Ir para conteúdo

Testes de linhas. As informações.


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Como eu consigo Snap sem nó?

Opa Olezio...

Desculpe a demora na resposta... andei meio ausente.

O da gigafish encontrei em uma loja de pesca aqui em Brasília.

Este que aprimorei, é um caso do "faça você mesmo". Tem um video mostrando o passo a passo.

O Charles inovou o esquema de amarração, mas não informou se foi testado.

Abraços

Valeu Eloy.

Vou aguradar posição sobre os testes.

Abraço.

Eloy estive hoje com o Mauro Nakatani, ele fez alguns snaps sem nó, (modelo Eloy) e me deu alguns de presente, achei extremamente interessantes, facil de fazer e funcionais.

Parabens pela ideia brilhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eloy, me diz uma coisa: nos seus testes, a linha arrebenta no meio ou sempre no nó? ou isso varia?

Emerson.

Emerson, o ponto de tensão é o nó. Ela só arrebenta no meio da linha quando está desgastada, pelo uso ou qualquer outra avaria.

No caso de nós, de um modo geral, ela se corta. No SF o normal é a multi cortar a mono. Quando se faz o arrocho para travar o SF, se você exagerar na força, já estará começando o corte...

O snap sem nó, assim como o SF, permite que você só enrole a linha, não tendo os cruzamentos dos nós, daí resiste mais...

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sufix832 80lb...

Amostra mandada pelo Mestre Gusso... (faz dias vergonha:: )

Imagem Postada

Com um diâmetro de 0,42mm, no paquímetro, apresentou um bom rendimento no Palomar.

A marca de 65lb se repetiu nos snap sem nó... boa marca para 0,42mm.

Agradeço ao Gusso pela remessa.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui presenteado pelo Fabrício com esta Sufix colorida... quatro fios.

Cavalo dado não se olha os dentes, mas... não é a primeira vez... então vamos lá

Imagem Postada

Aos números, é preciso que se acrescente duas observações:

a: a linha e super-colorida: partes longas de cores fortes marcadas por pequenos trechos brancos e vermelhos. Estes pequeno trechos são mais flexíveis que os longos...

Imagem Postada

b: estes trechos mais flexíveis são responsáveis pelas piores marcas... tanto na parte vermelha(foto) como na branca.

Imagem Postada

No geral a linha é dura, a mais resinada de todas que já vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui presenteado também pelo Charles.CCM com alguns split-rings de sua fabricação...

A pedido levei-os ao sarilho.

Split de 8,4mm feito em fio 0,9mm... bom tamanho para se trabalhar.

Imagem Postada

Partindo do original, bem acabado, podemos ver a deformação ao ser submetido a 80lb. Na 3ª imagem, esforço de 100lb, e na última, ainda no girador, esforço superior a 110 libras. Minha balança é para 50kg.

Split de 6,4mm em fio 0,7mm...

Imagem Postada

Bem pequeno e difícil de trabalhar, mas só começou a deformar com 60lb. A última imagem resultou de um esforço de 70lb.

Muito bons resultados para a peso que têm.

O Welligton anda botando eles na balança. Fala aê amigão!

Charles, Grato pelo presente, e, quanto ao tópico no Caterva, não tive como opinar, meu registro ainda está na quarentena, já a caminho de cinquentena... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Mestre Eloy, só tenho a agradecer este ótimo teste, uma pessoal de referencia e credibilidade pra nós pescadores. Os sites não podem ficar sem suas opiniões.

Muito obrigado e grande abraço. :amigo:

Fui presenteado também pelo Charles.CCM com alguns split-rings de sua fabricação...

A pedido levei-os ao sarilho.

Split de 8,4mm feito em fio 0,9mm... bom tamanho para se trabalhar.

Imagem Postada

Partindo do original, bem acabado, podemos ver a deformação ao ser submetido a 80lb. Na 3ª imagem, esforço de 100lb, e na última, ainda no girador, esforço superior a 110 libras. Minha balança é para 50kg.

Split de 6,4mm em fio 0,7mm...

Imagem Postada

Bem pequeno e difícil de trabalhar, mas só começou a deformar com 60lb. A última imagem resultou de um esforço de 70lb.

Muito bons resultados para a peso que têm.

