Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá
Entre para seguir isso  
Renato

Freedom, Equinox IV, Cavalier ou Carbonic IV qual delas?

Posts Recomendados

Estou querendo adquirir uma vara de boa qualidade, para pescar tucuna... Quero fazer uma conjunto com uma scorpion 1000 ou uma Citica 100 alguém pode me indicar uma... estou querendo uma das Fleming mas mas não encontrei nenhuma de ação rápida ai fiquei perdido, agora não sei qual adquirir? Freedom, Equinox IV, Cavalier ou Carbonic IV.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A equinox e a freddom têm ação médio-rápida,

a cavalier é média,

a carbonick é médio-lenta;

Para maiores informações sugiro as páginas:

http://www.aicas.net/varas.asp

http://www.sugoibigfish.com.br/

Obs: eu sugeriria a cavalier ou a carbonick pelo menor peso; mas já que é para ser rápida, sugiro a médio-rápida equinox.

Aquele abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato,

Na Serra da Mesa, meu conjunto titular é a Chronarch 51MG na Cavalier III 17lb 5'6'' com uma multi de 30lb. Ele me permite trabalhar bem a firestick e a trairão, sem muito esforço, pois me permite levantar umas latinhas no fim do dia.

Escolha a que melhor lhe agradar, até na cor heheheh!!!.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai Moacyr valeu mesmo, valeu também Macedão, valeu pelas dicas, mas por favor me esclarece uma coisa que ainda não desmistifiquei, tento mas ainda não consegui: as ações das varas, qualquer uma, independente da libragem, a ação continua a mesma? ou realmente tem um fundo de verdade que a libragem interfere de certa forma na ação?

Cordial abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso que a ação de uma vara não é influenciada pela libragem, considerando que aquela define o ponto de maior flexão e a segunda a resistência.

Mas, também acho que a percepção se deve ao equilíbrio exigido para conjuntos diversos. Uma vara fast de 12lb se comportará bem diferente com iscas de 7g e 30g, mas permanecerá rápida. Da mesma forma, a vara lenta flexionará mais ou menos em razão do peso que se arremessa ou arrasta, mas sempre no mesmo ponto, próximo ao meio.

Se utilizadas nas mesmas condições, o mesmo blanc de ação rápida não terá o mesmo comportamento se tiver ação lenta.

Será que falei muita besteira? seila:: smile::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Macedão e o João Biguá!

Suas impressões refletem a realidade!

O assunto é complicado de abordar porque é natural que uma vara flexione mais quando submetida à maior peso; mas partindo do princípio que a vara permanece sendo a mesma, eu diria que sua ação permanece a mesma (repararam que o assunto tem sua vertente filosófica?).

Reparem também que uma vara rápida tem apenas a ponta (os 3/4 da ponta) "mole", e que ao flexionar além disso ela irá sofrer uma flexão mais gradual do resto da vara, quiçá até o reel seat. Não é igual a uma vara média submetida a um peso para o qual tenha sido feita, já que esta terá uma flexão mais homogênea, concentrada em sua metade mais próxima à ponta.

Ocorre que as varas (ou melhor, os blanks) têm uma "conicidade (são troncos de cones)"; e quanto mais rápida, maior a conicidade. Ocorre que uma vara lenta terá uma flexão mais uniforme enquanto uma vara rápida sempre terá sua flexão concentrada na ponta.

Em outras palavras, o diâmetro da vara em um ponto (e a elasticidade / compressibilidade de seu material; por exemplo uma vara de fibra de vidro e uma vara de carbono) é responsável pela flexão da vara neste ponto. Uma vara rápida fica mais grossa ao se afastar da ponta que uma vara lenta, e isso é que define sua ação!

Não sei se eu me fiz entender...; em caso de dúvida, eu lembrei de um tópico que aborda esse assunto: viewtopic.php?f=3&t=926

Hãaaaa...

A libragem não interfere na ação da vara na teoria porque, teoricamente, varas de libragens diferentes seriam usadas com carregamentos, e linhas diferentes, para pescar peixes diferentes...

Se forem respeitadas essas premissas, com certeza teremos todas as varas médias flexionando até sua metade... (teremos a mesma flexão)

Na prática; usamos varas de diferentes libragens nas mesmas pescarias, com a mesma linha e isca, com o mesmo carregamento, e para os mesmos peixes! Aí sua flexão certamente será diferente (mesmo que sua ação, teoricamente, não mude).

Aquele abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já pesquei de Equinox III (14lb - 5.3") e de Cavalier III (14lb - 5.3")....Gostei mais da da Cavalier.

Já estive com a Carbonic IV na mão e não gostei..a vara é muito "grossa"...tipo trambolhão perto das suas irmãs mais delgadas.

A Freedown eu nunca usei. joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As explicações do Moacyr, como de hábito, abrangem todo o tema de forma técnica, de modo que há pouco a ser acrescido... palmas::

De qualquer modo, no que pese a enorme possibilidade do pescador se adaptar aos seus equipamentos, fazendo-os trabalhar de forma diferente do que foram inicialmente projetados, insisto sempre na tese de que é necessário ( para fins de melhor aproveitamento das características de fabricação ) se ter claro o que se pretende pescar ! danca::

Pescar tucunarés com uma vara com ação moderada funciona, e como, mas tentem fazer a mesma coisa com a mesma vara com ação rápida, e então perceberão a diferença do que falo ! Naturalmente que essas "peculiaridades" são mais focadas e específicas a quem tiver a possibilidade de ter alguns exemplares, e certamente estiver mais criterioso na escolha do que comprar... ( e nem falei ainda das customizadas "sob medida" ! ). doeu::

Invertendo a comparação, a perspectiva de sucesso de peixes da "boca mole" com varas de ação rápida ( fast ) é ainda viável, mas as perdas nas batidas já serão maiores...

arrow:: Perguntem a um "robaleiro" se o "tombo" na boca do peixe pode ser tão imediato e forte ? Uma grande maioria trabalha a fisgada com um leve toque, diferentemente da "pancada" dada na boca de um tucuna... lingua2::

Sintetizando, os equipamentos hoje, já permitem grande variação na sua utilização, e apenas "os mais perfeccionistas" ( sem qualquer demérito ) é que buscam essas pequenas diferenças ( que podem ser grandes no resultado ! ).

Para quem está iniciando, ou deseja um equipamento de uso diversificado, apegue-se mesmo a "empatia" e "satisfação" em ter o "objeto de desejo" nas mãos...

arrow:: O resto, nem se preocupe, que seu perfil de pescador se incumbirá de suprir ! paia::

Será que não compliquei... ? vergonha::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre considerei o perfeccionismo como uma doença... doeu::

Tipo uma loucura, porque se busca algo inatingível... oloko::

Bom saber que não sou apenas eu que sofro desse mal! viola:: danca:: paia::

Ainda em tempo, perfeitas suas palavras; Kid M!!! surtei:: aplauso:: rindo2::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×