Ir para conteúdo

Vara em partes é confiável ???


Posts Recomendados

Amigos sou adepto a usar varas com blank único (inteiriças) más com a dificuldade que às companhias aéreas criam para o transporte sem falar do valor absurdo estou inclinado a ter algumas em partes para pescaria de TUCUNARÉS porem é um universo que nada sei a respeito. Peço ajuda dos amigos para escolha de varas com bom custo benefício? Gosto de varas entre 6' e 6,6" pés com resistência entre 14 e 25 libras. Tenho a impressão que por serem em partes essas varas sejam mais pesadas e não vão resistir a uma arrancada de um exemplar maior? Forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae @Arthur Perrucci Junior temporada passada usei varas de 2 partes, justamente por facilitar no transporte.

 

 

Peguei bastante peixei mas nenhum acima de 70, mas os 60tões já valeram a briga na varinha de 20lbs ação media, bebeu água muitas vezes de o piloteiro e o pareceiro que tava no barco ficar gritando, vai estourar.... vai estourar..... vai estourar.... 

 

A de 25lbs ação mais rapida batento hélice e zara passou muita confiança, peguei um de 69 perto das estruturas e trabalhou bem o peixe, consegui rebocar pra fora e brincar bem.

 

A varas que usei são:

- Hammer 592bc 1,78m 25lb 2pt - Saint

- Impacto Gii 20c-5,8 1,74m 20lb 2pt - Pesca Brasil

 

Esse ano vou pra SIRN espero conseguir testar com honras.

 

Mala que comprei no mercado livre feita de encerado de caminhoneiro super forte e resitente a água, ela tem 95cm x 30cm coube certinho o tubo de vara dentro, com as caixas de isca, acessórios e roupas, e ficou na faixa de 14Kg. Passou tranquilo pelo despacho da azul.

 

Um tubo de 100mm coube 6varas 2partes sendo 1 de peixe couro

 

image.png.4be475e9a94d18083185df68bdf5b6ae.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigos sou adepto a usar varas com blank único (inteiriças) más com a dificuldade que às companhias aéreas criam para o transporte sem falar do valor absurdo estou inclinado a ter algumas em partes para pescaria de TUCUNARÉS porem é um universo que nada sei a respeito. Peço ajuda dos amigos para escolha de varas com bom custo benefício? Gosto de varas entre 6' e 6,6" pés com resistência entre 14 e 25 libras. Tenho a impressão que por serem em partes essas varas sejam mais pesadas e não vão resistir a uma arrancada de um exemplar maior? Forte abraço a todos!

Varas de duas partes é como taco de bilhar não é ruim mas o inteiro é melhor, antes minhas varas eram todas inteiras hoje uso tbm as de duas partes cada uma tem a situação que é mais conveniente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, TiagoAsa disse:

Complementando, a CIA Azul voltou a ter o despacho do tubo dentro da franquia de bagagem, deixou de ser bagagem especial.

Tiago obrigado pelas dicas sobre às varas más referente às companhias aéreas o que aborrece é a desinformação gerada pela própria  companhia no caso a Latam, embarquei de SP para PA dia 22/03 sem problema o tubo foi como bagagem normal porém dia 26/03 na volta tentaram cobrar como bagagem especial, se meu parceiro não tivesse guardado os comprovantes de despacho da vinda provavelmente teríamos pago a volta como bagagem especial. Más é bom saber que a AZUL aceita os tubos como bagagem comum. Forte abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Arcer disse:

Varas de duas partes é como taco de bilhar não é ruim mas o inteiro é melhor, antes minhas varas eram todas inteiras hoje uso tbm as de duas partes cada uma tem a situação que é mais conveniente 

