Ir para conteúdo

Binoculos... Alguem entende de fato?


Astra-Taranis

Posts Recomendados

3 horas atrás, Vagner disse:

Não sei te dizer Vagner...Conheço um pouco só sobre as lunetas de espingarda mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra-Taranis, já te adianto que a qualidade da imagem, pelo menos desta, não é lá grande coisa, É o tipo de material que você empresta para os sobrinhos brincarem sem muita preocupação com o que vai acontecer. É como aqueles binóculos que se comprava a uns 40 anos atrás, todo de plástico, que foi o início de muita gente que tem mais de 50 anos de idade hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Saverio disse:

Astra-Taranis, já te adianto que a qualidade da imagem, pelo menos desta, não é lá grande coisa, É o tipo de material que você empresta para os sobrinhos brincarem sem muita preocupação com o que vai acontecer. É como aqueles binóculos que se comprava a uns 40 anos atrás, todo de plástico, que foi o início de muita gente que tem mais de 50 anos de idade hoje.

isso q eh complicado, vc olha, analisa, ve o produto compara e ai qdo chega nas tuas maos fica frustrado... esse eh o intuito desse topico, nao cair nessas armadilhas... valeu por ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preciso rever td q escrevi pra ver se nao errei em nda (provavelmente eu errei sobre os tratamentos das lentes...)

 

se eu fosse resumir, mas bem resumido td, em video, assistiria esse dois videos abaixos, nao que tudo que falam é totalmente inequivocadamente perfeito, mas é um resumo que pelo menos nao irao pro lado errado...

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to curioso tb... 300x, eh coisa pra telescopio de 4-8 mil reais, precisa de um triple beeem parrudo e vc vai enxergar tipo um pontinho na lua ehehehe 

 

como foi a experiencia? o que achou de td? conta ai...

 

lembrando q telescopio/monoculos, conseguem mais facilmente o zoom pq nao tem dois lados obviamente... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Astra-Taranis eu esqueci de falar para o senhor, as minhas câmeras de trilha eu importei tudo via redirecionador dos EUA e não fui taxado em nenhuma, importei ao todo 8 câmeras ao passar de um ano.

Das 8 câmeras, cheguei a enviar por duas vezes caixa com duas câmeras juntos num só frete e não foi taxado.

 

Comprando no mercado americano, você terá muitas opções de marcas e modelos de binóculos, mas claro que tem que fazer as contas para ver se compensa, na maioria das vezes sim, ainda mais se for um produto que só se encontra nos EUA. 
 

https://www.basspro.com/shop/en/vortex-diamondback-binoculars

Até mais ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Senhor? To velho assim nao ehehehe 

 

entao to pensando em importar do aliexpress dois celestron, pelo q vi os precos aki no br, vendendo um deles eu pago os dois…

 

to bem animado em fazer isso viu

Desculpe-me por não ser um bidu meu jovem e acabar fazendo uma fuzarca ao pensar em sua idade.

 

Ademais, por obséquio, me passe a hiperligação quando aquiescer ao meu pedido.

 

Muito venerador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Polones disse:

Desculpe-me por não ser um bidu meu jovem e acabar fazendo uma fuzarca ao pensar em sua idade.

 

Ademais, por obséquio, me passe a hiperligação quando aquiescer ao meu pedido.

 

Muito venerador

kkkkkk

Carissimos, elucidadíssimo, veneravel Polones...

 

Fiz 40 anos ontem, acho que tb nao sou xóvem UAehUAheUHAE

 

Por eqto eu to pensando ainda, estudando opções, vendo reviews, quero qdo comprar, procurar um de qualidade e justo, vai demorar um cadin ainda...

 

 

 

maaaasss...

 

pra quem ja tiver o seu brinquedo em mãos, olhem isso: 

 

https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/09/jupiter-vai-ficar-a-menor-distancia-da-terra-nos-ultimos-59-anos-saiba-como-observar.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Astra-TaranisBom dia.
Viu, já mandou vir o binoculo?

