Ir para conteúdo

Testes de linhas. As informações.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Amostras enviadas pelo Beto Caranha...

IGK78 nova e usada.

Varivas 50

Imagem Postada

Testando o sistema Dracom

Imagem Postada

Na Varivas=> 25 libras

Na IGK=> 43 libras

Lembrando que no snap sem nó a Varivas nova chegou 35lb e a IGK 51 lb.

IGK usada=> valores alcançados entre 36 e 41 libras com o snap sem nó.

É isso Beto.

Quanto à 86, este teste aí deu um índice muito bom, o que não consegui com a 78.

Abraços e obrigado mais uma vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eloy,

Aproveita que você acabou de voltar da AM e ainda está com a memória fresquinha e coloca o seu parecer sobre as linhas testadas por lá..

Gde Abs

Opa Parrillo!

Minha digital voltou pifada de Barcelos, assim que consertar testo o desgaste da linhas.

Usei basicamente a spider verde 80lb e a samurai 55, como o maior foi um paca de 15lb, não tive qq problema.

Levei pra Argentina a Cristal de 30lb para o bait e ganhei do Lusardo uma PP 0,15mm para corricar. Coloquei as 300yd na 1501E7 e o carretel ficou baixo.

Irão para o sarilho...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh então você nem usou a Spider Camo 65lb....

Estava na espectativa sobre essa linha.. Na dúvida estou levando ela e a PP 65lbs tb.. mesmo sabendo que é dura e aspera.

Como essas linhas se comportaram em relação ao desgaste visual ?

Abs e Obrigado pela Atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh então você nem usou a Spider Camo 65lb....

Estava na espectativa sobre essa linha.. Na dúvida estou levando ela e a PP 65lbs tb.. mesmo sabendo que é dura e aspera.

Como essas linhas se comportaram em relação ao desgaste visual ?

Abs e Obrigado pela Atenção.

A camu 65 foi um capítulo à parte...

Foi a linha na pescaria de fevereiro. 10 dias sem precisar inverter. No desgaste ainda deu 44lb.

Nesta, inverti e arremessei com a ponta zerada. Tive que ir buscar a Caribe a uns 50m. Arremessei pela segunda vez, e nunca mais vi minha Caribe campeã. O açu levou-a embora. A linha apodreceu no carretel.

Com as outras, sem problemas no visual... e na prática.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... então a Camu 65 "NOVA" se comportou bem... mesmo visualmente falando, não apresentando sinais preocupantes de desgaste.

Porém depois de usada (mesmo em boas condições) apodreceu no carretel.

Entendido Mestre Eloy, então posso me preocupar menos visto que a minha esta no carretel novinha em folha "ainda".

Vlw pelos comentários. Me deixou "menos" preocupado... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Linhas finas e dentes na Argentina...

Retornando testei as linhas e os empates...

Imagem Postada

Pawer Pro 9kg: melhor resultado => 10 libras

Crystal 30lb: => 23 libras

Ambas usadas por dois dias. A Crystal no bait e a PP no corrico e nas piavas(pesca parada).

Empates: Ambos atingiram a marca de 12 libras quando utilizados com anilha.

A surpresa é que o da Marine promete só 5 libras e atingiu 13 com o snap sem nó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Depois de dois dias nos dourados argentinos, mais dois dias na Serra da Mesa, só zara, voltei com a Crystal ao sarilho...

Imagem Postada

Usei líder de + ou - 1metro portanto não cortei a linha durante a pescaria...

Resultado com o líder e SF: => 18 libras

Com o snap sem nó: => 20; 20; 21; 22 e 22 libras

Invertendo a linha, parte nova: melhor marca 27 libras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy,

eu estava encafifado com os resultados dos seus testes com as linhas depois da volta de Esquina, especialmente com a Power pro que prometia 9 kgs (pelo rótulo da linha importada oficialmente) e deu resultado de somente 5 kgs.