O Welligton anda botando eles na balança. Fala aê amigão!

Charles, Grato pelo presente, e, quanto ao tópico no Caterva, não tive como opinar, meu registro ainda está na quarentena, já a caminho de cinquentena... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, parabéns pela ampliação dos testes para os splits do Charles, eu os uso com muita confiança e , até agora, com ótimos resultados, com o seu teste, que é a pá-de-cal no assunto, fiquei ainda mais confiante e satisfeito com o produto. aplauso:: aplauso::

Parbéns ao Charles CCM, também, pela qualidade dos splits fabricados. Só faria uma sugestão: mande seus demais splits ao Mestre "Inmetro" Eloy rindo3:: , tenho usado muito os de 6 mm (externos) nas iscas menores e tbém estou levando muita fé neles ::tudo::

Agora só falta o FTB transformar esse tópico em fixo, montando-o em uma espécie de tabela dos testes realizados pelo nosso Mestre Inmetro, quem se habilita ao serviço? Seria uma referência maravilhosa aos usuários do FTB. joia:::

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, o número que vem escrito nos carretéis de linha, que indicam sua resistência, são geralmente em Kg ou Lbs, certo? Vc já foi atrás para saber como os fabricantes fazem os testes para colocar a informação no carretel? Alguém por aí sabe?

Tenho uma certa familiaridade com testes de tração em materiais poliméricos e o parâmetro que medimos quando queremos saber se um material é resistente, é o UTS (ultimate tensile strength) que é dado em kgf/in^2 ou em lbf/in^2 (kilograma-força por polegada quadrada ou libra-força por polegada quadrada. Esses testes são feitos em um equipamento chamado "máquina universal de ensaios mecânicos".

Sempre tive essa dúvida sobre a informação de resistência dada nos carretéis de linhas de pesca...Já pesquisei, mas não achei nada...talvez vc tenha achado alguma coisa.

Veja bem, se o teste que o fabricante faz é feito em um equipamento desse, então, a informação no carretel deve ser lbf/in^2, mas por questões práticas eles escrevem somente lbs no carretel. Isso é minha suspeita. Se minha suspeita for verdadeira, então não podemos comparar os testes que você faz com o que é informado no carretel, pois nunca será igual mesmo, visto que, os testes são feitos de maneira diferente. Mas é claro e indiscutível que os testes que vc faz são úteis (e muito) para comparar uma linha com a outra.

Outro detalhe importante: se a linha arrebenta sempre no nó, então o nó é considerado o que chamamos de "ponto de ruptura" ou ponto de "potencial dano" e ele deve ser evitado para fazer os testes, pois seria ele o causador da ruptura e não a "falta" de resistência da linha.

Abraço e parabéns pelo trabalho.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

""""Obrigado mestre Eloy .

Não gostei da linha,sente muito a torção das hélices,desgasta muito,tem que usar líder,não vou levar para o amazonas.""""

Grande Gusso...!

Valew pelo diagnóstico... caso não seja muito trabalhoso, mande uma amostra usada, para esticarmos o desgaste...

Ainda não testei a minha, talvez esta semana na SM... mas pretendo usar com girador Sasame, snap sem nó e sem líder...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Eloy, agora que estou vendo seu magnífico tópico,bom demais mestre:: palmas:: ,voce já testou alguma Varivas 8 fios? abração.

Tudo em paz, Irmão?!

A varivas, até o momento, só a de 50lb e 4 fios. Dizem que a Sea é top mas não conheço.

Algumas linhas vem sem a informação do número de fios...

Imagem Postada

Aqui duas Sufix, a Performance e a 832, a terceira é a samurai80... a sufix não informa o nº de fios...

Abraços... e se puder mande as amostras... 2m... nova e usada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"""""Grande Mestre Eloy, só tenho a agradecer este ótimo teste, uma pessoal de referencia e credibilidade pra nós pescadores. Os sites não podem ficar sem suas opiniões.""""""

Opa Charles!

Grato pela consideração.

