Ir para conteúdo

Testes de linhas. As informações.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Oi poderoso Walther

O equipamento ainda é uma novidade, daí fica ruim falar em mito.

Talvez o mito seja o de que pescador e nó sejam sinônimos.

Eu mesmo já postei aqui que dependemos totalmente do nó...

Agora, este mito aí da foto, não sei não...!

Imagem Postada

Veja os índices de desgaste...

O Xandego usa o silicone, direto na linha.

O Moacyr recomendou usar nos passadores.

Em uma marina aqui de BSB, ouvi dizer que o povo dos jet-ski, que usou silicone, teve que trocar os carpetes, pois estavam se desmanchando.

Você tem cera de abelha aí?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Linhas que anunciam 30 kg...

Imagem Postada

Levei ambas ao sarilho...

A Spider conseguiu resultados semelhantes à Samurai 55lb, sendo um pouco mais dura.

A Thorsa é cópia da Power-Pro. Tão dura e áspera quanto. Em que pese a promessa de 30kg, não atingiu os 15 kg da Pro 50lb nova.

Os mm estão compatíveis com o anunciado.

Os 110m da Spider não encheu a 1501. Na TD Sol coube 97m.

Faltou ânimo para colocar a Thorsa na carreta.

Se a Whiplash mente nos mm, estas aí escracharam na resistência.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma na draga...

Imagem Postada

Buscando solução para não levar linha acima de 0,40mm para o Rio Negro, adquiri mais uma 0,35 com tecnologia 8+1.

Acabamento: podemos ver pela foto que o acabamento samurai (8 fios) é melhor.

Maciez: ambas são macias porém a samurai é mais suave(tem mais cera).

Resistência: usando o snap sem nó, a champion atinge os 20 kg com mais facilidade que a samurai.

N°s do rótulo: 0,36mm 55lb X 35mm 60lb.

No paquímetro: as coisas se invertem. A champion é mais grossa que a samurai.

Na carreta:

champion: 80 metros arrochados. (whiplash 100lb = 83m)

Imagem Postada

...observem que o carretel está no limite.

samurai: 95m na 1501, voltando de pescaria.

Imagem Postada

... com carretel muito mais baixo.

Custo: Samurai 0,41 centavos o metro. Champion 1,00 o metro.

Concluindo: atribuo a resistência um pouco superior ao calibre e não à tecnologia da champion.

Abraços...

PS: todos os testes de resistência foram feitos com o snap sem nó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Parceiro de AM!

Seguinte:

Testei muitas outras, mas só postei as que levaram minha grana. Tipo: paguei posso reclamar. rindo3:: rindo3:: rindo3::

A spider branca é muito boa mas é cheia de altos e baixos, mas ganhou passaporte pra AM (zaras).

A champion é muito preço e pouco benefício (reserva).

As mais secas e duras se desgastam muito (ficam em casa).

Prefiro as linhas mais macias, daí a opção é samurai (mais consistente) e whiplash (a mais fina).

Por ora, são elas.

Abraços... OITO DIAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eloy, só agora que li com mais tempo esse seu tópico de testes das linhas, nós e Snaps. E achei excelente. Cara, depois que você voltar da amazônia queria conversar com você com mais calma sobre estes seus testes.

Tipo montar aqui no Fórum tópicos fixos sobre a resistência informada e a resistência real das Linhas, nós e snaps!

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marco...

É o seguinte...

Comecei o tópico meio que na brincadeira, mas como você viu, ninguém por aqui conhecia o tal snap.

Associando as idéias: Sugestão de linha, feita pelo VINI; capacidade de linha nas carretas, medidas pelo Lamana; veto das 50lb para a AM, feito pelo Fabricio; e mais uns pirararas que perdi para o nó.

Comecei a buscar explicações para os fatos.

A pergunta que não calava era a seguinte:

Porque tenho que usar linha 80 lb para segurar tucuna amazônico em carretas com drag de 5 kg?