Aí fui pesquisar e descobri essa tabela do importador da Power Pro, a Flagship (essa tabela já foi postada aqui no FTB pelo colega Bazz):

Imagem Postada

Veja que a tabela refere a PP 0,15 mm como tendo força de 10 lbs e resistência de 9 kgs. Ora, se ela é uma linha com 10 lbs de força, teria de aguentar o esforço de 4,54 kgs, jamais de 9 kgs, que seria o equivalente a uma linha com resitência de 20 libras... Naonao::

A questão é que a própria importadora erra no cálculo da resistência das linhas em quilos, errando na conversão das libras, erro que se repete na embalagem das linhas importadas oficialmente pro Brasil. ::nada::

Agora mesmo eu comprei uma Power Pro de 10 lbs para colocar a linha em um molinete UL, peguei a linha trazida direto dos USA de um vendedor de outro fórum. As especificações do carretel são "10 lb test" e "0,15 mm DIA 275 m 5 kg", ou seja, a linha vendida no mercado americano vem com a libragem correta, o erro é na que vem para o Brasil, agora se é intencional, para iludir o consumidor, aí eu não sei, mas que tá errado, isso tá...

Abaixo vão as fotos da linha 10 lbs trazida dos USA por importador não oficial:

Imagem Postada

Imagem Postada

Mas esse fato restabelece a confiança na resistência original da linha, se ela é 10 lb e aguentou no sarilho 5 kgs, após o uso na Argentina, então está aguentando mais do que garante o fabricante. ::tudo::

Achei que era importante referir isso, pois muita gente usa as linhas Power Pro, inclusive eu, confiando na resistência da linha, embora a aspereza e os seus demais problemas. Mas que ela é uma linha forte, eu sabia que era joia::: .

Abs. :amigo:

Linhas finas e dentes na Argentina...

Retornando testei as linhas e os empates...

Imagem Postada

Pawer Pro 9kg: melhor resultado => 10 libras

Crystal 30lb: => 23 libras

Ambas usadas por dois dias. A Crystal no bait e a PP no corrico e nas piavas(pesca parada).

Empates: Ambos atingiram a marca de 12 libras quando utilizados com anilha.

A surpresa é que o da Marine promete só 5 libras e atingiu 13 com o snap sem nó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falow Gaúcho!

Mas fiquei foi mais confuso ainda...

Agora temos força e resistência?!

Esta tabela esta me parecendo o maior KÔ...

A PP que testei (65lb) anunciava 0,43mm e medindo achei 0,50mm. Aguentou 64 libras. Isso era força ou resistência?

Nesta 0,15mm está grafado 10kg. Achei 10libras. Qual é o teste de força?

Vi uma diferença absurda entre a 65lb e a 30kg, daí passei a acreditar em "versão".

Aumentou minha desconfiança. Vou arrastar as CUCU com ela, porém...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy,

na verdade a tal tabela está toda errada, a força é, pra mim, a mesma resistência. O que eles fizeram foi converter errado as lbs pra kgs, agora se isso é intencional eu não sei...

A 10 lbs teria que ter 4,54 kgs de resistência, não tem o que inventar, não existe como uma linha testada para 10 lbs ter resistência de 9 kg, isso é erro do importador, da mesma forma que a Whiplash coloca as medidas em mm erradas nos rótulos das linhas vendidas no Brasil. ::nada::

Basta ver que as PP importadas não oficialmente trazem libras e kgs de resistência indicados de forma correta, embora também mintam no diâmetro (especialmente a 65 lbs que é 0,50 mm), a de 65 lbs, p. ex., teria 29,48 kgs de resistência, não 40 como está na tabela.

Pode usar a linha 0,15 mm tranqüilo, ela, pelo seu teste, está com a resistência correta, 5 kgs é até mais do que ela promete em libras joia::: .

Abs. ::tudo::

Falow Gaúcho!

Mas fiquei foi mais confuso ainda...

Agora temos força e resistência?!

Esta tabela esta me parecendo o maior KÔ...

A PP que testei (65lb) anunciava 0,43mm e medindo achei 0,50mm. Aguentou 64 libras. Isso era força ou resistência?

Nesta 0,15mm está grafado 10kg. Achei 10libras. Qual é o teste de força?

Vi uma diferença absurda entre a 65lb e a 30kg, daí passei a acreditar em "versão".

Aumentou minha desconfiança. Vou arrastar as CUCU com ela, porém...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz!

Mas daí surge outra dúvida:

PP 0,50mm => 64libras

Samurai 0,35mm => 44lb

Spider Cristal 0,38mm => 73libras

Whiplash 0,32mm => 44 libras

PP 0,15mm => 10 libras

Onde foi parar a resistência desta PP?