Ontem passei algumas horas caminhando na mata observando pássaros ao longe e também vendo cavalos, gado, seriemas com meu binoculo carson 10x42 bak4.

Também vi que o pé de limão que fica a uns 250m da casa, já está carregado. hehehe

 

O meu binoculo não é um dos melhores do mundo, ele é mediano, mas tem uma qualidade muito boa ao meu ver.

https://carson.com/product/rd-042-waterproof-binocular/

 

O vídeo abaixo, é só assistir com legendas e tradução em portugues no youtube pelo computador. 

 

 

 

carson_rd_042_10x42_rd_series_waterproof

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Polones  ainda nao, estou na duvida do tradicional 10x50 ou no duvidoso 20x50 (q pode ser uma baita furada)…. Estou pesquisando ainda mas ainda nao bati o martelo…

 

irei ver o video qdo estiver com pc , valeu a recomendação! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Oi @Polones  ainda nao, estou na duvida do tradicional 10x50 ou no duvidoso 20x50 (q pode ser uma baita furada)…. Estou pesquisando ainda mas ainda nao bati o martelo…

 

irei ver o video qdo estiver com pc , valeu a recomendação! Obrigado!

Na minha humilde opinião, um 20X50 vai ficar muito restrito o uso dele, não poderá usar a curtas e medias distancias e deve tremer muito para usar, fora o peso do bicho.

Para você ter uma ideia, binóculos de 10X, tem a ampliação de 112mX1000m, ou seja, a cada 1000 metros você trás a distancia de 112m, é uma ampliação bem grande mesmo.

 

Na minha opinião, vai desse 10X50 que tu achou, assim se tu quiser ver pássaros na mata, show's e também ver longas distancias se tremer muito, vai gostar.

 

Vamos fazer uma reflexão, qual distancia que você fica em media para ver um show?

Diante dessa informação, é só lembrar que um binoculo em 10X, traz 1000m para 112metros, acredite, é aproximação que não acaba mais para um show. hehhehe

 

 

Depois veja este vídeo e veja o que um 10X42 pode fazer, é muito zoom. heheh

 

 

Até mais ver.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polones, sempre bom ter opiniões, valeu por colocar a sua, certamente ira fazer parte da decisão… mas vejamos uma realidade pratica:

 

a aproximação dos 112m a 1000 eh relativa, depende dos prismas, ha bino com 10x50 q sao maiores ou menores que isso, (pegando apenas marcas

mnimamente confiaveis ok?) variam de 70-130m, isso depende dos

prismas, da forma de

montagem e ate se é wa ou nao…

 

qto ao 20x50 justamente a tremedeira e a captacao de luz que me intrigam, veja, teoricamente o 20x ja vai tremer, independente da objetiva ser 50 ou 100mm (no caso o 20x50 eh exatamente o mesmo peso e tamanho e chassis que o 10x50, portanto a tremedeira se da apenas pelo balanco do corpo e nao pelo peso e desbalanceio da objetiva a frente da mao).

 

teoricamente tambem, nao esqueca do teorico, os 50mm nao seriam capaZes de dar luz suficiente pra 20x ou seja, teoricamente eu veria maior saturno por exemplo porem de forma mais escura e apagada que num 10x50, mas a luz por estar Mais brilhante eu veria mais detalhes …

 

entao (ainda na parte teorica) eu teria que verificar o que mais quero: detalhes de lua por exemplo ou uma nebulosa, planeta, meteoros… 

 

agora na prática: tenho um amigo que tem exatamente o 20x50 celestron upclose g2…. Ele disse q usa o bino e nao treme nao, que fica confortável e usa pra ver animais e coisas no condominio dele em campinas… ou seja, se e confiar no relato dele, eu desmonto as principais ideias do 20x50… 

 

so q ele nao usa pra ver o ceu… mas usa prum uso terrestre (q tb quero)