Comecei pelo NÓ: => snap sem nó (ganha um pirulito quem conseguir fazer um nó que suporte 80% da libragem indicada pelo fabricante, se for o caso monto uma barraca lá no campeonato do Eribert). rindo3:: rindo3:: rindo3:: campeonato de nó rindo3:: rindo3:: rindo3::

Resistência de linha: nova X usada (medi a Whiplash, a Samurai e a Power pro).

Resistência declarada: utilizam recursos tecnológicos para esticar a linha sem nó. Não é o caso do pescador, pois na real temos que engatar o anzol ou a isca.

Diâmetro: Tem fábrica que mente para cima e outras mentem para baixo. Utilizo um paquímetro tosco, daí a necessidade de colocar na carreta para confirmar o diâmetro sob suspeita. Incorrendo em outro aspecto: qual foi o grau de arrocho?

Então qualquer coisa que se faça, tem que deixar claro o fator "utilização do recurso" e interferência do usuário.

De qualquer forma, as impressões de cada um, servem para orientar os demais.

Querendo desenvolver a idéia, estamos aí, é só dar um alô.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eloy, posso dizer que testei todas as linhas que vc mostrou com excessão da Thorsa e Champion, mas conheço as duas e já vi em uso!!!

Reafirmo, minha escolha continua sendo a Samuray, assim como vc e tbm acabo levando um rolo de Wiplash, mesmo sabendo que a diferença não e taõ grande quanto a anunciada!!!!

Com relação aos nós e aos lideres, é outra batalha!!!

KKKKKKK!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy... esse negócio de testes de linha é coisa sem precedentes nos fóruns de pesca da vida!!! :bompost: :bompost: :bompost:

O Bigão acertou no ponto... isso é coisa de montar um tópico fixo e deixar de entrada nos melhores do Turmadobigua...

Ajuda bastante na escolha de compra de linhas multi pra galera toda e serve de fonte de consulta pra quem é e não é cadastrado no fórum!!! mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eloy, posso dizer que testei todas as linhas que vc mostrou com excessão da Thorsa e Champion, mas conheço as duas e já vi em uso!!!

Reafirmo, minha escolha continua sendo a Samuray, assim como vc e tbm acabo levando um rolo de Wiplash, mesmo sabendo que a diferença não e taõ grande quanto a anunciada!!!!

Com relação aos nós e aos lideres, é outra batalha!!!

KKKKKKK!!!

Oi VINI...

O meu respeito com a Whiplash vem de longa data, apesar da mentira, é uma linha muito boa. A samurai só comprei devido à sua indicação. Qualquer das duas que lance 8+1, eu volto a comprar.

Qto aos nós, testei muitos, mas por pior ou melhor que seja a linha, o snap sem nó prevalece.

O Bimini merece a atenção daqueles que não usam líder, assim como o Spider, pois possibilitam que o arremesso seja feito com a ponteira encima de linha dupla, o que minimiza o desgaste no ponto de maior força. Para atar o líder, eles perdem para o Albrigt, que também pode ser usado no líder trançado.

Para usar líder, não encontrei nada melhor que o SF. E não é necessário Gangrenar os dedos para fazê-lo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!!

HEHEHEHEHE!!!!

Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!!

Parabéns!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy... esse negócio de testes de linha é coisa sem precedentes nos fóruns de pesca da vida!!! :bompost: :bompost: :bompost:

O Bigão acertou no ponto... isso é coisa de montar um tópico fixo e deixar de entrada nos melhores do Turmadobigua...

Ajuda bastante na escolha de compra de linhas multi pra galera toda e serve de fonte de consulta pra quem é e não é cadastrado no fórum!!! mestre:: mestre:: mestre::

Oi Jean...

Não encontrei nada a respeito, então como tinha minhas dúvidas, andei atrás de minimizá-las.