Isto aí era padrão de mono há uns dez anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy,

a questão é que já tínhamos, há algum tempo, as chamadas superlinhas de nylon, como as Super Raiglon, as quais, pelo menos nas embalagens, já garantiam resistências bem maiores que as linhas de antanho. Talvez a diferença em termos de resistência entre as monofilamentos de última geração (super raiglon, owner broad, triumph, Sanyo, platinum XT) e as multifilamentos não seja tão grande, em se tratando de diâmetros menores.

veja essa tabela abaixo, tirada de um site de pesca, é a tabela de conversão de lbs para mm usada pela Shimano, baseada nos diãmetros das monofilamentos de antigamente:

CARRETILHAS SHIMANO DO MERCADO AMERICANO

(Ex.: Curado, Citica, etc)

A Shimano criou uma tabela e a utiliza como parametro para se adequar ao mercado americano. A medição deles foi baseada numa linha de monofilamento de nylon, da marca STREN. A relação lbs - mm é a seguinte:

2 lbs.......0.137mm

4 lbs.......0.170mm

6 lbs.......0.236mm

8 lbs.......0.277mm

10 lbs.......0.312mm

12 lbs.......0.348mm

14 lbs.......0.373mm

17 lbs.......0.419mm

20 lbs.......0.462mm

25 lbs.......0.516mm

30 lbs.......0.561mm

40 lbs.......0.633mm

50 lbs.......0.754mm

CARRETILHAS SHIMANO DO MERCADO JAPONÊS

(Ex.: Speedmaster)

No Japão, a referência é outra, pois eles usam o padrão PE2, PE3, etc. A tabela deles também foi feita com uma linha mono de nylon da Triumph. E é a seguinte:

Nº linha------DIÂMETRO (mm)

1.5-- ----------0,193

2--------------0,224

2.5------------0,252

3--------------0,278

3.5------------0,302

4--------------0,324

5--------------0,363

7--------------0,408

8--------------0,449

10-------------0,488

12-------------0,525

Com base nessa tabela, podemos ver que uma carretilha como a Shimano Curado 200E7, p. ex., se comporta 110 mts de linha 14 lbs, deverá comportar 110 mts de linha 0,373 mm, o que eu acho que é, aproximadadamente, a capacidade dela.

Repare que a linha PP 10 lbs (importada não oficialmente) traz a indicação de diãmetro equivalente a 2 lbs em monofilamento, ou seja, 0,137 mm, um pouco a menos do que ela realmente deve ter, já que também indica 0,15 mm. Mas, de qualquer modo, esses dados fornecidos pelos fabricantes, em geral, não são muito confiaveis.

Veja, nas imagens abaixo, que a multifilamento Daiwa Samurai 20 lbs (9,07 kg) tem 0,22 mm de diâmetro, enquanto a linha Super raiglon 0,235 mm teria, pelo rótulo, resistência de 5,98 kgs ou 13,02 libras, ou seja, não haveria uma enorme diferença em resistência, a vantagem maior seria, me parece, as propriedades do multifilamento, como a mínima elasticidade.

Imagem Postada

Imagem Postada

Abs. ::tudo::

Blz!

Mas daí surge outra dúvida:

PP 0,50mm => 64libras

Samurai 0,35mm => 44lb

Spider Cristal 0,38mm => 73libras

Whiplash 0,32mm => 44 libras

PP 0,15mm => 10 libras

Onde foi parar a resistência desta PP?

Isto aí era padrão de mono há uns dez anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa Gustavo, esse é exatamente o meu pensamento, à medida que sobe a libragem da linha, se torna ainda mais evidente a superioridade das multis em termos de resistência à tração em relação ao diâmetro. ::tudo::

Abs. joia:::

Lusardo,

Não se esqueça que você está falando de uma linha 20 lbs... essa diferença de diâmetro aumenta muito nas libragens maiores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusardo,

Não se esqueça que você está falando de uma linha 20 lbs... essa diferença de diâmetro aumenta muito nas libragens maiores!

Opa Gustavo...

Eu é que não me conformo que uma linha 0,15mm me dê apenas 10lb de resistência, sendo que a promessa é de 20lb...

Por isso é que eu continuo à procura de uma linha BOA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...