desalinha, inutilizando o bino e qdo nao desalinham, tiram um poucco da qualidade da imagem, ou seja, nao resolvem nada e ainda te prejudica... Cai fora deles...

 

 

 

4- usos na pratica (treme ou nao, serve ou nao)

 

Resumindo o item anterior: se vc treme natural: vai ate 10x... vai brincar bastante de 7a 10x... (inclusive pra vc bancar o velho punheteiro olhando as janelas em volta)

 

se vc controla bem as maos e quer mais adiante, 10x 

 

se quer algo alem do basicao: de 12x acima... MAs ja vai pensando num triple tambem, com 15x ainda alguns usam bem com as maos, acima disso, esquece... Isso claro com relaçao magica entre aumento e objetiva.

 

se quer ver coisas realmente longe, navios, plataformas, investigar algo muito longe, ver o céu, pode pensar em 20x ou superior...

 

 

5- questoes importantes a serem analisadas (objetiva, pupila, regulagens, qualidade, aberrações cromáticas, prismas, zoom, etc)

6- juntando as questoes 3,4,5 e voltando a falar sobre o uso (publico alvo)

 

questoes 5 e 6 deixo pra amanha, ate pq queria ter escrito diversas coisas antes e nao escrevi, é muito assunto pra pouca coisa... acabo me perdendo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Astra-Taranis

Eu compro muita coisa importada, para economizar.

De uma olhada nessa marca de binóculo, preço é bom e parece ser de boa qualidade.

Todas as minhas câmeras de trilha eu importei eu mesmo, com exceção da última que um importador me vendeu.

 

Diz que entrega em 10 dias para o Brasil via correios. 👍🏻

 

R$ 280,56  Ganhe 44% de desconto | Svbony sv47 poderoso binóculos 8x3 2/8x4 2/10x42 profissional telescópio bak4 fmc equipamento de acampamento para observação de aves sobrevivência
https://a.aliexpress.com/_m0B8y1W

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Lunetas para espingarda que suportam até 35 joules não precisa de registro no Exército. Acima disso não sei dizer,de qualquer forma são difíceis de achar. 

 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-926514794-luneta-monoculo-aumento-ate-30x-zoom-regulavel-tripe-_JM#position=16&search_layout=grid&type=item&tracking_id=4c2b1374-6505-4f95-a0a8-a84fac9f66e9

sera que presta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Polones disse:

@Astra-Taranis

Eu compro muita coisa importada, para economizar.

De uma olhada nessa marca de binóculo, preço é bom e parece ser de boa qualidade.

Todas as minhas câmeras de trilha eu importei eu mesmo, com exceção da última que um importador me vendeu.

 

Diz que entrega em 10 dias para o Brasil via correios. 👍🏻

 

R$ 280,56  Ganhe 44% de desconto | Svbony sv47 poderoso binóculos 8x3 2/8x4 2/10x42 profissional telescópio bak4 fmc equipamento de acampamento para observação de aves sobrevivência
https://a.aliexpress.com/_m0B8y1W

 

 

Caro, eu diria que nao existe almoço gratis… 

 

não conheço a marca, vi um unico review desse binoculo em questao no youtube, mas o cara falava tanta besteira de qm nao entende sequer do que ta falando que desisti no meio do video de assistir…

 

acho que precisa estudar mais pra te falar se a marca em questao eh boa ou nao…

 

algumas referências sao otimas: bak4, fechado com nitrogenio, a prova dagua, etc sao indicios de que sim, eh um produto bem construído.

 

mas como eu disse: nao há almoco grátis… a relacao de aumento vs objetiva nao eh o ideal, ou seja, a objetiva eh pqna pro aumento disponível, vai faltar em algum momento clareza pra enxergar, especialmente a noite… cair da tarde, proximo ao por do sol etc… provavelmente alguma deficiencia de cores…. 
 

veja que coloquei PROVAVELMENTE, pois não conheço ok?