Lamento que o Caterva use uma peneira tão refinada que não me permita acessá-lo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, parabéns pela ampliação dos testes para os splits do Charles, eu os uso com muita confiança e , até agora, com ótimos resultados, com o seu teste, que é a pá-de-cal no assunto, fiquei ainda mais confiante e satisfeito com o produto. aplauso:: aplauso::

Parbéns ao Charles CCM, também, pela qualidade dos splits fabricados. Só faria uma sugestão: mande seus demais splits ao Mestre "Inmetro" Eloy rindo3:: , tenho usado muito os de 6 mm (externos) nas iscas menores e tbém estou levando muita fé neles ::tudo::

Agora só falta o FTB transformar esse tópico em fixo, montando-o em uma espécie de tabela dos testes realizados pelo nosso Mestre Inmetro, quem se habilita ao serviço? Seria uma referência maravilhosa aos usuários do FTB. joia:::

Abs. ::tudo::

Opa Parceirão...!

Pronto para o encontro com o GMI Junos? Ando de olho nas passagens, só falta definir se desembarco no Beira-rio ou no Olímpico... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Eu também gostei dos resultados dos splits do Charles, creio que a inovação de acrescentar ângulos trás dois benefícios que dificultam o desmanche do anel:

1º: o próprio ângulo. É necessário mais tensão para abri-lo; e

2º: o ângulo mantém as forças antagônicas sempre sobre dois fios. Nos splis em forma de anel, por vezes uma das partes está apoiada apenas em um fio.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, o número que vem escrito nos carretéis de linha, que indicam sua resistência, são geralmente em Kg ou Lbs, certo? Vc já foi atrás para saber como os fabricantes fazem os testes para colocar a informação no carretel? Alguém por aí sabe?

Tenho uma certa familiaridade com testes de tração em materiais poliméricos e o parâmetro que medimos quando queremos saber se um material é resistente, é o UTS (ultimate tensile strength) que é dado em kgf/in^2 ou em lbf/in^2 (kilograma-força por polegada quadrada ou libra-força por polegada quadrada. Esses testes são feitos em um equipamento chamado "máquina universal de ensaios mecânicos".

Sempre tive essa dúvida sobre a informação de resistência dada nos carretéis de linhas de pesca...Já pesquisei, mas não achei nada...talvez vc tenha achado alguma coisa.

Veja bem, se o teste que o fabricante faz é feito em um equipamento desse, então, a informação no carretel deve ser lbf/in^2, mas por questões práticas eles escrevem somente lbs no carretel. Isso é minha suspeita. Se minha suspeita for verdadeira, então não podemos comparar os testes que você faz com o que é informado no carretel, pois nunca será igual mesmo, visto que, os testes são feitos de maneira diferente. Mas é claro e indiscutível que os testes que vc faz são úteis (e muito) para comparar uma linha com a outra.

Outro detalhe importante: se a linha arrebenta sempre no nó, então o nó é considerado o que chamamos de "ponto de ruptura" ou ponto de "potencial dano" e ele deve ser evitado para fazer os testes, pois seria ele o causador da ruptura e não a "falta" de resistência da linha.

Abraço e parabéns pelo trabalho.

Emerson.

Opa Emerson...!

A informação que tenho é que os testes são eletrônicos, sem a adição de nós ou pontos de tensão... Desconheço a máquina de ensaios... qualquer informação que você tenha a respeito será bem-vinda.

A sua suspeita pode até não ser verdadeira, mas ainda assim não podemos comparar; porém podemos usar como parâmetro de universos paralelos. O laboratório do fabricante, o do usuário e o do peixe.

Eu acrescento nos testes, o fator "engate". Não temos como utilizar a linha sem uma conexão à isca ou anzol, haja nó. Assim como não tenho uma forma de reproduzir a violência do ataque de um Açu.

A idéia é buscar os valores com que contamos na prática da pesca. O nó é um fator limitante destes valores, pois inclui o cizalhamento na equação. Ao apelar para o SF ou o snap sem nó, diminuímos o valor deste ítem.

Observe que usamos a linha como referência mas o que testamos é o sistema, linha&conecção.

Já testei muitos nós, no momento estou me limitando ao Palomar (o de melhor rendimento) e ao Nail (que uso para medir o diâmetro comprimido). Na prática só uso o snap sem nó. Um nó bem feito resiste mais que um feito às pressas.

Lembrando que eu tento repetir o mesmo padrão em cada teste, mas meu sistema é tosco, é tudo no olhômetro, resultando apenas em referencial, nada científico que se possa levar como prova em um tribunal.