 

entao na prática tem q estar bem embasado…

 

ou fazer uma decisão e confiar eheheh

 

veja q o 20x50 eh mesmo modeo do 10x50 e muuuuuito distante em peso, chassi, balanceio e custo de um 20x80 ou 20x100 binos absolutamente fora de cogitação 

 

 

 

 enfim, to vendo opinioes ainda… estou na rua qdo chegar verei os videos q indicou, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Polones  vi seus videos, top ! Entrei no site de reviews do primeiro video e foi muito esclarecedor algumas coisas, praticamente estou sanado de duvidas e de quebra lendo diversos reviews (prefiro ler q ver video). Excelente o site…

 

aproveitei pra ler algubs foruns gringos, ótimas informações!

 

hoje eu vejo que pro que quero o mais indicado sera o 10x50, nao que ele ira suprir meus desejos mais importantes, nao vai nao. Mas pelo menos nao sera um desastre e explico o pq depois… e tb pq tem um custo aceitável… pensando tb em poder ir num show, ver coisas ao ar livre sera o q melhor se encaixa pra mim… sem contar que poderei deixar o guri ver tb…

 

antes de me aprofundar, importante dizer que nas minhas pesquisas foram desconstruidas alguns preconceitos e justamente por isso que escolhi o 10x50, ou seja, a escolha foi feita muito mais por “isso nao da pra ter” do que “quero isso”…


(Termino depois)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

@Polones  vi seus videos, top ! Entrei no site de reviews do primeiro video e foi muito esclarecedor algumas coisas, praticamente estou sanado de duvidas e de quebra lendo diversos reviews (prefiro ler q ver video). Excelente o site…

 

aproveitei pra ler algubs foruns gringos, ótimas informações!

 

hoje eu vejo que pro que quero o mais indicado sera o 10x50, nao que ele ira suprir meus desejos mais importantes, nao vai nao. Mas pelo menos nao sera um desastre e explico o pq depois… e tb pq tem um custo aceitável… pensando tb em poder ir num show, ver coisas ao ar livre sera o q melhor se encaixa pra mim… sem contar que poderei deixar o guri ver tb…

 

antes de me aprofundar, importante dizer que nas minhas pesquisas foram desconstruidas alguns preconceitos e justamente por isso que escolhi o 10x50, ou seja, a escolha foi feita muito mais por “isso nao da pra ter” do que “quero isso”…


(Termino depois)

Acredito que você fez a escolha certa indo em 10X50, acredito que você vai ser tão feliz quando eu com o seu binoculo.
É até um alivio quando a gente chega a uma decisão, lembro que na época eu também pesquisei muito antes de comprar e acabei comprando o "ganhador" de melhor custo de 2019 conforme o site de review que de mandei anteriormente, e desde então, estou muito feliz com ele.

 

No aliexpress achei o modelo abaixo de 10X50.

https://www.aliexpress.com/item/1005003014997872.html

 

Agora só precisa escolher o marca e modelo dele. 👍

Já tem algo em mente de qual vai ser a marca ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(retornando o post que tive que parar no meio...)

 

Alguns preconceitos como binos de 10x ou ate menos nao seriam eficazes, especialmente com o firmamento... 

Isso nao é realidade, obviamente, é pouca aproximação, mas não é tão péssimo assim, pois te permite ver mais coisas ao mesmo tempo, mais constelações e inclusive com mais facilidade (ótimo pra qm nao entende p**** alguma).

 

Inclusive por exemplo, binos de 6-8x sao mais indicados para shows, embarcações etc. Pois vc precisa ver o maximo possivel no entorno, por exemplo assistir uma competição, qto menos foco centrado melhor... Nao vai fazer muita diferenca pra objetos que estejam se movendo estar entre 7 e 10x... Embora seja um plus claro.

 

Tambem nao vai conseguir ver detalhes de coisas extremamente longes (como um navio em alto mar e vc na costa), a menos que esteja num bino acima de 15x (e ai a brincadeira fica inviavel pra mim... )

 

Infelizmente nao estou disposto a gastar mais que 300-350 reais, portanto, as opcoes se tornam escassas e a qualidade ainda pior, entao, nao exagerar nas necessidades se torna muito relevante, pois qto mais se deseja em termos de visão aproximada acaba recebendo menos na qualidade final (com esse valor disponivel) ...