 

certamente ser prisma roof ajuda no tamanho e a objetiva menor tb facilita no manuseio… mas perde em alguma coisa…

 

minha opiniao: guarda o anuncio, pesquisa um pouco mais, o preco nao esta ruim (frete gratis!), mas com um esforcinho a mais, vc leva um celestron upclose g2 10x50 ou 20x50 …. Que se nao tem fechamento com nitrogenio ou bak4, pelo menos entrega algo consumado por muitos como boa qldd e uma lente (no caso dos 10x50) ideal… mas perde em dimensoes …

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunetas para espingarda muitas vezes necessitam que fique a uma certa distância dos olhos, o que, na minha opinião, imvibializam o uso, a única vantagem é que algumas vem com uma "tampa" das lentes na cor amarela que facilita o uso em dias nublados. Se for comprar luneta monocular, compre com tampas de proteção das lentes, da mesma forma, se for comprar um binóculos, procure um que tenha um estojo, para evitar maiores sujidades nas lentes. Quanto às lunetas, eu tenho uma carabina de pressão no calibre 5.5 e uma luneta 4x32, mas ela talvez não aguente muito pois estas lunetas são indicadas para uso em carabinas com munição, pois nas chamadas espingardas de pressão a mola tem um impacto geral em todo o equipamento quando do disparo que acabam afetando as lentes. Eu comprei uma monocular para usar no celular, quando os celulares ainda tinham apenas uma lente, agora, com os celulares com até quatro câmeras fica praticamente impossível usar, então tenho usado ela para observação normal, com um detalhe: faço uso de lentes de correção (óculos) e consigo fazer a focagem normal com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Caro, eu diria que nao existe almoço gratis… 

 

não conheço a marca, vi um unico review desse binoculo em questao no youtube, mas o cara falava tanta besteira de qm nao entende sequer do que ta falando que desisti no meio do video de assistir…

 

acho que precisa estudar mais pra te falar se a marca em questao eh boa ou nao…

 

algumas referências sao otimas: bak4, fechado com nitrogenio, a prova dagua, etc sao indicios de que sim, eh um produto bem construído.

 

mas como eu disse: nao há almoco grátis… a relacao de aumento vs objetiva nao eh o ideal, ou seja, a objetiva eh pqna pro aumento disponível, vai faltar em algum momento clareza pra enxergar, especialmente a noite… cair da tarde, proximo ao por do sol etc… provavelmente alguma deficiencia de cores…. 
 

veja que coloquei PROVAVELMENTE, pois não conheço ok?

 

certamente ser prisma roof ajuda no tamanho e a objetiva menor tb facilita no manuseio… mas perde em alguma coisa…

 

minha opiniao: guarda o anuncio, pesquisa um pouco mais, o preco nao esta ruim (frete gratis!), mas com um esforcinho a mais, vc leva um celestron upclose g2 10x50 ou 20x50 …. Que se nao tem fechamento com nitrogenio ou bak4, pelo menos entrega algo consumado por muitos como boa qldd e uma lente (no caso dos 10x50) ideal… mas perde em dimensoes …

Como você disse, tem que pesquisar.

muitas marcas no AliExpress são alemã, pouco conhecidas pela gente.

 

como estamos falando de um binóculo com preço mais em conta, tem essas da Bresser.

 

Lembrando que qualquer desses binóculos do AliExpress, custam muito mais que o dobro no Brasil em lojas ou no mercado livre.

Não é porque o preço lá na China ou EUA é pouco, que eles não são uma “Brastemp”. Hehhe.

 

Comprando fora, você paga bem menos pelo mesmo produto.

 

Marca bem conceituada alemã e tem toneladas de review profissionais na internet e YouTube.

 

existe modelos mais caros, mas acho que para começa um 10X42 ou 10x50 já é alguma coisa.
 

Binóculos bresser condor
https://a.aliexpress.com/_mNctakM

 

https://www.bestbinocularsreviews.com/Bresser-Condor-10x42-Binoculars-Review-240.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... voltando a bíblia teórica (teoria dos outros, lembrem-se, estou resumindo o que li e assisti dos outros, sem testes praticos ok?) 

 

(aqui um adendo que seria comico se não fosse trágico: somos um dos melhores países, talvez o melhor local do mundo, para se ter amantes e ter prazeres visuais, seja pela natureza, seja pela facilidade de achar um céu limpo, seja pq somos privilegiados pelo teto estrelar... mas incrivelmente, até a colombia tem mais informações que os brasileiros a respeito, a grande maioria do material que vi, é em espanhol ou ingles, mas de looonge, tipo menos de 1% é em portugues... isso é estranho demais, deve ser pq o brasileiro é incentivado a acreditar e estudar a ciencia, a proteger a natureza, respeitar o meio ambiente ... definitivamente, nosso projeto escolar/científico deu muito certo... valeu!)