Concordo vom você más tenho me aborrecido com o despacho dos tubos com muita frequência. Más prefiro me aborrecer na hora do despacho e não na hora da arrancada do "BOCUDO"! Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho "impressão" que um blank "cortado" em várias partes não terá a mesma eficiência de trabalho que um blank interiço, por outro lado não sei até que ponto isso faz diferença para pescar tucunaré, contudo se tratando de trabalhar BEM algumas iscas principalmente de supreficie já é dificil arrumar uma vara interiça com bom custo beneficio imagino a de partes....ou pode não ter nada a ver?".... Fato é que tudo isso fico muito inseguro e prefico continuar (Por hora com as interiças)...mas sempre estamos aprendendo né e quem tive experiência ai e quiser compartilhar iremos aprender mais um pouquinho hehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Edmar Alves disse:

Eu tenho "impressão" que um blank "cortado" em várias partes não terá a mesma eficiência de trabalho que um blank interiço, por outro lado não sei até que ponto isso faz diferença para pescar tucunaré, contudo se tratando de trabalhar BEM algumas iscas principalmente de supreficie já é dificil arrumar uma vara interiça com bom custo beneficio imagino a de partes....ou pode não ter nada a ver?".... Fato é que tudo isso fico muito inseguro e prefico continuar (Por hora com as interiças)...mas sempre estamos aprendendo né e quem tive experiência ai e quiser compartilhar iremos aprender mais um pouquinho hehe....

Tenho a mesma impressão em relação ao trabalho da vara e me parece que proporcionalmente às varas em partes são "bem" mais caras que às inteiriças?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Tenho a mesma impressão em relação ao trabalho da vara e me parece que proporcionalmente às varas em partes são "bem" mais caras que às inteiriças?

Tirando o desconforto inicial sobre a preocupação de ter uma emenda, o resto não mudou nada trabalho de zara tanto rápido como mais cadenciado até mesmo puxando hélice sem nenhum problema. Até chegar ao ponto de você esquecer que não se trata de uma vara inteiriça.

 

Sobre resistência todos materiais/ videos que eu vi dizem que uma vara de 25lbs dividida em partes tem a mesma resistência que uma vara de 25lbs inteiriça. Pois ela foi fabricada para para aquele fim. Existe até queridinha Major Craft Benkei de 4 partes, mas essa não cabe no meu bolso. Varas de fly 99.9% são mais de 2partes. 

 

Relação a custo a de 2 partes normalmente é mais barata, não por ser pior, mas devido a procura ser menor.

 

Acho que é mais algo cultural mesmo, eu mesmo demorei pra aceitar e na verdade só aceitei pois quando viajo para pescar a maioria das vezes estou sozinho ai não tem ninguém pra rachar o custo do envio do tubo. 

 

Abraçosss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TiagoAsa disse:

Tirando o desconforto inicial sobre a preocupação de ter uma emenda, o resto não mudou nada trabalho de zara tanto rápido como mais cadenciado até mesmo puxando hélice sem nenhum problema. Até chegar ao ponto de você esquecer que não se trata de uma vara inteiriça.

 

Sobre resistência todos materiais/ videos que eu vi dizem que uma vara de 25lbs dividida em partes tem a mesma resistência que uma vara de 25lbs inteiriça. Pois ela foi fabricada para para aquele fim. Existe até queridinha Major Craft Benkei de 4 partes, mas essa não cabe no meu bolso. Varas de fly 99.9% são mais de 2partes. 

 

Relação a custo a de 2 partes normalmente é mais barata, não por ser pior, mas devido a procura ser menor.

 

Acho que é mais algo cultural mesmo, eu mesmo demorei pra aceitar e na verdade só aceitei pois quando viajo para pescar a maioria das vezes estou sozinho ai não tem ninguém pra rachar o custo do envio do tubo. 

 

Abraçosss

 

Tiago eu comecei a cogitar pescar com varas em partes pois acredito ser uma tendência para quem viaja a "TRABALHO" como nós! E sim com certeza é cultural pois como você entendo que se existe modelos de boas marcas em partes é porque elas atendem às especificações técnicas. MÁS fica a má impressão... forte abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, essa é uma dúvida recorrente ao se mencionar a vara desmontada em "diversas partes"...