O tópico fixo, creio de deveria ser simplesmente "NÓ". Que seria composto de um rol de URL para que cada um consultasse direto na matriz. Um atalho. Ficar explicando como é que se faz nó, é reinventar a roda. Daí os companheiros agregariam as melhorias que cada um tenha elaborado.

Conseqüentemente aparecerá os assuntos correlatos, tipo: simplicidade, resistência, menor agressão à linha...

Ex: eu acabei falando sobre nós e resistência de linha no Post que o Lamana abriu para falar sobre a capacidade das carretas.

Porque? Por que são assuntos correlatos: a capacidade depende da bitola, que por sua vez influencia a resistência, que é afetada pelo nó.

Precisamos sim, de um ponto de referência.

E este das linhas será muito bem vindo, pois é um mercado recente e as técnicas de elaboração estão se sucedendo. O que ví, é que os quatro fios foram superados (batem nos passadores, se desgastam mais, comem o dedo do usuário), e nós continuamos comprando.

Vamos em frente... de preferência, simplificando e evoluindo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!!

HEHEHEHEHE!!!!

Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!!

Parabéns!!!!

Valew VINI...

Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!!

HEHEHEHEHE!!!!

Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!!

Parabéns!!!!

Valew VINI...

Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF.

Abraços.

O meu nó e exatamente igual ao dele, inclusive copiei o maneira como ele finaliza o nó antes eu fazia diferente!!!!

Percebi que o segredo e arrumar bem o nó antes de queimar a ponta do fluor,e que o nó feito com auxilio de outro pescador, quando isso é possivel, fica muito mais firme!!!!

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Eloy, tbm sou usuário do SF e de longa data, depois de apertar muito os dedos hj já faço eles em cima do barco de forma rápida segura e sem perder a ponta dos meus quirodactilos!!!

HEHEHEHEHE!!!!

Realmente seu trabalho de pesquisa foi bem abrangente, merece com certeza um tópico bem elaborado e fixo!!!

Parabéns!!!!

Valew VINI...

Creio que será interessante, para quem não tem aquela habilidade do Nakamura, você postar sua técnica com o SF.

Abraços.

O meu nó e exatamente igual ao dele, inclusive copiei o maneira como ele finaliza o nó antes eu fazia diferente!!!!

Percebi que o segredo e arrumar bem o nó antes de queimar a ponta do fluor,e que o nó feito com auxilio de outro pescador, quando isso é possivel, fica muito mais firme!!!!

Abraços!!

São estes detalhes que acabam fazendo a diferença.

Aquele acabamento, nos meus testes, não aumentou a resistência, mas faz diferença na hora do arremesso.

Eu prefiro não queimar. Aquela cabeça acaba por virar o ponto de tensão, daí corta a linha. Arrocho o nó até que umas três ou quatro voltas do trançado comece a mudar de cor, corto o fluor bem rente e desço a última volta da multi, fazendo um degrau que minimiza a batida do topo do fluor nos passadores.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O acabamento é so para não soltar o nó, costumo abrir bem todo o trançado feito com o multi envolta do fluor, com os dedos. Depois dou uma bela arroxada e quando queimo a ponta dou uma acertada na cabeça do fluor queimada (tem que ser bem rapido, enquanto o fluor ainda esta mole), deitando ela para não ficar prendendo nos passadores durante o recolhimento!

Abrços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pescador..

Putz...Nem o Inmetro faria tão bem!

rs :bompost: :bompost: :bompost:

Merece ter um tópico fixo com certeza!

Este nó SF é aquele que me ensinou?

Abração

Grande Schimdt...

Aquele mesmo, porém com a linha enrolada no sarilho não tem como usar a tensão da ponta da vara para esticá-la, daí me adaptei a fazer o trançado com a linha sem tensão. O dedos que seguram o líder, vão controlando a pressão do trançado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

The day afther...

Retornando do Negrão, estiquei as linhas usadas...