 

 

5- questoes importantes a serem analisadas (objetiva, pupila, regulagens, qualidade, aberrações cromáticas, prismas, zoom, etc)

Vou falar um pouco mais aprofundado sobre os itens abaixo (e tem outros... que nem sei quais sao ehehhe)

 

objetiva: é a "lente grandona" , aquela que capta a luz e te fornece o primeiro filtro/barreira, portanto, nao adianta voce tem algo espetacular depois dela, se a objetiva for ruim, td que vier depois dela estará 110% impactado pela objetiva

 

Sua função é gerar mais luz possível dentro do binoculo, ou seja, vai te dar nitidez, clareza, perfeição de imagem e perfeição de cores. Alem disso, a objetiva vai captar a luz do alvo, isso é meio obvio, mas qdo se esta analisando um astro ou algo escuro, a luz é sempre muito baixa, e a diferenca entre vc ver ou nao, é justamente a captação de luz. 

 

Tem um exemplo simples, vc aponta o bino pro mar e ve alguma coisa, com uma objetiva pequena, vc nao identifica se é uma ilha, um barco, um navio, um ovni ou a gorda da ex... só sabe que tem algo lá, independente de quanto aumentar... Para saber qual objeto é, precisa de uma objetiva com definição, e isso só com uma lente maior, que entre mais luz vinda do objeto. Tem um exemplo no yt que o cara foca com dois binos diferentes, de iguais tamanhos, mas um vc ve um navio borrado, no outro ve que é um cargueiro, ve que tem letras desenhadas no bordo, ve que tem o passadiço etc... Isso quem faz é a objetiva.

 

Ainda falando em objetivas, há uma infinidade delas, seja nas cores ou nas camadas de coat delas, que podem ser só de um lado, de ambos os lados, interna, externa etc... Opte sempre pelas FULLY COATED, pois irão te trazer definição superior e melhores cores, sem prejudicar a captação de luz.

 

E falando em captação de luz, temos que falar nas cores das lentes, há uma infinidade.

 

Basicamente cores vivas, como amarelo, vermelho, cintilante, laranja, etc, vao te ajudar a exposições de luzes fortes, por exemplo pra ficar vendo o transito durante o meio dia (ou numa estrada, como um policial) ou diretamente ou proximo ao sol... Mas vao te impedir de ver detalhes e pior ainda, vao piorar muito na visualização natural de cores e de astros, itens esses que quanto menor a barreira, menor a cor, mais nitido e perfeito vai ficar.

 

Logo se vc quer ver coisas ao longo do dia, em shows, ou o céu, esqueça cores.

 

Ou no maximo cores muito suaves, como verde ou azul quase como um anti reflexo de oculos... Lembre-se isso serve pra barrar a luz, logo, vai contra voce.

 

Resumindo ate aqui: a objetiva serve pra captar a luz, logo tem uma relação otima entre captação de luz versus aumento, tem diversos tipos de tratamento as lentes e quanto mais claras melhor, procure lentes de qualidade, pois elas serão responsáveis sobre o que voce vai ver e se aquilo vai ser legal ou nao, e tambem se estará confortavel ou nao.

 

 

pupila:  aqui carece de maiores entendimentos, entao vou ser o mais simples possivel pra nao falar muita asneira: a relação perfeita entre objetiva e aumento, vai gerar uma imagem que sua pupila pode ou nao captar, qto mais velho vc for, menos sua pupila se dilata e menos vc ve, entao vc precisa da relação perfeita para que consiga um resultado melhor, nao adianta essa relação estar desbalanceada que voce vai sentir desconforto, usando ou nao oculos, em 5 ou 10 minutos tu vai desistir pq vai cansar, ter dores de cabeça entre outros desconfortos. 

 

Tem uma regrinha de idade, vs tamanho desejado, etc... Ainda nao me aprofundei no tema.

 

 

 

regulagens: 

 

Binos tem regulagens, como foco, distancia entre os olhos, e ajuste fino entre os olhos, saber usar basta ver no yt, é simples mas faz toda diferença, pra nao gerar desconforto. Mas saibam que precisam comprar um bino que ao menos tenha regulagem num dos olhos (tem bino que nao tem regulagem e outros que tem nos 2 olhos), de dioptria, sem ela, vc vai sofrer e qm usa oculos nem vai conseguir ver por mais de 5 minutos...

 

 

qualidade: 

existe uma enorme diferenca de qualidade entre marcas, lentes, e ate entre produtos diferentes de uma mesma marca, portanto, quando buscar comprar, se baseie naquele modelo especifico e pesquise bem. 