O mesmo padrão recai sobre as leituras dos diâmetros. Uso um paquímetro de 5 reais. Testei um eletrônico e um micrômetro e não vi salto de qualidade que justificasse o investimento.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Eloi.

Apenas uma curiosidade,vc ja pensou que com a linha molhada o rendimento das linhas poder ser diferente delas secas?Ja chegou a fazer esse tipo de teste?

Abraco.

Grande Celso!

Ainda não amigão!

Apenas nos testes dos nós, ao ajustar o nó usei água, saliva e silicone spray. Todos melhores que a seco.

Em alguns nós, trilene, nail, rapala, forca... etc o silicone facilitou o escorregar da linha, em alguns chegou a desmanchar o nó.

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvidas...

Informo aos companheiros que não estou vendendo nada, nem mesmo os snaps que faço... tudo que posto por aqui é só no intuito de transferir informações...

Para clarear informes anteriores, de que sobre o fio duplo o split resiste mais, testei os já conhecidos da Borboleta...

Imagem Postada

Partindo da esquerda:

1: split borboleta, dito 6,00 mm, mas que tem 8,2mm submetido a 50 lb sobre fio único;

2: mesmo ítem, mesmas condições submetido a 53 lb;

3: mesmo ítem, submetido a 60 lb, sobre o fio duplo;

4: mesmo ítem, submetido a 80 lb, sobre fio duplo.

Observem que se deformam de maneira diferente.

Na segunda linha, o split 6,4 mm do Charles, o Borboleta 8,2mm e o 8,4mm do Charles.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy, estou no aguardo, mas depois me confirmem as datas certinho, e também a combinação de vcs, não sei onde marcaram de se encontrar, mas eu, como vc sabe, estou relativamente, perto de POA, de repente posso ir lhe buscar em POA e de lá pegamos a estrada para encontrar o GMI Junos ::tudo:: Me mandem maiores informações por MP ou me liguem joia::: Só não me venha com essa história de olimpinico :gorfei: :gorfei:

Abs. ::tudo::

Mestre Eloy, parabéns pela ampliação dos testes para os splits do Charles, eu os uso com muita confiança e , até agora, com ótimos resultados, com o seu teste, que é a pá-de-cal no assunto, fiquei ainda mais confiante e satisfeito com o produto. aplauso:: aplauso::

Parbéns ao Charles CCM, também, pela qualidade dos splits fabricados. Só faria uma sugestão: mande seus demais splits ao Mestre "Inmetro" Eloy rindo3:: , tenho usado muito os de 6 mm (externos) nas iscas menores e tbém estou levando muita fé neles ::tudo::

Agora só falta o FTB transformar esse tópico em fixo, montando-o em uma espécie de tabela dos testes realizados pelo nosso Mestre Inmetro, quem se habilita ao serviço? Seria uma referência maravilhosa aos usuários do FTB. joia:::

Abs. ::tudo::

Opa Parceirão...!

Pronto para o encontro com o GMI Junos? Ando de olho nas passagens, só falta definir se desembarco no Beira-rio ou no Olímpico... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Eu também gostei dos resultados dos splits do Charles, creio que a inovação de acrescentar ângulos trás dois benefícios que dificultam o desmanche do anel:

1º: o próprio ângulo. É necessário mais tensão para abri-lo; e

2º: o ângulo mantém as forças antagônicas sempre sobre dois fios. Nos splis em forma de anel, por vezes uma das partes está apoiada apenas em um fio.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy, estou no aguardo, mas depois me confirmem as datas certinho, e também a combinação de vcs, não sei onde marcaram de se encontrar, mas eu, como vc sabe, estou relativamente, perto de POA, de repente posso ir lhe buscar em POA e de lá pegamos a estrada para encontrar o GMI Junos ::tudo:: Me mandem maiores informações por MP ou me liguem joia::: Só não me venha com essa história de olimpinico :gorfei: :gorfei:

Abs. ::tudo::

Mestre Eloy, parabéns pela ampliação dos testes para os splits do Charles, eu os uso com muita confiança e , até agora, com ótimos resultados, com o seu teste, que é a pá-de-cal no assunto, fiquei ainda mais confiante e satisfeito com o produto. aplauso:: aplauso::

