Ir para conteúdo

Iscas Twitch Baits


Kid M

Posts Recomendados

Ao longo do tempo (e bota tempo nisso), quando ainda se pescava com "plugs" estrangeiros, notadamente da Rapala, Rebel entre outros, pescávamos com iscas de superfície e de meia água. Desde então procurava iscas que fizessem o "sobe e desce" (sticks), com uso direcionado aos peixes que "ameaçavam" na superfície mas "refugavam" na pegada dessa forma de apresentação.

Utilizar as de meia água sempre foi um recurso, nunca uma escolha prioritária. Uma vez capturando um peixe usando isca de superfície, com direito a susto, taquicardia e apreensão (não necessariamente nesta ordem), as iscas de meia água passaram (cada vez mais) ser menos acionadas. Mesmo assim, o desejado eram as iscas que nadassem a "um palmo" de profundidade, até para que os óculos polarizados ajudassem na adrenalina dos ataques submersos. A indústria evoluiu, não apenas no exterior, mas também nos nossos fornecedores brasileiros. Muitas iscas tem sido apresentadas no mercado, sendo muitas deles aproveitamento de padrões desenvolvidos pelas áreas de desenvolvimento das grandes marcas internacionais. É assim que funciona esse mercado de pesca com iscas artificiais. Mesmo assim existem iscas que por mais que sejam "copiadas", não deixam de apresentar ótima performance. Apenas como forma de "ajustar esse tópico", vou postar algumas iscas que fazem esse papel e que merecem ser banhadas de tempos em tempos... Ressalto que são apenas ALGUMAS, já que todas as marcas tem ofertas de iscas que desempenham um ótimo trabalho de "sub superfície".      

 

C-BirutaDeconto.png.321bf01370c46b64929e58dcd5efaf7b.png  

 

 

C-Curisco90NN.png.22e6a9aa61341e969982d3761160d80f.png

 

 

C-PerversaBorboleta.png.89234adf808c8742ebb15db92506d14b.png

 

 

C-RapalaSubWalk.JPG.b564ee57b89af10a0a8495f1141e5296.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui fã das "Subs" hoje não mais deixei de achar elas interessantes, hoje o que uso em matéria de plugs são: superfície, suspending e sinking essas duas últimas sempre sem ratlin.

Iscas floating passam longe da minha modesta caixinha de pesca🙂

Obs. Nessa ilustração essa Curisco procede como uma Twich Bait meu caro @Kid M ou uma Twich Bait necessariamente não é Floating?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Arcer disse:

Curisco procede como uma Twich Bait

Bom dia Arcer,

Entendo que a "Curisco" seja uma isca que nada mais fundo do que as "sub superfícies", embora apresente um nado errático.

Acho (nada além disso) que ter iscas que flutuem quando não são tracionadas podem ser um "bônus" quando são levadas pelo peixe, pois costumam "voltar" para o pescador.

A forma mais adequada de exercitar uma twich é usar a "paradinha" e para isso ser suspending é fundamental !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Essa abaixo não pode faltar na lista :good: 

 

ARAÇATUBINHA

Concordo Marcelo ! Isca de muita produtividade !

 

Essa do Lori é uma adaptação em plástico injetado e também muito boajoia:::

 

Flash.JPG.6769ddc94197c10c0f641e3ef24169e2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz a "Lenda" que teve épocas que só pegava Tucunarés em Pereira Barreto quem usava Araçatubinha se fosse sem ela era viagem perdida, depois mudou o que funcionava mesmo era Brava, pense nuns peixinhos seletivos esses da região de Pereira Barreto 😂 kkkkkk.

Não sei se procede mas já ouvi dizer que as originais eram talhadas a mão por uma mulher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Kid M disse:

Ao longo do tempo (e bota tempo nisso), quando ainda se pescava com "plugs" estrangeiros, notadamente da Rapala, Rebel entre outros, pescávamos com iscas de superfície e de meia água. Desde então procurava iscas que fizessem o "sobe e desce" (sticks), com uso direcionado aos peixes que "ameaçavam" na superfície mas "refugavam" na pegada dessa forma de apresentação.

