Ir para conteúdo

Primeira vez na Amazônia: Pousada das Pedras (Rio Uatumã) na 1ª semana de Outubro – Dicas e expectativas (Seca x Balbina)

Posts Recomendados

Olá, amigos pescadores da Turma do Biguá!

Estou prestes a realizar um grande sonho: na primeira semana de outubro deste ano, vou embarcar para a minha primeira pescaria na Amazônia. O destino escolhido foi o Rio Uatumã e ficarei hospedado na Pousada das Pedras.

Como marinheiro de primeira viagem na região, o coração está a mil, mas as preocupações também começam a aparecer. Tenho acompanhado as previsões e sei que a temporada promete ser desafiadora por conta do histórico de seca e estiagem. Essa é, inclusive, uma das minhas maiores dúvidas.

Gostaria muito de contar com a experiência dos veteranos do fórum para entender alguns pontos:

1 - O fator "Barragem de Balbina" + Seca: Sei que o Uatumã sofre o impacto natural da estiagem, mas também tem o seu nível de água controlado pela Usina de Balbina. Como essa combinação costuma afetar o comportamento dos tucunarés por lá no início de outubro? O que esperar do rio e da navegação nessas condições?

2 - Estrutura e Pontos: Alguém que já tenha se hospedado na Pousada das Pedras recentemente saberia me dizer como são os pontos de pesca mais próximos a ela nessa época do ano?

3 - Iscas e Materiais: Considerando esse cenário e o local, quais iscas (hélices, zaras, meias-águas, jigs) não podem faltar de jeito nenhum na caixa?

Toda dica, conselho ou relato de quem já pescou lá nessa época será absurdamente bem-vindo. Quero ir bem preparado para aproveitar ao máximo essa experiência!

Desde já, muito obrigado pela ajuda de sempre. Um forte abraço e boas pescarias a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uatum1.JPG.a189a33f531592ee8edd3896e8293484.JPGBoa tarde Vitor,

É sempre com muita adrenalina o preparo de uma pescaria amazônica...

Até mesmo os mais experientes que pescam com maior frequência, tem esse perfil de "ficar ansiosos"

Alguns pontos são básicos e se aplicam na maior parte das operações de pesca, independente de onde aconteçam.

1 - Nível das águas, melhor época para a pesca - impossível acertar em cheio o melhor período com tamanha antecedência.

Busque informações junto ao local onde irá encontrar com seu operador (ou guia de pesca) do comportamento do local em anos anteriores...

2 - Navegar num local onde existe um controle exercido por uma represa, tende apresentar um comportamento favorável para a pesca.

Lembre-se que existem fatores naturais que aparecem (ou não) no período de sua estadia no local (trovoadas, chuvas intermitentes, etc...)

3 - Não conheço esse local informado - Pousada das Pedras Uatumã - mas já fui dar uma olhada nele pela internet e me surpreendi.

Boas instalações, com uma proposta interessante para os pescadores de iscas artificiais e algumas belas imagens das redondezas do local

4 - Material de Pesca - difícil sintetizar o que deve ser levado... Quase sempre os "pescadores menos experientes" exageram as quantidades...

Novamente, saber do operador quais são as recomendações, ajuda muito a regular o tamanho das tralhas / bagagem !

O básico seriam 3 ou 4 conjuntos (15, 17, 20 e 25 lb) por segurança (irá usar as varas de 17 e 20 lb), com linhas multi de até 50 lb

As iscas são sempre as mais tradicionais (zaras tipo T20, sub-walks, jigs, meia água, etc) com pesos até 30 g e tamanhos até 12 cm    

Sem querer me estender muito, a recomendação primordial que faço (e pratico) é saber que "o peixe" é alvo secundário !

O que mais importa - sempre - é desfrutar daquilo que normalmente passa desapercebido ! Barulho das águas, canto dos pássaros, hábitos alimentares - a gastronomia regional é fantástica - os momentos de retorno após um dia de pescaria e as "resenhas" no meio das bebidas, risadas & alegria (tudo incluso)    

Link para o comentário

21 horas atrás, Kid M disse:

a recomendação primordial que faço (e pratico) é saber que "o peixe" é alvo secundário !

O que mais importa - sempre - é desfrutar daquilo que normalmente passa desapercebido ! Barulho das águas, canto dos pássaros, hábitos alimentares - a gastronomia regional é fantástica - os momentos de retorno após um dia de pescaria e as "resenhas" no meio das bebidas, risadas & alegria (tudo incluso)    

É isso aí velhinho joia:::

Link para o comentário

Eu fui no Uatumã nesse local na reserva Rds em outubro de 2018.  Porém fiquei na Ecofishing.  Pegamos o rio cerca de 1m acima da caixa.  Não sei como tá a região hj.  Na época não tinha tanta pressão de pesca, se não me engano eram 3 pousadas apenas.  Fizemos uma pescaria mediana pra época, no meu barco foram 120 tucunas em 5 dias. Sendo maior 71cm.  Saiu  2 up 80 na turma.  Perdi uns 3 brutos.  Tem peixe grande sim, não tem nada a ver com Balbina apesar de ser mesmo rio. 

Na época iscas mais produtivas foram de superfície a ZigZara 110 , Firestick e a T20.  A isca que mais Pegamos peixes foram a Brava 110,  Inna 90 e Perversa, o maior da turma saiu na Inna 90 . 

Na época qse não se usava Shad ou Jig. 

Saiu alguns nas Hilholler 5.25 tb mas difícil . 

Rio é muito tranquilo navegar e possui muitas baías que a gente até se perdia. 

A logistica tb não era ruim,  se me engano eram 4h de Manaus até Porto da morena e mais 1h e 30 até região das pousadas.  

Material que mais usei lá foi vara 17lb e linha 40lb, leader 0.62mm. Pra helices usei 25lb. 

Mas como disse foi em 2018 não sei como tá hj . 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...