Kid M Postado 8 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 8 horas atrás Tenho observado um crescimento de ofertas de vagas em diversas operações para a temporada que se inicia (de forma mais intensa) Surpreende-me constatar que, apesar disso, os preços cobrados nesta temporada são cada vez maiores. Poderia ser um fator... Também me causa surpresa o surgimento de novos "pontos de apoio" (barco hoteis, pousadas, flutuantes, acampamentos, etc...) ao longo do rio Negro e seus afluentes, muitos dos quais com gestão internacional de serviços... Contrariamente a essas percepções, parece-me contudo, que o público estrangeiro (independentemente do país de origem) não acompanha esse crescimento, mantendo-se numa participação constante... (talvez pelo receio da imagem da situação do país) Um dos pontos que começas ser reconhecidos como "impeditivos" dessa demanda existente são os custos agregados às operações. Não se trata "apenas" de maior nível de conforto nesse período de permanência amazônica, mas as "despesas ocultas" que existem e que quase nunca são contabilizadas de forma adequada... Refiro-me aos deslocamentos nos jatos comerciais, os traslados sejam de aviões fretados, sejam de intermináveis horas de deslocamentos rodoviários (incluindo-se aí os de lanchas ditas rápidas), gorjetas (se tornaram um item "obrigatório e caro" a título de ser parte da remuneração de apoio à tripulação / guias), tralhas (poucos são os que não visitam as casas de pesca - Sucuri na preferência dos mais afortunados), bebidas especiais previamente selecionadas (vinhos, scotch, etc...) e por aí vai... (tudo pode em troca da mágica desses dias de pescaria) Voltando ao tema das disponibilidades de vagas nas temporadas que se aproximam, surgem as notícias da "presença & participação" do "El Niño", que promete (ou ameaça) as expectativas de sucesso na viagem aguardada. A bem da verdade, a chegada do El Niño, o nível ideal das águas, os repiquetes, os pontos de pesca - sempre disputados, são itens que já estão no "pacote" comprado e quase sempre pago com antecedência anual. O melhor é tentar se acalmar e desfrutar do que for viável ! Pescar com sucesso na Amazônia é sempre algo a ser procurado, principalmente após as postagens de enormes peixes capturados por grupos anteriores... (é isso que muito influencia o esforço em comprar seu pacote) Também pescadores / operadores que frequentam esses rios por diversas vezes durante a temporada, quase sempre apresentam um saldo positivo que renovam (sempre) a repetição da programação... já os "estrangeiros" precisam de muito mais "ajuda" do que o que a moeda valorizada permite adquirir! Parece que esse fluxo desses "pescadores" tem diminuído (o que não é positivo para aqueles que oferecem operações de pesca). GustavoGRL reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado 6 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 6 horas atrás @Kid M não sei se há essa diminuição de gringos vindo pescar. A única operação que foca nos gringos e eu consigo acompanhar de perto, está com agenda lotada para a temporada toda, praticamente só com gringos (americanos, alemães, franceses e russos em sua maioria). Pra vender pra eles tem que ter uma agência internacional intermediando. Acho que no número absoluto de pescadores (brasileiros inclusos) essa temporada deve bater recorde. Tem sim vagas pipocando por aí em algumas semanas da temporada em operações top de linha, mas temos que observar que novas operações surgiram e não tenho notícia de operações relevantes que deixaram de operar nessa temporada. Como novas, destaco: Zaltana Lodge na região do Cartucho, Curicuriari, Ytuassu no rio Darahá, Lodge do Super Açu no rio Preto que fez o barco de 16 deles ser deslocado pro Caurés (ficarão o de 8 e o de 16 no Caurés pra essa temporada), fora Pasiva e Pasimoni que tem atraído os aventureiros mais abastados já há algumas temporadas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Adalberto Magrao Postado 4 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 4 horas atrás Caro @Kid M, cada vez fica mais complicado ir para amazonia, desde que a pessoa seja aposentada ou não tenha uma boa renda. Preço de passagens aereas um abuso, simplesmente. Transfer aereo tambem cada um cobra o que deseja Estadias de pousada, ou barcos hoteis, os caras acham que ganhamos em dolar. Esse ano estou indo novamente para Pousada Paca açu ha 60km de Barcelos, para 8 dias de pesca e vamos de Barco Comandante Natal. Desde 2020 vamos anualmente para lá, mas para 2027 ja estamos procurando outras alternativas, pois a grana cada vez mais curta. O que nos chamou atençao foi Lago do Manso com estadia de 1.0k diarias, voo para Cuiaba , nem tão caro e o transfer embutido no pacote. Obviamente não tem os açus igual amazonia mas da para divertir. ja vou para amazonia desde 2009, mas a coisa esta ficando cada vez mais inviavel, pelo menos para mim que sou aposentado. grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.