Utilizar as de meia água sempre foi um recurso, nunca uma escolha prioritária. Uma vez capturando um peixe usando isca de superfície, com direito a susto, taquicardia e apreensão (não necessariamente nesta ordem), as iscas de meia água passaram (cada vez mais) ser menos acionadas. Mesmo assim, o desejado eram as iscas que nadassem a "um palmo" de profundidade, até para que os óculos polarizados ajudassem na adrenalina dos ataques submersos. A indústria evoluiu, não apenas no exterior, mas também nos nossos fornecedores brasileiros. Muitas iscas tem sido apresentadas no mercado, sendo muitas deles aproveitamento de padrões desenvolvidos pelas áreas de desenvolvimento das grandes marcas internacionais. É assim que funciona esse mercado de pesca com iscas artificiais. Mesmo assim existem iscas que por mais que sejam "copiadas", não deixam de apresentar ótima performance. Apenas como forma de "ajustar esse tópico", vou postar algumas iscas que fazem esse papel e que merecem ser banhadas de tempos em tempos... Ressalto que são apenas ALGUMAS, já que todas as marcas tem ofertas de iscas que desempenham um ótimo trabalho de "sub superfície".      

 

C-BirutaDeconto.png.321bf01370c46b64929e58dcd5efaf7b.png  

 

 

C-Curisco90NN.png.22e6a9aa61341e969982d3761160d80f.png

 

 

C-PerversaBorboleta.png.89234adf808c8742ebb15db92506d14b.png

 

 

C-RapalaSubWalk.JPG.b564ee57b89af10a0a8495f1141e5296.JPG

 

Matou a pau, sou muito fã

 

a sub walk a cabeça vermelha!

 

A perversa é animal!! a versão menor, Lelé, já não gosto

 

Todas elas indispensáveis nos Açus.. aí vc tem 2 floating e 2 slow sinking

 

Só a curisco que eu uso a maior, 110.. sendo a 70, 80 e 90 nos azuis e amarelos

 

também acrescento a destroyer 11,5, muito boa.. e a 9,5 nos azuis e amarelos

 

Já a brava eu acho que os tamanhos maiores não são bem equilibrados (tamanho x peso), não me acerto com elas.. mas a 77 e 90 vão bem nos amarelos e azuis

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não uso muito em minhas pescarias mas tenho todas na caixa haha

Uso só quando o peixe esta MUITO manhoso e so rebojando na isca, resumindo quando na superficie não está legal hahaha

 

Mais alguém ai não gosta de perversa? já testei varias vezes mas não acho o trabalho dela legal, ela vem de lado e não em movimentos erráticos, sei lá

Acho que antigamente quando não tinha opções no mercado para uma subsuperficie, a perversa pegava peixe mas hj em dia acho que não funciona tão bem e tem outras muito melhores no mercado

Mais alguém?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Lucas José Curumim disse:

Confesso que não uso muito em minhas pescarias mas tenho todas na caixa haha

Uso só quando o peixe esta MUITO manhoso e so rebojando na isca, resumindo quando na superficie não está legal hahaha

 

Mais alguém ai não gosta de perversa? já testei varias vezes mas não acho o trabalho dela legal, ela vem de lado e não em movimentos erráticos, sei lá

Acho que antigamente quando não tinha opções no mercado para uma subsuperficie, a perversa pegava peixe mas hj em dia acho que não funciona tão bem e tem outras muito melhores no mercado

Mais alguém?

 

Será que essa não é uma perversa Z? esta sim é uma lástima, eu tive em 2017 e vinha de lado mesmo

 

agora a convencional.. fazendo movimento twichin, "tum tum, paradinha rápida, tum tum".. é muito errática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Joao Paulo ML disse:

 

Será que essa não é uma perversa Z? esta sim é uma lástima, eu tive em 2017 e vinha de lado mesmo

 

agora a convencional.. fazendo movimento twichin, "tum tum, paradinha rápida, tum tum".. é muito errática

Pior que não, é a perversa normal mesmo, com o pitão de twich bait.

As vezes tem isca que a gnt não se adapta muito bem haha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse padrão de isca é muito produtiva né....mas confesso que meche demais com a mente da gente! kkkkkk.....a cabeça "buga" direto viu kkkkk fico "aguniado" ter que fazer aquele trabalho lento, suave, sem ritmo e sem cadência, ainda que requer muita tecnica, mas é desafiante para a minha mente rsrs....a cabeça fica mandando comando direto para o braço tentar trabalhar mais rápido supondo que está muito lento e sem "vida", mas na realidade é ilusão de ótica né....

Confesso que venho refletindo mais e tentando trabalhar melhor essas iscas que são muito eficientes, principalmente em lugares com pressão de pesca alta e nessa época mais friozin onde o metabolismo do peixe está mais lento, mas a cabeça não ajuda muito kkkkkk.... gosto de ver o espetáculo, a bagunça na flor d'agua, o braço doer puxando Hélice, ou trabalhando um Stick na chamadinha e por ai vai....kkkk..

 

Tenho algumas na caixa, acho que as iscas dessa categoria com nados mais "originais" twitch bait são as tipo, Perversa, Tan Tan ou Lelé da familia Borboleta né, mas também as mais "sistemáticas" aoh isquinhas chatas para trabalhar viu, mas não consigo me desapegar e ficam lá na caixa para uma hora me dedicar mais a elas e quem sabe me encantar com esses tipos de iscas tão propensas ao sucesso...