 

Outro fato totalmente relevante e talvez o mais decisorio de todos, é que embora eu quisesse o 20x, qdo se faz o calculo da pupila, no 20x50, da 2,6mm, muito abaixo (qse metade) do que tenho de pupila de dia, e quase 1/3 de noite, portanto, eu poderia ate apontar pra algo e ver maior mas seria mais  borrado e menos nitido, logo nao resolve e até piora, como uso oculos, o desconforto sera sentido muito rapido, frustrando a tentativa..

 

Por fim, lentes e prismas nao revestidos completamente, bak7 e outros pormenores, infelizmente serão o que irei ter a disposição, o que me faz ainda mais fugir de algo com uma pupila menor, afinal, ja vai chegar menos qualidade naturalmente, entao o correto é pelo menos nao piorar as coisas hehehe

 

Ahhh mas tem gente adorando o 20x50 (como meu amigo), vende muito, etc... 

 

Sim, é verdade, para uso diurno, fim de tarde, ocasional, acho que 20x50 consegue sim ser satisfatorio pra grande maioria (Especialmente qm nao usa oculos), pois de dia ha luz mais que suficiente pra essa objetiva e deve ate ficar muito legal!

 

Mas qdo se fala em shows (que sao a noite), céu, etc... Ai muda totalmente...

 

Recomendo quem estiver interessado, entre no video que o polones indicou, pelo youtube, la na descricao tem o site dos reviews, se ler aquilo pelo menos um pouco ja vai ajudar muito, se interessar outros foruns gringos vao ajudar muito tb...

 

Enfim, resolvido a questao de : qual tipo adquirir... 10x50, prisma porro, o maximo de tratamento nas lentes possivel (sem ser lentes pigmentadas).

 

Falta agora resolver quais modelos podem ser comprados..

 

Começo já a pesquisar alguns modelos e tentar descobrir quais opcoes levar.

 

DE inicio ja descarto totalmente os lelong (atual it blue) e outros baratinhos.

 

Estou lendo sobre celestron (tem ate onde descobri 2 modelos, o upclose g2 e um outro que nao me lembro qual).

 

TEm os aculon (nikon), olympus spdi, tem um russo acho que é svborny algo assim, e por eqto sao esses que irei focar, com certeza aparecerão outros.

 

Os celestron tem a vantagem de comprar no aliexpress, feitos na china, nao sao nenhuma brastemp mas são bem vistos no meio.... meu medo sao os falsificados (obvio que tem a rodo,  e a celestron brasil infelizmente tem que pagar imposto pra bandido em brasilia e fica o dobro e mais um pouco do custo via alixpress)...

 

Os outros ate onde consegui ir, nem representante tem no br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Astra-Taranis disse:

(retornando o post que tive que parar no meio...)

 

Alguns preconceitos como binos de 10x ou ate menos nao seriam eficazes, especialmente com o firmamento... 

Isso nao é realidade, obviamente, é pouca aproximação, mas não é tão péssimo assim, pois te permite ver mais coisas ao mesmo tempo, mais constelações e inclusive com mais facilidade (ótimo pra qm nao entende p**** alguma).

 

Inclusive por exemplo, binos de 6-8x sao mais indicados para shows, embarcações etc. Pois vc precisa ver o maximo possivel no entorno, por exemplo assistir uma competição, qto menos foco centrado melhor... Nao vai fazer muita diferenca pra objetos que estejam se movendo estar entre 7 e 10x... Embora seja um plus claro.