 

Um exemplo: nao da pra comparar um lelong 10x50 com um celestron upclose g2 10x50... A qualidade de lentes, prismas etc, é muito diferente, vc literalmente vai ver detalhes em um que no outro é impossivel, assim como balanceamento do binoculo na mao, capacidade de ajuste de foco, luz captada, cores percebidas.

 

Tambem nao da pra comprar a linha upclose com uma skymaster ambos da celestron, sao publicos diferentes, com propostas diferentes. Preço entao nem se fala.

 

Como estamos no Brasil, tudo é caro demais e logo, vc acaba querendo comparar alguma coisa que nao deveria ser comparada pra justificar uma compra.

 

Cuidado com marcas como bushnell, tasco, etc. Elas produzem coisas legais nas gamas altas mas nem tanto na linha economica, e ai vc compra algo pelo nome e pelo preço, olhando o visual e no fim, tem um lelong na pratica.

 

Tambem nao compre analisando se o bino parece ou nao dois canhoes, isso pode ser uma armadilha.

 

Binos antigos podem ser uma surpresa, há binos com 15-20 anos que sao muito melhores que os atuais, só nao sao tao bonitos. Portanto, pesquise muito. Antigamente se dava mais enfoque nas lentes, hoje é no visual tatico, etc... 

 

aberrações cromáticas:

para pessoas normais, mortais, provavelmente, vc tera acesso a um equipo com aberracoes cromaticas, ou seja, distorções nas cores, portanto, opte pela qualidade e pela menor chance de comprar algo ruim, nao inventa muita moda pq o negocio nao é baratinho... um bino bom no BR, começa em 450-500 e vai pra cima de 3 mil facinho.

 

DIstorçoes sao naturais de lentes, uma leve distorção nao tem problema, afinal vc nao trabalha pra NASA e nao vai descobrir um novo planeta com um binoculo pela sacada. Por isso, volte para os modelos mais tradicionais e bem testados... Claro que vc pode ter algo sem aberracao cromatica, é possivel mas custa caro, entao nao se paute só por aqui, mas tenha em mente que pelo menos abaixo dos 1000, vai ser dificil nao te-las.

 

prismas: 

Bak 4 é superior ao bak7, mas hoje alguns bak7 se aproximam muito do bak4, nao gerando distorçoes e aberracoes cromaticas, entao, se vc conseguiu achar um modelo legal, que cabe no orçamento, é de marca confiável, tem td q precisa: nao se prenda a isso, ate pq bak7 não é ruim, longe disso.

 

prismas porro ou roof: na pratica, o roof tende a ter mais coisas dentro, diminuindo a luz e a clareza da definição. alem de ser mais suscetivel a desalinhamentos. Isso nao qr dizer que seja ruim, longe disso, vc vai encontrar modelos de porro e roof que um é melhor que o outro, nao há uma definição quanto qual pior ou melhor.

 

Ha sim, definição no que vc precisa, se precisa de espaço menor, portablidade, os roof sao melhores, mas normalmente sao menos potentes tb (pq sao menores e com lentes menores).

 

Não é isso que define a qualidade, mas ele pode definir o uso. Dificilmente vc vai ir num teatro usando um 20x80 com triple... mas pode querer algo mais discreto e portatil, ai um roof vai bem...

 

tb nao vai ficar usando um roof para ver coisas a longas distancias pq normalmente o roof tem lentes pqnas e aumentos pqnos, justamente pra ser portatil...

 

zoom: etc

Zoom nao é aumento, saiba diferenciar.

 

Aumento ou magnificação: é o numero que vem antes do X, ou seja, 8x, 10x, 12x, 15x, 20x, 25x, etc... Isso é o quanto o bino vai aumentar. 

 

OU seja, se vc a olho nu ve uma pessoa com 5cm, qdo usar o bino 10x, vai ve-lo com 50cm... Nao, vc nao vai ver o que ele ta lendo, vai ver que tem um papel, milagres só na tv...

 

Magnificação ou aumento, normalmente é estático, ou seja 10x50.

 

Mas ha binoculos que tem zoom, ou seja, um aumento variavel: 10-30x50, que quer dizer: aumento de 10 a 30 vezes com uma lente objetiva de 50mm.

 

Sem esquecer aquela relacao perfeita entre as lentes, que ira impactar na pratica, o pessoal prefere binos que NAO tenham zoom.

 

Pq? 

 

PQ dificilmente ambos os lados vao estar perfeitamente movendo em sincronia, geranco distorcoes.