 

As que mais gosto são as curiscos, boas de trabalhar e produtivas né, tenho algumas da marine com nado assimilado, mas que não fizeram sucesso (pelomenos em minha região), mas que são muito gostosas de trabalhar, as Rip Z, seja as suspend, seja as sinking...

 

Tem também as tipo, Brava e Sasuke e outras assimiladas também, mas vejo elas um pouco diferentes né, até porque tenho tido mais resultado só recolhendo que com toques de ponta de vara, que se tornam twit bait, mas são bem mais gostosas de trabalhar e mais versateis também né...

 

E tem várias outras iscas que são dessa categoria, já algumas de madeira que só trabalha recolhendo e fazem essa nado desengossado, exemplo a Pitiulinha, isca artesanal de medeira feita pelo "menino prodigio" Hugo Fernandes, essa famosa Araçadubinha ai de São PAulo né;

 

Anda tem outras que nem são dessa categoria, mas um tanto diferenciadas com vários nados inclusive esse twit bait.... um exemplo que gosto muito é a Fusion shad da sumax ou King Shad da marine Sport que são de meia agua, mas com pequenos toques de ponta de vara elas nadam twitch bait e ficam paradinha na mesma profundidade na agua;

 

Na opinião do mestre Rubinho ele fala que essa categoria são os plugs que geram maior produtividade de peixes, só um exemplo que lembrei aqui, mas tantos outros pescadores também já vi relatos, inclusive o mestre Kid ai chamando atenção para elas hehe...

 

Acho muito pertinente destaca-las nessa oportunidade, ainda mais nessa época do ano que pode ser uma "carta na manga" para os apaixonados por iscas artificais hehe...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edmar Alves disse:

a cabeça "buga" direto viu kkkkk fico "aguniado" ter que fazer aquele trabalho lento, suave, sem ritmo e sem cadência, 

É bem isso, vc falando me fez lembrar eu pescando Bass e um japa do lado, a média mais ou menos pra cada arremesso dele eram uns cinco meus 😂, ele dava um toque de ponta de vara pra da outro era uns 10seg 😂, tem que ter paciência de monge kkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Arcer disse:

É bem isso, vc falando me fez lembrar eu pescando Bass e um japa do lado, a média mais ou menos pra cada arremesso dele eram uns cinco meus 😂, ele dava um toque de ponta de vara pra da outro era uns 10seg 😂, tem que ter paciência de monge kkkkk

 

kkkkkkkkkkkkk....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Arcer disse:

É bem isso, vc falando me fez lembrar eu pescando Bass e um japa do lado, a média mais ou menos pra cada arremesso dele eram uns cinco meus 😂, ele dava um toque de ponta de vara pra da outro era uns 10seg 😂, tem que ter paciência de monge kkkkk

 

 

Vamos ao que interessa, para a pergunta que não quer calar: quem pegou mais peixes, o japa, com a sua paciência, ou você, sendo fominha? Ou chegaram a um denominador comum?:drinks:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Saverio disse:

 

Vamos ao que interessa, para a pergunta que não quer calar: quem pegou mais peixes, o japa, com a sua paciência, ou você, sendo fominha? Ou chegaram a um denominador comum?:drinks:

Eu ainda faço a seguinte reflexão comigo mesmo e compartilho com vocês.... Quem ficou mais feliz? Quem conseguiu fazer a melhor pescaria e não necessariamente pegar mais peixes, mas quem conseguiu aproveitar mais a pescaria?...

 

Resposta: Depende integralmente de cada um perante suas necessidades existênciais, dentro das possibilidades fazendo melhores escolhes para se sentir realizado contigo mesmo.... complexo, e simples ao mesmo tempo né kkkkk... 

 

Lembro de uma frase que usavámos quando era "Jovens" na escola.... "Tudo depende da flebilidade do rabo do jacaré..."  rsrs....

 

Esse lance de simplesmente "viver" nunca foi fácil, ainda mais nos dias atuais, no meu caso requer muita terapia e atitude para fazer escolhas diferentes que me sinta melhor comigo mesmo idependente do que o "padrão" determina, para ser feliz hehe....

 

Por isso que gosto de pescar! kkkk...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Saverio disse:

 

Vamos ao que interessa, para a pergunta que não quer calar: quem pegou mais peixes, o japa, com a sua paciência, ou você, sendo fominha? Ou chegaram a um denominador comum?:drinks:

Ele pegou maiores mas eu peguei bem tbm, não da pra competir com um japonês nos Bass né 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...