 

Tambem nao vai conseguir ver detalhes de coisas extremamente longes (como um navio em alto mar e vc na costa), a menos que esteja num bino acima de 15x (e ai a brincadeira fica inviavel pra mim... )

 

Infelizmente nao estou disposto a gastar mais que 300-350 reais, portanto, as opcoes se tornam escassas e a qualidade ainda pior, entao, nao exagerar nas necessidades se torna muito relevante, pois qto mais se deseja em termos de visão aproximada acaba recebendo menos na qualidade final (com esse valor disponivel) ...

 

Outro fato totalmente relevante e talvez o mais decisorio de todos, é que embora eu quisesse o 20x, qdo se faz o calculo da pupila, no 20x50, da 2,6mm, muito abaixo (qse metade) do que tenho de pupila de dia, e quase 1/3 de noite, portanto, eu poderia ate apontar pra algo e ver maior mas seria mais  borrado e menos nitido, logo nao resolve e até piora, como uso oculos, o desconforto sera sentido muito rapido, frustrando a tentativa..

 

Por fim, lentes e prismas nao revestidos completamente, bak7 e outros pormenores, infelizmente serão o que irei ter a disposição, o que me faz ainda mais fugir de algo com uma pupila menor, afinal, ja vai chegar menos qualidade naturalmente, entao o correto é pelo menos nao piorar as coisas hehehe

 

Ahhh mas tem gente adorando o 20x50 (como meu amigo), vende muito, etc... 

 

Sim, é verdade, para uso diurno, fim de tarde, ocasional, acho que 20x50 consegue sim ser satisfatorio pra grande maioria (Especialmente qm nao usa oculos), pois de dia ha luz mais que suficiente pra essa objetiva e deve ate ficar muito legal!

 

Mas qdo se fala em shows (que sao a noite), céu, etc... Ai muda totalmente...

 

Recomendo quem estiver interessado, entre no video que o polones indicou, pelo youtube, la na descricao tem o site dos reviews, se ler aquilo pelo menos um pouco ja vai ajudar muito, se interessar outros foruns gringos vao ajudar muito tb...

 

Enfim, resolvido a questao de : qual tipo adquirir... 10x50, prisma porro, o maximo de tratamento nas lentes possivel (sem ser lentes pigmentadas).

 

Falta agora resolver quais modelos podem ser comprados..

 

Começo já a pesquisar alguns modelos e tentar descobrir quais opcoes levar.

 

DE inicio ja descarto totalmente os lelong (atual it blue) e outros baratinhos.

 

Estou lendo sobre celestron (tem ate onde descobri 2 modelos, o upclose g2 e um outro que nao me lembro qual).

 

TEm os aculon (nikon), olympus spdi, tem um russo acho que é svborny algo assim, e por eqto sao esses que irei focar, com certeza aparecerão outros.

 

Os celestron tem a vantagem de comprar no aliexpress, feitos na china, nao sao nenhuma brastemp mas são bem vistos no meio.... meu medo sao os falsificados (obvio que tem a rodo,  e a celestron brasil infelizmente tem que pagar imposto pra bandido em brasilia e fica o dobro e mais um pouco do custo via alixpress)...

 

Os outros ate onde consegui ir, nem representante tem no br.

Estava vendo os preços dos Celeston e svbony no AliExpress e se vc colocar mais uma “pizza” no valor de R$350, você consegue pegar um BAK4 que vai melhorar e muito em tudo o que você vai usar, vai ser outra experiência de visão ao usá-lo, ainda mais que binóculo a gente compra um para usar por muitos anos ou décadas.

 

Só vai ter que fazer um “downgrade” e pegar um 10X42 e não uma 10X50.

O 10X42 é bom também, tem marcas no mais alto nível que vendem desse modelo, como a Swarovski, Leica, Zeiss e etc, beirando os $3000, isso mesmo, três mil dólares.

Sendo assim, você poderia dar uma chance para os 10X42, o meu é 10X42 e estou bem satisfeito.

 

Já estou com o meu desde 2019 e funcionando perfeitamente.

 

Depois veja o SV47 da svbony no AliExpress, talvez vc consiga algum cupom de desconto e já ajuda na compra. 
 