Como já foi dito, a questão me parece ser cultural, ou - se preferirem - hábito pré-existente...

Hoje a grande maioria do material que uso ainda é inteiriço, pelo simples motivo de terem sido customizados dessa forma.

Não teria qualquer problema em "migrar" para um material "subdividido" em várias partes.

É algo muito "parecido" com a pessoa que usa molinetes sem mudar para carretilha ! Vai querer mudar o material para outra forma de pescar ?

Nos EUA, um possível formador de identificação e fomento comercial, tem suas atrações de customizações de material próprio para viagens...

J[á tive e pesquei com varas de spinning de 4 pedaços de forma positiva e pensar que ela permite ser levada numa bagagem de mão !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesco tanto com varas de duas ou três partes, bem como com varas inteiriças. Estas inteiriças eu comprei a maioria no Brasil e algumas pelo Ali. As de pesca para pinchos longos de iscas grandes no mar, são de duas ou três partes, pois agora o frete de varas de pesca de lá da China com medidas acima de 1 metro está nas alturas literalmente, e não é porque vem de avião, então compro e uso muita coisa em duas ou três partes, inclusive comprei para meu irmão algumas em duas e três partes, pois ele faz muitas pescarias com deslocamento aéreo e fica mais fácil despachar a bagagem, e muitas vezes ele consegue até levar as varas como bagagem de mão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, vamos ficando mais "frescos" conforme o tempo passa. Sempre queremos algo melhor, mais refinado, e achamos que 2Lb numa vara faz a diferença entre tirar um peixe ou perdê-lo. Pouco provável, mas se justifica - somos assim com quase tudo, e não tem nada de errado nisso.

 

Pesco de bait há uns 5 anos apenas, e todas as varas que uso são inteiriças. Mas pelo simples motivo de serem pequenas e não atrapalharem em nada no deslocamento.

 

Acho válido citar as pescarias em Pesqueiros, dos grandes redondos. A imensa maioria do material disponível pra essa modalidade são varas de duas partes, e é uma pescaria bastante pesada. Não só pelo tamanho e força dos exemplares, mas também devido ao peso das cevadeiras carregadas de ração e iscas pesadas que são usadas.

Só não sei se essa comparação faz sentido, pois nunca pesquei na Amazônia rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Saverio disse:

Voltando ao assunto, olha o que eu encontrei no Ali, e olha o preço desta coisa!

 

Preços a parte o que me chama a atenção é uma vara de 5 partes, se uma vara de  duas partes já não se pode comparar com uma inteira e uma de 5?? Rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Silvio Mattar disse:

Tu viste que o preço é quase o dobro né??? R$ 4.300 da vara e R$ 4K do imposto do AMOR suici::doeu::surtei::

image.png.f4e24228ed4b3402a7a838fe4fa79e2c.png

Olha, produto importado tem essa carga tributária mesmo. Concordo que poderiam dar refresco para itens até US$100,00, mas mais que isso é sacanagem com as marcas que importam legalmente. Trabalho para uma empresa de fora, nossos produtos vendidos no Brasil são todos importados legalmente e é exatamente isso, praticamente o mesmo preço do produto em impostos só para colocar ele no estoque. Depois que faz a venda e emite Nota Fiscal, a coisa fica pior. Entra governo e sai governo e ninguém tem coragem de fazer uma reforma tributária. 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tomei coragem de comprar uma vara de 4 partes para fazer uma possivel pescaria, afinal se não for assim não tem jeito dentro do contexto de viagem em vista. rs

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005005048313183.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.1c3acaa4dzxbwm&gatewayAdapt=glo2bra

 

Vamos aventurar em mais uma experiência e viver o processo hehe... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, para provar que a vara de duas partes pede ser confiável, eis a foto do meu irmão na última pescaria que ele foi, o conjunto que ele usou é aquela carretilha e a varinha vermelha que está sobre o banco do barco, varinha para iscas até 40 gramas. Quando ele mostrou este material, o pessoal tirou sarro e disse que era material para pescar lambari. Resultado: o maior peixe da pescaria, um jaú de 15 quilos e 1 metro. Claro que se não fosse o piloteiro ajudar com o barco e ir para cima do peixe ele não teria feito a captura. Como eu falei para ele depois, material para pescar lambari ou jaú, so depende do pescador arriscar.