Teste de desgaste, em libras

Fiz dez tentativas e eliminei os dois melhores e os dois piores...

spider samurai whiplash

1 -33,00 -0,00 - 0,00

2 -34,00 -0,00 -38,00

3 -33,00 -33,00 -0,00

4 -0,00 -0,00 -39,00

5 -0,00 -34,00 -38,00

6 -0,00 - 36,00 -0,00

7 -0,00 -36,00 - 0,00

8 -33,00 -34,00 - 39,00

9 -34,00 -35,00 -39,00

10 -30,00 -0,00 - 41,00

média -32,83 -34,67 - 39,00

A spider foi usada com o snap sem nó(zaras, trairão e miss carna).

Samurai e whiplash foram usadas com líder(hélices pesadas).

A que mais molha a carreta é a whiplash.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Grande Eloy....so hoje ví essa beleza de teste.

Me explica aí....vc fala em SF mas táu sando uma multi no snap sem nó....como é que é isso?

E deixa eu ver se entendi.....o nó palomar, que é o que eu uso, estourou antes do snap sem nó, ou seja, o snap sem nó resiste mais do que um nó palomar direto no pitão? Se for isso, o snap sem nó deve ser usado não para facilitar a troca da isca e sim para aumentar a resistência do conjunto linha/isca?

abração

Belo trabalho

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Professor Betão!

É o seguinte:

Todos os nós que testei, cortam a multi... No caso dos pirararas, não sei quantas libras era aquele seu fluor, mas me deu mais resistência que o nó nas 100lb da multi.

Pescando com o Michel ele estranhou que eu usasse fluor 60lb em multi 100.

Pelos testes, tenho mais resistência usando o fluor com qualquer nó no pitão e o SF fluor/multi.

O problema com snap sem nó é que nas poper e hélices é uma seqüencia de porradas, daí como ele tem os ganchos, são mais dois pontos de enrosco. Enroscando, perde-se o ganho de resistência adquirido ao eliminar o nó.

Identificado o ponto fraco, parti para a eliminação dos enroscos. Acrescentei ao Snap umas melhorias de uso. Estou fazendo-os com os ganchos invertidos. Testarei esta semana no S. Benedito. Funcionando dou adeus ao lider. Quando a garatéia furar a multi, corto a linha e enrolo novamente.

Certamente estamos em busca de privilegiar a resistência, porém trocar a isca é só desenrolar a linha e enrolar novamente (7 ou 8 voltas). O snap é 20% superior a qquer nó.

Obs: para fluor estressado e multi desgastada o recurso é o banco de reservas...

A zara que perdi no Negrão estava na spider, q como você pode ver na foto promete 30kg. O paca não dava 5 e levou um bom pedaço de linha.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Mais uma no sarrilho...

Minha spider(0,30mm) que prometia 30kg, está merecendo aposentadoria, daí adquiri outra (0,38mm) e que promete só 29,5kg.

Imagem Postada

Diâmetro:

No paquímetro é compatível com o anunciado.

Medido sobre o nó(nail 4x): 1,05mm

Na carreta (TD Sol) 50m apenas.

Resistência:

Iniciei com snap com girador (60lb) engatado no snap sem nó(fio0,8mm)...

Imagem Postada

Fiquei sem o snap...

Este aguentou o tranco(49lb) mas ficou todo detonado...

Imagem Postada

Atei a linha diretamente no snap (palomar): surpresa...

Imagem Postada

Lá se foi mais dois snaps, cortado pela linha...

Mudei o nó(nail).

Imagem Postada

Como eu havia comprado só cinco, fiquei sem nenhum...

Pulei para um 80 lb e obtive os seguintes valores:

Nail: 35, 37 e 36 lb

Palomar: 40, 35 e 40 lb

Uni: 41, 42 e 39 lb

Snap sem nó: 52, 56 e 56 lb

É isso...

Pro final do mês lanço o teste de desgaste e impressão de uso.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...