VitorApolinario Postado 23 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 23 horas atrás Olá, amigos pescadores da Turma do Biguá! Estou prestes a realizar um grande sonho: na primeira semana de outubro deste ano, vou embarcar para a minha primeira pescaria na Amazônia. O destino escolhido foi o Rio Uatumã e ficarei hospedado na Pousada das Pedras. Como marinheiro de primeira viagem na região, o coração está a mil, mas as preocupações também começam a aparecer. Tenho acompanhado as previsões e sei que a temporada promete ser desafiadora por conta do histórico de seca e estiagem. Essa é, inclusive, uma das minhas maiores dúvidas. Gostaria muito de contar com a experiência dos veteranos do fórum para entender alguns pontos: 1 - O fator "Barragem de Balbina" + Seca: Sei que o Uatumã sofre o impacto natural da estiagem, mas também tem o seu nível de água controlado pela Usina de Balbina. Como essa combinação costuma afetar o comportamento dos tucunarés por lá no início de outubro? O que esperar do rio e da navegação nessas condições? 2 - Estrutura e Pontos: Alguém que já tenha se hospedado na Pousada das Pedras recentemente saberia me dizer como são os pontos de pesca mais próximos a ela nessa época do ano? 3 - Iscas e Materiais: Considerando esse cenário e o local, quais iscas (hélices, zaras, meias-águas, jigs) não podem faltar de jeito nenhum na caixa? Toda dica, conselho ou relato de quem já pescou lá nessa época será absurdamente bem-vindo. Quero ir bem preparado para aproveitar ao máximo essa experiência! Desde já, muito obrigado pela ajuda de sempre. Um forte abraço e boas pescarias a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado 23 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 23 horas atrás Boa tarde Vitor, É sempre com muita adrenalina o preparo de uma pescaria amazônica... Até mesmo os mais experientes que pescam com maior frequência, tem esse perfil de "ficar ansiosos" Alguns pontos são básicos e se aplicam na maior parte das operações de pesca, independente de onde aconteçam. 1 - Nível das águas, melhor época para a pesca - impossível acertar em cheio o melhor período com tamanha antecedência. Busque informações junto ao local onde irá encontrar com seu operador (ou guia de pesca) do comportamento do local em anos anteriores... 2 - Navegar num local onde existe um controle exercido por uma represa, tende apresentar um comportamento favorável para a pesca. Lembre-se que existem fatores naturais que aparecem (ou não) no período de sua estadia no local (trovoadas, chuvas intermitentes, etc...) 3 - Não conheço esse local informado - Pousada das Pedras Uatumã - mas já fui dar uma olhada nele pela internet e me surpreendi. Boas instalações, com uma proposta interessante para os pescadores de iscas artificiais e algumas belas imagens das redondezas do local 4 - Material de Pesca - difícil sintetizar o que deve ser levado... Quase sempre os "pescadores menos experientes" exageram as quantidades... Novamente, saber do operador quais são as recomendações, ajuda muito a regular o tamanho das tralhas / bagagem ! O básico seriam 3 ou 4 conjuntos (15, 17, 20 e 25 lb) por segurança (irá usar as varas de 17 e 20 lb), com linhas multi de até 50 lb As iscas são sempre as mais tradicionais (zaras tipo T20, sub-walks, jigs, meia água, etc) com pesos até 30 g e tamanhos até 12 cm Sem querer me estender muito, a recomendação primordial que faço (e pratico) é saber que "o peixe" é alvo secundário ! O que mais importa - sempre - é desfrutar daquilo que normalmente passa desapercebido ! Barulho das águas, canto dos pássaros, hábitos alimentares - a gastronomia regional é fantástica - os momentos de retorno após um dia de pescaria e as "resenhas" no meio das bebidas, risadas & alegria (tudo incluso) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado 1 hora atrás Denunciar Compartilhar Postado 1 hora atrás 21 horas atrás, Kid M disse: a recomendação primordial que faço (e pratico) é saber que "o peixe" é alvo secundário ! O que mais importa - sempre - é desfrutar daquilo que normalmente passa desapercebido ! Barulho das águas, canto dos pássaros, hábitos alimentares - a gastronomia regional é fantástica - os momentos de retorno após um dia de pescaria e as "resenhas" no meio das bebidas, risadas & alegria (tudo incluso) É isso aí velhinho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 45 minutos atrás Denunciar Compartilhar Postado 45 minutos atrás Eu fui no Uatumã nesse local na reserva Rds em outubro de 2018. Porém fiquei na Ecofishing. Pegamos o rio cerca de 1m acima da caixa. Não sei como tá a região hj. Na época não tinha tanta pressão de pesca, se não me engano eram 3 pousadas apenas. Fizemos uma pescaria mediana pra época, no meu barco foram 120 tucunas em 5 dias. Sendo maior 71cm. Saiu 2 up 80 na turma. Perdi uns 3 brutos. Tem peixe grande sim, não tem nada a ver com Balbina apesar de ser mesmo rio. Na época iscas mais produtivas foram de superfície a ZigZara 110 , Firestick e a T20. A isca que mais Pegamos peixes foram a Brava 110, Inna 90 e Perversa, o maior da turma saiu na Inna 90 . Na época qse não se usava Shad ou Jig. Saiu alguns nas Hilholler 5.25 tb mas difícil . Rio é muito tranquilo navegar e possui muitas baías que a gente até se perdia. A logistica tb não era ruim, se me engano eram 4h de Manaus até Porto da morena e mais 1h e 30 até região das pousadas. Material que mais usei lá foi vara 17lb e linha 40lb, leader 0.62mm. Pra helices usei 25lb. Mas como disse foi em 2018 não sei como tá hj . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.