Parbéns ao Charles CCM, também, pela qualidade dos splits fabricados. Só faria uma sugestão: mande seus demais splits ao Mestre "Inmetro" Eloy rindo3:: , tenho usado muito os de 6 mm (externos) nas iscas menores e tbém estou levando muita fé neles ::tudo::

Agora só falta o FTB transformar esse tópico em fixo, montando-o em uma espécie de tabela dos testes realizados pelo nosso Mestre Inmetro, quem se habilita ao serviço? Seria uma referência maravilhosa aos usuários do FTB. joia:::

Abs. ::tudo::

Opa Parceirão...!

Pronto para o encontro com o GMI Junos? Ando de olho nas passagens, só falta definir se desembarco no Beira-rio ou no Olímpico... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Eu também gostei dos resultados dos splits do Charles, creio que a inovação de acrescentar ângulos trás dois benefícios que dificultam o desmanche do anel:

1º: o próprio ângulo. É necessário mais tensão para abri-lo; e

2º: o ângulo mantém as forças antagônicas sempre sobre dois fios. Nos splis em forma de anel, por vezes uma das partes está apoiada apenas em um fio.

Abraços...

Olha as opções...

Internacional RS x Corinthians SP Beira Rio Porto Alegre

Grêmio RS x Flamengo RJ Olímpico Porto Alegre

Em ambos os casos o time da casa leva peia. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a colaboração do amigo WellingtonBSB levamos ao sarrilho a Sufix 832...

Imagem Postada

A linha surpreende pelo diâmetro, 0,31mm no paquímetro. Sobre o Nail marcou 0,95mm

Ao tato é bem rígida, porém não tão áspera quanto à PP.

Com 0,31mm é bem provável que se corte nos trancos com iscas pesadas, tal qual a Samurai 55. Pelo menos é o que se pode deduzir pela marca de corte ocorrida com o Nail(23libras). Com o uso do Dacron, subiu para 27 lb.

No Palomar chegou a 36lb e no Snap sem nó pulou para 50 lb. Marca absoluta para uma linha 0,31mm. Nem a samurai 55(0,35mm) e nem a Whiplash50 chegaram a este patamar.

Aguardemos a avaliação do desgaste...

Abrax

Desgate...

Estive na SM de 4ª a sábado, desgastando a Sufix832 63lb e a Samurai55...

Foram montados os seguintes conjuntos:

a) Vara custom 25 lb com passadores da Enzo, Steez 7.1, Samurai 55 e isca meia água Borá12 e X-RAP 10.

b) Vara custom 17 lb, com o mesmo tipo de passador, Scorpion 1500, Sufix832 e hélice Nakatani de 9cm.

Comecei com o conjunto "b", duas horas na 4ªf e sete horas na 5ªf. Na 6ª f a conSorte resolveu testar a Scorpion e não devolveu mais. O conjunto "b" arremessava muito mais que o "a".

A partir daí, inverti as iscas e passei a arrastar a Nakatani com a Steez. Foram mais 14 horas de arremesso.

O teste é comparativo mas devo lembrar que a Samurai esteve em Barcelos e na SM durante a semana santa, portanto bem mais rodada e um pouco mais grossa.

Diferença no visual: Nas Scorpions, Sufix nova a e lavada.

Imagem Postada

No Sarilho:

Imagem Postada

Impressão de uso:

A linha é muito armada, fazendo aquelas bobinas no carretel, e muitas cabeleiras. Depois que sai a resina ela fica mais amigável, ajudando muito no arremesso.

Foi utilizada sem líder, apenas com o snap sem nó e durante a pescaria não foi cortada.

Imagem Postada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Mais desgaste da Sufix832

Imagem Postada

No visual a linha da Steez está mais desgastada. No sarilho ela ficou entre 26 e 30 libras. A da Sol ficou entre 35 e 37 libras.

A diferença estou creditando ao nível de qualidade dos passadores. A Sol estava assentada em uma Fenwick e a Steez em uma Pesca Brasil Millenium. Em termos de tempo de uso, a Steez trabalhou mais tempo, numa relação 60/40%.

Foram dois dias e meio de pesca, umas 23 horas. Creio que seja muito pouco tempo para tanto desgaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...