 

IMG-20240416-WA0010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui atrás dos grandes Dourados Arg.... Opsss quero dizer em um pesqueiro🙂 e lembrei desse tópico falando da resistência das varas duas partes, durante a pescaria de Dourados me entra um Pintadinho de uns15kg e eu com uma varinha albatroz 14lbs duas partes rs, o problema foi quando ele colocou na cabeça que queria ir pro aerador e se ele consegue ai já era, o bicho tentou umas três vezes e teve que ser seguro no braço e no dedo (a fricção era nada pra ele) rs, a varinha foi ao limite várias vezes toda vez que eu travava o carretel o pensamento era só um vai estourar rs, confesso que fiquei surpreso o desaforo que essa a varinha suportou rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa que o piloteiro do barco e meu irmão pensaram, vai estourar, a varinha não vai aguentar. Eu te digo uma coisa, se acontecer comigo de uma varinha estourar, te garanto que vou ficar muito "PUT*" da cara de perder um troféu, mas depois quero sentar no barco e chorar de tanto dar risada, afinal de contas, a varinha já se pagou, e a emoção que eu tive, não tem preço. Já me aconteceu em uma pescaria no mar, pescando de fundo com jig, um peixe pegou e simplesmente decidiu ir para a África, e deve ter chegado lá, não teve o que fizesse ele ceder. Os outros pescadores ficaram me enchendo o saco e eu só fiquei curtindo o acontecido, muito feliz, embora tivesse perdido a isca. Na outra pescaria com o mesmo barco, o dono do barco me falou o que aconteceu: ele mergulhou no local e viu, simplesmente, uns 10 meros de mais de 80 quilos cada, eu não tinha chance nenhuma de tirar aquele peixe, mesmo com linha multi e varinha da 60 libras. Mas a emoção valeu, e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2024 em 14:49, Edmar Alves disse:

Ontem tomei coragem de comprar uma vara de 4 partes para fazer uma possivel pescaria, afinal se não for assim não tem jeito dentro do contexto de viagem em vista. rs

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005005048313183.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.1c3acaa4dzxbwm&gatewayAdapt=glo2bra

 

Vamos aventurar em mais uma experiência e viver o processo hehe... 

A primeira "teteia" chegou, muito bem acabada, ação média rápida e gostei demais visualmente. Já vi muitos testes com essa ultima versão na pratica para passar mais confiança, mas agora é testar na prática! Vamos ver como vai ser...

 

"Trem" pequenininho viu, vai possibilitar levar dentro da mala de roupa mesmo, vamos ver.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse intervalo já comprei outra de duas partes, mas ação extra rápida e com fama de muita força e sensibilidade...vamos testar né...

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005006851656106.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.17.24a8caa4GKRsHA&gatewayAdapt=glo2bra

 

Aproveitei e peguei um molinete para fazer par hehe...

 

https://pt.aliexpress.com/item/32898874454.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.5715caa4gp4U0L&gatewayAdapt=glo2bra

 

Esse conjunto estou ansioso para ver....promete mas vamos com "calma"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Edmar Alves disse:

A primeira "teteia" chegou, muito bem acabada, ação média rápida e gostei demais visualmente. Já vi muitos testes com essa ultima versão na pratica para passar mais confiança, mas agora é testar na prática! Vamos ver como vai ser...

 

"Trem" pequenininho viu, vai possibilitar levar dentro da mala de roupa mesmo, vamos ver.... 

Show, Edmar! E passou tranquilo pela alfândega ou teve que mandar uma grana pro Luizinácio? Depois que usar, manda o feedback pra gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...