Boa sorte aí nas pesquisas. 👍🏻

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou pescando (viu @Arcer !!) e aki no rancho tem um tasco night and day (ja comeca a merda ai..) tipo roof, com 20x21… sim o bichinho eh minusculo ahahah

 

alem de lentes vermelhas (pessimas pra noite) e objetivas microscópicas kkkk o bichinho eh exatamente o q eu previa: pouca luz entrando (fica escuro) por causa dos 21mm de objetiva, treme pra kct (e olhe ele cabe numa mao com folgas) por causa dos 20x e pra piorar nao filtra bem a luz, fiquei com a visao vermelha (tipo queimado) por alguns minutos…

 

usei muito pouco pra ver o rio a distância durante a tarde… eh horrivel…

 

a captacao deixa td escuro (21mm!), treme demais e nem apoiado ajustou…

 

regulagem ruim, ainda q conte com dioptria…

 

enfim, nada de bom percebido, nao usei 5 minutos ao todo e nem 1 minuto inteiro, eh pessimo em td… 

 

sem contar as aberracoes cromáticas em nivel absurdo….

 

nao esqueci do topico, so nao deu tempo de pensar no objeto do mesmo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

So pra nao deixar morrer o topico pq ainda nao deu pra fazer o review q eu quero de fato (so chove e as noites estao nubladas).

 

comprei o celestron upclose g2 10x50.

 

9 dias do aliexpress ate em casa. Nove dias!! Da china… comprei pneus numa

loja on line e demorou 10…. Dentro do br…

 

enfim, sobre os binos: a qldd dele é excelente, acabamento, peso, robustes, ajustes finos e macro, excelentes! Surpreendente mesmo!

 

a alca de seguranca eh ridicula, mas resolve… os protetores das lentes sao bons, mas sao avulsos, ou seja, perder eh mais facil que guardar.

 

usei a noite pra ver como era e de dia brincando sem pretensão alguma. Posso dizer que ver detalhes como uma

placa de carro ha 100, 130m eh bem satisfatório, mas exige correcoes de regulagem de foco para distâncias muito diferentes (o que eh obvio… e facil de fazer, muito rapido e suave demais)

 

nao notei (acho meu olho tb nem saberia notar) grandes distorcoes oticas.

 

eu tremo naturalmente e ja adianto q usar a maos livres cansa rapidinho (2 min o braco ja esquenta e treme td, depois nao volta igual).

 

apoiado os bracos numa mesa ajuda bastante, mas nao fica 100% … 

 

certamente o meu maior medo se faz necessario pra ver um show ou as estrelas: comprar um maldito triple… to pensando se nao faco um de cano de pvc, pq onde vou usar quero estar sentado ou deitado, entao os angulos dificultam ver td… talvez tenha q criar uma solucao caseira…

 

ele nao eh pesado, mas nao eh leve, em nada lembra os de plasticos de 30 anos atras, nada…

 

como primeira (e sem pretensao alguma de estar certo e nem ter testado direito) diria que aprovo sim, gostei da brincadeira, mas se for pra ver estrelas com qldd ja partiria prum skymaster ja q o triplw vai ser necessário, embora todos os reviews digam q o 10x50 seja o ideal, talvez conhecendo melhor e sabendo usar isso mude…

 

da pra ver detalhes a distancia? Sim, detalhes pequenos! Ha maia de 100m com certeza! E tb ha mais de 1km

 

muito muito muitk muito superior ao que comentei em outras postagens ai pra cima …. Mas muuuuiito mesmo…

 

luz atrapalha? Pra ver o ceu atrapalha absurdamente, eh irritante pra ser sincero! Mesmo tendo tratamento nas lentes, vc percebe nitidamente reflexos, mas eu moro em lugar hiper mega iluminado, e tem um catso de um poste na altura dos meus olhos, entao eh obvio q iria atrapalhar, qdo fui pros fundos melhorou muito! 
 

se alguem tiver perguntas e quiser q eu teste algo avisa ai q eu tento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...