Pq haverao mais lentes ou prismas, gerando perda de nitidez e clareza

Pq fic amuito mais facil numa pancada, um buraco na rua, ou qqr coisa, desalinhar td la dentro e aí, nem jesus pra arrumar isso no brasil ou outros paises

Pq fica mais pesado.

Pq nem sempre as lentes sao tao boas.

Pq para cada mexida no zoom, vc tera que regular todo o bino novamente ou pelo menos em  1 ou 2 locais.

Pq nao fica ideal.

Pq eles sao tradicionalistas ehhehe

 

Enfim, é ótimo pra vender. Comercialmente é bem atrativo, mas na pratica, nem tanto assim. Especialmente se vc estiver num barco ou para admirar coisas mais longes ou o céu, esqueca o zoom, vai no tradicional que vc tera mais chances de nao ficar irritado.

 

 

 

6- juntando as questoes 3,4,5 e voltando a falar sobre o uso (publico alvo)

 

Aqui parece meio obvio, e é.. Não há um unico binoculo, o ideal é ter vários, para cada proposito. 

 

Nao sendo possível, vc pode sim já olhar e ver coisas legais a partir de 7x, mas a menor que seja algo indoor, o ideal seria pelo menos um 10x50, acima disso o custo fica alto, a praticidade diminui e começa a ficar mais complicado pq suas exigencias tb aumentam.

 

De forma pratica:

 

7 e 8x: indoor, ou shows e estadios. Mas alguma coisa do céu já ajuda, pouco mas ajuda. São os melhorespra ver passaros, bichos, etc.

10x: já dá pra ver coisas mais além, achar e ver coisas diferentes na lua, algumas constelações, e ao mesmo tempo assistir um show, um teatro, ver a natureza, mas ao mesmo tempo que é o mais coringa na praticidade, tb nao sao os melhores pra ver o céu e nem pra ver passaros etc.. mas sao otimos pra enxergar mais longe, ver rotas, navios, transito, etc... Enfim, é o mais coringa mas tb nao é perfeito para tudo... Ganha ali perde aqui.

12-15x: ja começa a conversa ficar mais séria, e tambem começam a aparecer os problemas maiores, como lentes de baixa qualidade, custo mais alto, peso maior e talvez o uso do triple. E possivelmente a questao da relaçao perfeita fique bem mais aparente.

Acima de 15x: aqui é algo bem mais digamos "profissional", alem de custos altos, vc tb tem exigencias altas, e vai te exigir na maioria dos casos, um triple, tirando a praticidade ou no caso do 20x50, vai te tirar um pouco do conforto e usabilidade, embora ainda possivel de usar na mão. Ja os 20x70 , 20x80, 20x100, aí esquece só triple mesmo. É nessa faixa que vc vai ver coisas realmente legais no céu, como saturno, detalhes da lua, constelações, cinturões, cometas, etc... ou seja, vc vai ver coisas que os outros apenas "sugerem" ou nem chegam perto....

 

Entao sua escolha tai ...

 

20x pra cima: astronomia basicamente ou uma funcao especifica com triple.

pra baixo disso é mais usavel pro povao mortal.

 

Se vc tem tremedeira, nao tem maos firmes, nao é um cara que vai ta treinado, etc, vai de ate 10x. Se teu uso e uma vez ou outra na vida, nem gasta muito dinheiro, fique nos abaixo de 10x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Saverio disse:

parece muito legal, e nao eh caro... nao sei como eh o uso, como mencionei, ainda nao pesquisei sobre monoculos etc... fui no que os reviews mais indicavam pra inicio q seriam os binos..

 

o que eu posso dizer é que há MUITAAA fantasia (pra nao dizer enganacao) no que prometem... tipo promete 20x e entrega 8x no maximo (caso dos lelong), entao como vc disse, tem que pesquisar bastante..

 

de fato o melhor a se fazer é encarar um aliexpress, da vida, pq os preços no brasil sao de fazer o palhaço chorar...

 

de fato, a maioria eh fabricada na china, e memso com nomes americanos ou europeus, muitos sao fabricados na china, entao de novo, pesquisar eh importante, vc pode comprar digamos um XIUNONGPI e vir melhor que um DONUTSVISION da vida... 

 

celestron mesmo é uma marca bem vista (nao eh top nao, eh so uma das marcas que nao tem digamos contra indicacoes) e é feita na china, já alguns olympus sao ruins e outros sao bons.... ja lelong , it blue é literalmente uma loteria total...

 

tem que pesquisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...